Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

No Magusto da Velha 'choveram' castanhas da torre da igreja

2 participantes

Ir para baixo

No Magusto da Velha 'choveram' castanhas da torre da igreja Empty No Magusto da Velha 'choveram' castanhas da torre da igreja

Mensagem por Joao Ruiz Dom Dez 27, 2009 4:22 pm

No Magusto da Velha 'choveram' castanhas da torre da igreja

por ANTÓNIO SÁ RODRIGUES,
Hoje

No Magusto da Velha 'choveram' castanhas da torre da igreja Ng1235132

Cumpriu-se ontem em Aldeia Viçosa uma tradição que remonta a uma herança feita há 311 anos por uma mulher rica, a 'Velha'

Os habitantes de Aldeia Viçosa, Guarda, cumpriram ontem a tradição do Magusto da Velha, que teve origem numa herança feita há 311 anos por uma mulher abastada, que ficou conhecida como a Velha.

A meio da tarde, quatro homens subiram à torre da igreja matriz da aldeia e, durante cerca de uma hora, lançaram foguetes e atiraram castanhas e rebuçados para o meio da multidão concentrada no largo principal da terra.

A tradição natalícia, única no país, foi revivida por iniciativa da Junta de Freguesia, que ofereceu 150 quilogramas de castanhas e 150 litros de vinho à população e aos visitantes, segundo o autarca Baltazar Lopes. O presidente da junta explicou que a tradição, que remonta ao século XVII, teve origem na herança de "24 escudos e 60 centavos" (cerca de 14 cêntimos de euro) "deixada pela Velha, que quis dar ao povo a possibilidade de comer castanhas e de beber vinho um dia por ano".

A Junta de Freguesia recebe trimestralmente uma verba de cerca de 14 cêntimos, relacionada com a herança da Velha, que é depositada na conta bancária da autarquia pelo Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP). Baltazar Lopes reconheceu que esse valor é insuficiente para suportar as despesas com o evento mas diz que "a junta, com a colaboração da câmara da Guarda, tem sempre uma verba disponível para fazer esta festa, que é do agrado de toda a população, não só da freguesia mas também de todo a zona do Vale do Mondego".

Este ano, para além, das castanhas, também foram atirados rebuçados destinados aos mais novos desde a torre sineira da igreja.

As castanhas lançadas da torre da igreja são apanhadas por quem assiste e comidas cruas ou assadas nas brasas da fogueira de Natal. No momento em que as castanhas são atiradas para o meio da multidão, os mais novos e alguns homens protagonizam as denominadas "cavaladas", saltando para cima das costas daqueles que se baixam para as apanhar.

In DN

No Magusto da Velha 'choveram' castanhas da torre da igreja 000203BD

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

No Magusto da Velha 'choveram' castanhas da torre da igreja Empty Re: No Magusto da Velha 'choveram' castanhas da torre da igreja

Mensagem por Viriato Dom Dez 27, 2009 4:56 pm

João Ruiz escreveu:No Magusto da Velha 'choveram' castanhas da torre da igreja

por ANTÓNIO SÁ RODRIGUES,
Hoje

No Magusto da Velha 'choveram' castanhas da torre da igreja Ng1235132

No momento em que as castanhas são atiradas para o meio da multidão, os mais novos e alguns homens protagonizam as denominadas "cavaladas", saltando para cima das costas daqueles que se baixam para as apanhar.



Espero que daqueles e daquelas. Ou há moralidade ou comem todos e todas....
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos