Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gonçalo Amaral pode conhecer hoje veredicto sobre livro

Ir para baixo

Gonçalo Amaral pode conhecer hoje veredicto sobre livro Empty Gonçalo Amaral pode conhecer hoje veredicto sobre livro

Mensagem por Vitor mango Qui Fev 18, 2010 1:23 am

Gonçalo Amaral pode conhecer hoje veredicto sobre livro
O julgamento de proibição do livro Maddie - A Verdade da Mentira deve terminar hoje com os quesitos finais e a leitura da decisão, numa sessão sem a presença de Kate e Gerry McCan, pais da criança desaparecida no Algarve, em 2007



Fonte ligada à família McCann disse à agência Lusa que o veredicto poderá ser conhecido hoje, ou seja, a juíza Gabriela Cunha Rodrigues deverá comunicar se mantém a decisão de retirar do mercado o livro do ex-inspector da Polícia Judiciária (PJ) Gonçalo Amaral ou se revoga a proibição, decretada a 9 de Setembro de 2009.

A audiência está marcada para as 9h30, na 7.ª Vara do Tribunal Cível de Lisboa, e após a sessão a advogada do casal britânico, Isabel Duarte, vai ler uma declaração de Kate e Gerry McCann, que, na sexta-feira, em Londres, promovem uma conferência de imprensa, segundo a mesma fonte.

Os pais de Madeleine McCann, desaparecida em 3 de Maio de 2007 na Praia da Luz, no Algarve, alegam que o livro e o vídeo comercializado após um documentário exibido na TVI divulgam a tese de Gonçalo Amaral, que consideram insustentável, de que os dois estão envolvidos no desaparecimento da filha.

Por isso, através de requerimento apresentado pela advogada Isabel Duarte, o casal britânico pediu ao tribunal a retirada do mercado, embora com carácter provisório, do livro e do vídeo.

A este processo, em que além de Gonçalo Amaral são visadas a editora Guerra & Paz, a produtora Valentim de Carvalho e a TVI, está anexa a acção principal, em que a família McCann reclama protecção de direitos, liberdades e garantias.

A correr trâmites encontra-se também outra acção contra Gonçalo Amaral, com a acusação de declarações consideradas difamatórias, na qual o casal britânico pede uma indemnização de, pelo menos, 1,2 milhões de euros.

Associada a este processo, foi pedida ao tribunal uma medida cautelar de arresto de bens, ainda não concretizado e a aguardar cumprimento de diligências por parte do tribunal.

O livro Maddie - A Verdade da Mentira, o mesmo título do documentário exibido na TVI, foi publicado em 2008 e lança a suspeita de que os pais da criança terão participado na ocultação do cadáver e simulado rapto.

Na qualidade de coordenador do Departamento de Investigação Criminal da PJ de Portimão, Gonçalo Amaral integrou a equipa de investigadores que tentou apurar o que aconteceu a Madeleine McCann.

Kate e Gerry McCann, que sempre reivindicaram que Madeleine foi raptada, foram constituídos arguidos em Setembro de 2007, mas foram ilibados em Julho de 2008 por falta de provas para sustentar a hipótese avançada pelo inquérito de alegada morte acidental da menina.

O Ministério Público acabou por arquivar o processo, que poderá ser reaberto se surgirem novos dados sobre o desaparecimento da criança.


Lusa / SOL
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos