Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Verdadeiro atentado

Ir para baixo

Verdadeiro atentado Empty Verdadeiro atentado

Mensagem por Joao Ruiz Sex Mar 12, 2010 8:42 am

Verdadeiro atentado

Verdadeiro atentado Cna_logo

CNA protesta contra taxas nas áreas protegidas

Os agricultores transmontanos ameaçam sair à rua em protesto por causa de uma portaria do Ministério do Ambiente que vai obrigar ao pagamento de uma série de taxas pelos habitantes de áreas protegidas.

O aviso foi deixado esta quinta-feira pela Confederação Nacional de Agricultura.

“Esta portaria é um verdadeiro atentado às comunidades locais, pois toda a gente vai ter de pagar e isso vai suscitar reacções por parte de quem habita na área do parque” refere Armando Carvalho, dirigente da CNA, acrescentando que “o que o ICNB está a tentar fazer é expulsar toda a gente que vive nos parque mas antes disse quer entrar no bolso dos residentes”.

Numa conferência de imprensa realizada em Bragança, a CNA diz que os agricultores serão os mais penalizados por uma portaria que esteve suspensa desde Dezembro, mas que entrou em vigor a 4 de Março com pequenas alterações.

“Por exemplo, um agricultor que tenha uma área superior a um hectare e que queira edificar um palheiro ou uma casa tem de pedir licença ao parque que vai cobrar uma taxa. Qualquer parecer é pago” explica o dirigente, acusando o parque de querer “sustentar-se à custa de recursos que não são dele”.

Esta portaria aplica-se aos parques naturais e zonas da Rede Natura 2000, ou seja, 20 por cento da área de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Algumas das taxas poderão mesmo chegar aos dez mil euros.

Mas esta conferência de imprensa serviu também para apresentar o 6º congresso da CNA, que se realiza a 21 de Março, em Espinho, e onde serão debatidos alguns problemas dos agricultores portugueses.

Para além de exigir o fim da liberalização dos mercados agrícolas, a Confederação pretende, entre outras medidas, uma melhor distribuição das ajudas e que sejam pagas a tempo e horas; mais e melhores apoios à floresta e aos baldios e uma urgente reformulação do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER).

Mas, acima de tudo, uma alteração ao regime de Segurança Social dos agricultores.

“O que está a acontecer é desumano, porque muitos agricultores estão a sair do sistema de Segurança Social. Não têm capacidade para pagar” revela, salientando que “assim não vão ter direito à reforma e uma pessoa que trabalhou toda a vida na agricultura devia ter outras condições no seu Outono de vida”.

Armando Carvalho diz que nesta situação estará grande parte dos dois mil agricultores transmontanos.

“Neste momento estamos a discutir com o ministério do trabalho um sistema que inclua o sector agrícola de forma diferente do actual” adianta. “Nós queríamos um sistema igual ao dos Açores ou de Espanha” reivindica.

O dirigente da CNA chamou ainda a atenção para os atrasos verificados nas salas de parcelário em Trás-os-Montes.


Brigantia, 2010-03-12


Rolling Eyes Idea

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos