Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Itália

4 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Itália - Higienista de Berlusconi eleita pela Lombardia

Mensagem por Joao Ruiz Qua Mar 31, 2010 9:09 am

Relembrando a primeira mensagem :

Higienista de Berlusconi eleita pela Lombardia

por LUMENA RAPOSO
Hoje

Itália - Página 2 Ng1273831

Nicole Minetti, que tratou os dentes do primeiro-ministro, foi eleita para o conselho regional no escrutínio de 28 e 29

Nicole Minetti é um dos rostos da vitória do centro-direita nas eleições regionais italianas. A jovem higienista, que tratou de Silvio Berlusconi quando este foi agredido em Milão, foi eleita para o conselho regional da Lombardia. Tal como Giorgio Puricelli, o fisioterapeuta do AC Milan, equipa de que Berlusconi é o patrão. Os dois integram a lista de Roberto Formigoni, respectivamente no 5.º e 6.º lugares.

Nascida há 25 anos em Rimini, de pai italiano e mãe inglesa, Minetti fez os seus estudos primários e secundários na sua cidade natal onde frequentou a escola de dança da mãe. Rumou a Milão para estudar higiene oral na escola San Rafaelle. Durante os estudos na "capital do Norte", Minetti fez um casting para o programa Colorado Cafe, onde foi bailarina.

"Mas aquela não era a minha profissão", disse, Minetti, numa das suas entrevistas após ter "devolvido o sorriso" - literalmente - a Berlusconi. E Minetti explicou que, após terminar os estudos na San Rafaelle, se preparou para abrir uma clínica de odontologia.

O encontro com Berlusconi, meses antes deste ser violentamente agredido por um desequilibrado em Milão, possibilita-lhe depois tratar do Il Cavaliere e, agora, a sua entrada na política.

Um outro bafejado pela sorte eleitoral foi Giorgio Puricelli. Este homem de 45 anos e que, desde 1991, trata das mazelas dos jogadores do AC Milan integra agora o conselho regional da Lombardia.

Menos sorte teve Luciano Bresciani, médico pessoal do chefe da Liga Norte, Umberto Bossi; em contrapartida o seu filho de 21 anos, Renzo Bossi, conseguiu ser eleito.

Umberto Bossi, cujo partido registou de facto um aumento de votos, fez já saber que tenciona conquistar a presidência da Câmara de Milão e confirmar, assim, o domínio da sua força política no Norte do país. Analistas italianos avançam mesmo a hipótese de que Bossi se estará a preparar para fazer exigências a Berlusconi, nomeadamente no que se refere ao aumento de número de pastas da Liga Norte no Executivo de Roma, medidas anti-imigração mais duras e mais autonomia para as regiões do Norte.

Silvio Berlusconi não parece ter apreciado particularmente a forma como o seu aliado lhe "recordou" o papel que teve nesta vitória eleitoral da direita. "Bati o terreno, e esta é a minha vitória", afirmou Il Cavaliere que, igual a si próprio, não hesitou em ir votar levando pelo braço uma jovem activista do partido.

In DN

Laughing


Última edição por João Ruiz em Seg Abr 12, 2010 5:07 am, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Correcção)

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo


Itália - Página 2 Empty Centenas de italianos pedem a demissão de Berlusconi

Mensagem por Joao Ruiz Sab Fev 12, 2011 12:10 pm

.
Centenas de italianos pedem a demissão de Berlusconi

por Dn.pt
Hoje

Itália - Página 2 Ng1451431

"Depois de Mubarak, Sílvio Berlusconi", gitaram os manifestantes que hoje, sábado, saíram à rua em várias cidades italianas a pedir a demissão do primeiro-ministro e o fim dos abusos.

Com máscaras, cartazes, apitos e panelas, centenas de pessoas protestaram contra o primeiro-ministro italiano, envolvido no escândalo sexual Rubygate.

"Demissão, demissão,", "Depois de Mubarak, Silvio Berlusconi," gritaram os manifestantes concentrados no centro de Roma. Bateram com tachos e panelas, assobiaram e cantaram "Bella Ciao", a canção da resistência italiana durante a Segunda Guerra Mundial.

Uma manifestação organizada pelo Povo Violeta, movimento social que se opõe a Berlusconi. "Saímos às ruas para defender a nossa amada Constituição, que nos protege dos abusos, tornando-nos iguais perante a lei. Saímos às ruas para restituir a dignidade às mulheres ofendidas nos media, porque somos italianas e o nosso direito deve ser respeitado. Saímos à rua para restaurar, com esforço e sacrifício, a democtacia perdida", anunciou a organização.

Para amanhã, domingo, estão previstas mais manifestações: as mulheres vão marchar em 20 cidades italianas, enquanto grupos pró-Berlusconi vão concentrar-se em Milão.

Berlusconi está envolvido em mais um escândalo sexual, suspeito de se ter envolvido com uma menor marroquina, conhecida como Ruby, e de ter pressionado a polícia para conseguir a sua libertação quando esta foi detida por roubo. O primeiro-ministro foi indiciado esta semana.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Milhares protestam em prol da "dignidade das mulheres"

Mensagem por Joao Ruiz Dom Fev 13, 2011 11:01 am

.
Milhares protestam em prol da "dignidade das mulheres"

por DN.pt
Hoje

Itália - Página 2 Ng1451985

Milhares de pessoas, sobretudo do sexo feminino, menifestaram-se em várias cidades italianas para "defender o valor da dignidades das mulheres".

Isto acontece numa altura em que o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, se arrisca a ser julgado por abuso de poder e práticas sexuais com uma prostituta menor de idade.

Os manifestantes, criticaram a imagem «indecente» que é dada sobre as mulhres nos órgão de comunicação de todo o mundo devido aos escândalos sexuais levados a cabo por Berlosconi.

Os protestos ocorreram em cidades como Nápoles, Veneza e Trieste, onde cerca de três mil pessoas pediram a demissão de silvio Berlusconi.

In DN

Embarassed Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Um milhar de tunisinos entrou ilegalmente em Itália

Mensagem por Joao Ruiz Dom Fev 13, 2011 11:07 am

.
Um milhar de tunisinos entrou ilegalmente em Itália

por Lusa
Hoje

Itália - Página 2 Ng1451918

Cerca de mil imigrantes tunisinos entraram ilegalmente na ilha italiana de Lampedusa durante a noite, segundo a guarda costeira italiana.

"Desde a meia-noite de sábado, chegaram a Lampedusa 977 pessoas", anunciou hoje de manhã o comandante do porto de Lampedusa, Antonio Morana, enquanto outros dois barcos se aproximavam da pequena ilha. "A situação é difícil", admitiu António Morana, salientando que "os desembarques sucedem-se a um ritmo incessante". O mar calmo e o bom tempo favorecem essas partidas, mesmo que a travessia não esteja livre de riscos, sobretudo por causa do mau estado das embarcações. No sábado, naufragaram doze pessoas ao largo de Zarzis, tendo uma delas morrido e a outra sido dada como desaparecida, segundo a agência tunisina TAP.

O Governo italiano pediu ajuda aos seus vizinhos europeus na sexta-feira e no sábado declarou o estado de emergência humanitária, o que permite saltar por cima de algumas formalidades legais, tomar medidas imediatas e mobilizar rapidamente recursos financeiros. "Mas isso não é suficiente, é preciso mobilizar os países mediterrânicos que tenham navios, aviões e helicópteros" para controlar a costa tunisina, defendeu o ministro dos Negócios Estrangeiros, Franco Frattini, numa entrevista publicada hoje no "Corriere della Sera". Os tunisinos clandestinos serão assistidos, "mas não podem permanecer no território italiano", salientou o chefe da diplomacia italiana, acrescentando que serão repatriados. Apesar de uma ponte aérea criada pelas autoridades italianas, mais de dois mil imigrantes ilegais, quase todos tunisinos, permanecem na ilha, de acordo com estimativas da polícia.

Em cinco dias, desembarcaram em Lampedusa cerca de cinco mil imigrantes, quase todos tunisinos, disseram as fontes.Franco Frattini recomendou a aplicação do "modelo albanês" para resolver o problema, lembrando que nos anos 90 chegaram a Itália em apenas uma semana 15 mil refugiados albaneses. "Conseguimos resolver a crise através do envio de navios para patrulhar as águas albanesas. O governo de Tirana aceitou a nossa ajuda e pôs fim à migração. Quando os traficantes de clandestinos veem os navios militares a dois quilómetros da costa, não deixam sair as suas embarcações, acrescentou.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Berlusconi diz que manifestações foram "uma vergonha"

Mensagem por Joao Ruiz Seg Fev 14, 2011 5:19 pm

.
Berlusconi diz que manifestações foram "uma vergonha"

por Lusa
Ontem

Itália - Página 2 Ng1452558

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, considerou hoje "uma vergonha" as manifestações "subversivas" que este fim de semana levaram às ruas centenas de milhares de pessoas em protesto contra o chefe do Governo de Itália.

Os manifestantes expressaram o seu repúdio pelo envolvimento de Berlusconi no escândalo "Rubygate", no qual "Il Cavaliere" é suspeito de abuso de poder e de prostituição de menores.

"Foram mobilizações subversivas e partidárias contra a minha pessoa, impulsionadas por uma esquerda que recorre a qualquer meio para tentar derrotar um adversário que não consegue vencer nas urnas", disse Berlusconi hoje de manhã ao programa televisão "Mattino Cinque".

Ainda hoje, a juíza milanesa Cristina Di Censo poderá decidir se Berlusconi vai ou não ser julgado pelas acusações relativas ao caso "Rubygate". A manifestação de domingo foi convocada em nome da "dignidade das mulheres". Houve protestos nas maiores cidades italianas e também junto às embaixadas de Itália de várias capitais europeias, incluindo Lisboa. Berlusconi rejeita contudo qualquer sugestão de maus-tratos a mulheres.

"Todas as mulheres que me conheçam sabem com quanta consideração e respeito me relaciono com elas", disse o primeiro-ministro. "Sempre tentei que todas as mulheres se sintam especiais", acrescentou Berlusconi.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Berlusconi vai a tribunal já em Abril

Mensagem por Joao Ruiz Ter Fev 15, 2011 7:45 am

.
Berlusconi vai a tribunal já em Abril

por DN.pt
Hoje

Itália - Página 2 Ng1453279

Silvio Berlusconi foi intimado para comparecer em tribunal em Abril para enfrentar a acusação de sexo com uma menor e abuso de poder.

O processo começa a 6 de Abril, segundo anunciou a juiza Cristina Di Censo, depois dos promotores públicos terem pedido, em Milão, rapidez para começar o julgamento.

Silvio Berlusconi nega ter pago para ter relações sexuais com Karima El Mahroug, mais conhecida por Ruby, na altura em que ela tinha 17 anos.

O primeiro-ministro também nega ter qualquer tipo de envolvimento em casos de abuso de poder.

In DN

Embarassed Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Três magistradas vão julgar Berlusconi

Mensagem por Joao Ruiz Qua Fev 16, 2011 6:07 am

.
Três magistradas vão julgar Berlusconi

por Susana Salvador
Hoje

Itália - Página 2 Ng1453715

Primeiro-ministro italiano responde a 6 de Abril por prostituição de menores, nomeadamente a jovem marroquina conhecida por 'Ruby', e abuso de poder.

O destino de Berlusconi está nas mãos de três mulheres. As juízas Carmen D'Elia, Orsola de Cristofaro e Giulia Turri, da 4.ª Secção Penal do Tribunal de Milão, vão ser as responsáveis por julgar o primeiro-ministro.

'Il Cavaliere' arrisca 15 anos de prisão. Duas das juízas já estiveram envolvidas noutros processos contra Berlusconi.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Berlusconi não permitirá casamento gay enquanto governar

Mensagem por Joao Ruiz Dom Fev 27, 2011 10:36 am

.
Berlusconi não permitirá casamento gay enquanto governar

por Lusa
Ontem

Itália - Página 2 Ng1461922

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, garantiu hoje, sábado, que enquanto estiver no Governo não haverá direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo nem à adopção por casais homossexuais.

Num congresso em Roma de cristãos reformistas, o chefe do Executivo italiano reiterou ainda que considera "negativo" para a economia de Itália que se convoquem eleições antecipadas e que a legislatura não acabe como previsto em 2013. "Enquanto governarmos não haverá equiparações entre casais gays e família tradicional, assim como nunca haverá adopções de crianças por parte de casais homossexuais", disse Berlusconi, numa intervenção transmitida em directo pela televisão.

Berlusconi, 74 anos, afirmou ainda que vai pôr em prática "políticas de apoio à natalidade e às mulheres", face à "crise demográfica" que, segundo disse, leva ao envelhecimento da população italiana. "Uma política fiscal a favor das famílias é um dos compromissos fundamentais que antes do final da legislatura queremos realizar, custe o que custe", prometeu.

O chefe do Governo italiano disse que tem ainda muito a fazer, incluindo a reforma da Justiça. "Vamos apresentá-la dentro de dias numa sessão extraordinária do Conselho de Ministros", afirmou Berlusconi num outro evento público em que participou hoje, um congresso do Partido Republicano Italiano.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Berlusconi quer estar em todas as audiências dos processos

Mensagem por Joao Ruiz Sab Mar 05, 2011 4:56 pm

.
Berlusconi quer estar em todas as audiências dos processos

por Lusa
Hoje

Itália - Página 2 Ng1467540

Acusado de fraude fiscal, suborno e prostituição de uma menor, o primeiro-ministro italiano tenciona ir a tribunal, garante o advogado.

Berlusconi considera "oportuno vir pessoalmente a terreno para se defender" e que a partir de agora terá "toda a disponibilidade para que estes processos aconteçam rapidamente", especificou Niccolo Ghedini.

Os vários processos judiciais desencadeados contra Silvio Berlusconi foram retomados a 28 de Fevereiro em Milão, depois do primeiro-ministro ter perdido imunidade penal.

Em causa nos diverso processos estão acusações de suborno de uma testemunha, fraude fiscal e recurso a prostituição de menores.

In DN

Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Berlusconi submetido a cirurgia de quatro horas

Mensagem por Joao Ruiz Seg Mar 07, 2011 8:44 am

.
Berlusconi submetido a cirurgia de quatro horas

por Lusa
Hoje

Itália - Página 2 Ng1469163

O primeiro-ministro italiano foi sujeito a uma intervenção cirúrgica de quatro horas para corrigir danos provocados por uma agressão em 2009, anunciou hoje o seu médico, Alberto Zangrillo.

"A intervenção, que durou quatro horas, tornou-se necessária para reconstituir a anatomia [do rosto] e as capacidades de mastigar, muito comprometidas depois da agressão", disse Zangrillo num comunicado citado pela agência France Presse.

A 13 de Dezembro de 2009, Berlusconi, de 74 anos, foi violentamente agredido com uma miniatura da catedral de Milão por um homem que sofria de perturbações mentais. A agressão fracturou o nariz e partiu dez dentes ao primeiro-ministro italiano.

Zangrillo, que não precisou em que dia o primeiro-ministro foi operado, disse ainda que Berlusconi esteve sob uma anestesia geral durante a intervenção cirúrgica.


In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty 'Ferry' tentou entrar em Itália com 1850 pessoas

Mensagem por Joao Ruiz Ter Mar 15, 2011 9:30 am

.
'Ferry' tentou entrar em Itália com 1850 pessoas

por Lusa
Hoje

As autoridades italianas proibiram a entrada nas suas águas territoriais de um "ferry" marroquino, com 1850 pessoas em fuga dos combates na Líbia, disse hoje um responsável portuário.

"A embarcação encontra-se ao largo das nossas costas, em águas internacionais", declarou à agência noticiosa francesa AFP Antonio Giummo, um responsável do porto de Augusta, na Sicília. "Eles pediram para entrar no porto e abastecer. Foram informados de que o Ministério do Interior italiano proibiu a entrada", acrescentou.

De acordo com media italianos, o "ferry" marroquino Mistral Express chegou proveniente de Tripoli com 1715 marroquinos, 39 líbios e 82 pessoas oriundas da Argélia, Egipto, Mali, Mauritânia, Síria, Sudão e Tunísia. O navio, que deixou no domingo Tripoli, terá sido fretado pelo governo marroquino para repatriar cidadãos em fuga da Líbia.

Questionado pela AFP, o Ministério do Interior italiano afirmou não dispor de mais informações sobre o "ferry" marroquino. De acordo com a agência noticiosa italiana ANSA, o ministério considerou não ter "certos elementos" necessários para aceitar a entrada do navio em águas italianas.

Desde o início da revolta na Tunísia, e depois na Líbia em meados de Fevereiro, a Itália depara-se com um afluxo de milhares de imigrantes que chegam sobretudo à ilha de Lampedusa, no sul da Sicília. Em Fevereiro, a Itália pediu ajuda à União Europeia (UE) para fazer face à chegada maciça de imigrantes clandestinos provenientes da Tunísia, tendo sido iniciada uma missão da Frontex, a agência de vigilância das fronteiras da UE.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Jornal revela fotos das festas "bunga-bunga" de Berlusconi

Mensagem por Joao Ruiz Seg Mar 21, 2011 11:32 am

.
Jornal revela fotos das festas "bunga-bunga" de Berlusconi

por DN.pt
Hoje

Itália - Página 2 Ng1481426

O jornal italiano "L'Unità" publicou ontem fotografias supostamente tiradas nas famosas festas "bunga-bunga" dadas pelo primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi.

As fotografias terão sido tiradas em Outubro e Agosto de 2010, durante as festas privadas dadas por Silvio Berlusconi na mansão da villa San Martino, conhecidas como festas "bunga-bunga" (sinónimo de orgia), e mostram, entre outras cenas, uma rapariga (Barbara Guerra) com um uniforme de polícia muito decotado, duas raparigas a beijarem-se, ou os pés nus de uma jovem numa cama amarrotada.

De acordo com o "L'Unità", estas fotografias fazem parte das provas que vão ser utilizadas pelos procuradores de Milão para tentar condenar Berlusconi no caso Rubygate, já que a jovem prostituta Ruby descreveu as festas de "Il Cavaliere" com contornos muito semelhantes aos das imagens agora reveladas.

O jornal escreve que as fotografias foram tiradas dos telemóveis de cinco das raparigas que frequentavam as festas do primeiro-ministro italiano: Barbara Guerra, Arisleida Espinosa, Ioana Visan, Concetta De Vivo e Iris Berardi.

Silvio Berlusconi faltou hoje a uma sessão do julgamento sobre o caso Rubygate, em Milão, por estar em conselho de ministros a analisar a situação da Líbia, mas em carta ao tribunal disse tencionar estar presente nas próximas sessões, segundo a agência Ansa.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Itália em "alerta máximo" devido a chegada de imigrantes

Mensagem por Joao Ruiz Sab Mar 26, 2011 11:41 am

.
Itália em "alerta máximo" devido a chegada de imigrantes

por Lusa
Hoje

Itália - Página 2 Ng1485861

As capitanias dos portos italianos estão em estado de "alerta máximo" devido à chegada de imigrantes do norte de África, 13.500 nos últimos 20 dias só à ilha de Lampedusa, anunciou hoje o almirante Marco Brusco.

Sexta-feira, 261 imigrantes desembarcaram em Lampedusa, dos quais 168 em dois barcos no período da tarde, enquanto 800 foram retirados desta pequena ilha a bordo de um navio da Marinha italiana.

O governo anunciou que vai agilizar a transferência para outros centros de acolhimento, porque nos últimos dias cerca de 5000 imigrantes ficaram em Lampedusa. Metade deles estão num centro planeado para acolher 850 pessoas e os restantes estão em condições muito precárias, perto do porto.

O Ministério do Interior italiano tem planos para usar «ferries», devendo o primeiro chegar no domingo para transferir cerca de mil migrantes.

Entretanto, o comandando das capitanias disse esperar "reforços de homens e meios e vai reafetar pessoal e aumentar também a vigilância aérea".

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Cerca de 1200 imigrantes chegam a Lampedusa

Mensagem por Joao Ruiz Dom Mar 27, 2011 8:58 am

.
Cerca de 1200 imigrantes chegam a Lampedusa

por Lusa
Hoje

Itália - Página 2 Ng1486706

Nas últimas 24 horas desembarcaram na ilha italiana de Lampedusa 1.200 imigrantes vindos do norte de África, disseram à EFE fontes da Guarda Costeira italiana.

Durante a noite registaram-se vários desembarques nas costas italianas, entre eles o de uma embarcação com cerca de 300 pessoas que tinha saído da Líbia há quatro dias e que lançou uma mensagem de socorro por causa das condições precárias em que navegava.

Segundo alguns meios de comunicação, a embarcação, a primeira a chegar da Líbia, atracou na ilha de Linosa, a 42 quilómetros de Lampedusa, cerca das 04:00 TGM (05:00 em Lisboa).

Uma das mulheres que viajava na embarcação deu à luz em alto mar e foi transferida de helicóptero para terra, onde recebeu cuidados médicos.

Entre os passageiros, a maioria de nacionalidade eritreia ou somali, acredita-se que estão algumas pessoas que escaparam aos centros de detenção do regime líbio de Muammar Kadhafi, informa o jornal "Corriere della Sera".

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Berlusconi compareceu perante tribunal de Milão

Mensagem por Joao Ruiz Seg Mar 28, 2011 5:23 am

.
Berlusconi compareceu perante tribunal de Milão

por Lusa
Hoje

Itália - Página 2 Ng1487195

O primeiro-ministro italiano compareceu hoje perante um tribunal de Milão pela primeira vez desde 2003, para uma audiência preliminar de um eventual processo do caso Mediatrade, noticiaram as agências EFE e AFP.

Berlusconi, investigado por um alegado delito de fraude fiscal e apropriação indevida, vai ser ouvido à porta fechada.

Neste processo, a Justiça italiana investiga se o grupo Mediaset, propriedade da família Berlusconi, comprou, através da sua filial Mediatrade, os direitos de filmes para os revender.

In DN

Embarassed Rolling Eyes Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Berlusconi vai transferir os 6200 imigrantes de Lampedusa

Mensagem por Joao Ruiz Qua Mar 30, 2011 11:21 am

.
Berlusconi vai transferir os 6200 imigrantes de Lampedusa

por Lusa
Hoje

Itália - Página 2 Ng1489608

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, assegurou hoje em Lampedusa que nas próximas 48 a 60 horas "haverá apenas lampedusanos" naquela ilha.

Naquela que foi a sua primeira deslocação à pequena ilha italiana desde que começou a crise migratória em Janeiro, Berlusconi prometeu aos habitantes locais que o seu executivo vai transferir para outras regiões de Itália os cerca de 6.200 imigrantes que ainda se encontram na ilha.

A visita, vista como uma 'operação de charme' para com a população local - cada vez mais crítica e tensa em relação a presença do grande número de imigrantes - aconteceu no mesmo dia em que são esperados em Lampedusa cinco navios com capacidade para transferir milhares de migrantes.

Lampedusa, situada a apenas 14 quilómetros da costa tunisina, tem assistido a um fluxo incessante de imigrantes oriundos do Norte de África, sobretudo da Tunísia. Desde meados de Janeiro, terão chegado à ilha de apenas 20 quilómetros quadrados cerca de 18 mil imigrantes.

Em Lampedusa, Berlusconi adiantou que os cerca de 6.200 migrantes serão transferidos para outros centros de acolhimento na Itália. A ideia do executivo é levar a cabo essa distribuição segundo um critério proporcional que terá em conta o número de habitantes em cada região italiana. O primeiro-ministro italiano não excluiu, porém, que alguns sejam repatriados para os seus países de origem, nomeadamente para a Tunísia.

Dirigindo-se à população local, o primeiro-ministro anunciou também "medidas de indemnização e compensação" para os habitantes da ilha, que passará a "zona franca", como a redução da carga fiscal ou a descida dos preços do combustível para os pescadores da zona.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Re: Itália

Mensagem por Vagueante Qua Mar 30, 2011 11:58 am

Joao Ruiz escreveu:.
Berlusconi vai transferir os 6200 imigrantes de Lampedusa

por Lusa
Hoje

Itália - Página 2 Ng1489608

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, assegurou hoje em Lampedusa que nas próximas 48 a 60 horas "haverá apenas lampedusanos" naquela ilha.

Naquela que foi a sua primeira deslocação à pequena ilha italiana desde que começou a crise migratória em Janeiro, Berlusconi prometeu aos habitantes locais que o seu executivo vai transferir para outras regiões de Itália os cerca de 6.200 imigrantes que ainda se encontram na ilha.

A visita, vista como uma 'operação de charme' para com a população local - cada vez mais crítica e tensa em relação a presença do grande número de imigrantes - aconteceu no mesmo dia em que são esperados em Lampedusa cinco navios com capacidade para transferir milhares de migrantes.

Lampedusa, situada a apenas 14 quilómetros da costa tunisina, tem assistido a um fluxo incessante de imigrantes oriundos do Norte de África, sobretudo da Tunísia. Desde meados de Janeiro, terão chegado à ilha de apenas 20 quilómetros quadrados cerca de 18 mil imigrantes.

Em Lampedusa, Berlusconi adiantou que os cerca de 6.200 migrantes serão transferidos para outros centros de acolhimento na Itália. A ideia do executivo é levar a cabo essa distribuição segundo um critério proporcional que terá em conta o número de habitantes em cada região italiana. O primeiro-ministro italiano não excluiu, porém, que alguns sejam repatriados para os seus países de origem, nomeadamente para a Tunísia.

Dirigindo-se à população local, o primeiro-ministro anunciou também "medidas de indemnização e compensação" para os habitantes da ilha, que passará a "zona franca", como a redução da carga fiscal ou a descida dos preços do combustível para os pescadores da zona.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

Como demagogia não está mal.

Vagueante

Pontos : 1698

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Itália abre arquivos para procurar 30 mil desaparecidos

Mensagem por Joao Ruiz Sab Abr 02, 2011 11:20 am

-
Itália abre arquivos para procurar 30 mil desaparecidos

por Lusa
Hoje

A Itália vai abrir os arquivos dos seus consulados na Argentina para ajudar a procurar cerca de 30.000 pessoas desaparecidas durante a ditadura (1976-1983), anunciou o chefe da diplomacia italiana, citado pela AFP.

"Durante a visita que a Presidente (Cristina) Kirchner fará a Itália em junho, assinaremos um acordo para a abertuta dos arquivos dos consulados na Argentina para colaborar na procura dos desaparecidos, disse Franco Frattini, depois de um encontro em Buenos Aires com a chefe de Estado argentina.

"Todos os dados serão disponibilizados", garantiu.

Até agora só foram encontrados 800 corpos do total de 30.000 pessoas desaparecidas durante a referida ditadura militar argentina.

As investigações para encontrar desaparecidos intensificaram-se depois da chegada ao poder do marido e antecessor da atual Presidente, Nestor Kirchner, que em 2003 fez aprovar a revogação das leis de amnistia para crimes do regime militar argentino.

Depois disso, quase todos os representantes da ditadura ainda vivos foram condenados pela Justiça.

A visita de Cristina Kirchner a Itália, país de onde são originários muitos imigrantes da Argentina terá um triplo objetivo, político, económico e cultural, disse ainda o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Mais de 200 imigrantes ilegais chegaram a Lampedusa

Mensagem por Joao Ruiz Seg Abr 04, 2011 8:46 am

.
Mais de 200 imigrantes ilegais chegaram a Lampedusa

por Lusa
Hoje

Itália - Página 2 Ng1493264

Mais de 200 imigrantes ilegais com origem na Tunísia chegaram hoje à pequena ilha italiana de Lampedusa, juntando-se às mais de 600 pessoas que desembarcaram naquela ilha no domingo, anunciaram as autoridades locais.

Uma embarcação com 210 pessoas a bordo aportou em Lampedusa pouco depois das 00:00, depois de no domingo terem desembarcado mais de 600 imigrantes, o que marcou o regresso dos desembarques de imigrantes ilegais na ilha de Lampedusa, após uma pausa de quatro dias.

Enquanto os desembarques estão a ser retomados, a retirada de imigrantes presentes na ilha italiana também recomeçou. Domingo de madrugada, um navio militar deixou Lampedusa com cerca de 500 imigrantes ilegais a bordo.

Estas retiradas foram anunciadas, na quarta-feira, pelo primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, durante a sua visita à ilha para pedir à Tunísia que impeça os imigrantes de fugir e receba aqueles que já chegaram à Itália.

A Itália reiterou, no sábado à noite, que existe um acordo entre Roma e Tunes sobre o regresso de imigrantes da Tunísia, apesar do ministério dos Negócios Estrangeiros da Tunísia ter dito o contrário algumas horas antes.

Silvio Berlusconi vai hoje visitar Tunes para tentar encontrar uma solução para o problema com as autoridades tunisinas.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty 150 migrantes desaparecidos e 49 em naufrágio

Mensagem por Joao Ruiz Qua Abr 06, 2011 8:20 am

.
150 migrantes desaparecidos e 49 em naufrágio

por Lusa
Hoje

A guarda-costeira italiana anunciou hoje ter resgatado 49 migrantes que seguiam numa embarcação que transportava cerca de 200 pessoas durante uma operação de resgate a cerca de 70 quilómetros a sudoeste da ilha de Lampedusa.

A operação de resgate ocorreu com mar agitado; os outros cerca de 150 migrantes que seguiam na embarcação estão desaparecidos, referiram.

Entretanto, a guarda costeira anunciou ter recuperado 15 cadáveres do mar.

"Conseguimos apanhar 48 pessoas vivas, uma vedeta está a transportá-las para Lampedusa. As condições [de saúde destas pessoas] não são graves, mas precisam de cuidados", indicou o comandante Vittorio Alessandro, porta-voz dos guarda costeiros.

A embarcação com os migrantes alertou durante a noite as autoridades maltesas através de um telefone por satélite, e a capitania de Lampedusa enviou rapidamente "duas vedetas e um helicóptero", segundo um comunicado da guarda costeira.

As autoridades italianas referiram ainda que a embarcação provinha "provavelmente da Tunísia".

Depois de chegar ao local cerca das 04:00 locais (03:00 em Lisboa), a primeira vedeta conseguiu localizar a embarcação à deriva e numa situação de grave perigo", refere ainda o comunicado. Devido à tempestade, à ondulação e "à excitação a bordo da embarcação", "o barco virou-se e as pessoas a bordo caíram à água", explicou o porta-voz.

As autoridades italianas indicaram que o naufrágio ocorreu "longe da costa italiana", em águas territoriais maltesas. A Marinha de Guerra de Malta não pôde contudo intervir, e por isso pediu ajuda aos guardas costeiros italianos.

A Itália enfrenta desde o início do ano uma vaga de imigração excepcional, depois de mais de 22 mil pessoas terem chegado ao território, essencialmente provenientes da Tunísia. Nas últimas semanas, cerca de dois mil refugiados de outros países africanos (somalis, eritreus) também chegaram nas últimas semanas provenientes das costas líbias.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Berlusconi deu dinheiro para Ruby não cair na prostituição

Mensagem por Joao Ruiz Seg Abr 11, 2011 10:26 am

.
Berlusconi deu dinheiro para Ruby não cair na prostituição

por DN.pt
Hoje

Itália - Página 2 Ng1499171

O primeiro-ministro italiano esteve hoje em tribunal no âmbito do processo Mediaset. Mas falou da jovem menor marroquina que frequentou as suas festas.

Silvio Berlusconi, primeiro-ministro italiano, assegurou esta manhã que deu dinheiro à menor marroquina que frequentava as suas festas para esta não cair na prostituição. As declarações foram feitas esta manhã à entrada do tribunal onde decorreu uma audiência do processo Mediaset, em que Berlusconi é acusado de fraude fiscal.

O primeiro-ministro italiano adiantou que a pedido da jovem Kharima 'Ruby' El Mahroug a ajudou a entrar num centro estético com uma amiga, e que Ruby lhe terá pedido 60 mil euros para comprar uma depiladora a laser. Berlusconi reforçou que só deu dinheiro à jovem menor "para impedi-la de entrar na prostituição".

Ainda antes da audiência, o líder italiano voltou a criticar a magistratura do país. "Há uma magistratura que trabalha contra" a Itália, atirou, considerando ser necessário reformar a justiça italiana para evitar que "se torne numa arma de luta política

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Parlamento italiano aprova lei que beneficia Berlusconi

Mensagem por Joao Ruiz Qua Abr 13, 2011 5:10 pm

.
Parlamento italiano aprova lei que beneficia Berlusconi

por Lusa
Ontem

Itália - Página 2 Ng1501525

A câmara baixa do parlamento italiano aprovou hoje, quarta-feira, legislação que determina a redução da duração dos julgamentos em Itália e, na realidade, acaba com um julgamento em curso contra o primeiro-ministro por corrupção, noticia a AP.

A Câmara dos Deputados aprovou a legislação com 314 votos a favor e 296 contra, no meio de protestos dentro e fora do recinto.

Passa agora para o Senado, onde a coligação de Sílvio Berlusconi tem a maioria.

Esta é a última peça legislativa que os críticos consideram que é feita à medida da proteção dos interesses de Berlusconi.

A legislação aprovada hoje reduz a duração de julgamentos para alguns arguidos que não tenham sido previamente condenados.

A medida acaba efectivamente com um julgamento onde Berlusconi é acusado de corromper o advogado britânico David Mills, para este prestar falsas declarações.

Sílvio Berlusconi nega qualquer má prática.

In DN

Itália - Página 2 Notsure

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Berlusconi escolhe ministro como provável sucessor

Mensagem por Joao Ruiz Qui Abr 14, 2011 4:26 am

.
Berlusconi escolhe ministro como provável sucessor

por DN.p
tHoje

O primeiro-ministro italiano deu ontem o sinal mais claro até agora de que não deverá recandidatar-se ao cargo nas eleições legislativas de 2013. Silvio Berlusconi indicou o actual ministro da Justiça, Angelino Alfano, como o homem que o poderá substituir no cargo.

Bersluconi, de 74 anos de idade, está há 17 anos na política e sobreviveu a inúmeros escândalos e julgamentos. Muitos estão convencidos de que o bilionário irá tentar um quarto mandato como primeiro-ministro, escreve o Wall Street Journal Europe.

Mas ontem Berlusconi admitiu que poderá manter um lugar de topo no seu partido, nas eleições de 2013, mas não deverá assumir um cargo público depois. "Se eu for necessário para ser o pai nas eleições fá-lo-ei. Poderei ser o nome no topo das listas eleitorais do meu partido, mas não assumirei qualquer cargo operacional", disse à imprensa estrangeira

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty "Todos temos um lado gay, mas o meu é lésbico"

Mensagem por Joao Ruiz Dom Abr 17, 2011 4:34 am

.
"Todos temos um lado gay, mas o meu é lésbico"

por DN.pt
Ontem

Itália - Página 2 Ng1504562

O comentário foi feito durante um discurso para militantes do seu partido. O primeiro-ministro italiano brincou ainda com a justiça

"Todos nós somos 25% gay, eu também tenho essa percentagem, só que após um atento exame descobri que a minha é lésbica", brincou hoje Silvio Berlusconi durante um discurso do seu partido, O PDL, respondendo a uma pergunta feita por um militante.

Berlusconi, aliás, parecia estar hoje de bom humor e também brincou com a sua pequena estatura. "Não é que eu seja baixo. Sou comparativamente aos meus seguranças, que medem 1,95 metro, assim é compreensível que eu apareça mais baixo nas fotos".

E as brincadeiras continuaram. "Sou o 'recordman' absoluto. Não só sou o presidente da história do futebol que mais ganhou, o líder político que presidiu a três G8, sou também o mortal que teve mais processos na história do homem e dos extraterrestres, se é que eles também são interrogados na justiça".

Berlusconi deixou depois algumas críticas aos magistrados italianos, que acusa de o perseguirem: "Há 17 anos os magistrados, influenciados pela ideologia de esquerda, querem a minha queda sem ter êxito. Eu estou aqui e estarei sempre para defender a liberdade dos italianos", declarou.

In DN

Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Manifestação pró-imigrantes provoca suspensão de comboios

Mensagem por Joao Ruiz Dom Abr 17, 2011 10:03 am

.
Manifestação pró-imigrantes provoca suspensão de comboios

por Lusa
Hoje

Uma manifestação de apoio aos milhares de imigrantes que têm chegado ao sul da Itália levou hoje à suspensão de todos os comboios que partem da cidade fronteiriça de Ventimiglia (Itália) com destino a França.

A informação foi avançada à agência AFP por um funcionário da empresa ferroviária francesa (SNCF) que se encontra na estação de Ventimiglia, última cidade italiana antes da fronteira com a França.

"Todos os comboios foram cancelados até novo aviso (...) para dispersão dos manifestantes", afirmou o funcionário.

Um número ainda não determinado de manifestantes, acompanhados de um grupo de cerca de 60 imigrantes do Magrebe, na sua maioria tunisinos, concentraram-se hoje na estação ferroviário de Ventimiglia.

O objectivo da concentração foi denunciar a situação dos milhares de imigrantes do norte de África que estão presos em centros de acolhimento na Itália e lembrar que nenhum ser humano é ilegal.

Os manifestantes exigem às autoridades italianas e francesas a abertura das fronteiras para que estes imigrantes magrebinos possam circular livremente.

O sul da Itália, sobretudo a ilha de Lampedusa, enfrenta uma vaga de imigração sem precedentes, depois de mais de 22.000 pessoas terem chegado àquela ilha desde meados de Janeiro, essencialmente provenientes da Tunísia.

As autoridades italianas terão decidido suprimir todos os comboios com destino à França para impedir que os manifestantes, muitos italianos mas também franceses, segundo a AFP, pudessem embarcar num comboio com destino a cidade francesa de Nice.

Irritados com a supressão dos comboios pelas autoridades, os organizadores da iniciativa "comboio da igualdade" dirigiram-se ao Consulado da França em Ventimiglia, gritando "liberdade, liberdade".

Este protesto surge numa altura em que as tensões entre Roma e Paris têm vindo a aumentar devido à emissão de autorizações de residência temporária que o partido de extrema-direita Liga do Norte, aliado indispensável do primeiro-ministro italiano, Sílvio Berlusconi, quer conceder aos imigrantes provenientes do norte de África que já estão na Itália.

Com estas autorizações, os imigrantes, na sua maioria de origem tunisina, poderão viajar para países europeus como a França no quadro da livre circulação do espaço Schengen.

A Itália tem deixado transparecer alguma frustração sobre a ajuda prestada até agora ao seu país por Bruxelas e pelos outros Estados-membros da União Europeia para fazer face ao fluxo incessante de imigrantes, tendo repetidamente exigido mais solidariedade.

Mas o primeiro-ministro francês, François Fillon, já avisou que a França não vai acolher os imigrantes ilegais tunisinos.

A crise migratória que afeta o sul da Itália deverá ser um dos temas quentes da cimeira franco-italiana, que decorrerá a 26 de Abril, em Roma.

In DN

Embarassed Rolling Eyes Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Anúncio com casal gay choca Governo italiano

Mensagem por Joao Ruiz Dom Abr 24, 2011 4:08 am

.
Anúncio com casal gay choca Governo italiano

por Lusa
Hoje

Itália - Página 2 Ng1510011

Uma publicidade à multinacional sueca IKEA, em que aparecem dois homens de mão dada, com a frase "estamos abertos a todas as famílias", chocou o Governo italiano, que considera o anúncio uma ofensa à Constituição.

"Contrasta frontalmente com a Constituição, é ofensivo e de mau gosto", comentou à televisão o subsecretário para a Família, Carlo Giovanardi, citado pela agência Efe.

Para o governante, a IKEA, que comercializa artigos de decoração, pode dirigir-se a qualquer tipo de família ou casal, embora a Constituição italiana refira que a família é uma sociedade natural baseada no casamento entre um homem e uma mulher.

Giovanardi espera que a multinacional não use a publicidade nas próximas aberturas de lojas em Itália.

As críticas ao subsecretário para a Família não se fizeram esperar nos partidos de esquerda, assim como nos líderes dos movimentos dos direitos cívicos, que acusam Carlo Giovanardi de ser um falso moralista e de defender a família do "bunga-bunga", numa referência às festas com jovens organizadas pelo primeiro-ministro, Silvio Berlusconi.

In DN

Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Sarkozy e Berlusconi querem França e Itália sem tensões

Mensagem por Joao Ruiz Dom Abr 24, 2011 12:04 pm

.
Sarkozy e Berlusconi querem França e Itália sem tensões

por Lusa
Hoje

Itália - Página 2 Ng1510255

O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, reúne-se esta terça-feira, em Roma, com o primeiro-ministro Silvio Berlusconi para tentar aliviar as tensões entre França e Itália sobre a questão dos imigrantes da Tunísia e Líbia.

A imigração é sem dúvida o ponto mais sensível da cimeira, quando Berlusconi e Sarkozy são confrontados com os partidos anti-imigrantes em posições cada vez mais fortes, a Frente Nacional, de Le Pen, em França, e a Liga Norte na Itália. A 17 de Abril, de decisão de Paris de suspender a circulação de comboios entre a cidade fronteiriça de Ventimiglia com o sudeste da França, agravou as tensões entre os dois países relacionadas com o tema da imigração. A França, por sua vez, contesta a decisão da Itália de conceder autorizações de residência de seis meses a mais de 20 mil tunisinos que chegaram as suas costas, desde Janeiro, para que possam juntar-se a "amigos e família" em França e no resto da Europa.

"Berlusconi e Sarkozy são capazes de encontrar (nesta cimeira) o apaziguamento deste conflito", considera Jean-Pierre Darnis, do Institute of International Affairs, em Roma, citado pela agência francesa AFP. "França e Itália só tiveram diferentes interpretações" do acordo de Schengen sobre a livre circulação na Europa, defendeu este especialista. A posição dos dois países, entretanto, aproxima-se. Paris levantou, na sexta-feira, a possibilidade de uma suspensão temporário do acordo de Schengen, sobre livre circulação de pessoa na Europa, para se conseguir lidar com o problema da recente grande vaga de imigração. Hoje, a Itália disse não querer pôr em discussão a livre circulação prevista no Acordo, mas apoia um tipo de "controle técnico" para determinar até que ponto Schengen está adaptado à realidade actual.

A declaração é do chefe diplomacia italiana Franco Frattini, dois dias antes da cimeira franco-italiana, numa entrevista ao diário Il Sole 24 Ore. Outro ponto de atrito entre os dois países é a Líbia, onde a posição de dianteira tomada pela França na intervenção internacional neste país não agradou à Itália, a antiga potência colonial que tem interesses económicos significativos no pais africano, em especial na área da energia (grupo Eni). Outro tema que os dois chefes de Governo deverão abordar é a campanha de aquisições por grupos franceses, como a compra da Bulgari pela LVMH e a possível tomada de posição dominante do grupo de produtos lácteos Lactalis no gigante italiano Parmalat.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Militares em Nápoles para limpar toneladas de lixo

Mensagem por Joao Ruiz Seg Maio 09, 2011 8:17 am

.
Militares em Nápoles para limpar toneladas de lixo

por Lusa
Hoje

Os militares italianos iniciaram hoje a limpeza de cerca de 4100 toneladas de lixo acumulado nas ruas de Nápoles, na sequência de uma crise que se prolonga desde 2007.

Na madrugada de hoje, os bombeiros da metrópole meridional foram forçados a intervir para extinguir 28 incêndios em lixeiras. O aumento das temperaturas, o cheiro insuportável e os riscos para a saúde pública foram alguns dos argumentos que justificaram a medida.

Apesar das repetidas promessas das autoridades locais do governo, Nápoles foi de novo invadida desde há vários dias pelo cheiro do lixo acumulado nas ruas, após uma ligeira acalmia em finais de 2010 e inícios de 2011.

No final de novembro, o primeiro-ministro Silvio Berlusconi prometeu que o problema dos dejetos seria rapidamente desenvolvido, e em 26 de novembro a Comissão Europeia exigiu a Roma um novo plano de tratamento dos lixos na região de Nápoles, sob pena de sanções financeiras.

O governo aprovou de seguida um decreto destinado a acelerar os procedimentos administrativos para a construção de centros de tratamento e incineração de dejetos.

A ausência de incineradores, a acumulação das descargas na região e a oposição das populações locais à utilização ou extensão de lixeiras a céu aberto para a deposição dos dejetos está na origem da atual situação.

A Ásia, empresa responsável pela recolha e gestão dos lixos em Nápoles, sublinhou no domingo que o problema não residia na recolha mas antes na ausência de locais adequados para descarregar e proceder ao tratamento dos resíduos.

Em 2007 e no início de 2008, as fotografias do centro histórico de Nápoles invadido pelo lixo, divulgadas em todo o mundo, evidenciaram a incapacidade do então governo de centro-esquerda em solucionar o problema e contribuíram para a vitória de Berlusconi nas legislativas da primavera de 2008 e no seu regresso ao poder.

Nessa época, as autoridades prometeram a construção dos incineradores, que acabaram por não ser instalados. Segundo os peritos, vão ser necessários pelos menos três anos para construir as instalações necessárias para resolver o saneamento de Nápoles.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Detido um dos mafiosos mais procurados em Itália

Mensagem por Joao Ruiz Sex Maio 13, 2011 10:30 am

.
Detido um dos mafiosos mais procurados em Itália

por Lusa
Hoje

Um dos mafiosos mais procurado foi detido hoje de madrugada numa casa na periferia de Mont Sant'Angelo, na região da Apúlia, no sul de Itália, anunciou a agência noticiosa italiana ANSA.

Giuseppe Pacilli, de 39 anos, integrava a lista do Ministério do Interior italiano de criminosos procurados e estava em fuga há dois anos e dois meses. Pode ser condenado a 13 anos de prisão por associação mafiosa e extorsão.

No momento da detenção, este presumível membro do clã Li Bergolis estava na posse de uma arma de fogo e de dois carregadores.

Li Bergolis é um clã poderoso que opera na região do Gargano (Apúlia) que trava há vários anos uma guerra sangrenta contra o clã rival dos Romito.

De acordo com a polícia, nesta guerra entre clãs, Pacilli tinha o papel de «número dois» a seguir a Franco Li Bergolis, detido no ano passado depois de anos em fuga. Depois desta detenção, Pacilli tornou-se um dos dirigentes do clã.

Segundo os investigadores, Pacilli tornou-se no "criminoso mais perigoso da Apúlia e era quem determinava as estratégias mafiosas do clã Li Bergolis". Pacilli geria designadamente as atividades de extorsão, que pesam fortemente no tecido económico da região de Gargano.

"A detenção de Pacilli é um grande sucesso, fruto de importantes sacrifícios pessoais e profissionais dos homens que o capturaram, porque se trata de uma pessoa perita em fugir para zonas inacessíveis da montanha", comentou o procurador italiano anti-máfia, Pietro Grasso.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Itália adopta novo plano de austeridade na quinta-feira

Mensagem por Joao Ruiz Sex Jun 24, 2011 4:32 pm

.
Itália adopta novo plano de austeridade na quinta-feira

por Lusa
Hoje

O governo italiano anunciou hoje que vai adoptar um novo plano de austeridade para alcançar a estabilidade orçamental em 2014, bem como uma reforma fiscal, numa altura em que o país está sob vigilância dos mercados.

"O Conselho de Ministros adoptará na quinta-feira (...) um decreto-lei sobre as finanças públicas (...) e paralelamente, um projepto de lei sobre a reforma fiscal", indicou a presidência do Conselho num comunicado. O plano de austeridade "será plurianual em linha com o objectivo de atingir a estabilidade económica em 2014", acrescentou o governo. O decreto-lei incluirá medidas com "impacto positivo no crescimento económico".

O montante das medidas de austeridade deve ascender a cerca de 40 mil milhões de euros, a fim de respeitar os compromissos assumidos com Bruxelas que apontam para a quase estabilidade (défice de 0,2 por cento do PIB) em 2014. Entre as medidas contam-se o aumento da idade da reforma das mulheres no sector privado, congelamento dos salários da função pública, redução das despesas do Estado e diminuição das despesas de saúde.

A dívida pública de Itália é uma das mais elevadas do mundo (cerca de 120 por cento do PIB) e está actualmente sob vigilância dos mercados, apesar do país ter sido poupado até agora devido a um défice público que é inferior ao de muitos países europeus. A agência de 'rating' Moody's ameaçou hoje baixar a classificação a seis bancos italianos, mas o primeiro-ministro desvalorizou a situação dizendo que "não está preocupado" porque "a banca italiana é sólida e bem capitalizada".

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Itália anuncia redução do esforço militar

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jul 06, 2011 4:07 pm

.
Itália anuncia redução do esforço militar

por Lusa
Hoje

A Itália anunciou hoje uma progressiva redução da participação militar em operações internacionais numa decisão "em acordo" com os aliados e justificada pelos constrangimentos orçamentais.

O Conselho Supremo da Defesa italiano, órgão integrado pelo Presidente Giorgio Napolitano, o chefe do governo e os principais ministros, decidiu "proceder, de acordo com as instituições internacionais e atendendo aos desenvolvimentos no terreno, a todas as modificações possíveis dos contingentes", refere um comunicado oficial.

De acordo com a agência noticiosa francesa AFP, após evocar "uma reduzida disponibilidade dos recursos financeiros", o Conselho Supremo da Defesa italiano anunciou que a solução para reduzir o esforço militar será "ponderada e aplicada em tempo útil".

O Conselho abordou "a atual situação internacional com uma particular atenção para a crise em curso nos países do Norte de África, no Médio Oriente e no Afeganistão e os possíveis desenvolvimentos".

Numa referência à Líbia, os responsáveis italianos solicitaram à comunidade internacional que "avalie as possíveis ações na situação pós-conflito que parece desenhar-se com o fim da missão em curso sob mandato da ONU".

De acordo com o sítio na Internet do Ministério da Defesa italiano, cerca de 7200 militares italianos estão atualmente estacionados em 28 países, incluindo 4200 no Afeganistão, 1700 no Líbano e 650 nos Balcãs.

O governo transalpino aprovou há uma semana um projeto lei que prevê uma cura de austeridade de cerca de 47 mil milhões de euros até 2014 para tentar garantir o equilíbrio orçamental e tranquilizar os mercados, que receiam um efeito de contágio devido à crise grega.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Itália - Página 2 Empty Re: Itália

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos