Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A causa dos santos

Ir para baixo

A causa dos santos Empty A causa dos santos

Mensagem por Viriato Sex Abr 02, 2010 3:00 am

A causa dos santos

por FERNANDA CÂNCIO


O cardeal Saraiva Martins falou do encobrimento dos casos de abuso sexual de menores por padres como sendo algo "típico das famílias": "Não lavar roupa suja em público." Depois de assim admitir a possibilidade de uma maquinação hierárquica para abafar casos de abuso sexual de menores, o cardeal entendeu certificar que as denúncias de abuso "servem para atacar a Igreja" e que "existe uma maquinação, um objectivo muito preciso, bem claro". Chegou ao ponto de trazer à colação "uma progressiva descristianização e indiferença religiosa" - ou seja, a culpa disto tudo, está bom de ver, é dos ateus.

Este pronunciamento, que ocorreu há oito dias e não foi desmentido, mereceu já algumas indignações. Não as suficientes: o prefeito emérito da congregação para a causa dos santos (é esse o título do cardeal) não se limitou à litania da vitimização; desculpabilizou publicamente - justificou, aliás - o encobrimento de crimes. Ora não só o encobrimento de crimes é crime - chama-se cumplicidade e obstrução à justiça e pode significar encorajamento à continuação da actividade criminosa - como falar das denúncias de crimes como "maquinação contra a Igreja" é uma pressão indecorosa sobre as vítimas.

Entendamo-nos: estou-me nas tintas para a hierarquia católica e para as suas regras - obsessão com o sexo e celibato incluídos. Mas abusos de crianças não são assunto interno de uma organização ou família. Que durante uma semana não se oiça, dos restantes prelados portugueses e do Vaticano, uma voz a contrariar a ignomínia do cardeal, só pode confirmar, para além da habitual (ainda que avassaladora neste caso) relatividade ética dessas instâncias, um profundo comprometimento. Sucede que também os habituais e tão vocais denunciantes de pressões sobre a justiça se calaram. Mais: gente por regra avessa a teorias da cabala está neste caso atreita a crer que a avalanche de notícias sobre o assunto é "dirigida" - como se o mimetismo histérico dos media não tivesse nascido para todos.

Porquê? É simples: quer a vitimização bélica de Saraiva Martins quer a consternação de tanta gente perante o que apelida de "ataques ao Papa" pretendem fazer equivaler o questionamento da hierarquia da IC ao pôr em causa a crença e a própria divindade. Como se não fosse obrigatório exigir explicações ao chefe de uma igreja envolvida em décadas de abusos sexuais silenciados - um chefe que está na estrutura dirigente, e nomeadamente na respectiva área disciplinar, há décadas -; como se a responsabilidade política não se aplicasse ao Estado que é o Vaticano e ao Governo que é a hierarquia católica. O Governo que nomeou Saraiva Martins para chefiar o departamento da santidade - ou seja, para decidir quem merece ser louvado. É caso para dizer: por amor de Deus.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos