No congresso dos Lombos

Ir em baixo

No congresso dos Lombos Empty No congresso dos Lombos

Mensagem por Viriato em Dom Abr 11, 2010 8:39 am

No congresso dos Lombos

Miguel Relvas deu, no pavilhão dos Lombos, uma aula de história contemporânea: "Do eng.º Guterres ficou-nos o pântano político e do eng.º Sócrates vai ficar-nos uma profundíssima crise económica, social e financeira, que caberá, uma vez mais, a nós PSD resolver." Mas o Ribau Esteves (ou o Marques Guedes) de Passos Coelho não é decididamente um estudioso da história contemporânea.

Se não é sequer preciso recordar o legado dos governos de Barroso e Santana, talvez não seja má ideia avivar a memória do n.º 2 de Passos Coelho sobre o outro momento em que o PSD deixou o país à beira da bancarrota, que obrigou a recorrer pela segunda vez ao FMI. Foi com os governos da AD. Tendo Sá Carneiro vencido as eleições intercalares de 1979, o Governo da AD desbaratou as finanças públicas para vencer as eleições de 1980, era ministro das Finanças Cavaco Silva:


“O crescimento do produto, que ainda tinha sido de 7,1% em 1979, caiu para 2,0% em 1982 e manteve-se estagnado entre 1983 e 1985. A situação macroeconómica agravou-se de novo: a inflação, que tinha caído para 16,6% em 1980, regressou aos valores acima de 20%; o défice público subiu para 12,5% do PIB em 1981; e a balança corrente, que estava praticamente equilibrada em 1978, deteriorou-se rapidamente, atingindo níveis de défice sem precedentes, de 10,8% do PIB em 1981 e 12,9% em 1982. Com o agravamento dos desequilíbrios macroeconómicos, o país voltou a recorrer ao endividamento externo que, em apenas três anos, atingiu valores insustentáveis. Em consequência, voltou-se a recorrer à venda do ouro, mas a gravidade da crise levou à queda do Governo da Aliança Democrática.”¹
__________


¹ Amaral, João Ferreira do et al., (2008). Economia do Crescimento. Coimbra, Almedina, p. 316.

posted by Miguel Abrantes
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Voltar ao Topo Ir em baixo

No congresso dos Lombos Empty Re: No congresso dos Lombos

Mensagem por Viriato em Dom Abr 11, 2010 8:45 am

Manuela Ferreira Leite chega ao congresso dos Lombos exactamente à hora da abertura dos telejornais das 13 horas. Senta-se no espaço reservado às delegações convidadas, ao lado de Nunes Liberato, chefe da Casa Civil da Presidência da República. Não poderia escolher melhor cenário para fechar com chave de ouro o seu consulado.

posted by Miguel Abrantes
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum