Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

No congresso dos Lombos

Ir para baixo

No congresso dos Lombos Empty No congresso dos Lombos

Mensagem por Viriato Dom Abr 11, 2010 8:39 am

No congresso dos Lombos

Miguel Relvas deu, no pavilhão dos Lombos, uma aula de história contemporânea: "Do eng.º Guterres ficou-nos o pântano político e do eng.º Sócrates vai ficar-nos uma profundíssima crise económica, social e financeira, que caberá, uma vez mais, a nós PSD resolver." Mas o Ribau Esteves (ou o Marques Guedes) de Passos Coelho não é decididamente um estudioso da história contemporânea.

Se não é sequer preciso recordar o legado dos governos de Barroso e Santana, talvez não seja má ideia avivar a memória do n.º 2 de Passos Coelho sobre o outro momento em que o PSD deixou o país à beira da bancarrota, que obrigou a recorrer pela segunda vez ao FMI. Foi com os governos da AD. Tendo Sá Carneiro vencido as eleições intercalares de 1979, o Governo da AD desbaratou as finanças públicas para vencer as eleições de 1980, era ministro das Finanças Cavaco Silva:


“O crescimento do produto, que ainda tinha sido de 7,1% em 1979, caiu para 2,0% em 1982 e manteve-se estagnado entre 1983 e 1985. A situação macroeconómica agravou-se de novo: a inflação, que tinha caído para 16,6% em 1980, regressou aos valores acima de 20%; o défice público subiu para 12,5% do PIB em 1981; e a balança corrente, que estava praticamente equilibrada em 1978, deteriorou-se rapidamente, atingindo níveis de défice sem precedentes, de 10,8% do PIB em 1981 e 12,9% em 1982. Com o agravamento dos desequilíbrios macroeconómicos, o país voltou a recorrer ao endividamento externo que, em apenas três anos, atingiu valores insustentáveis. Em consequência, voltou-se a recorrer à venda do ouro, mas a gravidade da crise levou à queda do Governo da Aliança Democrática.”¹
__________


¹ Amaral, João Ferreira do et al., (2008). Economia do Crescimento. Coimbra, Almedina, p. 316.

posted by Miguel Abrantes
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

No congresso dos Lombos Empty Re: No congresso dos Lombos

Mensagem por Viriato Dom Abr 11, 2010 8:45 am

Manuela Ferreira Leite chega ao congresso dos Lombos exactamente à hora da abertura dos telejornais das 13 horas. Senta-se no espaço reservado às delegações convidadas, ao lado de Nunes Liberato, chefe da Casa Civil da Presidência da República. Não poderia escolher melhor cenário para fechar com chave de ouro o seu consulado.

posted by Miguel Abrantes
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos