Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espanha

3 participantes

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Espanha

Mensagem por Joao Ruiz Sab Maio 08, 2010 10:33 am

Relembrando a primeira mensagem :

Rei Juan Carlos já saiu da sala de operações

por Lusa
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1290312

A intervenção cirúrgica a que foi submetido o rei espanhol, Juan Carlos, no Hospital Clínico de Barcelona, já terminou, ao fim de duas horas e meia, anunciou fonte da Casa Real.

O rei de Espanha chegou ao Hospital Clínico de Barcelona por volta das 06:30, tendo dado entrada na sala de operações às 08:20 para ser submetido a uma extração de um nódulo no pulmão direito.

A equipa médica que, no final de abril, coordenou o último conjunto de exames médicos, que o rei faz anualmente, "considerou necessário analisar possíveis alterações morfológicas de uma calcificação no pulmão direito, já detetada em estudos feitos em anos anteriores", adiantou a Casa Real.

Os exames feitos no passado dia 28 de abril acabaram por revelar a existência de "um nódulo com 19 por 12 milímetros, situado na zona apical do lóbulo superior do pulmão direito, assim como a existência de actividades noutras localizações".

Com base nestes resultados, a equipa médica entendeu ser "necessário avançar para a remoção e estudo anatomopatológico do respetivo nódulo", precisaram as mesmas fontes.

A Casa Real e o governo espanhol já garantiram que o tempo em que o Rei vai estar sedado por causa da intervenção cirúrgica não o impede de levar a cabo o normal exercício das suas funções, adiantou à agência espanhola de notícias EFE.

Nesse sentido, e de acordo com a mesma fonte, não foi necessário adotar qualquer medida prevista na Constituição espanhola para uma eventual incapacidade do Chefe de Estado.

Mesmo assim, a Casa Real cancelou duas actividades que o Rei Juan Carlos tinha marcadas na sua agenda para a próxima semana: a entrega de cartas credenciais aos novos embaixadores na terça feira e uma visita à unidade de infantaria da marinha em Cartagena prevista para quarta feira.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo


Espanha - Página 2 Empty Rei há 35 anos com apoio do povo

Mensagem por Joao Ruiz Dom Nov 21, 2010 11:04 am

.
Rei há 35 anos com apoio do povo

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1382523

Juan Carlos foi entronizado a 22 de Novembro de 1975 e deu início à transição da ditadura para a democracia

Existe a ideia generalizada de que os espanhóis são mais juan-carlistas que monárquicos, mas uma sondagem de Outubro revela que 57% dos nossos vizinhos preferem manter a monarquia parlamentar a apostar numa república. E apenas 8% dizem que o actual regime só vai durar enquanto Juan Carlos estiver vivo. O que não deixa de ser uma vitória para o Rei de Espanha, que assinala amanhã o 35.º aniversário da sua subida ao trono.

A 22 de Novembro de 1975, dois dias depois da morte de Francisco Franco, Juan Carlos de Borbón tornava-se Rei aos 37 anos. Escolha pessoal do ditador espanhol, que o designara seu sucessor em 1969, o neto do rei Afonso XIII acabaria por ser o rosto da transição pacífica da ditadura para uma monarquia parlamentar. Num dos momentos-chave, a 23 de Fevereiro de 1981, surgiu em directo na TV, com farda de comandante militar, a defender o Governo eleito: assim pôs fim à tentativa de golpe de Estado liderada por Antonio Tejero.

Ainda hoje, segundo uma sondagem realizada pela empresa Análises Sociológicas, Económicas e Políticas, 63% dos espanhóis consideram "algo" ou "muito" importante o papel do Rei para o funcionamento da democracia. Nem que seja por ele ser um símbolo da união de Espanha. E 84% dos inquiridos acreditam que a sucessão vai decorrer sem problemas, sendo o príncipe Felipe das Astúrias popular como o seu pai - escolhido como "o maior espanhol de todos os tempos" num programa de televisão da Antena 3, em 2007.

Felipe e Letizia, a jornalista plebeia e divorciada com quem o herdeiro se casou em Maio de 2004, são vistos como um casal moderno. E podem tornar-se no símbolo de uma Espanha que, socialmente, está na linha da frente da modernidade (foi um dos primeiros países a autorizar os casamentos homossexuais e a viabilizar o aborto legal). E, apesar da presença continua dos príncipes das Astúrias nas revistas cor-de-rosa, resta saber se a monarquia não acabará por ficar fora de moda.

Nos últimos anos, nem tudo foram rosas para a Casa Real. Um dos momentos mais difíceis terá sido em Setembro de 2007, quando jovens independentistas catalães queimaram fotografias suas e de Sofia - a princesa grega com quem o monarca se casou em 1963. O ataque levou mesmo o Rei a defender-se, aproveitando um discurso na Universidade de Oviedo. "A monarquia constitucional propiciou o período mais longo de estabilidade", lembrou. Foi o culminar de um ano ainda marcado pelo famoso Por qué no te callas?, lançado ao Presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Há seis meses, o Rei foi submetido a uma operação numa clínica em Barcelona, com os médicos a retirarem-lhe um nódulo do pulmão direito. Não foram detectadas células malignas, mas voltou a falar-se da possibilidade de Juan Carlos, já com 72 anos, poder abdicar a favor do filho. Mas nem para a operação o Rei abdicou da regência, uma situação que está prevista na Constituição espanhola. A Casa Real considerou que o tempo em que estaria anestesiado para a cirurgia não iria impedir o exercício normal das suas funções.

Em plena crise económica, o 35.º aniversário da entronização de Juan Carlos não será assinalado com uma grande festa. Mas certamente será uma altura para um novo balanço de reinado e novas perguntas sobre o futuro da monarquia. O carisma de Juan Carlos e a forma como actuou na transição fez com que a Casa Real fosse respeitada ao longo dos anos - e continue a ser. O desafio do príncipe Felipe é fazer com que o cenário não se altere quando for a sua vez de usar a coroa.

1. "Hoje começa uma nova etapa na história de Espanha", disse Juan Carlos na sua coroação, a 22 de Novembro de 1975. O Rei iria dar início à transição da ditadura para a democracia. 2. Juan Carlos conheceu Sofia num cruzeiro, tinha ela 18 anos. Casaram-se em 1963. Na foto com as infantas Elena (a mais velha) e Cristina, que nasceu em 1965. O herdeiro, Felipe, nasceria em 1968.

3. Franco designou Juan Carlos o seu sucessor em 1969. Na foto, numa das últimas aparições públicas antes da sua morte, a 20 de Novembro de 1975.

4. A sua mensagem na televisão de apoio à democracia pôs fim à tentativa de golpe a 23 de Fevereiro de 1981. Foi um momento-chave para o Rei.

5. Fotos de Juan Carlos foram queimadas por independentistas catalães, num dos piores momentos de 2007.

In DN

Espanha - Página 2 0002024E

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Artur Mas a caminho do Governo catalão

Mensagem por Joao Ruiz Seg Nov 29, 2010 6:08 am

.
Artur Mas a caminho do Governo catalão

por PATRÍCIA VIEGAS
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1389675

Os socialistas catalães foram derrotados nas eleições de ontem e os nacionalistas de direita saíram como grandes vencedores

Artur Mas será muito provavelmente o próximo presidente do governo da Catalunha, depois da vitória esmagadora ontem conseguida nas eleições autonómicas pela Convergência e União - coligação nacionalista de direita que foi fundada por Jordi Pujol. A sondagem feita à boca das urnas pela TV3 colocavam a CiU quase à beira da maioria absoluta de 68 deputados no Parlamento: 63 a 66 assentos parlamentares é quanto terá obtido a formação de Mas.

"É uma vitória histórica do catalanismo e o povo da Catalunha decidiu abrir uma nova página", disse ontem à noite aos militantes em festa o secretário-executivo e porta-voz da CiU, David Madí, citado pelo La Vanguardia. "O Partido Socialista da Catalunha foi derrotado nestas eleições com um resultado muito inferior ao que era a nossa expectativa", assumiu porta-voz do PSC, Miguel Iceta, citado pelo mesmo jornal catalão.

Os socialistas de José Montilla, ex-ministro da Indústria de José Luis Rodríguez Zapatero e até agora presidente da governo catalão, deverão eleger entre 25 e 27 deputados no hemiciclo autonómico. Este poderia ser o pior resultado de sempre dos socialistas catalães, que há quatro ano elegeram 37 deputados e, em 1980, quando registaram a sua pior prestação, conseguiram assegurar 33.

Os socialistas de Montilla governaram até agora aliados a mais dois outros partidos: a Iniciativa Verdes por Catalunha e a Esquerda Republicana da Catalunha. Esta última parece ter sido também fortemente penalizada pelo eleitorado catalão, pois terá conseguido entre 11 a 13 deputados, quando até agora tinha 21.A Iniciativa Verdes por Catalunha terá obtido por sua vez entre 8 a 10 deputados no Parlamento.

A roçar a maioria absoluta, a formação nacionalista de Mas poderia governar sozinha caso conseguisse a maioria absoluta dos 135 deputados catalães. Essa hipótese parece pouco provável e logo após a revelação das sondagens à boca das urnas começaram as movimentações para formar possíveis coligações.

O Partido Popular catalão fez saber através do seu porta-voz que poderá ser decisivo num futuro governo para a Catalunha. Joan Laporta, do Solidariedade Catalã, indicou que só estaria disponível para se coligar com a CiU se fosse para declarar a independência da daquela região autonómica. A formação do ex-presidente do Futebol Clube Barcelona deverá conseguir eleger entre 3 a 4 deputados no Parlamento catalão.

No rescaldo da derrota, os socialistas catalães aproveitaram ainda para estender a mão à CiU. "Colaborar de forma responsável no combate à crise", foi o que prometeu o porta-voz Miguel Iceta. Quando chegar à Generalitat, designação catalã para o governo autónomo da Catalunha, Mas terá à sua espera a maior dívida de todas as autonomias espanholas: a Catalunha, segundo o jornal ABC, tem uma dívida no valor de 29,5 mil milhões de euros. Em 2006, quando os socialistas de Montilla chegaram ao governo a dívida era de 14 mil milhões de euros.

A derrota dos socialistas nestas eleições autonómicas pode ter também uma leitura nacional, sendo entendida também como uma penalização ao governo de José Luis Rodríguez Zapatero. Eleito há mais de seis anos, o actual primeiro-ministro espanhol apresenta um certo desgaste, principalmente por causa da crise.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Medida inédita desde Franco reabre céus de Espanha

Mensagem por Joao Ruiz Dom Dez 05, 2010 9:56 am

.
Medida inédita desde Franco reabre céus de Espanha

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1395454

Controladores aéreos espanhóis cederam à pressão com a declaração de estado de emergência, uma vez que ficaram sujeitos ao Código Penal militar e podiam incorrer em penas de até seis anos de prisão.

O Governo espanhol decretou ontem o estado de emergência pela primeira vez em 35 anos de democracia, pondo assim fim à greve selvagem que obrigou ao encerramento do espaço aéreo e deixou 600 mil pessoas em terra. Os controladores aéreos cederam à pressão, depois de ficarem sujeitos ao Código Penal militar, temendo incorrer em penas até aos seis anos de prisão. A situação só deve ficar normalizada amanhã.

O ministro do Interior espanhol e número dois do Governo, Alfredo Pérez Rubalcaba, revelou ontem ao final da tarde que 90% dos controladores aéreos tinham retomado o seu trabalho. "Foi um acontecimento de grande gravidade e teve consequências muito nefastas", nomeadamente para a imagem de Espanha, disse, acrescentando que vão ser exigidas responsabilidades. O ministro prometeu ainda que esta situação, que ocorreu no início de um fim-de-semana prolongado que envolve o feriado do Dia da Constituição (amanhã) e o da Imaculada Conceição, "não vai voltar a acontecer".

Pela primeira vez desde a morte de Franco (1975), Madrid decretou o "estado de alarma" - na ditadura chamado "estado de excepção". Esta medida, prevista na Constituição de 1978 e regulamentada na Lei Orgânica de 1981, pode ser tomada em caso de calamidade natural, epidemia ou, como agora, na paralisação de serviços públicos. Em causa está a mobilização dos controladores e a sua sujeição ao Código Penal militar por 15 dias. Mas o prazo pode ser prorrogado, com a aprovação do Parlamento.

"Estas mobilizações supõem que, no caso de não se apresentarem nos seus postos de trabalho, os controladores estão a cometer um crime de desobediência tipificado no Código Penal militar", afirmou Rubalcaba. Os trabalhadores podiam ser condenados a penas entre os dois anos e quatro meses e os seis anos de prisão, além de perderem o seu emprego. Os controladores aéreos admitiram que se "renderam" diante destas ameaças.

Mas os controladores também não estão livres de responder por processos nos tribunais civis, por abandonarem o local de trabalho. O Ministério Público de Madrid já está a actuar nesse sentido, iniciando a investigação ao eventual crime de sedição - punível com até oito anos de prisão. Os trabalhadores usaram como desculpa o artigo 34.4 da Lei de Segurança Aérea, que permite que deixem de exercer as suas funções "em caso de diminuição da capacidade física ou psíquica requerida".

A "greve selvagem" teve início após a aprovação, em Conselho de Ministros, de uma lei que prevê que os controladores só possam trabalhar 1670 horas por ano (apenas 80 das quais extraordinárias). Em Espanha há 2300 controladores aéreos, que ganham em média 200 mil euros ao ano (135 ganham mais de 600 mil euros).

O Partido Popular, na oposição, criticou o Governo por ter tomada a decisão na véspera do fim-de-semana prolongado. Por seu lado, os socialistas acusaram os populares de tomarem o partido dos grevistas, com quem se terão reunido nas últimas semanas.

Diante da recusa em trabalhar, o Governo começou por aprovar, ao final da tarde de sexta-feira, a militarização dos controlos aéreos. Isto antes de decretar ontem o estado de emergência. Mas a primeira medida foi insuficiente, com os controladores a recusarem voltar ao trabalho.

A decisão não é inédita, tendo sido tomada também pelo então presidente dos EUA, Ronald Reagan, em Agosto de 1981, diante de uma greve de 13 mil dos 17500 controladores civis. Reagan deu-lhes 48 horas para voltarem ao trabalho e, quando estes recusaram, não hesitou em despedir 11 mil. O tráfego aéreo ficou a cargo dos controladores militares e dos que não tinham aderido à greve. E nesse ano foram admitidos 5500 novos alunos para a formação de controladores, quando o normal era apenas 1500.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Zapatero admite prolongar estado de alarme

Mensagem por Joao Ruiz Seg Dez 06, 2010 8:31 am

.
Zapatero admite prolongar estado de alarme

por AFP
Hoje

O chefe do governo espanhol, José Luis Rodriguez Zapatero, admitiu hoje prolongar o estado de alarme, motivado pela "greve encoberta" dos controladores de tráfego aéreo espanhóis, "em função da evolução das circunstâncias".

Na passada sexta-feira, cerca de 70% dos controladores de tráfego aéreo espanhóis abandonaram os seus postos de trabalho, alegando razões de saúde que os impediam de trabalhar. Na sequência desta "greve encoberta", o governo de Espanha decretou um estado de alerta (a primeira fase do estado de emergência) durante quinze dias, que o primeiro-ministro admite agora prolongar.

À chegada ao parlamento, Zapatero disse hoje que "em função da evolução das circunstâncias, o governo tomará oportunamente a decisão de prorrogar a medida, e fá-lo-á tendo em conta as opiniões de todas as forças políticas".

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Justiça pede penas de 8 anos para controladores aéreos

Mensagem por Joao Ruiz Qui Dez 09, 2010 7:31 am

.
Justiça pede penas de 8 anos para controladores aéreos

por LUSA
Hoje

O Procurador-Geral de Espanha anunciou hoje que o Ministério Público vai propor penas de até oito anos de prisão para os controladores aéreos que na sexta-feira passada abandonaram os seus postos de trabalho.

Os factos protagonizados pelos controladores, que provocaram o encerramento do espaço aéreo espanhol e levaram o Governo a decretar o "estado de alarme", constituem um delito "muito grave", sancionado com penas de entre três e oito anos de prisão, disse o Procurador-Geral, antes de presidir a uma reunião de procuradores em Saragoça.

Para Conde Pumpido, o conflito protagonizado pelos controladores não é um problema laboral, porque não se utilizaram as vias previstas nestes casos, recorrendo-se antes a um abandono do posto de trabalho "premeditado", "concertado" e "colectivo", com danos graves para os cidadãos e para Espanha. O Procurador confirmou que foram abertas mais de 20 diligências em toda a Espanha e que vão ser exigidas responsabilidades a mais de 400 pessoas.

O Governo espanhol decretou sábado o "estado de alarme", pela primeira vez na Espanha democrática, depois de sexta-feira à tarde os controladores aéreos terem abandonado colectivamente o trabalho, sem aviso prévio, em protesto contra uma nova lei de regulamentação dos seus horários de trabalho.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Assassino de quatro pessoas quis vingar-se do chefe

Mensagem por Joao Ruiz Qua Dez 15, 2010 10:16 am

.
Assassino de quatro pessoas quis vingar-se do chefe

por Lusa
Hoje

O homem que matou hoje em Espanha o dono da empresa de construção para que trabalhava e o filho deste, matando depois dois funcionários de uma sucursal bancária em Girona, queria vingar-se do chefe, indicaram fontes da polícia.

O autor do crime múltiplo, identificado como Pere P.P., 57 anos, é natural de La Vall d'en Bas, não tinha quaisquer antecedentes criminais e era um aficionado da caça, segundo as mesmas fontes.

Pouco depois das 08:30 (07:30 em Lisboa) de hoje, o homem entrou no bar La Cuina de l'Anna, na zona de La Canya e, sem dizer qualquer palavra disparou, atingindo mortalmente o dono da empresa Construccions Tubert e o filho deste.

Pere P.P., solteiro e que vive com o pai octogenário, sabia que o seu chefe, Joan Tubert, de 62 anos, tomava o pequeno almoço no bar e quanto entrou dirigiu-se directamente para a mesa onde a vítima estava com o filho, Ángel Tubert de 35 anos. " Saiu do bar, entrou no seu carro pessoal e viajou "a toda a velocidade", segundo testemunhas, para a sucursal da Caja del Mediterrâneo (CAM) em Olot, onde estavam três funcionários e nenhum cliente. Armado com uma espingarda matou a tiro dois funcionários, Anna Pujol de 56 anos e Rafael Turró, de 46.

Saiu da agência bancária, entrou no carro que estava estacionado em fila dupla e pouco tempo depois foi confrontado por agentes policiais a quem confessou de imediato os crimes e se entregou. Os crimes chocaram a localidade de Olot que nas últimas semanas já tinha centrado as atenções mediáticas depois da detenção de um funcionário de um lar da terceira idade ter confessado que matou, por envenenamento, pelo menos 11 idosos.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Criança espanhola salva com cinco órgãos portugueses

Mensagem por Joao Ruiz Sab Jan 01, 2011 8:33 am

.
Criança espanhola salva com cinco órgãos portugueses

por DIANA MENDES
Ontem

Espanha - Página 2 Ng1415897

Ibai Uriarte Costales, quatro anos, recebeu estômago, fígado, pâncreas, duodeno e intestino de uma criança portuguesa, que morreu. Foi operado há dois dias, em Madrid.

Ibai Uriarte Costales, de quatro anos, recebeu há dois dias um transplante com cinco órgãos vindos de Portugal e que são a última esperança para lhe salvar a vida. "Teve muita sorte. Uma sorte infinita, dentro da desgraça", diz o director da Organização Nacional de Trasplantes espanhola, Rafael Matesanz. Os órgãos são de uma criança portuguesa que morreu.

Num artigo de opinião no El Correo, Matesanz foi mais longe e chamou a este caso um milagre de Natal. A criança de Zaratamo, no País Basco, foi operada a um tumor invulgar, um teratoma que pesava 700 gramas e que estava alojado no seu abdómen desde que nasceu. Mas três dias após a operação, continuava com febres altas e foi transferida para o Hospital La Paz, em Madrid.

Depois de se descobrir que parte do estomâgo e intestinal tinham ficado sem irrigação na operação, os médicos viram-se obrigados a retirar as partes dos órgãos que estavam mortas. Mas nem isso foi suficiente. Tiveram de avançar com um processo de transplante para quatro órgãos: duodeno, intestino delgado, pâncreas e fígado. Durante a cirurgia, os médicos tiveram de transplantar um quinto órgão, o estômago, por se encontrar gravemente lesado. Ibai, operado na quarta-feira, está estável, nos cuidados intensivos, mas o prognóstico é ainda reservado.

Encontrar um dador em idades pediátricas não é fácil, e em Espanha haverá 30 por ano. Depois de duas semanas sem encontrar dador, a resposta chegou de Portugal, um país com quem Espanha tem um acordo na transplantação.

"Este é um transplante raríssimo, porque é multivisceral. Esta é a segunda vez que Portugal dá órgãos a uma criança espanhola. A primeira envolveu um transplante de fígado em 2008", refere Maria João Aguiar, presidente da Autoridade para os Serviços de Sangue e da Transplantação. O mais comum nestas idades é haver transplantes de fígado ou de rins, mas "há sempre crianças portuguesas a precisar de órgãos. Neste caso, apenas encontrámos receptor compatível para os rins. Como tentamos aproveitar ao máximo todas as dádivas, porque dependem de uma generosidade extrema das famílias, oferecemos os órgãos para os quais não temos receptor, porque há sempre alguém a precisar", frisa.

Para Maria João Aguiar este caso é "um prémio" para quem trabalha na doação." Basta que uma família agradeça para ficarmos compensados", diz, lembrando o agradecimento feito a Portugal pelos pais de Ubai. "Somos um país pequeno, mas não atrasados em termos de medicina."

In DN

Espanha - Página 2 000204E3

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Polícia espanhola prende mafioso condenado a perpétua

Mensagem por Joao Ruiz Sab Jan 01, 2011 9:14 am

.
Polícia espanhola prende mafioso condenado a perpétua

por Lusa
Hoje

A polícia espanhola deteve na ilha de Tenerife um mafioso italiano condenado a prisão perpétua por triplo homicídio no seu país, que foi identificado por um guarda prisional também italiano que estava de férias, informaram este sábado fontes policiais.

A detenção ocorreu na sexta-feira, último dia do ano, e foi concretizada pela Unidade de Droga e Crime Organizado (UDYCO) do Tenerife, arquipélago espanhol das Ilhas Canárias, depois de ter sido reconhecido pelo guarda prisional da mesma nacionalidade do detido.

Segundo a imprensa italiana, o detido é Salvatore Marino, sobrinho do chefe da mafia de Paceco, de Trapani na Secília, Girolamo Marino, que foi condenado por ter sido um dos responsáveis pelo homicídio de Angelo Cottarelli, sua esposa Marzenna Topor e o filho de ambos, Luca, assassinados na sua casa en Brescia, em agosto de 2006.

Salvatore Marino e o seu primo Vito Marino, filho do chefe mafioso, foram condenados a prisão perpétua pelo tribunal de recurso de Brescia.

In DN


Espanha - Página 2 13300

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Maior laboratório de cocaína desmantelado em Madrid

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jan 18, 2011 4:42 am

.
Maior laboratório de cocaína desmantelado em Madrid

por DN.pt

Vinte e cinco pessoas foram detidas numa operação que envolveu dez unidades da polícia espanhola e que teve como alvo uma rede de tráfico de cocaína. No processo, foi desmantelado o maior laboratório desta droga na Europa.

Segundo o El Mundo, os detidos são de nacionalidades colombiana e espanhola. Fundamental no esquema era escritório de advogados, no qual dois irmãos advogados e vários funcionários simulavam contratos de modo a lavarem o dinheiro do narcotráfico através dos lucros da empresa.

A polícia ficou surpreendida com as medidas de segurança dos traficantes, pois tinham sempre escoltas para proteger o núcleo, utilizava microfone direccionais, uma enorme quantidade de telefones diferentes (470 foram apreendidos) e uma rede extensa de imóveis.

Foram apreendidos 300 quilos de droga, que era adulterada pelos detidos antes de ser distribuída, 33 toneladas de produtos químicos, dois milhões de euros em dinheiro, carros de luxo e documentos sobre investimentos financeiros de 50 milhões.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Aguirre deve a Gallardón 416 mil euros em multas

Mensagem por Joao Ruiz Ter Fev 08, 2011 10:53 am

.
Aguirre deve a Gallardón 416 mil euros em multas

por Patrícia Viegas
Hoje

A denúncia foi feita pela Esquerda Unida

Esperanza Aguirre deve a Alberto-Ruiz Gallardón cerca de 416 mil euros em multas de viaturas oficiais. A dívida da Comunidade de Madrid para com a câmara de Madrid foi denunciada pela Esquerda Unida num comunicado citado pelo 'El Mundo'.

Aquele valor é relativo a um acumulado de vários anos. Este partido da oposição diz que a Comunidade de Madrid encerrou o ano passado com 94 milhões de euros em dívidas e 64,5 milhões em convénios incumpridos.

A denúncia surge a pouco mais de três meses das eleições autárquicas e municipais em Espanha.

Tanto Aguirre como Gallardón pertencem ao Partido Popular, a principal força da oposição actualmente em Espanha, sendo a primeira vista como mais conservadora e o segundo tido por mais centrista e moderado.

In DN

Embarassed Rolling Eyes


_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Sondagem: PP aumenta vantagem sobre o PSOE

Mensagem por Joao Ruiz Ter Fev 08, 2011 11:12 am

.
Sondagem: PP aumenta vantagem sobre o PSOE

Espanha - Página 2 Ng1447752

por Lusa
Hoje

O Partido Popular (PP) espanhol continua a aumentar a vantagem sobre o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) com uma sondagem hoje divulgada a apontar uma diferença de mais de 10 pontos entre as duas forças políticas.

De acordo com o barómetro do Centro de Investigações Sociológicas (CIS), se as eleições gerais fossem hoje em Espanha o PP obteria 44,1 por cento dos votos contra 34 por centro dos socialistas.

Os dados traduzem uma melhoria de quase dois pontos no apoio ao PP, face ao barómetro de Janeiro.

A terceira força política em Espanha continua a ser a Esquerda Unida (IU) com 5,7 por cento, menos meio ponto que em Janeiro, seguindo-se os catalães da Convergência e União (CiU), que subiram para 3,9 por cento.

A União Progresso e Democracia (UPyD) baixou ligeiramente para 2,9 por cento.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Reduzir para metade despesas em iluminação nas estradas

Mensagem por Joao Ruiz Ter Mar 01, 2011 4:58 am

.
Reduzir para metade despesas em iluminação nas estradas

por Lusa
Hoje

O governo espanhol pretende reduzir em metade as despesas com iluminação pública nas estradas, o que representa uma poupança de 12,5 milhões de euros, anunciou hoje o ministro espanhol do Fomento, José Blanco.

De acordo com o jornal El País, o governante precisou que a redução em iluminação vai afectar "todas as estradas da rede do Estado". Segundo fontes do seu Ministério, isso poderá fazer-se desativando um determinado número de lâmpadas em cada via ou apagando sinais luminosos. Esta medida surge depois de o governo espanhol ter já determinado baixar a velocidade máxima nas auto-estradas para os 110 quilómetros por hora, numa tentativa de enfrentar a previsível subida da já elevada fatura elétrica, devido à crise líbia. A Associação Espanhola das Estradas e o Partido Popular temem pelos perigos que esta medida pode representar no que se refere à segurança rodoviária.

O facto de haver menos luz nas estradas pode ser "muito perigoso" e poderá gerar "acidentes muito graves", afirmou Elena de la Peña, subdiretora técnica da associação. A medida, defende, "tem de ser tomada com muito cuidado" porque os troços iluminados atualmente são aqueles que "podem ser especialmente problemáticos". Além disso, "o maior investimento" nesta área está relacionado com a instalação de cabos e lâmpadas, o que significa que, uma vez instalado o equipamento, o custo de acender as luzes é "menor", sustentou a mesma fonte.

Também Frederico Souvirón, porta-voz do PP na Comissão de Segurança Rodoviária no Congresso espanhol, lamentou que "tudo recaia sobre a segurança dos cidadãos na hora de conduzir". O deputado admitiu que "é preciso poupar e fazer um plano energético", mas não a custo de mais riscos nas estradas. Carlos Corcuera, seu homólodo do PSOE, partido do governo, reconheceu que "é sempre recomendável que as estradas estejam bem ilumidadas", defendendo que se encontre um "equilíbrio" entre a poupança energética e a segurança rodoviária.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Limite máximo de 110 Km nas autoestradas

Mensagem por Joao Ruiz Seg Mar 07, 2011 8:20 am

.
Limite máximo de 110 Km nas autoestradas

por Lusa
Hoje

O limite máximo de velocidade de 110 quilómetros nas autoestradas em Espanha entrou em vigor às 6h00 de hoje, depois de concluídas as modificações da sinalização feitas pelo Governo, notícia hoje o jornal El País.

Segundo a informação disponível no 'site' do jornal, o Ministério do Fomento substituiu nos mais de 6.100 sinais de trânsito das autoestradas a velocidade máxima de 120 quilómetros por 110 quilómetros, o que representou uma despesa de 250 mil euros.

Este limite faz parte de um conjunto de 20 medidas de redução energética que o Governo espanhol aprovou na sexta-feira e é um dos principais desígnios para ajudar a reduzir o consumo de combustível.

A redução de 120 para 110 quilómetros na velocidade máxima nas autoestradas de Espanha será reavaliada a 30 Junho.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Greves em Espanha ameaçam lançar caos aéreo na Europa

Mensagem por Joao Ruiz Qua Mar 09, 2011 6:57 am

.
Greves em Espanha ameaçam lançar caos aéreo na Europa

por DN.p
tHoje

Os sindicatos que representam a AENA, empresa que gere os aeroportos de Espanha, marcaram greves para períodos chave para a férias de milhões de pessoas, o que ameaça criar novo caos aéreo na Europa.

CCOO, UGT e USO apresentaram ontem um pré-aviso de greve no Ministério de Trabalho, para vários dias de Abril ( 20, 21, 24, 25 e 30, o que inclui a Páscoa), Maio (2, 14, 15, 19 e 20), Junho ( 13, 23 e 30), Julho ( 1, 2, 3, 4, 15 e 31) e Agosto (1, 15 e 31). Serão onze mil trabalhadores de 47 aeroportos que estarão em greve, incluindo bombeiros, pessoal administrativo, técnicos de manutenção e informáticos, escreve o jornal espanhol Público. Protesto contra a privatização da AENA.

Apesar de os passageiros que já compraram bilhetes para estes dias poderem pedir a devolução do dinheiro ou a troca do dia de viagem, o Daily Telegraph prevê que estas greves causem novo caos aéreo na Europa, depois de um ano marcado pelas cinzas de um vulcão islandês e da greve sem pré-aviso dos controladores aéreos espanhóis.

De acordo com este jornal, se os controladores também entrarem em greve, serão profundamente afectados Portugal e Marrocos. Mas, mesmo sem uma greve deste sector, os voos com ligação a Espanha, incluindo simples escalas, serão afectados, o que terá efeito dominó a nível europeu. Mais ainda caso se confirmem as eventuais greves na British Airways. Os britânicos estarão entre os mais afectados, pois só do Reino Unido para Espanha voam anualmente 28 milhões de pessoas.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty 314 milhões de euros para vítimas do 11 de Março

Mensagem por Joao Ruiz Qui Mar 10, 2011 11:23 am

.
314 milhões de euros para vítimas do 11 de Março

por Lusa
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1471806

O Ministério do Interior espanhol aprovou desde 2004 indemnizações de mais de 314 milhões de euros a vítimas dos atentados de 11 de março de 2004, cujo sétimo aniversário se assinala sexta-feira, informou o Governo.

O ministério deu resposta favorável a 3.555 pedidos de indemnização, apresentados pelos cerca de 1.920 feridos e pelos familiares dos 192 mortos dos atentados da manhã de 11 de março de 2004, quando 10 bombas explodiram em quatro comboios da linha suburbana de Madrid.

Em comunicado, o ministério divulgou ainda que desde 2004 foram atribuídos 3,3 milhões de euros a entidades que desenvolvem programas de apoio às vítimas.

Os especialistas do Ministério do Interior fizeram já mais de 32.200 consultas, realizando mais de seis mil visitas às vítimas.

" margem das indemnizações, o Ministério do Interior realizou ainda outras ações, apoiando com bolsas no valor de 91 mil euros a feridos em idade escolar ou filhos das vítimas mortais.

Depois de uma longa investigação, a Audiência Nacional de Madrid condenou em outubro de 2007, 21 dos 28 acusados de envolvimento nos atentados a penas de entre três a quase 43 mil anos de cadeia.

O Supremo Tribunal espanhol analisou um total de 31 recursos da sentença, apresentados pelo Ministério Público, por associações de vítimas e pela maioria dos condenados.

Acabou por absolver quatro dos 21 condenados por responsabilidade nos atentados, condenando um outro arguido que tinha sido absolvido e mantendo a absolvição de um dos suspeitos de autoria intelectual do massacre.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Vencedora do BB12 não sabe o que é a Península Ibér

Mensagem por Joao Ruiz Ter Mar 22, 2011 10:39 am

.
Vencedora do BB12 não sabe o que é a Península Ibérica

por DN.pt
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1482273

A vencedora do 'Gran Hermano 12', versão espanhola do 'Big Brother', foi sujeita a um pequeno teste de cultura geral básica num programa de televisão. Laura Campos não acertou em qualquer resposta sem ajuda dos apresentadores e nem sequer soube identificar a Península Ibérica.

"Olhe Laura, estou estupefacto, sabes tudo", brincou o apresentador Jordi González perante a situação insólita de uma espanhola famosa que nem sequer sabe que a Península Ibérica é composta por Espanha e Portugal.

Segundo o El Mundo, Laura Campos acabou por brincar com a situação, reconhecendo que o seu nível cultural não atinge sequer os mínimos exigidos

In DN

Rolling Eyes Laughing Laughing Laughing


Última edição por Joao Ruiz em Ter Mar 22, 2011 10:46 am, editado 1 vez(es)

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Conselho de Estado espanhol contra anúncios de prostituição

Mensagem por Joao Ruiz Ter Mar 22, 2011 10:45 am

.
Conselho de Estado espanhol contra anúncios de prostituição

por DN.pt
Hoje

O Conselho de Estado espanhol emitiu um parecer favorável a uma intervenção do governo para proibir os anúncios de prostituição publicados nas secções de 'relax' dos classificados dos jornais. O organismo considera que a auto-regulação por parte dos órgãos de comunicação social tem sido "insuficiente e baldia" e pede uma regulação específica.

A posição do Conselho de Estado foi tomada após uma petição do Ministério da Igualdade, entretanto extinto e cujas competências ficaram nas mãos do Ministério da Saúde, Política Social e Igualdade. A ministra desta área, Leire Pajín, mostrou-se muito satisfeita com este parecer, escreve o jornal espanhol Público.

Resta saber se o governo vai adoptar as recomendações do Conselho de Estado. Pajín e o próprio primeiro-ministro, José Luis Rodríguez Zapatero, concordam com a proibição, mas há divergências, incluindo do ministro da Presidência, Ramón Jáuregui. O vice-presidente do governo, Alfredo Pérez Rubalcaba, propôs em Novembro um acordo com os jornais para um fim alargado no tempo deste tipo de anúncios

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Sondagem: PP mantém vantagem sobre PSOE de Zapatero

Mensagem por Joao Ruiz Seg Mar 28, 2011 4:59 am

.
Sondagem: PP mantém vantagem sobre PSOE de Zapatero

por DN.pt
Hoje

PSOE e PP caíram nas intenções de voto segundo a sondagem mais recente divulgada em Espanha. Mas, caso se realizassem agora eleições legislativas, o principal partido da oposição continuaria a ter 13 pontos percentuais de vantagem sobre os socialistas, que estão no poder.

Num sondagem feita este mês e agora divulgada pelo jornal espanhol Público, o PP (Partido Popular) acolheu 43,5% das preferências dos inquiridos, uma queda de meio ponto percentual em relação a Fevereiro. O PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), do primeiro-ministro José Luís Rodríguez Zapatero, seria a escolha de 30,2% dos inquiridos, contra 30,7% em Fevereiro.

Com maior ou menos variação, a vantagem do PP sobre o PSOE mantém-se na casa dos 13 pontos percentuais desde Dezembro do ano passado. A última sondagem foi realizada já numa altura em que no PSOE há uma especulação forte sobre se Zapatero se recandidata ou não e em que o PP confirmou o seu apoio a Francisco Camps, acusado de corrupção mas candidato às eleições autonómicas na Comunidade Valenciana.

In Dn

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Zapatero anuncia que não se recandidata em 2012

Mensagem por Joao Ruiz Sab Abr 02, 2011 11:37 am

.
Zapatero anuncia que não se recandidata em 2012

por LusaHoje

Espanha - Página 2 Ng1491753

O primeiro-ministro espanhol anunciou hoje que não se recandidatará à presidência do Governo nas eleições gerais de 2012.

Perante o Comité Federal do PSOE, máximo órgão do partido entre Congressos, Zapatero explicou que lhe parecia "razoável" fazer esse anúncio um ano antes das eleições gerais.

Insistindo que não haverá nomeação directa para a sucessão, Zapatero propôs que seja o próximo Comité Federal, cuja reunião está marcada para depois das eleições regionais e municipais de 22 de Maio que determine o momento para "activar o processo de primárias".

A questão do futuro de Zapatero tem suscitado amplo debate dentro e fora do PSOE, especialmente devido ao receio que as criticas ao primeiro-ministro e ao seu Governo possam condicionar os resultados das eleições regionais e locais de Maio. Entre os nomes de possíveis sucessores a Zapatero estão dois membros do seu actual Governo, o ministro do Interior Alfredo Pérez Rubalcaba e a ministra da Defesa Carme Chácon.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty PP leva vantagem de 15,8% sobre o PSOE

Mensagem por Joao Ruiz Dom Abr 03, 2011 11:07 am

.
PP leva vantagem de 15,8% sobre o PSOE

por dn.pt
Hoje

Rubalcaba é o mais bem colocado para suceder a Zapatero e tentar contrariar a queda dos socialistas nas sondagens

O Partido Popular mantém a liderança das sondagens, com 44,1% das intenções de voto dos eleitores espanhóis, revelou uma sondagem Metroscopia hoje publicada pelo El País. O PSOE, de José Luis Rodríguez Zapatero, fica-se pelos 28,3%. Feitas as contas a vantagem daquele que é o maior partido da oposição espanhola, liderado por Mariano Rajoy, é de 15,8%.

A sondagem publicada um dia depois e Zapatero ter anunciado que já não seria candidato às eleições legislativas de 2012 revela ainda que o candidato favorito à sucessão do actual primeiro-ministro é Alfredo Pérez Rubalcaba. O ministro do Interior e também vice-primeiro-ministro de Espanha conta com a preferência de 42% dos espanhóis.

Já a sua principal rival na disputa que segue dentro de momentos, Carme Chacón, ministra da Defesa, recolhe o apoio de 17% dos espanhóis interrogados na sondagem. Quando os questionados são apenas os militantes do PSOE, Rubalcaba sobe até aos 52% e Chacón desce para os 15%.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Mariano Rajoy pede eleições antecipadas

Mensagem por Joao Ruiz Seg Abr 04, 2011 8:51 am

.
Mariano Rajoy pede eleições antecipadas

por Lusa
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1493346

O líder do PP, o maior partido da oposição espanhola, defendeu hoje a realização de eleições antecipadas em Espanha, dois dias depois do líder socialista e primeiro-ministro, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciar que não se recandidata em 2012.

Mariano Rajoy, que ecoou assim os comentários feitos no fim-de-semana por outros dirigentes do PP, considerou que as eleições antecipadas são essenciais para garantir "estabilidade, confiança e certeza" no momento económico atual.

Para Rajoy, que falava à Cadena Ser, seria "uma boa notícia" que se clarificasse a liderança do país e se "produzisse uma mudança política".

Estes foram os primeiros comentários de Rajoy desde que, no sábado, o líder do PSOE e primeiro-ministro anunciou no Comité Federal dos socialistas que não se recandidata nas eleições gerais de 2012.

Zapatero anunciou que depois das eleições regionais e municipais de 22 de maio, o PSOE deverá iniciar o processo para a realização de eleições primárias para definir o seu sucessor.

Dois ministros do seu atual Governo, Alfredo Pérez Rubalcaba (Interior e número dois do Governo) e Carme Chacón (Defesa) são apontados como possíveis candidatos à sucessão.

Nenhum formalizou ainda qualquer intenção de se apresentar a eleições primárias no PSOE, tendo Chacón chegado mesmo a apelar, no fim-de-semana, para que se suspendam campanhas de apoio à sua candidatura iniciadas nas redes sociais e na Internet.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Aznar: Zapatero sai antes que o façam sair

Mensagem por Joao Ruiz Sab Abr 09, 2011 8:07 am

.
Aznar: Zapatero sai antes que o façam sair

Hoje

O ex-presidente do Governo espanhol José Maria Aznar disse hoje que Zapatero sai antes que o façam sair, ao comentar o anúncio do actual chefe do executivo de Espanha de não se apresentar como candidato em 2012.

Durante um encontro com militantes do Partido Popular em Washington, a propósito das próximas eleições regionais e municipais de maio, Aznar afirmou que Zapatero "não continua porque seria prolongar a agonia de uma legislatura esgotada".

O ex-chefe do Governo espanhol pediu o voto para o Partido Popular, depois de qualificar o desempenho do Governo socialista como "desastroso".

Aznar, que foi chefe do executivo entre 1996 e 2004, disse que "Espanha passou de um exemplo a um problema".

"Sabemos o que se passa cada vez que governam os socialistas: enfraquecimento do Estado de Direito e problemas económicos", acrescentou.

Aznar salientou esperar que os comícios de maio sejam um "marco" para o início da "recuperação económica" e sirvam "para pedir contas aos governantes".

Referiu-se ao desemprego, realçando que quase cinco milhões de pessoas sem trabalho é uma "tragédia" para Espanha e defendeu a necessidade de uma reforma laboral profunda.

Também apontou o objectivo de "recuperar" as relações com os EUA.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Madrid já tem praia

Mensagem por Joao Ruiz Dom Abr 17, 2011 4:12 am

.
Madrid já tem praia

Hoje

Espanha - Página 2 Ng1504578

As últimas áreas de lazer do Madrid Rio acabam de abrir ao público, incluindo a nova praia da capital espanhola. Um projecto que levou oito anos a concluir.

São mais de um milhão de metros quadrados de espaço verde ao longo de quase oito quilómetros a acompanhar o rio Manzanares. No total foram plantadas mais de 33 mil árvores de 47 espécies diferentes.

A praia não permite contudo mergulhos, já que na realidade são três espaços com repuxos ou vaporizadores, sob espelhos de água

In DN

Espanha - Página 2 000203E1

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Espanha quer travar pré-reformas em empresas lucrativas

Mensagem por Joao Ruiz Seg Abr 18, 2011 5:42 am

.
Espanha quer travar pré-reformas em empresas lucrativas

por DN.pt
Hoje

O governo espanhol quer acabar com os reduções de pessoal através de pré-reformas, pelo menos em grandes empresas com lucros, obrigando estas a acarretar com as prestações sociais a que têm direitos estes funcionários.

"Um pré-reformado é um trabalhador nos seus últimos anos de vida laboral que chegou um acordo, colectivo ou individual, com a sua empresa, pelo qual recebe uma indemnização no momento de ser demitido. Então, o pré-reformado, como qualquer outro desempregado - a figura administrativa do pré-reformando não existe - passa a cobrar dos serviços públicos a prestação a que tem direito durante um máximo de dois anos. Isto supõe custos do despedimento mais baixos para as empresas, já que na hora de calcular a indemnização ambas as partes contam com o dinheiro" dos apoios sociais, explica o El País.

De acordo com este jornal, o governo espanhol vai aumentar os custos destas pré-reformas em empresas que dão lucro, obrigando-as a pagar o subsídio de desemprego aos empregados que demite através da pré-reforma.

Há, no entanto, excepções em que o Estado não sai prejudicado, diz o El País. Várias empresas têm reduzido os seus quadros através das pré-reformas sem que os funcionários demitidos tivessem de recorrer aos subsídios sociais. A Telefónica, por exemplo, demitiu 14 mil pessoas entre 2003 e 2008, a maioria com mais de 52 anos, e compensou os antigos funcionários até que estes atingissem a idade para a reforma antecipada ou para a reforma normal.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Rainha de mão dada com as infantas Leonor e Sofia

Mensagem por Joao Ruiz Dom Abr 24, 2011 3:54 pm

.
Rainha de mão dada com as infantas Leonor e Sofia

por Filomena Araújo
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1510384

A rainha Sofia, os príncipes das Astúrias e as infantas Elena e Cristina foram à missa em Palma de Maiorca, enquanto o Rei ficou a trabalhar em Madrid.

A infantas Leonor e Sofia, filhas de Filipe e Letizia, foram as protagonistas da missa da Páscoa. As duas crianças entraram de mão dada com a rainha Sofia na Catedral de Palma, em Palma de Maiorca. Os príncipes das Astúrias e as infantas Elena e Cristina também assistiram à missa.A rainha chegou à catedral no mesmo carro que as filhas Elena e Cristina, enquanto os príncipes das Astúrias e as filhas chegaram num outro carro, conduzido pelo próprio príncipe Filipe. Mais de 500 pessoas, entre elas muitos turistas, chamaram "bonita" à rainha Sofia e à príncesa Letizia.O rei Juan Carlos faltou à missa da Páscoa por se encontrar a trabalhar no Palácio da Zarzuela, em Madrid. O soberano está a preparar a visita oficial a Espanha, do Emir do Qatar e da sua mulher, Jequesa Mozah Bint Nasser, que começa amanhã e termina na quarta-feira.

In DN

Espanha - Página 2 00020681

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty 22 imigrantes desaparecidos num naufrágio

Mensagem por Joao Ruiz Sex Maio 06, 2011 11:14 am

.
22 imigrantes desaparecidos num naufrágio

por Lusa
Hoje

Os serviços de salvamento marítimo espanhóis lançaram hoje operações de busca para encontrar 22 imigrantes desaparecidos no naufrágio de uma embarcação no Mediterrâneo a cerca de 20 milhas da costa sudeste de Espanha.

Um porta-voz da Guarda Civil, Juan Carlos Lopez, disse que se soube na quinta-feira à tarde que o navio estava em perigo e que as equipas de resgate o encontraram hoje e resgataram 29 pessoas.

Os imigrantes salvos disseram à polícia que outras 23 pessoas estavam a bordo antes de o navio começar a afundar-se. Conseguiu-se retirar um homem da água, mas não havia sinais dos restantes 22.

Os desaparecidos são 19 homens, uma mulher e duas crianças.

Dos sobreviventes, dois foram transportados para um hospital na cidade espanhola de Motril por sofrerem de hipotermia e os restantes estão a receber ajuda da Cruz Vermelha.

Lopez disse ainda não saber de onde partiu o navio.

Todos os anos milhares de imigrantes de África tentam alcançar a Europa por mar, calculando-se que muitos morrem afogados na perigosa viagem.

In DN

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Príncipes e PM nos funerais das vítimas em Lorca

Mensagem por Joao Ruiz Sex Maio 13, 2011 11:57 am

.
Príncipes e PM nos funerais das vítimas em Lorca

por Lusa
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1526349

Os príncipes das Astúrias e o primeiro-ministro espanhol estão entre as individualidades que hoje participam nas cerimónias fúnebres das nove vítimas mortais do sismo de quarta-feira em Lorca (Múrcia, Espanha).

Os corpos estão em câmara ardente desde quinta-feira na igreja daquela localidade, estando o início das cerimónias previsto para as 11:00 locais no recinto de feira de Santa Quitéria.

Os familiares das vítimas deram a sua autorização para que as cerimónias fúnebres decorram conjuntamente. Foram declarados três dias de luto a nível regional e dois dias a nível nacional.

O sismo de 5,2 graus na escala de Richter, causou nove mortos, centenas de feridos - dois ainda em estado grave - e danificou uma parte significativa dos edifícios públicos e privados da localidade de Lorca.

In DN

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Decapitou mulher e passeou a sua cabeça pelas ruas

Mensagem por Joao Ruiz Sab Maio 14, 2011 4:39 pm

.
Decapitou mulher e passeou a sua cabeça pelas ruas

Ontem

Espanha - Página 2 Ng1526981

Um homem decapitou, esta manhã em Arona (sul de Tenerife), uma mulher inglesa e passeou a sua cabeça pela rua antes de ser detido pelas autoridades. A informação é avançada pelo El Mundo.

"Custa-me acreditar que se tratasse de uma cabeça de verdade", comentou ao jornal espanhol um jornalista inglês que não assistiu ao crime mas viu o criminoso. "Não vi o ataque, mas vi o homem. Estava a passar junto a uma loja chinesa e vi um grupo de gente à entrada e uma ambulância. Pensei que alguém tinha desmaiado, passei e ouvi os gritos", explicou o jornalista num vídeo colocado na sua página online.


"Olhei para trás, e um homem descia a rua com uma cabeça, que pensei ser artificial, no ar", conta. E adianta: "Tinha a cabeça cheia de sangue no ar. Pensei que era falsa. Na outra mão não tinha nada, nem uma arma".

Segundo um responsável do município, o agressor - um indigente búlgaro de 28 anos - entrou numa loja chinesa e, com uma faca de dimensões médias, decapitou esta mulher de 60 anos que se encontrava no interior do estabelecimento. Os seguranças do centro comercial onde se localiza a loja, perseguiram o indivíduo que acabou por cair no chão e largar a cabeça da sua vítima na rua. Segundo a polícia, o agressor já tinha antecedentes criminais e não tinha nenhuma relação com a vítima.

In DN

Embarassed Rolling Eyes Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Sobrinho de rei Juan Carlos morre em acidente de viação

Mensagem por Joao Ruiz Dom Maio 15, 2011 11:03 am

.
Sobrinho de rei Juan Carlos morre em acidente de viação

Hoje

Espanha - Página 2 Ng1527905

A família real espanhola está de luto pela morte de Fernando Moreno de Bórbon. O sobrinho do rei Juan Carlos, de 41 anos, perdeu a vida na madrugada da passada quinta-feira num acidente de moto.

O príncipe Felipe foi o único membro da família real a comparecer às cerimónias fúnebres de Fernando Moreno de Bórbon. Os reis não puderam marcar presença no funeral do criador de cavalos de 41 anos por se encontrarem de visita oficial à Suiça.

Fernando Moreno de Bórbon era filho de uma prima do rei Juan Carlos e mantinha uma relação especialmente próxima com a família real, devido à sua paixão pela prática do hipismo. Era com a infanta Elena que mantinha um relacionamento mais estreito, tendo-a acompanhado em muitas tardes hípicas.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Partido Popular pode passar a dominar o mapa político

Mensagem por Joao Ruiz Seg Maio 16, 2011 10:56 am

.
Partido Popular pode passar a dominar o mapa político

por Lusa
Hoje

Espanha - Página 2 Ng1528523

O mapa político espanhol pode passar a ser dominado pelo azul do Partido Popular (PP) depois das eleições regionais e municipais de 22 de maio, a confirmarem-se as tendências que as sondagens apontam: uma derrota clara dos socialistas.

A um ano das legislativas e quando José Luis Rodríguez Zapatero já confirmou que não se recandidatará, os eleitores podem acabar, com os votos nos governos regionais, a punir o governo central, fortemente atacado pela crise económica e, em particular, pelo elevado desemprego do país.

Em jogo estão, além de 13 dos 17 governos regionais, o governo das cidades de Ceuta e Melilla e 8.000 governos autárquicos - processos que, noutras circunstâncias poderiam ser condicionados maioritariamente por temas locais, mas que, neste caso, se verão contaminados pelos debates nacionais.

As sondagens mais recentes, realizadas pelo Centro de Investigações Sociológicas (CIS), apontam para um cenário que, a confirmar-se, seria de ampla derrota para o PSOE que pode vir mesmo a perder dois dos seus feudos históricos: Extremadura e Castela La Mancha.

O CIS antecipa que o PP se torne no partido mais votado, com opções a governar, em Castela la Mancha, Extremadura e Baleares -- regiões atualmente controladas pelos socialistas -- mantendo, por outro lado, os feudos tradicionais de Madrid, Múrcia ou Rioja.

Uma das batalhas mais importantes é em Castela La Mancha onde a número dois do PP, María Dolores de Cospedal, poderá vencer as eleições com 25 mandatos, um mais que o candidato socialista e atual presidente regional, José María Barreda.

Os Resultados próximos dão um apoio de 46,3 por cento ao PP e de 45 por cento ao PSOE e que representaria uma perda de dois mandatos para os socialistas.

Na Extremadura, apesar de a sondagem antecipar uma vitória do PP com 32 mandatos, o PSOE poderá continuar a governar mas apenas se somar os seus previsíveis 31 mandatos, em coligação, aos dois da Esquerda Unida (IU), que regressaria assim ao parlamento regional.

No que toca às restantes autonomias atualmente governadas pelo PSOE - Astúrias, Aragão e Baleares - as sondagens não deixam totalmente descansados os socialistas, com várias possibilidades em aberto.

Nas Astúrias, por exemplo, a entrada no panorama eleitoral do novo partido Fórum das Asturias (PAR), liderado pelo ex-ministro do PP, Francisco Alvarez Cascos, está a dinamitar as projeções das principais forças políticas.

Noutros locais os resultados podem permitir que os socialistas continuem a governar mas apenas com coligações.

Na Cantábria as sondagens antecipam uma vitória do PP com 18 mandatos (mais um que em 2007) com o PRC (regional da Cantábria) a obter 13 mandatos (mais um) e o PSOE a perder dois (ficando com Cool.

Para Navarra as sondagens antecipam uma vitória do partido regional, o UPN, ainda que com uma perda de cinco mandatos (para 17), seguindo o Nafarroa Bai (com 12 lugares) e o PSN, que perderia um para 11.

Depois da rutura da sua aliança com o UPN o PP entraria sozinho do parlamento com seis mandatos com a Esquerda Unida a obter quatro.

No arquipélago das Baleares, a sondagem antecipa que o PP recupera a maioria absoluta, entre 32 e 33 deputados (obteve 29 em 2007), com o PSOE a manter a sua representação (22 deputados) e os restantes partidos a cair.

Os 35,38 milhões de eleitores escolhem, a 22 de maio, os governos de 13 das 17 comunidades autónomas espanholas - Astúrias, Cantábria, Navarra, Castela e Leão, La Rioja, Comunidade Valenciana, Comunidade de Madrid, Castela La Mancha, Múrcia, Canárias, Ilhas Baleares, Aragão e Extremadura - e das duas cidades autónomas de Ceuta e Melilla.

Serão ainda eleitas as Juntas Gerais do País Basco, os Cabildos Insulares das Canárias, os Conselhos Insulares das Baleares, o Conselho Geral de Aran e os conselhos de Navarra.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Espanha - Página 2 Empty Re: Espanha

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos