Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Tordesilhas de Zeinal Bava

2 participantes

Ir para baixo

A Tordesilhas de Zeinal Bava Empty A Tordesilhas de Zeinal Bava

Mensagem por Viriato Qui maio 27, 2010 3:43 am

A Tordesilhas de Zeinal Bava

por FERREIRA FERNANDES


O Tratado de Tordesilhas (1494) dividiu entre Portugal e Espanha "as terras descobertas e por descobrir". No negócio o que contava era o "por descobrir" e o que contava mais era a alma do negócio, o segredo. E, aí, Portugal sabia o que os outros nem suspeitavam. Empurrou as futuras propriedades de Espanha para lá (para Leste) de uma linha imaginária marcada a 370 léguas das ilhas de Cabo Verde. Isto é, para cá, connosco, ficou o Brasil. Foi o melhor negócio do mundo, ainda o Mundo não existia, nem o Brasil. 500 anos depois, a portuguesa PT e a espanhola Telefónica fizeram um tratado para dividir o "por descobrir" dos telemóveis brasileiros. Menos sábia e poderosa que D. João II, não deu à PT para aldrabar os espanhóis e fez um negócio de fifty-fifty numa operadora de telemóveis. Esta, a Vivo, mostrou-se mais viva do que se supunha, e abriu apetites em tempos de carência. A Telefónica, com os negócios estagnados nos outros sítios, precisava de crescer para não morrer. Ora, onde se cresce, hoje em dia, é para cá da linha inventada em Tordesilhas, nos territórios da Vivo. "Quero-a toda", disse, a bem, a Telefónica, abanando com fortes notas. "Quero-a toda", repete agora, a mal, ameaçando com OPA. Estes tempos em que metemos reis sucessivos no Real Madrid e fazemos finca-pé à própria Madrid estão mais animados do que eu esperava.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

A Tordesilhas de Zeinal Bava Empty Re: A Tordesilhas de Zeinal Bava

Mensagem por Vagueante Qui maio 27, 2010 11:34 am

O articulista não sabe de que lado da linha do tratado de Tordesilhas fica, nem o Brasil, nem a Espanha, nem Portugal.
Valia mais estar calado do que dizer tanta asneira.

Vagueante

Pontos : 1698

Ir para o topo Ir para baixo

A Tordesilhas de Zeinal Bava Empty Re: A Tordesilhas de Zeinal Bava

Mensagem por Viriato Qui maio 27, 2010 11:58 am

Está-se a referir a Leste?? Aí tem razão. Mas considero um pecadilho secundário9. O contexto do artigo percebe-se.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

A Tordesilhas de Zeinal Bava Empty Re: A Tordesilhas de Zeinal Bava

Mensagem por Vagueante Qui maio 27, 2010 12:17 pm

Viriato escreveu:Está-se a referir a Leste?? Aí tem razão. Mas considero um pecadilho secundário9. O contexto do artigo percebe-se.

As pessoas habituam-se a tudo.
A falta de precisão com que se diz e se faz é uma das causas do actual problema português.
Quem não sabe Geografia não deve meter-se a falar sobre ela. O mesmo se dirá sobre outras coisas que aparecem na comunicação social.

Quanto ao conteúdo acho que é misturar alhos com bugalhos.
Todavia, se bem observarmos, a força de Espanha (Castela) comparada com a de Portugal à época do Tratado de Tordesilhas, era, como agora, muito superior e isso não impediu que Portugal ficasse com o Brasil.

Vagueante

Pontos : 1698

Ir para o topo Ir para baixo

A Tordesilhas de Zeinal Bava Empty Re: A Tordesilhas de Zeinal Bava

Mensagem por Viriato Qui maio 27, 2010 12:20 pm

Vagueante escreveu:
Viriato escreveu:Está-se a referir a Leste?? Aí tem razão. Mas considero um pecadilho secundário9. O contexto do artigo percebe-se.

As pessoas habituam-se a tudo.
A falta de precisão com que se diz e se faz é uma das causas do actual problema português.
Quem não sabe Geografia não deve meter-se a falar sobre ela. O mesmo se dirá sobre outras coisas que aparecem na comunicação social.

Quanto ao conteúdo acho que é misturar alhos com bugalhos.
Todavia, se bem observarmos, a força de Espanha (Castela) comparada com a de Portugal à época do Tratado de Tordesilhas, era, como agora, muito superior e isso não impediu que Portugal ficasse com o Brasil.


Mas, caro Vagueante. Tirando a troca da rosa-dos-ventos, o conteúdo confere com o que diz. Na minha interpretação, claro!!!! Ou estarei a ver mal???
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

A Tordesilhas de Zeinal Bava Empty Re: A Tordesilhas de Zeinal Bava

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos