Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lojas antecipam promoções

Ir para baixo

Lojas antecipam promoções Empty Lojas antecipam promoções

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jun 13, 2010 10:51 am

Lojas antecipam promoções

por MARIA JOÃO ESPADINHA
Hoje

Lojas antecipam promoções Ng1304620

Têxtil e calçado com quebras nas receitas de entre 10% e 15%. Aumento do IVA vai agravar situação.

Quem passar pelas lojas da Baixa de Lisboa vai reparar que a maior parte das montras já assinalam várias promoções. É que, apesar de a época dos saldos só começar a 15 de Julho, o comércio tradicional precisa de combater a crise que está a arruinar o sector.

"As quebras nas vendas variam conforme o sector, mas no têxtil e calçado a descida está entre 10% a 15%, e em alguns casos por vezes mais. E as promoções são também uma maneira mais rápida para escoar stocks", explica João Vieira Lopes, vice-presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), em declarações ao DN.

Segundo este responsável, o comércio alimentar é aquele que regista menos quebras, entre "3% a 5%", já que se trata de bens de primeira necessidade que até "os desempregados necessitam de comprar". "O que está a acontecer é que se está a assistir à compra de produtos mais baratos e a factura média de cada compra é menor", salienta João Vieira Lopes.

Já o sector automóvel registou "um boom no primeiro trimestre", devido ao facto das empresas de "rent-a-car terem actualizado as suas frotas", enquanto que para os electrodomésticos este é um bom momento, devido ao "aumento das vendas com o Mundial", nomeadamente de LCD.

Este sector é, aliás, o único com algumas perspectivas de crescimento, graças à transição do analógico para o digital, com a televisão digital terrestre, já que serão vários os portugueses que terão de comprar novas televisões que possam receber o novo sinal. "Mas naquilo que nós chamamos a linha branca, como os electrodomésticos, as perspectivas não são boas", refere o responsável.

Para Vasco de Mello, presidente da União de Associações de Comércio e Serviços (UACS), "é normal" que as lojas optem pelas promoções. "Tem sido prática habitual nos últimos anos, devido às dificuldades económicas e às condições meteorológicas", já que as chuvas dos últimos meses dificultam a venda de produtos para o Verão.

Segundo este responsável, existe também "algum pessimismo", pois "as expectativas não são as melhores para este ano". "Os números de crescimento do produto interno bruto (PIB) só reflectem o aumento das exportações. O mercado interno vai agora sofrer ainda mais, pois a anunciada alteração nas taxas de retenção do IRS vai fazer com o rendimento disponível dos portugueses seja ainda menor", salienta Vasco de Mello.

A este facto junta-se ainda o agravamento do IVA e a "diminuição das ajudas" por parte do Estado, refere o presidente da UACS. "Se as coisas já estavam mal, agora ficaram ainda piores", desabafa o responsável, que acredita que a solução para Portugal é "a aposta no mercado interno e o crescimento das vendas".

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos