Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Descoberta proteína que pode eliminar o vírus HIV

Ir para baixo

Descoberta proteína que pode eliminar o vírus HIV Empty Descoberta proteína que pode eliminar o vírus HIV

Mensagem por Vitor mango Sex Ago 27, 2010 5:23 am

Descoberta proteína que
pode eliminar o vírus HIV
Estudo será capa da próxima edição
da revista «Virology»
2010-08-26

Partilhar

Uma equipa de investigadores da Loyola University Health System identificou componentes chave da proteína TRIM5a, capaz de destruir o HIV em macacos.

Esta descoberta – resultado de um estudo que será a capa da revista «Virology», a 15 de Setembro –, “poderá levar ao tratamento da doença em seres humanos, com base nesta substância”, assegura o investigador Edward M. Campbell, na página oficial da instituição.

A TRIM5a, segundo uma investigação realizada em 2004, protege os primatas de uma infecção, ligando-se às células contaminadas e provocando a sua destruição. Este componente também foi detectado no corpo humano, mas apesar de proteger contra vários vírus, não elimina o HIV. A proteína é composta por 500 aminoácidos, seis dos quais descobertos pela equipa de cientistas liderada por Campbell e esperam agora conseguir tornar essa proteína num agente terapêutico eficaz em seres humanos.

As moléculas encontradas estavam numa região pouco estudada da TRIM5a e são consideradas fulcrais na capacidade do composto para inibir o vírus. Com recurso a um microscópio, os investigadores descobriram a diferença de actuação desta substância nos primatas e nos humanos, pois conseguiram verificar que quando os aminoácidos foram alterados nas células humanas, a TRIM5a perdeu o poder de bloquear o HIV-1. O estudo realizou-se numa cultura de células e não em seres vivos.

Esta investigação pode ser importante para que se crie outro meio de tratamento da doença, seja através da manipulação destes compostos nas células humanas de modo a ter o mesmo efeito que nos macacos ou através da produção de componentes que simulem a acção da substância no combate ao HIV. Agora, é necessário "entender melhor a sua forma de agir sobre o vírus, para que se possa recriar o seu efeito através do desenvolvimento de fármacos", concluiu.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118212

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos