Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vírus: Descoberta poderá um dia acabar com o herpes - Nature

Ir para baixo

Vírus: Descoberta poderá um dia acabar com o herpes - Nature Empty Vírus: Descoberta poderá um dia acabar com o herpes - Nature

Mensagem por Vitor mango Qui Jul 03, 2008 6:28 am

Vírus: Descoberta poderá um dia acabar com o herpes - Nature
2008-07-03 12:41:12

Lisboa, 03 Jul (Lusa) - Cientistas norte-americanos descobriram o mecanismo que permite ao vírus do herpes simples manter-se escondido no corpo até ressurgir na pele ou em mucosas em pequenas vesículas, indica um estudo hoje publicado na revista Nature.

A descoberta, segundo os seus autores, poderá abrir caminho a uma combinação terapêutica capaz de reactivar o vírus, que é inacessível na sua forma latente, e eliminá-lo com o anti-viral.

O vírus em causa, chamado herpes simples (VHS-1, vírus herpes tipo 1), pode manter-se inactivo nos gânglios nervosos durante anos e entrar em acção seguindo pelas fibras nervosas até reaparecer na pele ou nas membranas mucosas na forma de vesículas, por efeito de stress, fadiga ou exposição solar.

O VHS-1 é o agente que determina a formação desse tipo de vesículas nos lábios ou úlceras na córnea do olho, transmitindo-se em geral por contacto com secreções da boca ou da sua vizinhança.

No estado latente o vírus não se multiplica mas produz um tipo de material genético, o RNA-LAT, cuja finalidade se desconhecia.

A equipa dirigida pelo Prof. Bryan Cullen, do Centro Médico da Universidade de Kent, em Durham (Carolina do Norte), descobriu que essa forma de ARN (ácido ribonucleico) se apresentava em unidades mais pequenas, ou micro-ARN, que mantinham o vírus dormente ao bloquearem a produção das proteínas necessárias à sua proliferação.

Mas por efeito de stress, estes micro-ARN ficam em menor número e já não conseguem bloquear o fabrico das proteínas, que recomeça, activando o vírus.

Em teoria, será possível activar todo o stock de vírus latentes no organismo e eliminá-los definitivamente, afirma Bryan Cullen, cujo laboratório começou a estudar em animais o melhor meio de administrar este tipo de tratamento.

Os seus trabalhos poderão servir para combater outros vírus latentes como os do herpes genital (VHS-2) ou da varicela, segundo o investigador.

O vírus da varicela e da zona (VZV) fazem parte do grupo dos vírus herpes.

CM

Lusa/fim
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 115299

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos