Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

6 dicas para poupar

2 participantes

Ir para baixo

6 dicas para poupar Empty 6 dicas para poupar

Mensagem por Joao Ruiz Dom Out 10, 2010 4:44 am

.
6 dicas para poupar

por BRUNO ABREU, CÉU NEVES, JOÃO CRISTÓVÃO BAPTISTA e RITA CARVALHO
Hoje

6 dicas para poupar Ng1351657

(CORRIGIDA) Saiba o que pode começar já a fazer para se preparar para os aumentos anunciados para o próximo ano.

As novas medidas de austeridade - apresentadas pelo Governo no fim de Setembro - estão a deixar muitas famílias com os cabelos em pé com a esperada diminuição de rendimentos e aumento generalizado das despesas que se perspectiva para 2011. Caso as propostas avançadas pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, entrem em vigor com a aprovação do Orçamento do Estado, a partir de 1 de Janeiro, a vida ficará mais cara para todos: salários mais baixos, custo de vida mais caro, menos prestações sociais... Com a ameaça da subida do desemprego, muitos casais vivem no topo de um autêntico castelo de cartas. As famílias portuguesas têm agora pouco mais de dois meses para se prepararem para um 2011 que promete ser bastante sombrio.

O pacote de austeridade agora apresentado prevê a subida do IVA de 21% para 23%. As famílias vão senti-lo em cada ida ao supermercado. Além do aumento do IVA, em 2011 haverá um corte médio de 5,5% (a redução varia entre os 3,5 e os 10%) nos salários de quase meio milhão de funcionários públicos ou de empresas ligadas ao Estado. Medidas a que se junta ainda o corte nos abonos de família, o congelamento de pensões e o aumento de 1% nas contribuições dos trabalhadores do Estado para a CGA. Cortes e congelamentos que, muito provavelmente, se estenderão ao sector privado.

Se ainda não deitou contas à vida e aos ajustes que terá de fazer em 2011, o DN dá-lhe algumas dicas para se prevenir desde já para o novo aperto do cinto.

Trabalho

"Nunca se começa por cima no emprego"

Quando se está desempregado, raramente se consegue um emprego com a mesma função, salário e estatuto. É esta a realidade , sublinha Jorge Horta Alves, director da SHL, consultoria em gestão de recursos humanos. "As pessoas não podem ser muito exigentes e ter expectativas elevadas em relação a um novo emprego. Nunca se começa por cima". E há que subir os degraus da escada, ou seja, voltar a construir uma carreira, aconselha e justifica: "há mais de cem mil postos de trabalho que não são preenchidos. Não só porque há falta de qualificações , mas também porque as pessoas não têm disponibilidade e motivação". Consultar a Internet "detalhadamente e insistentemente" é outro conselho. Só se deve candidatar às funções a que aspira e acha que pode executar. O currículo deve ser "objectivo, sintético e verdadeiro" e não "uma obra de ficção de 40 páginas". E aproveitar o desemprego para adquirir competências, por exemplo, fazer voluntariado ou trabalhos temporários; tirar pós-graduações ou cursos em áreas técnicas e comerciais, mais procuradas. Ser persistente e enérgico.

Economia familiar

"Cortar todas as despesas inúteis"

"Esta é a altura certa para as famílias começarem a olhar de uma forma crítica para os seus gastos e cortar todas as despesas inúteis". De acordo com Natália Nunes, do gabinete de apoio aos sobreendividados da Deco, "é importante que as pessoas saibam exactamente quanto dinheiro têm e quanto gastam todos os meses", explica ao DN, recordando que "em 2011 a maior parte das famílias vai ter menos dinheiro disponível".

De acordo com a jurista, no tempo que falta até ao fim do ano, "as pessoas devem perder algum tempo a olhar para o seu orçamento familiar". "Têm que analisar as facturas que todos os meses pagam, desde a luz, aos telemóveis, às despesas com serviços de televisão por cabo ou os extractos bancários", adianta. Segundo Natália Nunes, "a ideia é perceber se o tarifário que está a ser usado é o mais adequado, se estão a ser cobradas taxas que não o deviam ser ou se é possível reduzir estas facturas de alguma maneira". A jurista da Deco recorda ainda que "esta pode ser também uma boa ocasião para renegociar os créditos bancários".

Aplicações financeiras

"Ganhar dinheiro com a poupança"

Em tempos de crise, a palavra poupança ganha uma importância especial. No entanto, tal como defendeu ao DN Diogo Lopes Pereira, da Money GPS, é possível "ganhar dinheiro com a poupança", mesmo numa altura em que as perspectivas de futuro são tão negras. "Neste cenário, os depósitos a prazo podem ser uma boa solução", defende ao DN o gestor, recordando que estes "não são instrumentos que exijam conhecimentos extensos" e que neste momento são aplicações "particularmente rentáveis".

"A falta de liquidez dos bancos nacionais - devido às dificuldades de financiamento que o sector tem vivido nos últimos meses - está a levá-los a praticar taxas bem mais atractivas do que as que eram apresentadas no início do ano", adianta. O CEO da Money GPS aponta ainda o investimento em certificados do Tesouro como outra das soluções acertadas para quem quer poupar nestes tempos de crise, já que que "estão com juros bastante elevados". "Nas maturidades a 10 anos, este tipo de certificados estão com juros muito próximos dos 6%", recorda, frisando, contudo, que o grande 'senão' deste tipo de aplicação é facto de o retorno se verificar ao fim de muito tempo.

Alimentação

"Congelados acabam por sair mais caros"

Fazer opções correctas no supermercado ajuda a poupar na carteira mas também na saúde. Por isso, trocar os produtos já confeccionados e congelados, como as lasanhas ou pizzas, pelos alimentos mais convencionais, como a batata ou o arroz, é a primeira dica deixada pela presidente da Federação dos Bancos Alimentares contra a Fome, Isabel Jonett. É muito mais barato e saudável comprar batata, cebola e legumes para fazer uma sopa do que comer uma pizza ou refeição pré-confeccionada. "Um prato de sopa e um bocado de esparguete quase que substituem uma refeição. Mas as pessoas preferem comprar lasanhas que, parece que saem mais barato, mas acabam por sair caro." Isabel Jonett sugere também que se eliminem as batatas fritas, os Bolicaos e outras guloseimas, muito apetecíveis para os mais novos, mas que não contribuem para uma alimentação saudável e fazem pesar na carteira. A opção pelos produtos de marca própria em detrimento das marcas mais conhecidas também faz decrescer a conta de supermercado.

Transportes públicos

"Oportunidade para ajudar o ambiente"

Para dar o exemplo, a presidente da Quercus, Susana Fonseca, usa o barco quando tem de viajar até Lisboa. "Usar os transportes públicos é uma forma de poupar dinheiro e ajudar o ambiente", diz como primeiro conselho. A ambientalista acredita que a crise pode ser uma oportunidade para se ganharem hábitos de poupança mas também hábitos de protecção da natureza. Comprar lâmpadas eficientes é um exemplo: apesar de mais caras que as incandescentes, permitem poupar a médio prazo. "Mas para que a poupança aconteça, convém certificar-se que desliga tudo em casa, incluindo os stand-by", diz enquanto sugere a utilização de tomadas com interruptor que permitem desligar mesmo tudo. Para quem tem jardim há duas coisas a fazer: aproveitar a água das chuvas para regar e plantar vegetais para não ter de gastar dinheiro em compras. Caso isto não seja possível, "comprar localmente permite ajudar os produtores nacionais e a própria economia", sugere a presidente da Quercus. Também fazer uma refeição semanal vegetariana garante alguma poupança. "Na internet há várias receitas nutritivas e temos de ter em conta que a proteína animal costuma ser a parte mais cara da refeição", explica a ambientalista.

Investimento

"Boa altura para abrir novos negócios"

De acordo com Francisco Maria Balsemão, presidente da ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários), "em cada crise há sempre uma oportunidade de negócio e esta não é diferente". Para este responsável, apesar da situação do País, "esta até pode ser uma boa altura para abrir novos negócios, nomeadamente quem se encontra desempregado", sublinhando que "o auto-emprego é uma excelente solução para sair da crise, já que reduz o desemprego e melhora a produtividade nacional".

Segundo Francisco Maria Balsemão, o ambiente é propício à criação de novas empresas de serviços, nomeadamente de consultoria. "Há muitas empresas que estão à procura de formas de reduzir custos e recorrem a este tipo de empresas. Se não for em consultoria, pode ser uma empresa que permita prestar serviços em outsourcing, já que esta é uma via muitas vezes usada para reduzir a despesa das empresas, adianta.

O presidente da ANJE recorda ainda que a criação de um novo negócio pode ser "o destino certo para quem foi despedido e recebeu uma indemnização". "É uma forma de investir o dinheiro, por um lado, e, por outro, de não baixar os braços e cair na depressão, como acontece tantas vezes", sublinha, referindo que "quem não tem dinheiro disponível, pode sempre recorrer à banca ou até enveredar pela solução do microcrédito".

In DN

Embarassed  Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

6 dicas para poupar Empty Re: 6 dicas para poupar

Mensagem por Joao Ruiz Dom Out 10, 2010 4:48 am

Ora vamos lá ver o que é que cada qual pensa destas medidas.

Boas ou más, para o fim em vista?

Se conselho fosse bom...


Embarassed Rolling Eyes Laughing


_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

6 dicas para poupar Empty Truques para poupar água

Mensagem por Joao Ruiz Dom Out 10, 2010 5:50 am

.
Truques para poupar água

Hoje

6 dicas para poupar Ng1351713

Em casa, a grande fatia do consumo pertence a torneiras, chuveiros e autoclismos. Uma descarga de autoclismo superior a seis litros é excessiva. O mesmo pode dizer-se de uma torneira que, na abertura máxima, debite mais de 8 litros por minuto.

Se os seus dispositivos forem pouco eficientes, substitua torneiras, chuveiros e autoclismos por modelos economizadores ou opte por acessórios para reduzir o débito dos antigos. Alguns têm preço acessível e são fáceis de instalar.

Por exemplo, pode colocar redutores na extremidade das torneiras do lavatório, bidé e cozinha. São ponteiras de rosca com uma rede que mistura ar no fluxo de água e dá a sensação de igual volume para um menor débito. Custam cerca de cinco euros. No caso do chuveiro, a sobreposição de redutores pode resultar em fluxos muito baixos e comprometer o funcionamento do esquentador.

Para grande parte dos usos, nomeadamente duches e lavagem da loiça, que requerem água quente, poupa também energia. Esta pode chegar aos 40%, o que, por si só, paga o investimento nos redutores em poucos meses.

Algumas torneiras e chuveiros economizadores não trazem a indicação de caudal na embalagem. Nos últimos, a posição de poupança nem sempre é intuitiva e clara. Informe-se na loja. Quanto a acessórios, prefira os que referem a poupança sem margem para dúvidas.

Mudar hábitos também compensa: pode traduzir-se num corte para metade dos gastos das torneiras. Fechá-las enquanto lava os dentes ou armazenar em garrafões a água que sai até a do duche ficar quente são duas boas dicas.

Na hora da higiene, opte por duches curtos em vez de banhos de imersão. Evite que a torneira fique aberta por mais de cinco minutos e feche-a enquanto se ensaboa. Nos banhos de imersão das crianças, use um quarto da capacidade da banheira e recolha a água fria até chegar a quente. Abra pouco a torneira enquanto faz a barba ou lava as mãos.

Uma animação no portal da Teste Saúde na Internet mostra como é simples pôr estes conselhos em prática. Encontra ainda um simulador que calcula os custos da água quente e informações sobre a gestão da água pelos municípios.

Dicas para poupar

Para cozinhar, prefira os métodos a vapor, o forno microondas e a panela de pressão. Poupa água, preserva as vitaminas e melhora o sabor.

Use as máquinas de lavar com a carga completa, sem recorrer à pré-lavagem. Adapte o programa ao grau de sujidade. Limpe os filtros com regularidade. Evite lavar a loiça à mão com a torneira sempre aberta.

Reutilize águas residuais relativamente limpas para lavar pavimentos exteriores, encher o autoclismo e regar o jardim.

In DN

6 dicas para poupar 000203FC

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

6 dicas para poupar Empty Re: 6 dicas para poupar

Mensagem por Viriato Qua Dez 01, 2010 3:19 pm

Guardar o papel higiénico

Após uma utilização não o deite fora. Tem o outro lado limpo. Assim dá para 2 vezes. Suja a mão mas isso não é nada. No fim de semana lavam-se as mãos ....
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

6 dicas para poupar Empty Re: 6 dicas para poupar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos