Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Há cada vez mais gente sem dinheiro para comer

4 participantes

Ir para baixo

Há cada vez mais gente sem dinheiro para comer Empty Há cada vez mais gente sem dinheiro para comer

Mensagem por Vitor mango Seg Out 18, 2010 1:31 am

Há cada vez mais gente sem dinheiro para comer
Pobreza vai agravar-se com os cortes nos apoios e aumento dos impostos
HELENA NORTE

Se 2010 não está a ser fácil, 2011 vai ser bem pior. Com os cortes nos apoios sociais, aumento dos impostos e crescimento do desemprego, a pobreza e as carências alimentares vão agravar-se. As instituições que trabalham no terreno traçam um cenário muito negro.

"Estamos no início de um ciclo muito negativo. Acredito que 2011 vai ser muito pior", considera Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas e antigo responsável da Comissão Nacional de Luta contra Pobreza.

"A pobreza em Portugal não é conjuntural. Há 20 anos, a taxa de pobreza já atingia 20% da população portuguesa. Entretanto, gastaram-se centenas de milhões de euros em nome dos pobres e o problema persiste", critica.

"As pessoas mais carenciadas vão passar um mau bocado, com os cortes nos apoios sociais e o aumento dos impostos em bens de primeira necessidade, como a alimentação. Veja-se o exemplo das conservas em que o IVA sobe de 13% para 23%", aponta a presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares, Isabel Jonet.

"A classe média baixa e os pobres são os mais penalizados pelas medidas de austeridade", considera o presidente Cáritas. Eugénio Fonseca diz não ter dúvidas de que "os tempos que aí vêm serão ainda mais difíceis" e acrescenta: "Ainda não sabemos que alterações o Orçamento de Estado poderá sofrer, mas não vão ser certamente para melhorar a vida de quem já está a sofrer as consequências do Programa de Estabilidade e Crescimento".

Crianças subalimentadas

"A fome em Portugal não é como em África ou outros países em desenvolvimento, mas existem graves carências alimentares. Há uma correlação entre crise económica e o aumento da obesidade porque os alimentos gordos, muito calóricos e pouco saudáveis são mais consumidos", explica João Fernandes, director executivo da Oikos.

O aumento dos défices alimentares da população são atestados por diversas fontes. A organização Empresários pela Inclusão Social concluiu, junto de um conjunto alunos que acompanha, que 12% vão para escola sem nada no estômago.

Incapacidade de gerir a vida

Manuel Lemos diz que, em muitas creches, já é habitual reforçar-se o lanche à sexta-feira e o almoço à segunda, porque durante o fim-de-semana há muitas crianças mal alimentadas. Eugénio Fonseca sublinha que "há um grande número de famílias dependente das instituições de solidariedade social para terem uma refeição diária em condições."

O problema da fome, ou da deficiente nutrição, radica não apenas na falta de recursos económicos para comprar alimentos de qualidade, mas também na dificuldade de "estabelecer prioridades", na opinião de Isabel Jonet. Manuel Lemos corrobora: "A pobreza é principalmente a incapacidade de gerir recursos".
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117490

Ir para o topo Ir para baixo

Há cada vez mais gente sem dinheiro para comer Empty Re: Há cada vez mais gente sem dinheiro para comer

Mensagem por Kllüx Seg Out 18, 2010 7:34 am

Vá.........√amos √oltar há pro√incia, agarrar na enxada (kumo faz o Mango) e tóka a ka√ar....
POIS! Tóka a kambar daí p'ra fora - ou toka a ka√ar na terra, k nascem batatas, feijão, hortaliça etc.
Assim √i√iam os nossos antetassados e eram duros kümo a móka do Mango...Jeje©️Very Happy
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Há cada vez mais gente sem dinheiro para comer Empty Re: Há cada vez mais gente sem dinheiro para comer

Mensagem por jpsatanaz Seg Out 18, 2010 7:57 am

O Kluxxxxx não seria preciso voltar a cavar como os nossos antepassados, agora temos tratores e outras maquinarias que fazem o trabalho duro, pena é que não necessitem de apagar, pois assim temos que poluir para produzir.
A minha alma de agricultor fica tão magoada quando ainda como ontem decidi ir visitar um terreno de arrôz que tenho ali junto á ribeira de Muge:
Tenho aquilo arrendado desde que o meu velhote se passou para o enimigo (foi para o ceu) e aquilo que ontem vi deixou-me completamente desesperado....então não é que o meu rendeiro todos os anos, á laia de desculpa, quando me paga a renda me diz que aquilo já não dá nem para a bica......ontem confirmei porque; aquilo que o sujeito faz é deitar as sementes na terra e esperar por um milagre.......
Conclusão, tem lá mais " melhâ" do que arroz, e o pouco arroz que vai produzir só vai servir para rações de animais.....
Por isso voltar para a agricultura e esperar por milagres não vai resolver qualquer problema, é preciso ambição e trabalho....e já vai sendo tempo de parar com esta dependencia de subsidios para valer a pena produzir.
E como dizia e muito bem a tal Isabel do Mango......"A pobreza é principalmente a incapacidade de gerir recursos"........
jpsatanaz
jpsatanaz

Pontos : 221

Ir para o topo Ir para baixo

Há cada vez mais gente sem dinheiro para comer Empty Re: Há cada vez mais gente sem dinheiro para comer

Mensagem por jpsatanaz Seg Out 18, 2010 8:05 am

Este computador esta muito educado eu escrevi C.A.G.A.R. e ele traduziu ....apagar, ora bem, quando se C.a.ga. não se apaga nada. É mais um acto de dar á luz do que apagar.
Dai que se trate de um acto de caracter fisiologico, que deve ser lido e intrepretado como algo de natural....concordo apenas que se deve evitar a todo o custo o cheiro, de resto á que c.a.g.a.r o mais e melhor que se souber e se puder.....
jpsatanaz
jpsatanaz

Pontos : 221

Ir para o topo Ir para baixo

Há cada vez mais gente sem dinheiro para comer Empty Re: Há cada vez mais gente sem dinheiro para comer

Mensagem por Viriato Seg Out 18, 2010 8:29 am

jpsatanaz escreveu:Este computador esta muito educado eu escrevi C.A.G.A.R. e ele traduziu ....apagar, ora bem, quando se C.a.ga. não se apaga nada. É mais um acto de dar á luz do que apagar.
Dai que se trate de um acto de caracter fisiologico, que deve ser lido e intrepretado como algo de natural....concordo apenas que se deve evitar a todo o custo o cheiro, de resto á que c.a.g.a.r o mais e melhor que se souber e se puder.....

Enquanto por aqui andou quem emporcalhasse este espaço e ofendesse os colegas de um suposto diálogo, ainda que se desejasse duro e eventualmente agressivo mas sem ofender a mãe de cada um, o Mango, e muito bem, substituía alguns vocábulos por outros mais doces. Uma vez que tal figura está temporariamente ausente, proponho que se desactive. Mesmo que a linguagem não seja, necessáriamente, ortodoxa. É uma opinião e vale o que vale....
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Há cada vez mais gente sem dinheiro para comer Empty Re: Há cada vez mais gente sem dinheiro para comer

Mensagem por Kllüx Seg Out 18, 2010 8:57 am

jpsatanaz escreveu:Este computador esta muito educado eu escrevi C.A.G.A.R. e ele traduziu ....apagar, ora bem, quando se C.a.ga. não se apaga nada. É mais um acto de dar á luz do que apagar.
Dai que se trate de um acto de caracter fisiologico, que deve ser lido e intrepretado como algo de natural....concordo apenas que se deve evitar a todo o custo o cheiro, de resto á que c.a.g.a.r o mais e melhor que se souber e se puder.....



Pois GPS, E há k ter em konta k uma kagada bem feita, tem a potêncialidade de prodüzzzzzzzzzzzzie um bom estrume....
Leia-se substância vegetal ou animal decomposta, simples ou de mistura com esterco, para adubo das terras.


sunny & chü√a também ajüda!!!
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Há cada vez mais gente sem dinheiro para comer Empty Re: Há cada vez mais gente sem dinheiro para comer

Mensagem por Kllüx Seg Out 18, 2010 9:02 am

Viriato escreveu:
jpsatanaz escreveu:Este computador esta muito educado eu escrevi C.A.G.A.R. e ele traduziu ....apagar, ora bem, quando se C.a.ga. não se apaga nada. É mais um acto de dar á luz do que apagar.
Dai que se trate de um acto de caracter fisiologico, que deve ser lido e intrepretado como algo de natural....concordo apenas que se deve evitar a todo o custo o cheiro, de resto á que c.a.g.a.r o mais e melhor que se souber e se puder.....

Enquanto por aqui andou quem emporcalhasse este espaço e ofendesse os colegas de um suposto diálogo, ainda que se desejasse duro e eventualmente agressivo mas sem ofender a mãe de cada um, o Mango, e muito bem, substituía alguns vocábulos por outros mais doces. Uma vez que tal figura está temporariamente ausente, proponho que se desactive. Mesmo que a linguagem não seja, necessáriamente, ortodoxa. É uma opinião e vale o que vale....

Fikei 100 perceber pata√ina dü k o √iriato eskre√eu Very Happy
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Há cada vez mais gente sem dinheiro para comer Empty Re: Há cada vez mais gente sem dinheiro para comer

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos