Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

$$$$ e os xinas titulo mango in publico

Ir para baixo

$$$$  e os xinas  titulo mango in publico Empty $$$$ e os xinas titulo mango in publico

Mensagem por Vitor mango Ter Nov 09, 2010 1:11 am

o, a visita oficial do líder chinês a Lisboa terminou no domingo sem nenhuma declaração oficial a esta respeito. Ficou apenas a promessa de ajudar Portugal a ultrapassar a crise financeira através de medidas concretas, embora não tenha especificado quais.

Fonte do mercado da dívida disse ao PÚBLICO que esta promessa de ajuda deixa subentendida a compra de mais obrigações do Tesouro. A China tem vindo a investir em títulos de dívida nacionais, mas não há dados oficiais, uma vez que esses investimentos são feitos através dos mercados.

O PÚBLICO questionou o Ministério das Finanças sobre o interesse da China em comprar dívida nacional, mas este disse "não ter mais nada a acrescentar em relação ao que já é conhecido". Já o presidente do ICGP, Alberto Soares, disse ontem à Bloomberg que Portugal está a tentar diversificar a sua base de investidores, de modo a melhorar a percepção de risco sobre a dívida nacional.

A esperança de que Hu Jintao acalmasse os mercados com um anúncio de compra de dívida portuguesa tem sido alimentada desde a visita do Presidente chinês a Atenas, no início do mês passado, onde anunciou que estava disponível para comprar mais dívida grega. A segunda maior economia mundial tem, aliás, comprado títulos de Tesouro de outras duas economias periféricas do euro - Espanha e Itália.

Antes da visita de Hu Jintao, a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros chinesa, Fu Ying, disse que a China estava disponível para comprar mais dívida nacional e "participar no esforço de recuperação económica e financeira de Portugal". Além disso, um dos membros do Banco Central chinês tinha vindo defender a compra de dívida pública europeia, de modo a ajudar a zona euro e permitir à China reunir influência política para limitar até três por cento a valorização da sua moeda.

Nos últimos meses, o Governo chinês tem estado debaixo de fogo, sobretudo por parte dos EUA, para deixar avaliar o yuan, que se tem mantido a um nível artificialmente baixo, beneficiando as exportações chinesas e permitindo ao país acumular as maiores reservas de divisas do mundo.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117523

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos