Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mais de mil farmácias em risco

Ir para baixo

Mais de mil farmácias em risco Empty Mais de mil farmácias em risco

Mensagem por Viriato Sex Mar 25, 2011 10:49 am

Mais de mil farmácias em risco

O presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF) revelou hoje que mais de mil farmácias estão com a sua sustentabilidade «claramente ameaçada» e revelou que nenhuma farmácia instalada em hospitais cumpriu as suas obrigações financeiras.
João Cordeiro falava no discurso de abertura do décimo Congresso Nacional de Farmácias, que decorre em Lisboa até sábado com o tema 'Política Social do Medicamento', durante o qual traçou o quadro de crise que atinge as farmácias portuguesas.

«Há 1.056 farmácias, 40 por cento do número total, essencialmente rurais, cuja sustentabilidade está claramente ameaçada», disse João Cordeiro, acrescentando: «o número de farmácias com fornecimentos suspensos pelos grossistas era já de 450, um crescimento de 76 por cento, no espaço de um ano».

Avançou ainda que «o número de processos judiciais para regularização de dívidas de farmácias ao sector grossista era de 186, um crescimento de 54 por cento, no espaço de um ano».

No seu discurso, o presidente da ANF sublinhou: «As farmácias estão hoje mergulhadas numa crise económica e financeira que até há muito pouco tempo julgávamos inimaginável».

«O número de farmácias com acordos de regularização de dívidas com os grossistas era de 462, um crescimento de 158 por cento, no espaço de um ano», disse.

João Cordeiro deixou uma pergunta à audiência: «Como foi possível que o nosso sector tivesse passado em tão curto espaço de tempo de uma situação de desenvolvimento para uma situação de crise?».

Esta é «uma crise que tem origem na ausência de vontade política para diagnosticar, enfrentar e resolver os problemas», acusou.

Na sua intervenção, João Cordeiro denunciou ainda que «nenhuma das seis farmácias instaladas em hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) cumpriu as suas obrigações financeiras para com o respectivo hospital».

Sobre esta matéria, o presidente da ANF deixou outra questão: «Quanto está a custar ao Ministério da Saúde a aventura destas seis farmácias?».

Presente na cerimónia, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos também traçou um quadro negro, lembrando os «momentos de incompreensível adversidade, impostos pelos decisores políticos» que o sector tem vivido nos últimos quatro anos.

«As medidas sucessivas que têm vindo a ser adoptadas sobre os regimes de preços e comparticipações dos medicamentos têm criado grande instabilidade em todo o circuito do medicamento, confusão nos doentes e situações de permanente conflito aos balcões das farmácias».

Na opinião de Carlos Maurício Barbosa, «a retirada da informação do preço da embalagem do medicamento feriu quase de morte a credibilidade de todo o circuito do medicamento aos olhos do grande público».

Lusa/SOL



Por acaso é um ramo de actividade que me preocupa. Creio que, a começar pelo Dr. Cordeiro, estão todos a comer na "sopa dos pobres". E vou dar um exemplo que acompanho há meses.

Faço parte da direcção de uma corporação de bombeiros (se ainda cá estivesse o outro dir-lhe-ia que os corpos sociais não recebem qualquer pagamento) situada numa aldeia muito pobre, com maus transportes e com uma média etária elevada. Nestas condições não foi difícil conseguir um alvará para abrir uma farmácia. Assim sucedeu. Passado alguns meses a dita farmácia mudou-se para um muito conhecido Centro Comercial, dentro do mesmo concelho. Deixou aquela população desguarnecida. A associação que me honro de pertencer tem pedido inúmeras vezes ao Infarmed autorização para, nas suas instalações e sem fins lucrativos, abrir outra em substituição da fugitiva. Sem sucesso. Creio que após a saída do anterior ministro, necessita de uma concordância da ANF. Por isso, Dr. Cordeiro, usando uma linguagem mangoliana, vá levar no pacote. As suas lágrimas não me convencem....
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos