Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Luta contra o tempo para tirar o marido do Iraque, a ferro e fogo

Ir para baixo

Luta contra o tempo para tirar o marido do Iraque, a ferro e fogo Empty Luta contra o tempo para tirar o marido do Iraque, a ferro e fogo

Mensagem por Vitor mango Dom Set 04, 2011 11:55 pm

Luta contra o tempo para tirar o marido do Iraque, a ferro e fogo
A Guerra do Golfo foi um dos palcos dramáticos na conflituosa região do Médio Oriente. E no início daquela crise muitos portugueses ficaram retidos, à espera do regresso a casa. Henrique Lourenço Patrocínio, soldador-montador, pertence ao último grupo a sair. A família ficou devastada pela ausência de notícias.

04 Setembro 2011
Nº de votos (0) Comentários (0) Por:Bruno Contreiras Mateus
A certeza da guerra é um estado de medo. Crítico. O sangue de Ofélia Patrocínio gelou. Porque é mãe. E porque o marido estava retido no Iraque, em plena crise no Golfo, desde Agosto de 1990.

"O meu filho [Rui Carlos], com dez anos, chorava muito. Ouvia os noticiários todos. Era capaz de me relatar, palavra por palavra, todas as notícias que tivessem a ver com o Iraque", conta a mãe.

Rui queria ver o pai na televisão, queria sentir que ele estava bem. Mas aquele coração de mãe, em ponto crítico, não lhe podia dar o calor da notícia. Que o pai ia voltar. Para eles.

OS CINCO ÚLTIMOS

O silêncio é a pior das armas. E tudo o que Ofélia sabia é que o marido estava entre os cinco últimos portugueses no Iraque – todos trabalhadores da empresa italiana Saipem. Estariam bem? Era aí que ela esbarrava no silêncio.

"Recordo-me que fizemos umas reuniões na Assembleia da República e, na altura, Almeida Santos dizia-me: ‘Ó minha senhora, se o seu marido morrer, pelo preço deste arranja outro’".

Otelo Saraiva de Carvalho e Natália Correia surgiram então como uma luz na vida de cinco mulheres desesperadas. Formaram uma comissão que angariou dinheiro para que fossem resgatar os maridos. Mas a três dias de viajarem – a 12 de Dezembro –, foram surpreendidas pelo regresso deles. Traumatizados.

Aos 68 anos, Henrique Lourenço Patrocínio, soldador-montador que passou depois pela Holanda, França e Espanha, tem um dique sobre as memórias: sofre de Alzheimer.


_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Luta contra o tempo para tirar o marido do Iraque, a ferro e fogo Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117569

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos