Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

De Telavive a Nova Iorque, a ocupação das ruas à escala global

2 participantes

Ir para baixo

De Telavive a Nova Iorque, a ocupação das ruas à escala global Empty De Telavive a Nova Iorque, a ocupação das ruas à escala global

Mensagem por Vitor mango Seg Out 10, 2011 7:50 am

De Telavive a Nova Iorque, a ocupação das ruas à escala global
inShare0

10 de Outubro, 2011por Violeta Moura, para a Agência Lusa
«Muitos dos detidos em Wall Street (Estados Unidos) são os mesmos manifestantes de Telavive» contou à Lusa Dov Ben-Lior, um dos membros do Movimento 14 de Julho que esteve na origem dos protestos israelitas por «justiça social» durante os últimos meses.

Em Julho e Agosto, milhares de israelitas montaram grandes «cidades de tendas» principalmente na emblemática Avenida Rothschild, em Telavive, o epicentro do movimento israelita pela justiça social.

O movimento viu as fileiras engrossadas por milhares de israelitas nova-iorquinos, com dupla nacionalidade, que de visita às famílias passaram as férias acampados nas ruas, passeios e parques de Israel.

Imediatamente a seguir à última grande manifestação que reuniu cerca de 5% da população (350 mil pessoas nas ruas de Telavive e um total de meio milhão por todo o Estado de Israel) a 3 de Setembro, muitos destes manifestantes regressaram a Nova Iorque e participam agora no protesto 'Occupy Wall Street', junto a um dos principais centros financeiros mundiais.

«Nova Iorque e Telavive são próximas, há muitos cidadãos de Telavive a viver em Nova Iorque. Muitos deles foram presos e por isso acredito que o protesto das tendas foi inspirador», explica.

Segundo este activista «a inspiração funciona nas duas direcções» e nesse sentido espera que «portugueses, israelitas, indianos, americanos e todo o mundo resista em conjunto», afirma.

«É inspirador ver que o movimento está também na Índia, em Wall Street, em São Francisco. Dá poder às pessoas», sublinha.

Telavive é uma das cidades que consta do mapa do movimento global 'Occupy Together' que vai dar lugar a uma manifestação convocada para o próximo sábado, 15 de Outubro.

Segundo este activista está agendada uma marcha que vai culminar na praça do museu de arte de Telavive onde vão ser transmitidas num ecrã gigante e em tempo real as manifestações em outras «frentes» mundiais e entradas via Twitter vindas de outros pontos durante o dia pela «mudança global».

«Estará a transmitir de todo o mundo e todo o mundo irá ver-nos a nós. Milhões de pessoas juntas», salienta, explicando que o mote do evento internacional é «os povos do mundo erguem-se».

O manifesto para a marcha de 15 de Outubro em Israel alerta contra aquilo que consideram os perigos do sistema capitalista.

«É nosso dever tomar uma posição crítica sobre o governo, o sistema capitalista e a comunicação, até agora mediada entre nós e a realidade. Reconhecemos que a mediação está infectada com incontáveis interesses monetários que apenas nos vêem como consumidores. Chegámos à conclusão de que não somos 'capital humano', 'força de trabalho' e não somos audiência».

«Por isso tentámos fazer algo nesse espírito», acrescentou o activista que aproveita para sublinhar a importância em «construir o poder da união».

Segundo afirma o manifesto, «o sistema económico actual é tudo menos social».

«Apenas serve políticos e magnatas. Uns poucos fazem milhões de dólares por dia. Basta! É tempo de pôr ponto final a este sistema opressor que nos divide e nos vira uns contra os outros. 2011 é o ano em que milhões de cidadãos constroem pontes entre diferenças e unem-se contra o sistema», conclui a mensagem.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
De Telavive a Nova Iorque, a ocupação das ruas à escala global Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117604

Ir para o topo Ir para baixo

De Telavive a Nova Iorque, a ocupação das ruas à escala global Empty Re: De Telavive a Nova Iorque, a ocupação das ruas à escala global

Mensagem por Vitor mango Seg Out 10, 2011 7:52 am

Xa o meu vovo dee alcunha ZE Pilas ( o avo dele era o Chico PiIao me avisava
Manguito escuta
e au metia o ouvido na coca

A Juventude tem sempre razão

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
De Telavive a Nova Iorque, a ocupação das ruas à escala global Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117604

Ir para o topo Ir para baixo

De Telavive a Nova Iorque, a ocupação das ruas à escala global Empty Re: De Telavive a Nova Iorque, a ocupação das ruas à escala global

Mensagem por Vitor mango Seg Out 10, 2011 7:53 am

a logica do avozinho era sabia
e ele avisava
Manguito são eles que ca fica para fazer a prova

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
De Telavive a Nova Iorque, a ocupação das ruas à escala global Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117604

Ir para o topo Ir para baixo

De Telavive a Nova Iorque, a ocupação das ruas à escala global Empty Re: De Telavive a Nova Iorque, a ocupação das ruas à escala global

Mensagem por Joao Ruiz Seg Out 10, 2011 9:53 am

.

a logica do avozinho era sabia

Pois! Vê-se... pelo neto....


Twisted Evil Laughing


_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

De Telavive a Nova Iorque, a ocupação das ruas à escala global Empty Re: De Telavive a Nova Iorque, a ocupação das ruas à escala global

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos