Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O cantinho de Vasco Graça Moura

5 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Vitor mango Seg Fev 06, 2012 1:50 am

O cantinho de Vasco Graça Moura
Daniel Oliveira (www.expresso.pt)
8:00 Segunda feira, 6 de fevereiro de 2012

2  0

Aumentar Texto Diminuir Texto Link para esta página Imprimir Enviar por email
Comente

Vasco Graça Moura impôs aos serviços do CCB a suspensão da aplicação do Acordo Ortográfico. A sua "coragem" mereceu aplausos excitados de jornalistas mais impressionáveis. Não me vou dedicar aqui ao apaixonante combate da Resistência Ortográfica Nacional. O Acordo Ortográfico é uma norma sem sanção. Cumpre quem quer. Nenhuma editora, nenhum jornal e nenhum particular é obrigado a segui-lo. Nem este acordo, nem as sucessivas reformas ortográficas do século XX que, nas últimas décadas, aceitámos como se fossem uma dádiva da natureza. Apenas se espera que quem é nomeado pelo Estado não obrigue as instituições que dirige por via dessa nomeação a não cumprir os acordos internacionais que o Estado assina. Não é pedir muito.

O Secretário para as Nomeações na Cultura, Francisco José Viegas - o mesmo que disse que Mega Ferreira continuaria mas foi obrigado, pelo partido do senhor Graça Moura, a meter a viola no saco - já explicou que o CCB "não está sob administração direta ou indireta" do Estado. Ou seja, que o ex-secretário de Estado da Segurança Social, ex-secretário de Estado dos Retornados, ex-diretor da RTP2, ex-administrador da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, ex-presidente da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário de Fernando Pessoa, ex-presidente da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, ex-comissário-geral de Portugal para a Exposição Universal de Sevilha, ex-eurodeputado e intrépido opositor de intelectuais subsidiodependentes que construíram a sua carreira às custas dos dinheiros públicos pode fazer o que lhe der na gana. Fica uma dúvida: a nomeação pública é apenas uma forma de premiar os militantes mais fiéis ou tem algum objetivo? Se não tem, compreende-se que a alternância no governo tenha de ser acompanhada pela alternância partidária nas nomeações. Se tem, o mínimo dos mínimos é que o nomeado não se dedique a boicotar os acordos assinados pelo Estado.

Vasco Graça Moura recusa-se a aceitar trabalhar em instituições que apliquem o acordo ortográfico? Tem boa solução: recusa nomeações públicas. Isso, tendo em conta o seu estatuto de nomeado crónico, é que seria uma prova de coragem. Assim, soa apenas a prepotência.

Pode-se, claro, defender que os imperativos de consciência de Graça Moura estão acima de qualquer papel assinado pelo Estado que o nomeou. Respeito. Com uma condição: o seu direito à indignação é extensível a todos os que trabalham na instituição. Qualquer funcionário do CCB que queira escrever com a nova grafia em documentos oficiais deve ter a liberdade de o fazer. Pode ser assim ou o CCB passou a ser um instrumento dos caprichos do senhor Graça Moura?


Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/o-cantinho-de-vasco-graca-moura=f703033#ixzz1ladCFFgT


Última edição por Vitor mango em Ter maio 19, 2015 1:08 am, editado 4 vez(es)

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O cantinho de Vasco Graça Moura Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Vitor mango Seg Fev 06, 2012 1:50 am

Vasco Graça Moura recusa-se a aceitar trabalhar em instituições que apliquem o acordo ortográfico? Tem boa solução: recusa nomeações públicas. Isso, tendo em conta o seu estatuto de nomeado crónico, é que seria uma prova de coragem. Assim, soa apenas a prepotência.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O cantinho de Vasco Graça Moura Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Vitor mango Seg Fev 06, 2012 1:51 am

Qualquer funcionário do CCB que queira escrever com a nova grafia em documentos oficiais deve ter a liberdade de o fazer. Pode ser assim ou o CCB passou a ser um instrumento dos caprichos do senhor Graça Moura?

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O cantinho de Vasco Graça Moura Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Vitor mango Seg Fev 06, 2012 1:53 am

Ou seja, que o ex-secretário de Estado da Segurança Social, ex-secretário de Estado dos Retornados, ex-diretor da RTP2, ex-administrador da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, ex-presidente da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário de Fernando Pessoa, ex-presidente da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, ex-comissário-geral de Portugal para a Exposição Universal de Sevilha, ex-eurodeputado e intrépido opositor de intelectuais subsidiodependentes que construíram a sua carreira às custas dos dinheiros públicos pode fazer o que lhe der na gana. Fica uma dúvida: a nomeação pública é apenas uma forma de premiar os militantes mais fiéis ou tem algum objetivo? Se não tem, compreende-se que a alternância no governo tenha de ser acompanhada pela alternância partidária nas nomeações. Se tem, o mínimo dos mínimos é que o nomeado não se dedique a boicotar os acordos assinados pelo Estado.

falta so ser rata de esgoto


O cantinho de Vasco Graça Moura Images?q=tbn:ANd9GcRxjIn8gQOnmg9Dy4MUN_qAPleFfaY3g5hvPBuoneFKEMOXcUEF

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O cantinho de Vasco Graça Moura Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Vitor mango Seg Fev 06, 2012 1:58 am

sempre tive maias considerações por putas honestas do que esta gemnte PPD´s quando pregam moral a começar pelo xou Silva e dos bandidos com que se reuniu...ladrões assassinos vigaristas moralistras falsos

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O cantinho de Vasco Graça Moura Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Kllüx Seg Fev 06, 2012 7:25 am

Vitor mango escreveu:sempre tive maias considerações por putas honestas do que esta gemnte PPD´s quando pregam moral a começar pelo xou Silva e dos bandidos com que se reuniu...ladrões assassinos vigaristas moralistras falsos

Kuidado ka kün√erç@ Dr. Mokas! kinda aparece por aí o outror Sleep Sleep Sleep Sleep Sleep Sleep Sleep Sleep


O cantinho de Vasco Graça Moura 10588C89840C443EA7BBD51B060A774F

ƒü®️i@... Ü K@√@llü Sel√@gemmmmmm!!! Laughing
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Joao Ruiz Seg Fev 06, 2012 9:11 am

.
Vitor mango escreveu:sempre tive maias considerações por putas honestas do que esta gemnte PPD´s quando pregam moral a começar pelo xou Silva e dos bandidos com que se reuniu...ladrões assassinos vigaristas moralistras falsos

VGM não faz a minha praia, mas relativamente a este assunto, tem mais do que razão. É de um autêntico assassinato da língua portuguesa que se trata e que o governo fez o favor de levar à prática, ao ratificar tal (des)acordo. Logo, qualquer patriota que se preze, tem de se erguer, em defesa de um dos símbolos de qualquer páís - a língua nacional.

Querer ver na atitude de Graça qualquer asfixia, das muitas agora em voga, é puro exercício demagógico, da maior parte de "analfabetos", que grassam em Portugal

Twisted Evil




_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Vitor mango Ter Fev 07, 2012 2:17 am

ƒü®️i@ escreveu:
Vitor mango escreveu:sempre tive maias considerações por putas honestas do que esta gemnte PPD´s quando pregam moral a começar pelo xou Silva e dos bandidos com que se reuniu...ladrões assassinos vigaristas moralistras falsos

Kuidado ka kün√erç@ Dr. Mokas! kinda aparece por aí o outror Sleep Sleep Sleep Sleep Sleep Sleep Sleep Sleep


O cantinho de Vasco Graça Moura 10588C89840C443EA7BBD51B060A774F

ƒü®️i@... Ü K@√@llü Sel√@gemmmmmm!!! Laughing


õ POVO UNIDO JAMAIS SERA BENZIDO

Pois mano K ... el mango tem varias virtudes
Nao gosta de moralistas e religiosos a bater ka mão no peito das virtudes
Uma prostituta nao engana ninguém na esquina faz io seu negocio honesto e vende o que é dela e só vai á pesca quem quer
A classe politica caiu na mais completa degradação moral e só lhe falta o muro para lamentações

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O cantinho de Vasco Graça Moura Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Vitor mango Ter Fev 07, 2012 2:34 am

ainda esticando o assunto


O português e a Historia são os dois cancros da nossa juventude

No portugues levam os jovens de bisturi e naifa a estripar as palavras e na Historia njossa saturam mo pagode com herois e santos

O portugues é uma das mais dinâmicas linguas do mundo porque absorveu de toda a gente caldos de cultura que meteu no saco ...e uma língua é viva quando se enriquece e nao quando estagna
Um dia o meu professor de Português algures mandou a malta tirar a m,ao do nariz e leu uma redacção Mango á aula ( gaba-te cesto .... só que eu era um, péssimo aluno de Portugues quando de bisturi andava na cata do sujeito e dos predicado da gaja sujeita
Um descritivo em prosa tem que ter riqueza de palavras nunca repetindo palavras baralhando a mente do leitor que quando julga que vai aparecer a palavra tal lhe aparece outra idêntica ...mantendo a vivacidade para que ele se absorva na leitura
Se aqui tudooooooooooooooo o qu3e escrevo é directo com dificuldades no teclado onde os dois dedos nao me cabem na porrada ...quando escrevia nos jornais o meu mordomo emendava o que fosse agressivo ou ...e a prosa demoracva 8 dias a enviar para o jornal
Comecei a adorar a p'rosa quando na sede da Associaçao academica de Santarem descobri na biblioteca caretas de Eça de Queiroz
O gajo escrevia como eu falava numa leitura espectacular simples algo irónica e divertida

Adorei


Historia
Para pessoas qaue odiaram a historia tenho contado episódios de reis e historia simples e real e toda a gente gosta
E caímos na mesma bitola
Só comecei a gostar de historia quando me apercebi que os reis eram de carne e osso ( pila incluída ) mandavam a sua keka dita e as kingas coçavam no sargento de dia ( á noite )



e ainda

Como tecnico engenheiro das artes sempre aprendi que só om éramos quando conseguimos transformar o difiucil em facil para o rural ...as ratas tecnicas metem latim nomes difíceis mas nao destingem um carvalho duma azinheira
O meu maior mérito tive-o num congresso em Madrid onde estavam a fina flor de Espanha e o maior profe Italaino
Citaçoes frases latinas toneladas de nomes cientificos uma seca p+ara ingles ver
O mango fewz o impensavel...dfurante uma hora dizia que e mostrava em slides ..e o sucesso foi tal que Espanha publicou a palestra mango em livro


Agora vou limpar a baba
Chau

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O cantinho de Vasco Graça Moura Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Vitor mango Qua Fev 08, 2012 12:44 am

ja banhado barbeado e com piugas novas tenho a dizer o seguinte

Uma língua é com os fatos ...ou se coçam e temos que meter novos ou pedimos emprestados no prego
Ler o português medieval só com um tradutor ao pé
Acho que o Brasil deu uma chicotada grande na nossa língua e absorvemos tudo tal como hoje dizemos os dias da semana que sao judaicos e todas as palavras começadas por AL como sabao macaco teem origem no arabe ( OU MOURO ..
oS BRASILEIROS SAO9 MAIS PORTUGUESES QUE OS DISTO DE LÍNGUAS A PALMO
tudo o que seja palavra inglesa a meter no paleio eles aportuguesam-na (?) dizem BIFETE ( e nós com pronuncias francesa BUIFEEEEEEEEE (buffet ) dizem basquete e nós Bás KET
Os puritanos da língua não querem ver Pªtas na esquina no engate ...querem-nas na sacristia na sua confissão dos pecados
O pedantismo ...e vou contar uma historia na minha aldeia
O novo padre metia as goelas no altar e fazia um discurso ás massas escolhendo palavras difíceis que o Ze da enxada não topava ... o objectivo era eles chamar estúpido ao pessoal e o pessoal depois vior dizer que tinha gostado do paleio ( só para ficar bem na fotografia e nao ter percebido a ponta dum corno do missal

Tive de um padre amigo o mesmo conselho nos meus artigos no jornal
Mango meta latim gre4go enfeite enfeite a redacçao

O GHr4aça Moura é o exemplo acabado de u7ma rata de Biblioteca ...e os chineses que comem tudo o que mexe de uma rata fogem
Porque ????????????????????????
Porque foram os ratos que trouxeram a peste




O cantinho de Vasco Graça Moura Images?q=tbn:ANd9GcRfN8HVevUCS8m7fC7_sEnaJ6sbjcoAyM_f3CwpHkXxtlZO5aKn

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O cantinho de Vasco Graça Moura Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Joao Ruiz Qua Fev 08, 2012 6:48 am

.
Veja lá se consegue vestir bem o fato ao facto e outros mimos que tais, com o desacordol.

Quando não há que fazer, entretêm-se a desfazer e a abastardar, não importa quem ou o quê!

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Vagueante Qui Fev 09, 2012 5:04 pm


Vasco Graça Moura impôs aos serviços do CCB a suspensão da aplicação do Acordo Ortográfico. A sua "coragem" mereceu aplausos excitados de jornalistas mais impressionáveis. Não me vou dedicar aqui ao apaixonante combate da Resistência Ortográfica Nacional. O Acordo Ortográfico é uma norma sem sanção. Cumpre quem quer. Nenhuma editora, nenhum jornal e nenhum particular é obrigado a segui-lo. Nem este acordo, nem as sucessivas reformas ortográficas do século XX que, nas últimas décadas, aceitámos como se fossem uma dádiva da natureza. Apenas se espera que quem é nomeado pelo Estado não obrigue as instituições que dirige por via dessa nomeação a não cumprir os acordos internacionais que o Estado assina. Não é pedir muito

Há neste bocadinho de texto algumas afirmações que devem ser consideradas.

1- O primeiro parágrafo, como adiante se verá, deixa a ideia de que Daniel Oliveira é um defensor do Acordo Ortográfico.

2- Critica Graça Moura por ter proibido o seu uso no CCB.

3- Afirma que nenhuma editora nem nenhum jornal e nenhum particular é obrigado a segui-lo, como não foram os anteriores.

4- Graça Moura não devia obrigar a instituição que dirige a não cumprir um acordo internacional que o Estado assinou.

Em relação ao nº. 1, tenho dificuldade em perceber como é que um jornalista consegue defender um acordo sobre, como se deve escrever uma língua comum a 8 países, quando somente dois o assinaram. Isto para além de outros considerandos de valor em que por vezes se complicou aquilo que estava simples.

Já quanto ao nº. 2 penso que a crítica está bem aplicada, tendo em conta que as instituíções estatais não são propriedade de ninguém e, como muito bem diz mais adiante, ninguém o obriga a ficar à frente de um organismo público. Quem aceita o privilégio de gerir uma organização como o CCB, que concerteza não é gerida gratuitamente, deve sujeitar-se às Leis impostas pelo Estado.

Não é verdadeiro aquilo que se diz no nº.3. Tanto quanto me lembro, levei algumas palmatoadas por dar erros de escrita. Economicamente, as editoras que não cumprirem o novo acordo ortográfico ficarão fora de concurso para fornecimento de livros escolares e o mesmo acontecerá aos produtores de software que não acolham as novas normas.

Quanto ao nº. 4, que se prende com o nº.2, faz falta, mais uma vez, a intervenção do Estado para meter na linha os desalinhados. Quem não quer seguir as ordens do patrão deve ser posto na rua.

Vagueante

Pontos : 1698

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Kllüx Qui Fev 09, 2012 8:34 pm

Jornal estatal angolano recusa Acordo Ortográfico


O ´Jornal de
Angola´ publicou esta quarta-feira um editorial dedicado ao Acordo
Ortográfico, ainda não ratificado naquele país, e sobre o qual teceu
fortes críticas.

No texto, o jornal esclarece que a questão do
Acordo Ortográfico foi um dos temas debatidos na reunião dos ministros
da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Lisboa, e refuta
o argumento de que o Acordo Ortográfico servirá para aproximar as
comunidades de língua portuguesa.

Para o jornal estatal dirigido
por José Ribeiro, é importante que todos os países «respeitem as
diferenças e que ninguém ouse impor regras só porque o difícil comércio
das palavras assim o exige».

«Escrevemos à nossa maneira, falamos
com o nosso sotaque, desintegramos as regras à medida das nossas
vivências, introduzimos no discurso as palavras que bebemos no leite das
nossas Línguas Nacionais», pode ler-se no texto, citado pelo Público.

O Jornal de Angola
defende que o português falado em Angola tem características
específicas, «uma beleza única e uma riqueza inestimável», que devem ser
mantidas, assim como tem o português do Alentejo ou o português da
Bahia: «Todos devemos preservar essas diferenças e dá-las a conhecer no
espaço da CPLP. Se queremos que o português seja uma língua de trabalho
na ONU, devemos, antes do mais, respeitar a sua matriz e não pô-la a
reboque do difícil comércio das palavras.»

O novo Acordo
Ortográfico começou a ser aplicado nos documentos do Estado a 1 de
janeiro, vigorando em todos os serviços, organismos e entidades na
tutela do Governo português.
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Vitor mango Sex Fev 10, 2012 1:39 am

Vagueante escreveu:
Vasco Graça Moura impôs aos serviços do CCB a suspensão da aplicação do Acordo Ortográfico. A sua "coragem" mereceu aplausos excitados de jornalistas mais impressionáveis. Não me vou dedicar aqui ao apaixonante combate da Resistência Ortográfica Nacional. O Acordo Ortográfico é uma norma sem sanção. Cumpre quem quer. Nenhuma editora, nenhum jornal e nenhum particular é obrigado a segui-lo. Nem este acordo, nem as sucessivas reformas ortográficas do século XX que, nas últimas décadas, aceitámos como se fossem uma dádiva da natureza. Apenas se espera que quem é nomeado pelo Estado não obrigue as instituições que dirige por via dessa nomeação a não cumprir os acordos internacionais que o Estado assina. Não é pedir muito

Há neste bocadinho de texto algumas afirmações que devem ser consideradas.

1- O primeiro parágrafo, como adiante se verá, deixa a ideia de que Daniel Oliveira é um defensor do Acordo Ortográfico.

2- Critica Graça Moura por ter proibido o seu uso no CCB.

3- Afirma que nenhuma editora nem nenhum jornal e nenhum particular é obrigado a segui-lo, como não foram os anteriores.

4- Graça Moura não devia obrigar a instituição que dirige a não cumprir um acordo internacional que o Estado assinou.

Em relação ao nº. 1, tenho dificuldade em perceber como é que um jornalista consegue defender um acordo sobre, como se deve escrever uma língua comum a 8 países, quando somente dois o assinaram. Isto para além de outros considerandos de valor em que por vezes se complicou aquilo que estava simples.

Já quanto ao nº. 2 penso que a crítica está bem aplicada, tendo em conta que as instituíções estatais não são propriedade de ninguém e, como muito bem diz mais adiante, ninguém o obriga a ficar à frente de um organismo público. Quem aceita o privilégio de gerir uma organização como o CCB, que concerteza não é gerida gratuitamente, deve sujeitar-se às Leis impostas pelo Estado.

Não é verdadeiro aquilo que se diz no nº.3. Tanto quanto me lembro, levei algumas palmatoadas por dar erros de escrita. Economicamente, as editoras que não cumprirem o novo acordo ortográfico ficarão fora de concurso para fornecimento de livros escolares e o mesmo acontecerá aos produtores de software que não acolham as novas normas.

Quanto ao nº. 4, que se prende com o nº.2, faz falta, mais uma vez, a intervenção do Estado para meter na linha os desalinhados. Quem não quer seguir as ordens do patrão deve ser posto na rua.

como sempre o mano vagueante sabe fazer analises

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O cantinho de Vasco Graça Moura Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Vitor mango Sex Fev 10, 2012 1:46 am

Eu do9u vai para séculos os mesmos erros escrevendo Quizer em vez de quiser
Não sou um puritano da língua ja que ...
A riqueza (eu escrevi riquesa mas o google zaz emendou ) ou é dinâmica ou é como a língua inglesa de uma pobresa n(probeza..outra vez o google a xatear primaria onde a gente para escolher vocábulos

I LOve em inglês atira para o ar o gostar de sar5dinha assadas ou de um génio de mulher fatal
Ao ouvir ou ler um português eu sei qual o nível cultural do artista
Depois o mecanismo da língua quer a gente goste ou não goste o Google traduções e electrónica metem mos Graças Mouras no esgoto da incapacidade de sair do mau cheiro da caca

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O cantinho de Vasco Graça Moura Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Vitor mango Sex Fev 10, 2012 1:49 am

ƒü®i@ escreveu:Jornal estatal angolano recusa Acordo Ortográfico


O ´Jornal de
Angola´ publicou esta quarta-feira um editorial dedicado ao Acordo
Ortográfico, ainda não ratificado naquele país, e sobre o qual teceu
fortes críticas.

No texto, o jornal esclarece que a questão do
Acordo Ortográfico foi um dos temas debatidos na reunião dos ministros
da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Lisboa, e refuta
o argumento de que o Acordo Ortográfico servirá para aproximar as
comunidades de língua portuguesa.

Para o jornal estatal dirigido
por José Ribeiro, é importante que todos os países «respeitem as
diferenças e que ninguém ouse impor regras só porque o difícil comércio
das palavras assim o exige».

«Escrevemos à nossa maneira, falamos
com o nosso sotaque, desintegramos as regras à medida das nossas
vivências, introduzimos no discurso as palavras que bebemos no leite das
nossas Línguas Nacionais», pode ler-se no texto, citado pelo Público.

O Jornal de Angola
defende que o português falado em Angola tem características
específicas, «uma beleza única e uma riqueza inestimável», que devem ser
mantidas, assim como tem o português do Alentejo ou o português da
Bahia: «Todos devemos preservar essas diferenças e dá-las a conhecer no
espaço da CPLP. Se queremos que o português seja uma língua de trabalho
na ONU, devemos, antes do mais, respeitar a sua matriz e não pô-la a
reboque do difícil comércio das palavras.»

O novo Acordo
Ortográfico começou a ser aplicado nos documentos do Estado a 1 de
janeiro, vigorando em todos os serviços, organismos e entidades na
tutela do Governo português.


O Jornal de Angola
defende que o português falado em Angola tem características
específicas, «uma beleza única e uma riqueza inestimável», que devem ser
mantidas, assim como tem o português do Alentejo ou o português da
Bahia: «Todos devemos preservar essas diferenças e dá-las a conhecer no
espaço da CPLP. Se queremos que o português seja uma língua de trabalho
na ONU, devemos, antes do mais, respeitar a sua matriz e não pô-la a
reboque do difícil comércio das palavras.»


Sotaque nao é lingua é linguiça

Quando no Brasil e numa escola os putos estavam admirados do meu sotaque
e o Mango afirmou

Meus caros o meu linguarejar é mo mesmo do Cabral o navegador que descobriu o Brasil

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O cantinho de Vasco Graça Moura Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Vitor mango Sex Fev 10, 2012 11:07 am

esticando as vogais

Entendo ( portanto existo ) que com as traduções mecânicas tipo Google estes acordos sao vitais para o sistema
O vaguando foi pioneiro a traduzir jornais
No inicio o google era um desastre
Hoje acho que mudaram o sistema ..but but ainda nao percebi como faz

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O cantinho de Vasco Graça Moura Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Vitor mango Sex Fev 10, 2012 11:08 am

Vitor mango escreveu:esticando as vogais

Entendo ( portanto existo ) que com as traduções mecânicas tipo Google estes acordos sao vitais para o sistema
O vaguando foi pioneiro a traduzir jornais
No inicio o google era um desastre
Hoje acho que mudaram o sistema ..but but ainda nao percebi como faz

sei apenas que o sistema ja traduz frases que certamente avalia compara e zaz

traduz um jornal em 4 segundos

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O cantinho de Vasco Graça Moura Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Vitor mango Dom Fev 12, 2012 1:36 am

gostaria de dizer o seguinte

Ninguem que saiba ler de corrida soletra as palavras
uem le conhedce as palavras e sabe o que significa

Ha exemplos de ensaios todos com letras trocadas e acertamos 100 %

Fazendo por exemplo se eu escrever b
fzeando ou faznedo

alias o alfabeto chinês tem 32000 símbolos e (???) do9mino mal a língua

Portanto o rigor dos puritanos da língua teem á partida a causda perdida porquie meus amigios a porra do Google aceitou as novas regras e ele google corrige

amen

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O cantinho de Vasco Graça Moura Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Vitor mango Dom Fev 12, 2012 1:40 am

depoisha a granatica pah que diz que um s entre duas vogais vale Z
pois
quiser nao quizer e fasendo não a regra é mais compleça ( o googloe diz complexa mango ...

se fizermos da lingua um local para puritanos ratas de biblioteca intelectuais as peixeiras do Puerto carago atiram-lhes uns verdadeiros mimos pah
kerem exemplos

Um acordo bom ou mau tenta evitar que cada um escreva sabado com H ou o verrho haver com x

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O cantinho de Vasco Graça Moura Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Joao Ruiz Dom Fev 12, 2012 5:36 am

.
se fizermos da lingua um local para puritanos ratas de biblioteca intelectuais as peixeiras do Puerto carago atiram-lhes uns verdadeiros mimos pah
kerem exemplos

Um acordo bom ou mau tenta evitar que cada um escreva sabado com H ou o verrho haver com x

A língua, Mango, é um símbolo da nação e como tal tem de ser tratado.

Não está em causa a sua evolução, mas o seu abastardamento, rebaixando-a ao nível de adoptada e não de adoptante, como deveria ser. Sim, porque este (des)acordo não a enriquece, antes a embrutece, só para atrair as boas graças do Brasil, Angola, etc., que, no fundo, pouco ou nada nos ligam. Mas nós, com a nossa proverbial subserviência, encontramos logo desculpas mirabolantes, que nada justificam.

As ratas de biblioteca têm, ao menos, a rara qualidade do respeito pela sua língua materna, recusando-se a participar no seu assassinato. É confrangedor ver, por exemplo, livros de recentes autores, que mais parecem as traduções do Google, tantas as machadadas que desferem no Português, quer ortográfica, quer sintacticamente falando.Escrevem o tal sábado com H e o verbo haver com X., ao mesmo tempo que pontapeiam a gramática, a torto e a direito.

Estou com VGM, neste campo. De facto, este fato não me serve!

Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Vitor mango Dom Fev 12, 2012 10:55 am

antes a embrutece, só para atrair as boas graças do Brasil

Estive 6 anos no Brasil e...
explique como é isso de embrutecer quando o tal povo é quem engole todas as telenovelas brasileiras
...se o português é hoje a 5ª língua falada no mundo ( incluir arredores ) isso deve-se AOS Brasileiros

e nisso sinto-me a vontade porque jamais tentei sequer o sotaque brasileiro
A lingua é feita pelo povo e sempre a será

maissssssssss...sinto-me á vontade porque aqui no vagueando jamais falei outra lingua que nao a portuguesa e mesmo quando ha noticias em inglês traduso para os menos cultos em linguas

mais ...numa estrada ha regras que sao modificadas ..ou mesmo no futebol ha regras novas ...porque sem regras seria a anarquia
o VGM é pedante e cagão e esta a armar-se em ...em...em...olha como fez o Cavaco ... a tentar passar ...bla bla

Onde se fala melhor portugues ?
Coimbra cidade ( e nunca nos arredores que conheço bem

Onde se fala mais popular ?
PUERTO karago

ondfe ha cha das tias a empregar vernis nas palavras ?

Lisboa e Linha da costa

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O cantinho de Vasco Graça Moura Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Vitor mango Dom Fev 12, 2012 10:58 am

atençao ..vernis escreve-se kum K no final ...porque tal como a gravata fica a matar no fato nao facto

O cantinho de Vasco Graça Moura Scaled.php?server=860&filename=gravatasrosasparanoivos

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O cantinho de Vasco Graça Moura Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Joao Ruiz Dom Fev 12, 2012 11:43 am

.
...se o português é hoje a 5ª língua falada no mundo ( incluir arredores ) isso deve-se AOS Brasileiros

Isso é brasileirês, para ceguinho falar!

A lingua é feita pelo povo e sempre a será

É, mas pelo povo português, no caso em apreço!

Onde se fala mais popular ?
PUERTO karago

Não é mais popular. É regionalismo!

ondfe ha cha das tias a empregar vernis nas palavras ?

Lisboa e Linha da costa

Verniz... pedantismo ou burrice da grossa?!?!

atençao ..vernis escreve-se kum K no final ...porque tal como a gravata fica a matar no fato nao facto

Cuidado não rasgue o fato, porque o facto não consegue rasgar com o dito (des)acordo.

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Vitor mango Dom Fev 12, 2012 12:27 pm

gostei do Verniz que no Puerto se diz BERNIXE..o binho se escreve tinto...salvam-se as tias mas nao o xá mas os bolinhos de amendoa

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O cantinho de Vasco Graça Moura Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Vitor mango Dom Fev 12, 2012 12:33 pm

Vitor mango escreveu:gostei do Verniz que no Puerto se diz BERNIXE..o binho se escreve tinto...salvam-se as tias mas nao o xá mas os bolinhos de amendoa

ninguem diz tammmbém mas tamem pelo que a minha teoria tambem treme pelas costuras

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O cantinho de Vasco Graça Moura Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Vitor mango Dom Fev 12, 2012 12:40 pm

no brasiu a palavra que mais me custava ouvir era endenizaçao ora eu sempre ouvi dizer indemnização

=====================================
nota episcopal

mango jamais se mete á frente da turba para arregimentar TURBAS ...E podem crer que depois da saida do anarca e da ausencia forçada do viriato acho que por mais que me custe devo manter a serenidade a estalika com os meus manos que diariamente me acompanham e ,,,especialmente e... o dever a milhares de leitores do vagueando
Tudo isto gratuitamente

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O cantinho de Vasco Graça Moura Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Vitor mango Dom Fev 12, 2012 1:58 pm

a

Graça Moura: "Não houve intenção de afrontar o Governo"

HojeO cantinho de Vasco Graça Moura Icn_comentario


O cantinho de Vasco Graça Moura Ng1818531

Fotografia © Nuno Pinto Fernandes/Global Imagens

Entrevista ao presidente da Fundação do Centro Cultural de Belém aos
diretores do DN e da TSF sobre o seu novo cargo, o acordo ortográfico e o
atual momento político.


Em
relação à polémica decisão de banir o Acordo Ortográfico dos documentos
do Centro Cultural de Belém, o recém-empossado diretor admite que possa
ter causado algum incómodo junto do executivo, mas assegura que não
houve intenção de afrontar o Governo com esta medida. E defende que sem
vocabulário ortográfico comum, preparado com intervenção dos sete países
signatários do Acordo através dos seus organismos e instituições, as
alterações exigidas à grafia não são sequer aplicáveis.
Relativamente
ao Centro Cultural de Belém, Vasco Graça Moura diz que "não há que
mexer no que está feito" até ao final da temporada. Mostra-se
surpreendido com a demissão em bloco do anterior conselho diretivo mas
garante que com os nomes escolhidos para constituir o novo organismo o
CCB estará muito bem acompanhado. Com a Fundação Berardo, a instituição
deverá manter uma relação de cooperação e boa vizinhança.
Num
comentário à atualidade, o escritor afirma que os portugueses não deviam
ter ficado tão "eriçados" com as palavras do Presidente da República no
que diz respeito ao valor da sua pensão e elogia a liderança de Pedro
Passos Coelho, a quem reconhece coragem e bom senso. Quanto à oposição,
Vasco Graça Moura defende que António José Seguro é hoje um líder fraco e
que o PS, uma vez assinado o acordo com a troika, tem pouca margem para
contradizer o Governo e por isso se preocupa com "questiúnculas
menores".
Leia a entrevista na íntegra no e-paper do DN.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O cantinho de Vasco Graça Moura Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Vitor mango Dom Fev 12, 2012 2:00 pm

Graça Moura: "Não houve intenção de afrontar o Governo"


içu ...içu...

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O cantinho de Vasco Graça Moura Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Vitor mango Seg Fev 13, 2012 1:55 am

Porque uma rata de biblioteca fixo no alto da pagina


manos tias e aves de arrebaçao

Odeio moralistas pedantes

a causa nem é a Horta Ugerafia porque os acordos nestas coisas estão-se marimbando para moralistas demagogos ou bate chapas a malhar no duro
bumba ...bumba


e estava-me a lembrar o Mendel que
Porra pah voces conhecem mo Mendel das espécies pah
Pois o dos macacos
...que escreveu a origem das carecas dos chimpanzés ...mas a esposa que era católica ( na Inglaterra tem outro nome ...)
tinha cagufa de publicar porque toda a gente garantia a pés juntas que GOD tinha feito o macaco a lombriga e esticado as pestanas na Eva

Só quando ele soube que um Austriaco ia publicar um trabalho identico foi a correr á TIPO ( grafia ) dar cforagem ás letras

ahh ahhh mas a Academia das ciências e tudo o que era rata ficaram PHOLOS para nao utilizar a palavra que o K ( adiante ...eu depois digo

e no dia sdo debate o Mendel não foi ...empurrou um amigo para aguentar os VGM que poluiam o esquema
e um inflamado RATA dirigiu-me a Huzley (?) E EXCLAMA EM VOZ ALTA
...e VOCE SABIA QUE É DESCENDENTE DE UM MACACAO???????????????????????????

O prosador respondeu seco

-Olha seu ca*** antes ser descendente de um macaco do que um imbecil como você é


====================================

acho que a minha raiva ao preto e aos mistico deve vir daqui desta gente que aprendeu uma teoria e agarrou-se á lapa da sua ignorância

Voces agora riem-se pois
Só que nao vai para muito tempo numa cidade americana a população queria que a teoria divina das espécies batesse na mesma tecla

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O cantinho de Vasco Graça Moura Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

O cantinho de Vasco Graça Moura Empty Re: O cantinho de Vasco Graça Moura

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos