por Vitor mango Dom Set 23, 2012 10:53 am
Maioria do território sírio está fora do controlo do regime
Comandante dos rebeldes sírios diz que se a oposição tivesse mísseis anti-aéreos e anti-tanque, "conseguiria rapidamente ganhar vantagem", sublinhando que ainda assim a maioria do território está já fora do controlo do regime.
9:29 Domingo, 23 de setembro de 2012 |
| |
0 0
|
Um comandante dos rebeldes sírios afirmou hoje que a maioria do território da Síria está já fora do controlo do regime, cuja superioridade aérea é o único fator que lhe permite manter o poder.
"Com ou sem ajuda externa, a queda do regime é uma questão de meses, e não anos", disse o coronel Ahmed Abdel Wahab, que diz comandar uma brigada de 850 homens no Exército Sírio Livre (ESL).
Para o mesmo comandante, que falava à agência France Presse em Atma, junto à fronteira da Síria com a Turquia, se a oposição tivesse mísseis anti-aéreos e anti-tanque, "conseguiria rapidamente ganhar vantagem".
"Mas se os países estrangeiros não nos derem estes meios, vamos ganhar na mesma. Só demorará mais algum tempo", disse.
Wahab garante que a oposição controla a maior parte do país e que, na maioria das regiões, os soldados são prisioneiros dos seus quartéis: "Eles saem muito pouco e nós andamos livremente por todo lado, exceto em Damasco".
"Desde que evitemos as estradas principais, movemo-nos livremente", acrescentou.
"Regime está a matar os eu próprio povo"
Wahab, que há nove meses era coronel no exército regular, justificou a sua deserção com "a magnitude dos crimes do regime, que está a matar o seu próprio povo", mas disse manter contacto com oficiais que se mantêm no exército do regime. "A moral deles está muito em baixo", disse.
"Se os soldados sunitas não desertam é porque temem pelas suas famílias, que são mantidas como reféns. Eu consegui arranjar um sítio seguro para a minha antes de deixar o exército", acrescentou.
Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, cerca de 80% das cidades e vilas ao longo da fronteira com a Turquia estão fora do controlo de Damasco e a AFP conta que, em muitas dessas localidades, os residentes fazem as suas vidas com normalidade.
|
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/maioria-do-territorio-sirio-esta-fora-do-controlo-do-regime=f755225#ixzz27JRo2uD2