Certamente que não voto para as autárquicas
2 participantes
Página 1 de 1
Que me lembre, já não voto para as legislativas desde 2005 e para as chamadas autárquicas desde 1997. Para as presidenciais - por as considerar feridas de nulidade por usurpação - nunca votei. Durante muito tempo, pela minha formação, considerei as eleições autárquicas as mais relevantes e verdadeiras, posto serem emanação das realidades locais e darem voz a essa entidade mítica que dá pelo nome de povo. Contudo, foi corrigindo a minha teimosa ingenuidade a respeito desses micro-estados que dão voz, presença, micro-poder e dinheiros a uma constelação de pequenos interesses, pequenas ambições, pequenas habilidades e enorme impreparação. Hoje, tendo presente o triste historial desse "poder local", miniatura do regime dos partidos, das comanditas e redes clientelares que chega a superar em perversidade a matriz inspiradora, julgo que a administração local é assunto demasiado sério para repousar em mãos amadoras. A gestão dos assuntos locais devia - não temo a provocação - estar integrada na administração pública preparada, isto é, profissionalizada, trabalhando por objectivos, avaliada, fiscalizada; ou seja, devia ser uma carreira confiada a quadros superiores do Estado. O poder local centuriou e feudalizou a geografia portuguesa, não exprime qualquer realidade social, não promove nem forma uma elite local, não é racional nem eficaz. É, tão só, um agente empregador de base destinado a alimentar milhares de amigos, familiares, protegidos, satisfazendo o estrato mais baixo das lideranças partidistas.
Publicada por Combustões à(s) 24.9.13 2 comentários: _________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Vitor mango- Pontos : 118184
Re: Certamente que não voto para as autárquicas
.
Pois! Nestas épocas, é sempre a mesma cantiga! Ninguém vota, mas o facto é que os abutres lá estão e os comodistas, etiquetados de abstencionistas, são os que mais protestam depois.
Arre, corja de cobardes, a invocar isto e aquilo, para deixarem aos outros o ónus da inconformidade, quando as coisas descambam!
Pois! Nestas épocas, é sempre a mesma cantiga! Ninguém vota, mas o facto é que os abutres lá estão e os comodistas, etiquetados de abstencionistas, são os que mais protestam depois.
Arre, corja de cobardes, a invocar isto e aquilo, para deixarem aos outros o ónus da inconformidade, quando as coisas descambam!