Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A vez de Israel para perguntar: Será que todos os judeus precisam para viver em Israel?

Ir para baixo

A vez de Israel para perguntar: Será que todos os judeus precisam para viver em Israel? Empty A vez de Israel para perguntar: Será que todos os judeus precisam para viver em Israel?

Mensagem por Vitor mango Ter Out 15, 2013 12:47 pm

A vez de Israel para perguntar: Será que todos os judeus precisam para viver em Israel? 2897429878
A vez de Israel para perguntar: Será que todos os judeus precisam para viver em Israel?
A diáspora forte é um imperativo sionista. É hora de Israel encontrou-se com o resto do mundo e reconhecido isso.
Por Alissa Breiman | 15 out 2013 | 06:11 | 8

europe map

Jewish Diaspora
Mundial Judaico
Imigração e Absorção Ministério campanha para retornar israelenses expatriados
Imigração e Absorção Ministério campanha para retornar israelenses expatriados .
artigos relacionados
Não se desfaça de casa porque é " mais fácil viver em Berlim, ' Lapid tells israelenses
Por TheMarker | 01 de outubro de 2013 | 15:30 | 5

Na semana passada, uma verdadeira tempestade na mídia surgiu em torno de uma questão que à primeira vista pode parecer um pouco periférica, mas é talvez uma das conversas públicas mais importantes a surgir nos últimos tempos. Recentes declarações do ministro das Finanças, Yair Lapid , acusando os emigrantes israelenses a Berlim de abandonar o Estado judaico , provocaram um surto de atenção da mídia em torno da responsabilidade moral de " yerida " ( emigração de Israel) e ter rachado a superfície de uma tempestade mais poderosa em sociedade israelense - a verdadeira questão é a evolução do ethos sionista.

É uma conversa comunidades judaicas ao redor do mundo têm tido apaixonadamente nos últimos anos. E a vida judaica foi alterado em conformidade.

Mas, agora, a oportunidade chegou para sociedade israelense para iniciar sua discussão , por mais doloroso que seja. Essa conversa apela para uma nova compreensão do lugar de Israel no mundo judaico , e uma visão mais relevante do sionismo no século 21 .

Enquanto no passado o mundo judaico foi organizada em torno sionismo clássico , com serviço de construção do Estado como o principal projeto do povo judeu , as tendências poderosas têm vindo a mudar o mundo judaico. Se no passado Israel era visto , tanto interna como externamente como a solução para os males da vida diáspora judaica , hoje os judeus de todo o mundo são em grande parte focada na construção e fortalecimento de suas comunidades judaicas locais.

Em paralelo , as comunidades judaicas de todo o mundo têm fortalecido politicamente , socialmente , culturalmente , economicamente e religiosamente , e estão até começando a operar como uma rede global de comunidades. A resiliência ea força dessas comunidades diáspora judaica provaram fundamental para apoiar o Estado de Israel e sua segurança. Então, se a sociedade historicamente israelense visto da diáspora como uma bomba-relógio , cuja única função era a de fornecer apoio financeiro e político para Israel , talvez nós estamos começando a ver os primeiros sinais de uma mudança de mentalidade : a diáspora vibrante como um imperativo sionista.

Assim, se no passado , o termo " diáspora " que se refere à não -israelense vida judaica fora de Israel , hoje a Diáspora de Israel é uma parte inegável da diáspora judaica. Com mais de 500.000 ( estimativas são de até 1 milhão) israelenses que vivem no exterior, o seu lugar neste cenário mutável mundo judaico criou uma nova conversa e uma nova abordagem em toda a diáspora judaica . Comunidades israelenses fora de Israel começaram a se auto-organizar em todo o mundo e , de igual modo , as comunidades judaicas locais foram enfrentar o desafio de envolvimento e integração dos seus membros da comunidade israelita .

As recentes declarações de Yair Lapid são mais uma reminiscência de descrição de " yordim " como " nefolet shel nemushot " ( fracos ) do que do discurso judaica contemporânea Yithak Rabin (1976 !) . Sentimentos de Lapid são uma indicação corajoso do descompasso entre mentalidade governo israelense e as tendências emergentes na relação entre Israel eo mundo judaico. Esta retórica continua a mesma linha de mensagens lançado em uma série de anúncios pelo Ministério da Absorção de Imigrantes em 2011. Esta campanha foi recebido com grande resistência dos israelenses e membros da comunidade judaica em geral no exterior e foi amplamente visto como falta de relevância e negar legitimidade a vida dos judeus e de Israel fora de Israel. Ambos os comentários recentes de Lapid e campanha de mídia do ano passado servem como sinais preocupantes de o fosso crescente entre o governo de Israel eo mundo judaico mudando.

Mas é essa nova discussão pública no seio da sociedade israelense , o que provocou comentários de Lapid , que representa o maior e mais exclusivo oportunidade para uma mudança de mentalidade e política vis -à-vis a Diáspora de Israel ? Talkbacks israelenses , programas de televisão de manhã e páginas do Facebook foram transbordando com as grandes questões - Será que todos os judeus precisam para viver em Israel? O que faz a vida judaica fora de Israel e Israel parece? Como Israel pode manter seus emigrantes perto, e aproveitá-los para o bem do Estado de Israel eo mundo judaico mudando? Essas discussões podem servir como o início de um novo capítulo nas relações de Israel com tanto a diáspora judaica israelense e mais amplo.

Envolver e integrar os israelenses no exterior para a vida comunitária judaica , incentivando-os a manter um vínculo indissolúvel com o Estado de Israel , é fundamental para Israel e fundamental para o mundo judaico em geral. Dentro deste mundo judaico mudar a diáspora de Israel não pode mais ser tratada como uma responsabilidade moral , ou uma questão periférica para a diáspora ou o estado de Israel.
A erupção atual dentro da sociedade israelense apresenta uma oportunidade única para moldar o discurso israelense e trazer uma nova era de relações Israel - Diáspora .

Alissa Breiman , um olah Hadasha da Austrália, levou força-tarefa do Instituto Reut em envolver a diáspora de Israel , com um estudo de caso em Toronto, bem como a mudança da relação entre Israel e os judeus

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
A vez de Israel para perguntar: Será que todos os judeus precisam para viver em Israel? Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118177

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos