Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A obsessão de Soares por Cavaco

Ir para baixo

  A obsessão de Soares por Cavaco Empty A obsessão de Soares por Cavaco

Mensagem por Vitor mango Qui Nov 21, 2013 11:34 am



A obsessão de Soares por Cavaco
Ricardo Costa
9:50 Quinta feira, 21 de novembro de 2013


Mário Soares é o político português que mais admiro e, seguramente, o político que mais gostei de acompanhar em reportagem. É dos poucos portugueses a quem se pode aplicar, sem exagero, a expressão bigger than life. O seu sentido político, a capacidade de luta em momentos-chave da nossa história e a força de ver além da espuma dos dias foram demonstrados vezes sem conta.

A minha admiração por Soares nunca me impediu de o criticar abertamente por várias razões: quando tentou impedir Jorge Sampaio de lhe suceder, quando deu cabo da sua eleição para presidente do Parlamento Europeu com declarações misóginas, quando resolveu candidatar-se a um terceiro mandato como PR, quando tentou humilhar Manuel Alegre e acabou humilhado, quando promoveu descaradamente a candidatura errática de Fernando Nobre por pura e simples vingança, quando andou ao colo com Pedro Passos Coelho e Miguel Relvas porque desprezava Ferreira Leite e quando começou a dizer frases absurdas ao jornais dia sim dia não.

Muitos destes "erros" são recentes, mas há um que persiste desde 1985. Mário Soares nunca gostou de Cavaco Silva - o que é normal -, mas sempre o desvalorizou, o que é um erro político primário. Um erro que conduziu Mário Soares a vários acidentes circunstanciais e um ou outro de maior dimensão. Soares nunca atribuiu a Cavaco Silva as duas maiorias absolutas do PSD, sempre achou que foram episódios promovidos pelas aselhices de Constâncio e Sampaio, líderes do PS em 1987 e 1991, e pelo desaparecimento do CDS. Nunca percebeu que uma grande quantidade de portugueses associavam diretamente Cavaco a uma época de prosperidade e que o viram, na altura, como a pessoa que melhor corporizava os benefícios da adesão à CEE, justamente promovida por Mário Soares. De forma não declarada, sempre alinhou com a direita mais tradicional e conservadora no julgamento sumário de um homem vindo de Boliqueime que não sabia estar à frente de uma televisão ou num jantar de Estado. Curiosamente, o único socialista que alguma vez derrotou Cavaco Silva foi outra pessoa que Soares nunca levou a sério, Jorge Sampaio. Mas Sampaio sempre levou Cavaco muito a sério.

Hoje à noite, é bem provável que possamos assistir a uma nova fase da obsessão de Soares por Cavaco. Ao que se vai ouvindo, porque Cavaco se devia demitir "por não defender a Constituição" (sic). Não sei se as pessoas que hoje vão encher a Aula Magna sabem quantos pedidos de fiscalização, preventiva e sucessiva, o Presidente enviou ao Tribunal Constitucional. Nem se conhecem o teor dos textos, ou sequer as declarações públicas de Cavaco sobre a Constituição e os juízes do TC. Presumo que não. Espero apenas que o PS tenha algum juízo e não se ponha a secundar Soares neste golpe de Estado discursivo. É que em 2015 dois meses depois do PS chegar ao Governo, a Aula Magna vai voltar a encher-se para pedir a cabeça de vários ministros socialistas. E, naturalmente, a cabeça de Cavaco que, por essa altura, ainda vai estar em Belém.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/a-obsessao-de-soares-por-cavaco=f842105#ixzz2lJ3u5gb6

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
  A obsessão de Soares por Cavaco Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 115289

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos