Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Basta dar-nos a nossa liberdade

Ir para baixo

Basta dar-nos a nossa liberdade Empty Basta dar-nos a nossa liberdade

Mensagem por Vitor mango Ter Jan 07, 2014 5:29 am

Basta dar-nos a nossa liberdade
Os líderes de Israel deve soltar suas narrativas de medo e rejeição, e abraçar o Presidente Abbas e seu governo como verdadeiros parceiros para a paz.
Por Munib al Masri | 06 de janeiro de 2014 | 14:01 | 10


"Não se iludam ", disse o ministro da Defesa, Moshe Ya'alon recentemente para três membros israelenses do nosso grupo , Quebrando o Impasse : " . Nós não temos um parceiro no lado palestino para uma solução de dois Estados " Ouvindo isto trouxe à mente uma conversa que tive há 30 anos com Yitzhak Rabin . Foi durante a invasão israelense do Líbano , e em Tel Aviv centenas de milhares de israelenses foram às ruas protestar contra a guerra projetado para conduzir Yasser Arafat ea OLP de Beirute e que, direta ou indiretamente, provocou a morte de milhares de libaneses inocentes e palestinos.

Foi no início de 1983. Eu disse Rabin por telefone que se ele queria o fim das guerras entre os nossos povos , ele teria que sentar e negociar com Arafat ea OLP . "De jeito nenhum ", declarou ele . "Eu nunca vou sentar-se com ele. " Para Rabin , nesse momento, nem Arafat nem a OLP jamais ser parceiros para a paz. Eu disse que ele estava errado. Dez anos mais tarde, quando Arafat me apresentou pessoalmente ao primeiro-ministro Rabin , durante uma conferência em Casablanca, Marrocos após a assinatura dos Acordos de Oslo na Casa Branca Rose Garden , Rabin sorriu ironicamente e disse- me em voz baixa : "Apenas don 't dizer que eu avisei " .

Muitos outros líderes israelenses e cidadãos passaram pelo mesmo processo de mudança , percebendo , no final, que as lideranças israelenses e palestinos não têm escolha, mas para chegar a um compromisso justo que permitirá que nossos povos para compartilhar um futuro pacífico, próspero. Não tenho dúvidas de que o atual governo israelense também vêm para ver em nosso presidente, Mahmoud Abbas (Abu Mazen ) e seus parceiros de confiança do governo em paz.

Meu otimismo é baseado no simples fato de que Abu Mazen , como Arafat antes dele, já tomou a decisão mais dolorosa qualquer líder nacional pode ser convidado a fazer ao afirmar inequivocamente a sua vontade de aceitar 22 por cento da Palestina histórica , como o preço da paz . Além disso, a liderança palestina adotou a Iniciativa Árabe de Paz , porque diz respeito à solução de dois Estados para ser o início de um novo , aberto, relação de colaboração com Israel , que trará benefícios incalculáveis ​​para os nossos povos e da região.

Há , é claro, alguns israelenses que irá sempre encontrar razões para negar que os palestinos podem ser seus parceiros - porque eles alegam nosso território para a expansão sem fim dos assentamentos judaicos . Ya'alon , além disso, argumenta que um Estado palestino independente pode se tornar uma plataforma para os radicais islâmicos para atacar Israel. Mesmo se Abu Mazen é sincero em seu desejo de paz, Ya'alon parece pensar , não há nenhuma garantia de que os seus sucessores não vai transformar a Palestina em uma plataforma de lançamento para ataques destinados a Israel.

Usando cenários de medo de continuar a enjaular os palestinos em bantustões só vai aprofundar a animosidade entre os nossos povos e garantia de que não haverá fim ao medo , conflito e morte em ambos os lados . Seria fácil para negar os perigos inerentes na resolução de um conflito tão antigo e complexo como o nosso. Mas, como um dos fundadores do Quebrando o Impasse , um grupo de empresários palestinos e israelenses , que representam mais de 30 por cento do produto interno bruto de ambos os países, o que posso dizer de forma inequívoca que o único caminho para os israelenses para garantir um futuro próspero para si é ajudar a construir os palestinos , um estado livre aberto própria, e isso começa com um político , e não econômico , a resolução de dois Estados com base nas fronteiras de 1967 com Jerusalém como capital compartilhada.

E isso não é um sonho . Por quase 60 anos eu trabalhei no Oriente Médio , África e Ásia , e assistiu nações pós-coloniais se livrarem da pobreza e da imaturidade política . Nós todos sabemos que os ingredientes essenciais na construção de um estado de funcionamento . Um estado deve controlar suas próprias fronteiras. Um estado também deve ter o Estado de direito e deve dar espaço livre para a indústria e sociedade civil para prosperar.

Quando Oslo começou havia 50 mil linhas telefônicas na Cisjordânia e em Gaza. Nos últimos 20 anos, as empresas de telecomunicações palestinos têm crescido no mercado para chegar a 500.000 linhas fixas, 3,5 milhões de assinantes de telefonia móvel e uma ampla cobertura de Internet . Nós, palestinos vai continuar construindo o nosso país , e estamos ampliando nossas mãos , em parceria com os nossos futuros vizinhos . Israel tem uma escolha: em vez de ser boicotado e evitado , em vez disso pode ser recebido como um amigo , vizinho, visitante e parceiro comercial de Marraquexe para Jacarta. Basta dar-nos a nossa liberdade .

Estou confiante de que Ya'alon vai olhar para o futuro e concluir que é muito melhor para prevenir desastres através da cooperação do que para garantir desastre através do medo e da ocupação continuada. Eu realmente acredito que em 2014 ele e os outros membros do governo israelense vai apertar a mão do presidente Mahmoud Abbas , e uma vez que ele faz eu prometo não dizer " eu avisei ".

O escritor é um proeminente empresário palestino que suporta várias iniciativas de educação e de assistência social palestinos e se dedica a promover a causa da paz

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Basta dar-nos a nossa liberdade Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117583

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos