Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Documento da CIA mostra que treinar e financiar insurgentes de forma

Ir para baixo

Documento da CIA mostra que treinar e financiar insurgentes de forma  Empty Documento da CIA mostra que treinar e financiar insurgentes de forma

Mensagem por Vitor mango Sex Out 17, 2014 2:00 am

Documento da CIA mostra que treinar e financiar insurgentes de forma clandestina é 'ineficaz'
Felipe Amorim | São Paulo - 15/10/2014 - 17h57
Obtido pelo NYT, relatório reviu anos de práticas da agência — em Cuba, Angola e Nicarágua — e aumentou ceticismo de Obama em intervir na crise síria

Um relatório interno da CIA revela que os esforços da agência de inteligência norte-americana em armar e treinar clandestinamente movimentos de insurgência em diversos países do mundo têm sido, na maior parte das vezes, em vão.
O documento secreto — que faz um balanço das práticas adotadas pela CIA ao longo dos seus 67 anos de existência — ao qual o jornal The New York Times teve acesso foi comissionado entre 2012 e 2013 pelo governo de Barack Obama em meio aos intensos debates por conta da guerra civil na Síria. Segundo fontes militares entrevistadas pelo jornal, o relatório interno influenciou na decisão do presidente de não fornecer, tão diretamente, suporte aos opositores sírios contra o governo de Bashar al Assad.
Leia masi: Análise: Como 'Guerra ao Terror' criou o grupo terrorista mais poderoso do mundo
Agência Efe (20.out.2012)
Documento da CIA mostra que treinar e financiar insurgentes de forma  Rebeldes%20sirios
Membros do Exército Livre da Síria, grupo de oposição, mostram armas e gritam palavras de ordem contra Assad 

Passando por casos como Angola, o fomento aos antissandinistas na Nicarágua ou a invasão da Baía dos Porcos em Cuba, o documento interno concluiu que muitas das tentativas passadas de fornecer secretamente assistência a grupos “rebeldes” estrangeiros tiveram, a longo prazo, impacto mínimo no resultado do conflito. Em especial, foram mais ineficazes ainda quando as milícias opositoras não contam com o apoio direto de tropas norte-americanas no território — como era o caso, por exemplo, da crise síria.

Recrutamento de mulheres muçulmanas por extremismo islâmico preocupa autoridades no Quirguistão


Casa Branca abafou escândalo de prostituição do Serviço Secreto na Colômbia, diz jornal


Fidel elogia editorial do jornal 'The New York Times' que pede fim de embargo a Cuba


O próprio presidente Barack Obama já havia mencionado passageiramente o relatório da CIA, em uma entrevista à revista The New Yorker. Obama defendia-se de acusações de que seus esforços em ajudar os opositores sírios não vieram rápido nem forte o suficiente:
“Na verdade, eu cheguei a pedir que a CIA analisasse exemplos em que os EUA tivessem financiado e fornecido armas a insurgentes em um país onde isso tenha realmente dado certo. E eles não conseguiram encontrar muita coisa.”
Caso dos mujahidin
No relatório, a única vez em que um esforço de armar e treinar grupos insurgentes sem o suporte de tropas norte-americanas no terreno teve relativo sucesso foi no Afeganistão nos anos 80, quando os combatentes mujahidin tiveram suporte da CIA e conseguiram resistir contra as forças soviéticas: em 1989, a União Soviética deixou o país.
Talvez seja difícil, entretanto, enquadrar o cenário afegão no rol dos “casos de sucesso” para a CIA. Terminada a ocupação soviética, o Afeganistão viu o crescimento do grupo talibã no país, abrindo terreno para que, anos depois, surgisse a Al Qaeda de Osama bin Laden, responsável pelos atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Documento da CIA mostra que treinar e financiar insurgentes de forma  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118178

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos