Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Marcelo levanta sigilo do Conselho de Estado para defender Cavaco

Ir para baixo

Marcelo levanta sigilo do Conselho de Estado para defender Cavaco Empty Marcelo levanta sigilo do Conselho de Estado para defender Cavaco

Mensagem por Vitor mango Sex Jul 15, 2016 9:31 am

arcelo levanta sigilo do Conselho de Estado para defender Cavaco
Marcelo levanta sigilo do Conselho de Estado para defender Cavaco Ng7318163
TIAGO PETINGA/LUSA


Pub

Lobo Xavier revelou que Cavaco Silva não defendeu a aplicação de sanções a Portugal na última reunião do órgão
O Presidente da República autorizou António Lobo Xavier a quebrar o sigilo do Conselho de Estado para esclarecer publicamente que Cavaco Silva não defendeu a aplicação de sanções a Portugal na última reunião do órgão.
A explicação foi dada esta sexta-feira pelo próprio Lobo Xavier, em declarações ao Expresso: para quebrar o regime de sigilo a que os conselheiros estão obrigados é sempre necessária a autorização expressa do Presidente, autorização essa que foi dada rapidamente depois de contactar Marcelo Rebelo de Sousa.
Foi só depois que o conselheiro Lobo Xavier revelou, no programa "A Quadratura do Círculo", que as notícias de que davam conta de que Cavaco teria feito uma intervenção que legitimava a aplicação de sanções a Portugal por não cumprir o défice não correspondiam à verdade.
No programa, Lobo Xavier explicou que pediu ao Presidente da República para lhe permitir levantar o sigilo porque lhe "fazia impressão que estivesse o Conselho de Estado de assistir impávido e sereno a declarações que não correspondem a nada". Para o conselheiro, tem de ser o chefe de Estado o "árbitro do que é segredo, do que não é segredo, do que é revelável ou não revelável".
Lobo Xavier questionou Marcelo "se achava que declarações não verdadeiras, injustas e contra a honra e contra o brio" podem manter-se assim em "nome do segredo de Estado". E então o Presidente libertou o histórico centrista para dizer que "o que é atribuído a Cavaco Silva, não se passou"".
Cavaco Silva "vai respeitar dever de sigilo"Marcelo levanta sigilo do Conselho de Estado para defender Cavaco Ng7299330



O Expresso lembra que o pedido de levantamento do dever de sigilo a um conselheiro de Estado não é uma estreia e que a situação anterior envolve novamente o nome de Cavaco Silva. Em 2000, durante a Presidência de Jorge Sampaio, o então líder comunista Álvaro Cunhal disse que Cavaco Silva tinha uma posição sobre a independência de Timor Leste diferente da que publicamente defendia e Cavaco pediu a Sampaio para libertar a ata da reunião.
Foi na sequência desta polémica que Sampaio pediu pareceres jurídicos, em que se concluiu que o dever de sigilo é inultrapassável, exceto quando é o próprio Presidente a levantar esse dever.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Marcelo levanta sigilo do Conselho de Estado para defender Cavaco Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos