Quais palavras e expressões um brasileiro deve tirar do seu vocabulário para que seja melhor compreendido em Portugal?
Página 1 de 1
Quais palavras e expressões um brasileiro deve tirar do seu vocabulário para que seja melhor compreendido em Portugal?
Nora Ceilão, morou em Brasil
Respondido segunda-feira · Recebeu votos positivos de Erick Freitas, Residência: Brasil e Ana Pereira, Residência: Portugal
Acessando minha experiência com lusófonos não brasileiros, daria estas dicas:
[list defaultattr=]
[*]Quanto mais formal e correto for o uso do seu português, mais próximo estará de qualquer outra variante (portuguesa, angolana, moçambicana, santomense etc.). Então, use um linguajar mais formal, gramaticalmente aceitável e evite as gírias brasileiras:
[*]Tente diminuir o uso de palavras de origem não portuguesa, sobretudo as indígenas e africanas (eles desconhecem a maioria):
[/list]
Dicionários de português lançados em Portugal ajudam a identificar as melhores alternativas aos brasileirismos: Dicionário Infopédia e Dicionário Priberam
———
¹ O pronome ‘você’ é considerado intimista, invasivo por boa parte dos portugueses (corresponderia a ser abordado por um estranho na rua no Brasil e ouvir um: ‘Ei, mano, tu pode me informar uma coisa?’), embora esteja cada vez mais comum, sobretudo entre as gerações mais jovens.
² O uso do ‘tu’ mal conjugado também soará de mau gosto, como se fosse uma gíria malandra carioca (‘tu vai, tu foi, tu quer…’). Evite.
Nora Ceilão, morou em Brasil
Respondido segunda-feira · Recebeu votos positivos de Erick Freitas, Residência: Brasil e Ana Pereira, Residência: Portugal
Acessando minha experiência com lusófonos não brasileiros, daria estas dicas:
[list defaultattr=]
[*]Quanto mais formal e correto for o uso do seu português, mais próximo estará de qualquer outra variante (portuguesa, angolana, moçambicana, santomense etc.). Então, use um linguajar mais formal, gramaticalmente aceitável e evite as gírias brasileiras:
- Em vez de Amigo, você pode me dizer…, prefira Senhor, por favor, onde posso…
- Isso é legal/bacana…, prefira Isso é bom/interessante…
- Evite o uso de você (é considerado muito informal) e use senhor/senhora com estranhos ou omita o você por completo (em vez de Você poderia me dizer… use Poderia me dizer…).¹ Com colegas e amigos pode usar você ou tu, mas conjugado corretamente (tu vais, foste, queres…).²
- Nunca se esqueça das palavras mágicas: por favor, com licença, por gentileza, muito obrigado(a), muito grato(a) etc.:
- Num restaurante ou lanchonete: em vez de Amigo, dois pastéis e uma água, prefira Por gentileza, dois pastéis e uma água.
- Numa loja: Oi, quanto custa a camisa?, prefira Por gentileza, quanto custa a camisa?
- Numa agência de viagens/guichê: Olá, ainda tem vaga no city tour?, prefira Bom dia/tarde/noite, ainda há vaga no city tour?
[*]Tente diminuir o uso de palavras de origem não portuguesa, sobretudo as indígenas e africanas (eles desconhecem a maioria):
- macaxeira prefira mandioca
- moleque prefira menino
- cafuné prefira carícia
- fuxico prefira intriga
- …
[/list]
Dicionários de português lançados em Portugal ajudam a identificar as melhores alternativas aos brasileirismos: Dicionário Infopédia e Dicionário Priberam
———
¹ O pronome ‘você’ é considerado intimista, invasivo por boa parte dos portugueses (corresponderia a ser abordado por um estranho na rua no Brasil e ouvir um: ‘Ei, mano, tu pode me informar uma coisa?’), embora esteja cada vez mais comum, sobretudo entre as gerações mais jovens.
² O uso do ‘tu’ mal conjugado também soará de mau gosto, como se fosse uma gíria malandra carioca (‘tu vai, tu foi, tu quer…’). Evite.