Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os brasileiros fingem muitas vezes que entendem tudo quando falam com um português?

Ir para baixo

Os brasileiros fingem muitas vezes que entendem tudo quando falam com um português? Empty Os brasileiros fingem muitas vezes que entendem tudo quando falam com um português?

Mensagem por Vitor mango Seg Jan 27, 2020 1:03 am







Fernando Ferreira, antigo Director de Seguradora

Respondido em 21 de janeiro




Um problema que todos os brasileiros sentem quando chegam a Portugal tem a ver com a lingua. Os portugueses não têm qualquer dificuldade em entender os brasileiros, enquanto o contrário não é verdade. E, ao contrário do que se possa pensar, este não é um problema exclusivo das classes mais baixas da sociedade brasileira.

E não é verdade por várias razões. Uma delas é a consequência do facto de a maioria dos brasileiros não estar habituada a ouvir falantes de Portugal. Em muitos casos nunca ter ouvido sequer um português a falar. Outra, e bem mais decisiva, tem a ver com a maior riqueza fonética do português europeu comparativamente ao português falado no Brasil. De facto, há diversos sons no português europeu que não existem no português falado no Brasil, enquanto o contrário não é verdade. Em especial (mas não só) as vogais átonas, que conduzem muitas vezes ao que parece ser a supressão de sílabas. Também a parte do vocabulário constitui um problema, visto que há muitas palavras diferentes para o mesmo objecto - só um exemplo: comboio em Portugal é trem no Brasil. Mas estas diferenças existem também dentro do mesmo país. Um só exemplo: cadeado em Lisboa é aloquete no Porto.

Isto para dizer que tudo isto faz parte de algo tão rico como é a língua portuguesa. Ao fim de alguns (poucos) meses os brasileiros que venham para Portugal estarão habituados à sonoridade e às diferenças vocabulares e terão ultrapassado a dificuldade inicial. É o que demonstra claramente a experiência vivida com os novos imigrantes.

665 visualizações · Ver votos positivos


os

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Os brasileiros fingem muitas vezes que entendem tudo quando falam com um português? Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos