Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos

2 participantes

Ir para baixo

Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos  Empty Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos

Mensagem por Vitor mango Qua Set 10, 2014 2:18 am

Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos
Devemos todos questão de como justifica o enorme número de mortos era de inocentes em Gaza, sejam quais forem as circunstâncias atenuantes. Devemos investigar as nossas ações, não para salvar a face, mas para que possamos nos enfrentar.
Pelo rabino Daniel Landes | 09 de setembro de 2014 | 22:08


Minha moral introspecção - Hanefesh Cheshbon - induzido pelas próximas alta Feriados não faria um dizer-todo cativante autobiografia nem uma grande produção de filme de Hollywood. Eu odeio a confessar que não seria mesmo material para uma sensível indie de baixo orçamento. Minha vida é muito séria. Por alguns anos, eu tinha que fazer com perguntando se eu tinha pecado, usando um lápis por intermédio do dia dos festivais, e as coisas interpessoal pode ser atribuída principalmente a crabbiness - não permitida pela Halachá, mas não em os 10 mais [Un] quiseram a lista Sin também.

A "boa" notícia deste ano é que eu - e você - têm muito em que pensar, e é desconfortavelmente perto de que o pecado Top Ten. Temos apenas "se envolvido" (um eufemismo) na morte de cerca de 1.500 civis árabes (incluindo 500 crianças e 250 mulheres) na guerra de Gaza. Digo "nós" porque quase todos nós apoiado nossas ações lá - me também, metaforicamente, acenando a azul e branco, quando eu respondi a alguns homens de armas que perguntou se eles poderiam hesitar em batalha; Eu respondi que não devem, e que Maimonides nos diz que eles devem fazer diretamente o que deve ser feito.

Mas inocentes foram mortos. E suas mortes foram feitas por nós. Na verdade, o rei Davi não pôde construir o templo por causa do sangue que derramou em muitas guerras justas.

Maimônides conclui em sua introdução ao Avot que "nós achamos que ele possuía a crueldade, embora ele só usou contra os idólatras e hereges, ele não era digno aos olhos de Deus, porque ele matou tantos."

Escrevendo isso, até eu fico com raiva de mim mesmo: Não seria culpa do Hamas que colocar as crianças diretamente na linha de fogo? Eu não tenho nenhum problema culpando o Hamas. Mas nós temos uma religião exigente, e um "Antigo Testamento" Deus que espera que procurar nossas ações, especialmente nesta época do ano, não importa o quê.

Se você pode pensar em termos de halakha então talvez você ainda imaginar que só poderia ter um passe livre. Afinal, Maimonides expressa totalmente a idéia de que, enquanto estamos culpado por coisas que fazemos de propósito e, pelo menos parcialmente responsável por aqueles que fazemos inadvertidamente por descuido de ação ou a ignorância da lei, há uma terceira categoria em que são dispensados​​. Essas são as coisas sob os (hebraico para sobrecarregar compulsão ou força): nesse caso é isento de arrependimento e confissão.

Então, claramente, aqui sobre Gaza, onde nós, israelenses, estavam lutando em túneis construídos para transportar assassinos para cidades do Sul e terroristas parar de lançar foguetes em direção ao nosso coração, o argumento é: Como podemos ser culpados por esses inocentes que foram deliberadamente colocados no caminho da nossa resposta de um inimigo cínico? E, além disso, tanto o inimigo e os inocentes foram avisados​​. Nós agiu sob coação!

Então eu digo sim, sim, e podemos também deixar de lado as acusações de desproporcionalidade em relação às nossas vítimas e os deles, porque nós cuidamos de nossa própria através da construção de abrigos. Mas a questão deve assombrar aqueles de nós, pois, na prática judaica, ele não vai embora. Na verdade no confessionário Yom Kippur buscamos expiação por atos que nós pecamos tanto "por meio de coerção (as) e de bom grado." O livro de orações do Gaon de Vilna (d. 1797, o "Maimonides" da modernidade precoce) explica essa disjunção que, mesmo em um caso aparentemente coagidos estamos indiciado se fizermos o ato avidamente, sem pestanejar; ou se talvez pudéssemos ter evitado toda a situação para começar com a utilização de premeditação e, finalmente, que, por meio tachbolot ROV (muita sagacidade), poderíamos ter nos extraída da situação. Estes critérios rígidos para a culpa ou a inocência completa nos fazer uma pausa à medida que consideramos Gaza.

Onde isso nos deixa?

1) Ones ou "uma situação difícil" não é um passe livre completo.

2) Portanto, precisamos de uma Comissão real e vigorosa do Estado para investigar - em termos religiosos, a Hanefesh Cheshbon, não para que possamos salvar a face, mas para que possamos nos enfrentar. Precisamos saber se esta guerra poderia ter sido evitado ou atenuado.

3) Precisamos examinar decisões difíceis que foram feitas, que vão contra a moralidade halakhic - começando com: Você pode fazer a guerra, quando a população não tem lugar para se refugiar, em violação do dictum claro Maimônides que refúgio deve estar sempre disponível, mesmo para nossos piores inimigos - e, certamente, para uma população civil?

Qual é a justificação judaica - Eu vejo nenhum - em deixar cair uma bomba quando se sabe que ele certamente vai matar a esposa e bebê de oito meses de idade, de um líder terrorista?

4) Devemos nos perguntar por que encolher de perguntar a nós mesmos estas perguntas? Eles são difíceis, mas o fato de que nossos inimigos lançam acusações terríveis para nós não nos isenta de compreender os nossos próprios atos. Esse é o significado de Ellul e as Grandes Festas.

Finalmente, halakha nos aconselha que qualquer ação que seja doloso ou equívocas, como das que decorrem dos queridos, com a repetição tornam-se "como se permitido". À medida que, sem dúvida, terá de enfrentar novos desafios nesta área, precisamos recusar-se a concordar com a morte em massa de inocentes como o New Normal. Isso, confesso, vai ser muito dramático para qualquer filmagem e muito traumático para qualquer verdadeiro arrependimento.


Rabino Landes é Diretor do Instituto Pardes de Estudos Judaicos, em Jerusalém, onde ele ensina a classe sênior Kollel Talmud e Teologia. As opiniões expressas aqui são dele.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos  Empty Re: Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos

Mensagem por Vitor mango Qua Set 10, 2014 2:20 am

A ESTUPIDEZ desta guerra é bem simples



Destruiu TODAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA a base moral que o mundo civilizado tinha pelos judeus e pelo sofrimento do Holocausto





Dividiu os judeus em todo o mundo

Criou insegurança mundial para quem queira passear-se como Judeu

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos  Empty Re: Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos

Mensagem por Joao Ruiz Qua Set 10, 2014 5:32 pm

Vitor mango escreveu:A ESTUPIDEZ desta guerra é bem simples



Destruiu TODAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA a base moral que o mundo civilizado tinha pelos judeus e pelo sofrimento do Holocausto





Dividiu os judeus em todo o mundo

Criou insegurança mundial para quem queira passear-se como Judeu

Queixe-se dos palestinos, e seus amigos árabes, que abriram as hostilidades, há 60 anos!


queen

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos  Empty Re: Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos

Mensagem por Vitor mango Qui Set 11, 2014 12:40 am

my friend eu nao tenho amigos religiosos ja que a minha religiuao é o amor pela raça humana e nao esta gente que faz cabidela religiosa

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos  Empty Re: Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos

Mensagem por Joao Ruiz Qui Set 11, 2014 5:28 pm

Vitor mango escreveu:my friend eu nao tenho amigos religiosos ja que a minha religiuao é o amor pela raça humana e nao esta gente que faz cabidela religiosa

Não é isso o que dá a entender, quando toma posição, normalmente sempre contra um dos lados...

queen


_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos  Empty Re: Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos

Mensagem por Vitor mango Sex Set 12, 2014 1:23 am

Joao Ruiz escreveu:
Vitor mango escreveu:my friend eu nao tenho amigos religiosos ja que a minha religiuao é o amor pela raça humana e nao esta gente que faz cabidela religiosa

Não é isso o que dá a entender, quando toma posição, normalmente sempre contra um dos lados...

queen


Um dos lados tem o mais poderoso exercito daquela região e pensa e actua com ele ...mata rouba assassina faz aparthaid

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos  Empty Re: Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos

Mensagem por Joao Ruiz Sex Set 12, 2014 11:07 am

Vitor mango escreveu:
Joao Ruiz escreveu:
Vitor mango escreveu:my friend eu nao tenho amigos religiosos ja que a minha religiuao é o amor pela raça humana e nao esta gente que faz cabidela religiosa

Não é isso o que dá a entender, quando toma posição, normalmente sempre contra um dos lados...

queen


Um dos lados tem o mais poderoso exercito daquela região e pensa e actua com ele ...mata rouba assassina faz aparthaid

Isso já cansa. Mas chamo a sua atenção, para o que está a acontecer nos países que, não tendo um exército regular capaz, para travar o terrorismo, se vêem a braços com uma onda de criminalidade monstra.

queen

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos  Empty Re: Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos

Mensagem por Vitor mango Sex Set 12, 2014 11:10 am

tem razão as guerras cansam e Israel ao fim de 60 anos a matar ....conseguiu

ZEROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

no que eles desejavam

A PAZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos  Empty Re: Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos

Mensagem por Joao Ruiz Sex Set 12, 2014 11:54 am

Vitor mango escreveu:tem razão as guerras cansam e Israel ao fim de 60 anos a matar ....conseguiu

ZEROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

no que eles desejavam

A PAZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

As guerras cansam, muito mais quando um dos lados a não pediu!


Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos  Empty Re: Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos

Mensagem por Vitor mango Sex Set 12, 2014 12:37 pm

Joao Ruiz escreveu:
Vitor mango escreveu:tem razão as guerras cansam e Israel ao fim de 60 anos a matar ....conseguiu

ZEROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

no que eles desejavam

A PAZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

As guerras cansam, muito mais quando um dos lados a não pediu!


Twisted Evil
O Tango e as guerras fazem-se no minimo a duo

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos  Empty Re: Por que como judeus, como israelenses, devemos nos arrepender para de Gaza mortos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos