Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tablóides de Murdoch tiveram sob escuta figuras públicas

Ir para baixo

Tablóides de Murdoch tiveram sob escuta figuras públicas Empty Tablóides de Murdoch tiveram sob escuta figuras públicas

Mensagem por Vitor mango Sex Jul 10, 2009 1:03 am

Tablóides de Murdoch tiveram sob escuta figuras públicas



Os tablóides britânicos do grupo do magnata Rupert Murdoch terão colocado ilegalmente sob escuta milhares de figuras públicas, tendo pago posteriormente mais de um milhão de libras para tentar abafar o caso, denunciou hoje a imprensa britânica.

A notícia, avançada pelo jornal The Guardian, está a causar uma grande polémica no Reino Unido.

O diário de centro-direita revelou que o News Group, holding do magnata australiano que detém os tablóides The Sun e News of the World, terá alegadamente comprado o silêncio de três personalidades, cujo telefone estava sob escuta, com valores monetários consideráveis para evitar possíveis processos.

Uma dessas personalidades é Gordon Taylor, director executivo da Associação de Futebolistas Profissionais (PFA).

Sem revelar a identidade das fontes, o The Guardian noticiou que jornalistas dos dois tablóides terão recorrido aos serviços de detectives privados para colocar escutas nos telefones e obter informações, como declarações fiscais ou extractos bancários, de personalidades públicas.

Em comunicado, o grupo editorial considerou "inapropriado fazer comentários nesta fase".

A modelo Elle Macpherson, a actriz Gwyneth Paltrow, o cantor George Michael, o antigo vice-primeiro-ministro John Prescott e o agente de artistas Max Clifford constam entre as personalidades visadas pelo alegado esquema.

Dada a gravidade das acusações, o chefe da Scotland Yard, Paul Stephenson, deu ordem para serem "estabelecidos os factos".

Uma das pessoas potencialmente atingida a nível político é David Cameron, líder do Partido Consevador. O seu director de comunicação, Andy Coulson, tinha cargos de chefia no 'News of the World' quando jornalistas sob a sua responsabilidade recorreram a práticas ilegais.

A comissão para os media da Câmara dos Comuns foi convocada de urgência e o secretário de Estado do Interior britânico, David Hanson, deverá fazer também uma declaração sobre o assunto.

Em declarações em Itália, onde está a participar na cimeira do G8, o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, afirmou que o caso "levantou muitas questões e que, obviamente, terão de ser encontradas respostas".

SCA.

Lusa
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117619

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos