Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

De vento em poupa

3 participantes

Ir para baixo

De vento em poupa Empty De vento em poupa

Mensagem por Viriato Sex Ago 14, 2009 4:47 am

De vento em poupa

Tiago Julião Neves - Diário Económico

A decisiva aposta do actual governo nas energias renováveis revela uma visão estratégica e um sentido de oportunidade que podem conduzir à alteração do paradigma energético português nas próximas décadas.

Esta decisão abre caminho a um vasto conjunto de oportunidades a nível económico, social e ambiental cujo bom ou mau aproveitamento terá consequências profundas e duradouras na sociedade portuguesa.

O investimento em energias renováveis permite aumentar a segurança de abastecimento, reduzir a importação de energia do estrangeiro, aliviar o défice da balança de pagamentos, e reduzir a exposição à volatilidade de preços dos recursos não renováveis.

A diversificação inerente à promoção das energias renováveis cria condições para o desenvolvimento de um ‘cluster' tecnológico de futuro, capaz de gerar emprego qualificado e com elevado potencial exportador. Enquanto a descentralização da produção que está associada às energias verdes possibilita que a criação de emprego e a geração de riqueza sejam repartidas de forma mais homogénea pelo território nacional.

O apoio às energias renováveis deverá ser gerido criteriosamente, de forma a evitar a criação de rendas desnecessárias em tecnologias verdes já competitivas, que venham a onerar excessivamente o contribuinte ou o consumidor. Incentivando também a inovação, pesquisa e desenvolvimento em áreas emergentes como a biomassa ou a energia geotérmica. Apesar do entusiasmo com as energias renováveis é fundamental agir com a mesma determinação no combate ao desperdício, na promoção da eficiência energética e na gestão da procura. É crucial agir ao nível da alteração de comportamentos dos consumidores, o que só é possível se se compreender bem a dinâmica da procura, agindo sobre ela em vez de a tomar sistematicamente como um dado rígido ao qual a oferta continuamente se ajusta.

Vencer o desafio energético aproveitando integralmente o potencial das energias renováveis exige uma estreita articulação das políticas de energia, urbanismo e transportes. A adopção de soluções de mobilidade suave, híbrida e eléctrica terá porventura ainda maior impacto ao nível energético que as energias renováveis. Não basta inovar tecnologicamente, é essencial mudar hábitos e comportamentos insustentáveis enraizados há décadas na sociedade portuguesa. A promoção de tecnologias, equipamentos, edifícios e meios de transporte mais eficientes, e a adopção de hábitos mais sustentáveis são passos fundamentais rumo à indispensável redução da intensidade energética da nossa economia, garante de competitividade internacional e de crescimento sustentado.

Tiago Julião Neves
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

De vento em poupa Empty Re: De vento em poupa

Mensagem por Terminator Sex Ago 14, 2009 7:35 pm

Viriato escreveu:De vento em poupa


bem, agora parece k nao se fala noutra coisa, confesso k jah tou a achar muita energia renovavel nos ultimos tempos, mas adiante, isso faz parte da campanha e tb nao levo a mal, afinal de contas eh positivo.

o que nao percebi era se o autor keria mesmo dizer POUPA, k eh akela coisa k alguns passaros tem em cima da cabeça ( e tb estao sujeitas ao vento), POUPA, pk as energias renovaveis POUPAM muitos custos, ou se se refere ah expressao usada pelos navegantes DE VENTO EM POPA, k tb eh designada por reh e se situa na extremidade oposta ah proa, e k permite velejar sem ter de fazer bordos, ou seja, sempre "em frente", "a favor do vento", e dai o significado da expressao.

Terminator

Pontos : 2544

Ir para o topo Ir para baixo

De vento em poupa Empty Re: De vento em poupa

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Sex Ago 14, 2009 11:55 pm

A UNICA ENERGIA RENOVAVEL que os socialis-tas teem e o PEIDO!


Última edição por RONALDO ALMEIDA em Sáb Ago 15, 2009 11:55 am, editado 1 vez(es)
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

De vento em poupa Empty Re: De vento em poupa

Mensagem por Terminator Sáb Ago 15, 2009 5:20 am

RONALDO ALMEIDA escreveu:A UNICA ENERGIA RENOVAVEL que os Evangelistas teem e o PEIDO!

falou o sr comendador, ou pelo menos parece k emitiu um ruido, keiram fazer o favor de abrir as janelas, k nao se POOOOOOOOOODE estar aki. onde eh k anda o ricardo??

Terminator

Pontos : 2544

Ir para o topo Ir para baixo

De vento em poupa Empty Re: De vento em poupa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos