Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Descobertas novas espécies de vermes marinhos que lançam bombas bio-luminescentes

Ir para baixo

Descobertas novas espécies de vermes marinhos que lançam bombas bio-luminescentes Empty Descobertas novas espécies de vermes marinhos que lançam bombas bio-luminescentes

Mensagem por LJSMN Qui Ago 20, 2009 4:31 pm

Descobertas novas espécies de vermes marinhos que lançam bombas bio-luminescentes


20.08.2009

PÚBLICO

Um grupo de investigadores descobriu sete espécies que vivem nas profundidades oceânicas e que pertencem a um novo grupo de poliquetas, primos marinhos das minhocas. Muitas delas têm uma habilidade especial: lançam bolas verdes que brilham no escuro para, teorizam os investigadores, defenderem-se dos predadores.

A descoberta foi publicada num pequeno artigo na “Science”, por um grupo de investigadores do Scripps Institution of Oceanography, em São Diego, na Califórnia. Os vermes foram vistos pela primeira vez por aparelhos controlados remotamente que mergulharam a profundidades entre os 1800 e 3700 metros no Oceano Pacífico.

As sete novas espécies que pertencem aos anelídeos ( vermes com segmentos repetidos ao longo do corpo, que normalmente têm muitos pares de patas, onde se incluem as minhocas), têm entre os 1,8 e 9,3 centímetros e foram todas colocadas num novo género chamado Swima. A única espécie que já tem nome chama-se Swima bombiviridis, devido à capacidade de lançar bombas verdes.

As espécies não são raras. “Encontrámos todo um novo grupo de animais consideravelmente grandes e extraordinários que não conhecíamos nada”, disse Karen Osborn, que trabalha no instituto. “Não são animais raros. Muitas vezes, quando os víamos, eram `às centenas”, disse em comunicado, acrescentando que é muito difícil obter amostras do seu habitat.

Antigas brânquias

Os vermes são transparentes à excepção do tubo digestivo e movem-se com patas alongadas que utilizam como remos para nadar. Cada espécie tem uma série de apêndices na cabeça. Cinco das espécies estão equipadas com estruturas luminescentes – bolinhas cheias de líquido que quando são libertadas pelo animal brilham intensamente durante poucos segundos.

Greg Rouse, professor e curador no instituto, ficou fascinado com estas bombas devido à sua evolução. “Os parentes [destas espécies] têm brânquias exactamente nos mesmos locais onde estão as bombas”, explicou em comunicado. “As brânquias podem cair facilmente, por isso há uma similaridade em serem destacáveis.”


LJSMN

Pontos : 1769

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos