Cargueiro podia transportar mais do que madeira
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Vagueando na Notícia :: Salas das mesas de grandes debates de noticias :: Professor Dr e mister Mokas faz a analise do Mundo
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Onde pára o "Artic Sea"?
Relembrando a primeira mensagem :
Embaixador desmente descoberta do "Artic Sea"
por AFP/Lusa
Hoje
A Embaixada de Cabo Verde não confirma a notícia de que o navio Rctic Sea, com 15 tripulantes russos a bordo, foi detectado a 400 milhas de Sâo Vicente.
Em declarações à agência russa Ria-Novosti, Alexandre Karpuchin, embaixador russo, diz que se encontrou com Fernado Carvalho Pereira, chefe do Estado Maior das Forças Armadas de Cabo Verde, que lhe comunicou que não se confirmou a notícia da descoberta do navio.
Segundo o diplomata russo, às autoridades cabo-verdianas chegou a informação de que um navio semelhante ao Arctir Sea tinha sido visto a 400 milhas (cerca de 740 quilómetros) da Ilha de São Vicente mas não se confirmou a suspeita.
Ao final da tarde hoje, foi avançado que o navio de pavilhão maltês Arctic Sea, misteriosamente desaparecido desde o fim de Julho, tinha sido encontrado a cerca de 400 milhas marítimas de uma ilha do arquipélago de Cabo Verde, disse à AFP uma fonte militar da guarda-costeira do arquipélago.
O arquipélago de Cabo Verde situa-se no oceano Atlântico a cerca de 450 km da costa do Senegal.
O navio de pavilhão Arctic Sea, com 15 tripulantes russos, terá rumado a alto mar no oceano Atlântico depois de ter desaparecido sem deixar rasto. Transportava uma carga de madeira finlandesa avalia em mais de um milhão de euros. Contactou pela última vez a guarda-costeira de Douvres, Sul da Inglaterra, a 28 de Julho, cinco dias depois de ter partido. Era esperado na Argélia a 4 de Agosto.
A Interpol, organismo internacional de cooperação policial, preveniu o Reino Unido de que o Artic Sea tinha sido abordado a 24 de Julho por homens armados, em águas suecas (no Báltico), que teriam ficado a bordo cerca de dez horas.
Uma fonte da Comissão Europeia indicou hoje que o cargueiro teria sido alvo de dois ataques, o último dos quais ao largo de Portugal.
Uma fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros português reiterou hoje à agência Lusa que o navio "nunca passou por águas territoriais portuguesas".
As buscas para encontrar o cargueiro intensificaram-se quarta-feira e o presidente russo, Dmitri Medvedev, determinou que fossem tomadas "todas as medidas necessárias para encontrar e, se necessário, libertar" o navio e a sua tripulação.
DN
Embaixador desmente descoberta do "Artic Sea"
por AFP/Lusa
Hoje
A Embaixada de Cabo Verde não confirma a notícia de que o navio Rctic Sea, com 15 tripulantes russos a bordo, foi detectado a 400 milhas de Sâo Vicente.
Em declarações à agência russa Ria-Novosti, Alexandre Karpuchin, embaixador russo, diz que se encontrou com Fernado Carvalho Pereira, chefe do Estado Maior das Forças Armadas de Cabo Verde, que lhe comunicou que não se confirmou a notícia da descoberta do navio.
Segundo o diplomata russo, às autoridades cabo-verdianas chegou a informação de que um navio semelhante ao Arctir Sea tinha sido visto a 400 milhas (cerca de 740 quilómetros) da Ilha de São Vicente mas não se confirmou a suspeita.
Ao final da tarde hoje, foi avançado que o navio de pavilhão maltês Arctic Sea, misteriosamente desaparecido desde o fim de Julho, tinha sido encontrado a cerca de 400 milhas marítimas de uma ilha do arquipélago de Cabo Verde, disse à AFP uma fonte militar da guarda-costeira do arquipélago.
O arquipélago de Cabo Verde situa-se no oceano Atlântico a cerca de 450 km da costa do Senegal.
O navio de pavilhão Arctic Sea, com 15 tripulantes russos, terá rumado a alto mar no oceano Atlântico depois de ter desaparecido sem deixar rasto. Transportava uma carga de madeira finlandesa avalia em mais de um milhão de euros. Contactou pela última vez a guarda-costeira de Douvres, Sul da Inglaterra, a 28 de Julho, cinco dias depois de ter partido. Era esperado na Argélia a 4 de Agosto.
A Interpol, organismo internacional de cooperação policial, preveniu o Reino Unido de que o Artic Sea tinha sido abordado a 24 de Julho por homens armados, em águas suecas (no Báltico), que teriam ficado a bordo cerca de dez horas.
Uma fonte da Comissão Europeia indicou hoje que o cargueiro teria sido alvo de dois ataques, o último dos quais ao largo de Portugal.
Uma fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros português reiterou hoje à agência Lusa que o navio "nunca passou por águas territoriais portuguesas".
As buscas para encontrar o cargueiro intensificaram-se quarta-feira e o presidente russo, Dmitri Medvedev, determinou que fossem tomadas "todas as medidas necessárias para encontrar e, se necessário, libertar" o navio e a sua tripulação.
DN
Joao Ruiz- Pontos : 32035
Re: Cargueiro podia transportar mais do que madeira
parece que a história do cargueiro está nal contada .... e é pelos russos.
há mistério quanto à carga que transportavam e que terá desaparecido entre a rússia e cabo verde ...
um jornalista russo está no encalce desse mistério...
vamos ver se fica cá para contar
há mistério quanto à carga que transportavam e que terá desaparecido entre a rússia e cabo verde ...
um jornalista russo está no encalce desse mistério...
vamos ver se fica cá para contar
BUFFA General Aladeen- Pontos : 4887
Re: Cargueiro podia transportar mais do que madeira
BUFFA escreveu:parece que a história do cargueiro está nal contada .... e é pelos russos.
há mistério quanto à carga que transportavam e que terá desaparecido entre a rússia e cabo verde ...
um jornalista russo está no encalce desse mistério...
vamos ver se fica cá para contar
tb acho, acho k a historia esta muito mal contada, ha demasiadas versoes diferentes. ainda hj, uns diziam k os sekestradores estavam no navio russo, e o embaixador da russia em cabo verde, dizia k nao. a versao das mafias russias tb faria sentido, mas o simples facto da russia ter desencadeado uma operaçao militar desta envergadura, leva muita agua no bico...
Terminator- Pontos : 2544
Re: Cargueiro podia transportar mais do que madeira
Mas podes movê-lo para a minha mesa, e eu lá trato da fusão...
Joao Ruiz- Pontos : 32035
Re: Cargueiro podia transportar mais do que madeira
João Ruiz escreveu:Mas podes movê-lo para a minha mesa, e eu lá trato da fusão...
eh pah obrigadinho oh patolas, jah cah tah
olha e as outras noticias k lah estao, e k eu nao acho bem, pk tu eh k tratas das noticias como deve ser, tb posso por aki??
depois se kiseres apaga estas conversetas ai p cima k nao tem interesse nenhum
Terminator- Pontos : 2544
Sequestradores ameaçaram explodir navio e matar reféns
Sequestradores ameaçaram explodir navio e matar reféns
por DN
Hoje
Os oito alegados piratas que atacaram o ‘Artic Sea’ ameaçaram explodir o cargueiro e matar os 15 tripulantes quando fizeram a abordagem ao navio e repetiram as ameaças à empresa seguradora da embarcação, que confirmou ter recebido um pedido de resgate de 1,5 milhões de dólares, informação inicialmente avançada pela polícia finlandesa e posteriormente desmentida pela Rússia.
“Os membros da tripulação já confirmaram que os raptores exigiram o pagamento doe resgate e ameaçaram explodir o navio se as suas ordens não fosse obedecidas”, afirmou hoje um porta-voz do Ministério da Defesa russo à agência Interfax. O próprio ministro, Anatoly Serdyukov, adiantou que o navio foi sequestrado um dia depois de ter partido do porto finlandês de Jakobstad, a caminho a Argélia.
Os alegados piratas (há vários peritos independentes que não acreditam na versão oficial) terão abordado o ‘Artic Sea’ ao final da tarde, a bordo de um barco insuflável com motor, dizendo que a sua embarcação estava com problemas. Nessa altura terão ameaçado os tripulantes do cargueiro com revólveres e forçaram o ‘Artic Sea’ a “seguir uma rota determinada pelos sequestradores, na direcção a África, com o equipamento de comunicação e navegação desligado”.
Serdyukov diz que, Segundo a os tripulantes, os alegados piratas “livraram-se das suas armadas quando a fragata Ladny ordenou à tripulação que parasse o navio”. A bordo foi encontrado a embarcação insuflável capaz de atingir grandes velocidades e equipamento usado para a içar para bordo do ‘Artic Sea’.
Também hoje a empresa de seguros russa detentora da apólice do cargueiro confirmou ter recebido uma chamada anónima ameaçando matar a tripulação caso não fosse pago o resgate. “A 3 de Agosto, a empresa recebeu uma chamada anónima. Quem telefonou falou em inglês e exigiu 1,5 milhões de dólares [1.0 milhões de euros], ameaçando matar a tripulação a tiro e afundar o navio caso esse dinheiro não fosse pago”, afirmou Vladimir Dushin, vice-presidente para a segurança da Renaissance Insurance, citado pelo ‘The Guardian’.
O navio foi abordado pela fragata Ladny, da Marinha russa, ao largo de Cabo Verde. Todos os tripulantes foram salvos sem ferimentos e ficarão três dias na Ilha do Sal, antes de viajarem de avião para a Rússia.
DN
por DN
Hoje
Os oito alegados piratas que atacaram o ‘Artic Sea’ ameaçaram explodir o cargueiro e matar os 15 tripulantes quando fizeram a abordagem ao navio e repetiram as ameaças à empresa seguradora da embarcação, que confirmou ter recebido um pedido de resgate de 1,5 milhões de dólares, informação inicialmente avançada pela polícia finlandesa e posteriormente desmentida pela Rússia.
“Os membros da tripulação já confirmaram que os raptores exigiram o pagamento doe resgate e ameaçaram explodir o navio se as suas ordens não fosse obedecidas”, afirmou hoje um porta-voz do Ministério da Defesa russo à agência Interfax. O próprio ministro, Anatoly Serdyukov, adiantou que o navio foi sequestrado um dia depois de ter partido do porto finlandês de Jakobstad, a caminho a Argélia.
Os alegados piratas (há vários peritos independentes que não acreditam na versão oficial) terão abordado o ‘Artic Sea’ ao final da tarde, a bordo de um barco insuflável com motor, dizendo que a sua embarcação estava com problemas. Nessa altura terão ameaçado os tripulantes do cargueiro com revólveres e forçaram o ‘Artic Sea’ a “seguir uma rota determinada pelos sequestradores, na direcção a África, com o equipamento de comunicação e navegação desligado”.
Serdyukov diz que, Segundo a os tripulantes, os alegados piratas “livraram-se das suas armadas quando a fragata Ladny ordenou à tripulação que parasse o navio”. A bordo foi encontrado a embarcação insuflável capaz de atingir grandes velocidades e equipamento usado para a içar para bordo do ‘Artic Sea’.
Também hoje a empresa de seguros russa detentora da apólice do cargueiro confirmou ter recebido uma chamada anónima ameaçando matar a tripulação caso não fosse pago o resgate. “A 3 de Agosto, a empresa recebeu uma chamada anónima. Quem telefonou falou em inglês e exigiu 1,5 milhões de dólares [1.0 milhões de euros], ameaçando matar a tripulação a tiro e afundar o navio caso esse dinheiro não fosse pago”, afirmou Vladimir Dushin, vice-presidente para a segurança da Renaissance Insurance, citado pelo ‘The Guardian’.
O navio foi abordado pela fragata Ladny, da Marinha russa, ao largo de Cabo Verde. Todos os tripulantes foram salvos sem ferimentos e ficarão três dias na Ilha do Sal, antes de viajarem de avião para a Rússia.
DN
Joao Ruiz- Pontos : 32035
Malta admite que 'Arctic Sea' nunca desapareceu
Malta admite que 'Arctic Sea' nunca desapareceu
por PATRÍCIA VIEGAS
Hoje
Malta admitiu ontem à noite que movimentos do 'Arctic Sea' eram conhecidos, mas confidenciais. Rússia anunciou a detenção de oito assaltantes ao largo de Cabo Verde. A confirmar-se a tese da pirataria, trata-se de algo inédito na Europa. Este ano já houve 265 ataques
A Autoridade Marítima de Malta esclareceu ontem à noite que "os movimentos do Arctic Sea foram sempre conhecidos durante vários dias mas não revelados para não pôr em perigo as pessoas a bordo ou a integridade do navio", noticiou a Reuters.
No mesmo dia as autoridades russas anunciaram ter prendido oito piratas responsáveis pelo desvio do navio cargueiro, depois de, na véspera, garantirem que a tripulação resgatada ao largo de Cabo Verde não enfrentava ameaça armada.
"No dia 24 de Julho, nas águas territoriais suecas, uma lancha com quatro estónios, dois letões e dois russos aproximou-se do navio Arctic Sea. Alegando que o bote estava avariado, entraram a bordo e, ameaçando com armas, exigiram da tripulação o cumprimento incondicional de todas as suas ordens", explicou o ministro da Defesa russo, citado pelas agências internacionais.
Anatoli Serdioukov precisou, sem adiantar qual a motivação, que os homens permaneceram dentro do navio cargueiro, que se "dirigiu para África através de uma rota indicada pelos assaltantes que desligaram os aparelhos de navegação". A Estónia e a Letónia indicaram ontem à tarde que ainda não tinham sido informadas pelos russos sobre os seus cidadãos-piratas.
Os 15 tripulantes russos resgatados do navio, que foi encontrado no domingo a 300 milhas de Cabo Verde, chegam hoje à ilha do Sal, indicou a Lusa, sendo depois transportados de avião para a Rússia. Os piratas, esses, estão no contratorpedeiro Ladny, que foi deslocado para o Atlântico para localizar o navio, sob ordem do próprio Chefe do Estado russo, Dmitri Medvedev.
O Arctic Sea partiu da Finlândia a 23 de Julho, oficialmente carregado de madeira, devendo chegar, no dia 4, à Argélia. Mas aparentemente foi desviado a meio do caminho para o oceano Atlântico em direcção a África.
Apesar de, oficialmente, só ter sido localizado no domingo, há muito que os media insinuavam que o cargueiro com bandeira maltesa teria sido avistado antes. "A Marinha portuguesa foi quem primeiro reportou sexta-feira um avistamento do que pensava ser o Arctic Sea em águas internacionais ao largo de Cabo Verde", escreveu ontem o Times.
Questionada pelo DN, a porta--voz da Marinha portuguesa, a tenente Maria Martins, disse que "não fomos nós a dar informações sobre a posição do navio", recusando confirmar se Portugal foi um dos países que estiveram envolvidos nas operações. A responsável esclareceu ainda que a corveta portuguesa que se encontrava em Cabo Verde, no âmbito da cooperação técnico-militar com o arquipélago, "regressou no dia 28 de Julho".
O Daily Telegraph também adiantara que os russos sabiam há muito onde estava o navio. O próprio embaixador russo na NATO, Dmitri Rogozin, admitiu à agência russa ITAR-TASS que foram dadas informações falsas aos media para proteger "as acções dos militares russos".
Nas últimas semanas, especulou-se que, além de madeira, o navio cargueiro levava também droga ou armamento. "Se a Rússia fosse a única responsável, a NATO não a teria ajudado. Acho que vários Estados estão implicados e decidiram resolver o assunto em família", alertou ontem, em Moscovo, Mikhaïl Voïtenko, director do boletim Sovfrakht.
DN
por PATRÍCIA VIEGAS
Hoje
Malta admitiu ontem à noite que movimentos do 'Arctic Sea' eram conhecidos, mas confidenciais. Rússia anunciou a detenção de oito assaltantes ao largo de Cabo Verde. A confirmar-se a tese da pirataria, trata-se de algo inédito na Europa. Este ano já houve 265 ataques
A Autoridade Marítima de Malta esclareceu ontem à noite que "os movimentos do Arctic Sea foram sempre conhecidos durante vários dias mas não revelados para não pôr em perigo as pessoas a bordo ou a integridade do navio", noticiou a Reuters.
No mesmo dia as autoridades russas anunciaram ter prendido oito piratas responsáveis pelo desvio do navio cargueiro, depois de, na véspera, garantirem que a tripulação resgatada ao largo de Cabo Verde não enfrentava ameaça armada.
"No dia 24 de Julho, nas águas territoriais suecas, uma lancha com quatro estónios, dois letões e dois russos aproximou-se do navio Arctic Sea. Alegando que o bote estava avariado, entraram a bordo e, ameaçando com armas, exigiram da tripulação o cumprimento incondicional de todas as suas ordens", explicou o ministro da Defesa russo, citado pelas agências internacionais.
Anatoli Serdioukov precisou, sem adiantar qual a motivação, que os homens permaneceram dentro do navio cargueiro, que se "dirigiu para África através de uma rota indicada pelos assaltantes que desligaram os aparelhos de navegação". A Estónia e a Letónia indicaram ontem à tarde que ainda não tinham sido informadas pelos russos sobre os seus cidadãos-piratas.
Os 15 tripulantes russos resgatados do navio, que foi encontrado no domingo a 300 milhas de Cabo Verde, chegam hoje à ilha do Sal, indicou a Lusa, sendo depois transportados de avião para a Rússia. Os piratas, esses, estão no contratorpedeiro Ladny, que foi deslocado para o Atlântico para localizar o navio, sob ordem do próprio Chefe do Estado russo, Dmitri Medvedev.
O Arctic Sea partiu da Finlândia a 23 de Julho, oficialmente carregado de madeira, devendo chegar, no dia 4, à Argélia. Mas aparentemente foi desviado a meio do caminho para o oceano Atlântico em direcção a África.
Apesar de, oficialmente, só ter sido localizado no domingo, há muito que os media insinuavam que o cargueiro com bandeira maltesa teria sido avistado antes. "A Marinha portuguesa foi quem primeiro reportou sexta-feira um avistamento do que pensava ser o Arctic Sea em águas internacionais ao largo de Cabo Verde", escreveu ontem o Times.
Questionada pelo DN, a porta--voz da Marinha portuguesa, a tenente Maria Martins, disse que "não fomos nós a dar informações sobre a posição do navio", recusando confirmar se Portugal foi um dos países que estiveram envolvidos nas operações. A responsável esclareceu ainda que a corveta portuguesa que se encontrava em Cabo Verde, no âmbito da cooperação técnico-militar com o arquipélago, "regressou no dia 28 de Julho".
O Daily Telegraph também adiantara que os russos sabiam há muito onde estava o navio. O próprio embaixador russo na NATO, Dmitri Rogozin, admitiu à agência russa ITAR-TASS que foram dadas informações falsas aos media para proteger "as acções dos militares russos".
Nas últimas semanas, especulou-se que, além de madeira, o navio cargueiro levava também droga ou armamento. "Se a Rússia fosse a única responsável, a NATO não a teria ajudado. Acho que vários Estados estão implicados e decidiram resolver o assunto em família", alertou ontem, em Moscovo, Mikhaïl Voïtenko, director do boletim Sovfrakht.
DN
Joao Ruiz- Pontos : 32035
Navio está fundeado ao largo da ilha do Sal
Navio está fundeado ao largo da ilha do Sal
por Lusa
Hoje
O contratorpedeiro da marinha russa Ladnii, que recolheu os tripulantes do cargueiro Arctic Sea, está fundeado ao largo do porto da Palmeira, na ilha cabo-verdiana do Sal, onde chegou cerca das 10:00 (12:00 em Lisboa).
Desde então, dois oficiais do Ladnii vieram a terra numa lancha e encontraram-se com o embaixador da Rússia em Cabo Verde, Alexander Karpushin, que seguiu depois com eles quando regressaram ao contratorpedeiro.
A embaixada da Rússia solicitou terça-feira ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde o desembarque da tripulação do Arctic Sea, que deverá depois seguir de avião para a cidade russa de Arkhangelsk, de onde todos os tripulantes são originários.
No aeroporto da ilha do Sal encontram-se dois aviões russos, um deles desde domingo e outro que chegou terça-feira à noite.
O Arctic Sea, de bandeira maltesa e tripulação russa, transportava madeira da Finlândia para a Argélia, onde deveria ter chegado no dia 04 de Agosto, mas desapareceu a 28 de Julho.
Segundo o ministro da Defesa russo, Anatoli Serdiukov, o navio foi desviado por um grupo de oito homens, cidadãos da Estónia, Letónia e Rússia, e libertado sem que tenha sido disparado um tiro.
DN
por Lusa
Hoje
O contratorpedeiro da marinha russa Ladnii, que recolheu os tripulantes do cargueiro Arctic Sea, está fundeado ao largo do porto da Palmeira, na ilha cabo-verdiana do Sal, onde chegou cerca das 10:00 (12:00 em Lisboa).
Desde então, dois oficiais do Ladnii vieram a terra numa lancha e encontraram-se com o embaixador da Rússia em Cabo Verde, Alexander Karpushin, que seguiu depois com eles quando regressaram ao contratorpedeiro.
A embaixada da Rússia solicitou terça-feira ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde o desembarque da tripulação do Arctic Sea, que deverá depois seguir de avião para a cidade russa de Arkhangelsk, de onde todos os tripulantes são originários.
No aeroporto da ilha do Sal encontram-se dois aviões russos, um deles desde domingo e outro que chegou terça-feira à noite.
O Arctic Sea, de bandeira maltesa e tripulação russa, transportava madeira da Finlândia para a Argélia, onde deveria ter chegado no dia 04 de Agosto, mas desapareceu a 28 de Julho.
Segundo o ministro da Defesa russo, Anatoli Serdiukov, o navio foi desviado por um grupo de oito homens, cidadãos da Estónia, Letónia e Rússia, e libertado sem que tenha sido disparado um tiro.
DN
Joao Ruiz- Pontos : 32035
Re: Cargueiro podia transportar mais do que madeira
Nas últimas semanas, especulou-se que, além de madeira, o navio cargueiro levava também droga ou armamento. "Se a Rússia fosse a única responsável, a NATO não a teria ajudado. Acho que vários Estados estão implicados e decidiram resolver o assunto em família", alertou ontem, em Moscovo, Mikhaïl Voïtenko, director do boletim Sovfrakht.
Vitor mango- Pontos : 118178
Desembarque dos alegados "piratas" a qualquer momento na ilha do Sal
.
Desembarque dos alegados "piratas" a qualquer momento na ilha do Sal
por Lusa
Hoje
Os oito homens que alegadamente tentaram desviar o cargueiro Arctic Sea desembarcarão em breve no porto da ilha cabo-verdiana do Sal, numa operação acompanhada por efectivos militares e policiais de Cabo Verde, testemunha a Lusa no local.
Os alegados piratas, cidadãos da Estónia, Letónia e Rússia segundo o ministro da Defesa russo, Anatoli Serdiukov, deverão embarcar depois num dos aviões russos que se encontram estacionados no aeroporto internacional do Sal.
Presentes no local estão efectivos das forças armadas cabo-verdianas, agentes da Polícia Judiciária e da Polícia Nacional de Cabo Verde, bem como o embaixador da Rússia na Cidade da Praia, Alexander Karpushin.
Os oito homens, e a tripulação do Arctic Sea, chegaram a Cabo Verde a bordo do contratorpedeiro da marinha russa Ladnii.
Os tripulantes já seguiram em autocarro para o aeroporto.
A embaixada da Rússia tinha solicitado terça-feira ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde o desembarque da tripulação do Arctic Sea, que deverá seguir de avião para Arkhangelsk, cidade de onde todos os tripulantes são originários.
No aeroporto da ilha do Sal encontram-se dois aviões russos, um deles desde domingo e outro que chegou terça-feira à noite.
O Arctic Sea, de bandeira maltesa e tripulação russa, transportava madeira da Finlândia para a Argélia, onde deveria ter chegado no dia 04 de Agosto, mas desapareceu a 28 de Julho.
Segundo o ministro da Defesa russo, Anatoli Serdiukov, o navio foi desviado por um grupo de oito homens, cidadãos da Estónia, Letónia e Rússia, e libertado sem que tenha sido disparado um tiro.
DN
Desembarque dos alegados "piratas" a qualquer momento na ilha do Sal
por Lusa
Hoje
Os oito homens que alegadamente tentaram desviar o cargueiro Arctic Sea desembarcarão em breve no porto da ilha cabo-verdiana do Sal, numa operação acompanhada por efectivos militares e policiais de Cabo Verde, testemunha a Lusa no local.
Os alegados piratas, cidadãos da Estónia, Letónia e Rússia segundo o ministro da Defesa russo, Anatoli Serdiukov, deverão embarcar depois num dos aviões russos que se encontram estacionados no aeroporto internacional do Sal.
Presentes no local estão efectivos das forças armadas cabo-verdianas, agentes da Polícia Judiciária e da Polícia Nacional de Cabo Verde, bem como o embaixador da Rússia na Cidade da Praia, Alexander Karpushin.
Os oito homens, e a tripulação do Arctic Sea, chegaram a Cabo Verde a bordo do contratorpedeiro da marinha russa Ladnii.
Os tripulantes já seguiram em autocarro para o aeroporto.
A embaixada da Rússia tinha solicitado terça-feira ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde o desembarque da tripulação do Arctic Sea, que deverá seguir de avião para Arkhangelsk, cidade de onde todos os tripulantes são originários.
No aeroporto da ilha do Sal encontram-se dois aviões russos, um deles desde domingo e outro que chegou terça-feira à noite.
O Arctic Sea, de bandeira maltesa e tripulação russa, transportava madeira da Finlândia para a Argélia, onde deveria ter chegado no dia 04 de Agosto, mas desapareceu a 28 de Julho.
Segundo o ministro da Defesa russo, Anatoli Serdiukov, o navio foi desviado por um grupo de oito homens, cidadãos da Estónia, Letónia e Rússia, e libertado sem que tenha sido disparado um tiro.
DN
Joao Ruiz- Pontos : 32035
Piratas do 'Arctic Sea' levados para a Rússia
Piratas do 'Arctic Sea' levados para a Rússia
por PATRÍCIA VIEGAS
Hoje
Ministério da Defesa russo diz que piratas presos no domingo deitaram armas fora ao verem o contratorpedeiro 'Ladny'
Os alegados piratas que sequestraram o Arctic Sea foram ontem transferidos para Moscovo através da ilha do Sal, em Cabo Verde, noticiou ao fim da noite a AFP, citando o embaixador russo na Cidade da Praia, Alexandre Karpouchine.
Algemados com as mãos atrás das costas, alguns em tronco nu, os quatro estónios, dois letões e dois russos desceram do contratorpedeiro russo Ladny no porto de Palmeiras, no Sal, tendo sido depois encaminhados para o aeroporto internacional Amílcar Cabral. Aí tinham um avião russo à espera.
Também por meio aéreo foram transportados 11 dos 15 tripulantes russos do navio com bandeira maltesa e carregado de madeira finlandesa destinada à Argélia. Quatro dos membros da tripulação mantêm-se no Arctic Sea para "assegurar a manutenção do navio", explicou o embaixador. "Está tudo pronto para a partida do avião", disse, citado pela AFP, um funcionário do aeroporto.
Algumas horas antes tinham chegado à ilha do Sal os tripulantes do navio cargueiro Arctic Sea.
Nos seus primeiros testemunhos, os tripulantes da embarcação confirmaram que os oito alegados piratas detidos "pediram um resgate e ameaçaram fazer explodir o barco caso as suas exigências não fossem cumpridas", indicou o Ministério da Defesa russo, precisando que os piratas "deitaram as armas borda fora quando viram aproximar-se o contratorpedeiro russo Ladny".
O Arctic Sea foi localizado, oficialmente, no domingo, a 300 milhas de Cabo Verde, mas a Autoridade Marítima de Malta admitiu na terça-feira à noite que há muito tempo era conhecido o paradeiro do navio - propriedade de um armador russo com sede na Finlândia: a Solchart Management.
"Os movimentos do Arctic Sea foram sempre conhecidos durante vários dias, mas não revelados para não pôr em perigo as pessoas a bordo ou a integridade do navio", disseram os malteses, citados pela agência Reuters.
Já na segunda-feira, em declarações à agência ITAR-TASS, o embaixador russo junto da NATO, Dmitri Rogozin, admitira que foram dadas informações falsas aos media para proteger "as acções dos militares russos" que estavam à procura do navio.
No dia 12, o próprio Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, ordenou que fossem enviados para o Atlântico três navios de guerra e dois submarinos nucleares. Segundo a Comissão Europeia, 20 países participaram nas buscas. Portugal recusa dizer se é o seu caso. Além disso, também a NATO ajudou os russos.
Uma aliança estranha, na opinião do director do boletim russo Sovfrakht, Mikhail Voitenko, o qual sugeriu que talvez a carga não fosse só madeira e que algo de grave envolvendo vários países tenha sido abafado.
DN
por PATRÍCIA VIEGAS
Hoje
Ministério da Defesa russo diz que piratas presos no domingo deitaram armas fora ao verem o contratorpedeiro 'Ladny'
Os alegados piratas que sequestraram o Arctic Sea foram ontem transferidos para Moscovo através da ilha do Sal, em Cabo Verde, noticiou ao fim da noite a AFP, citando o embaixador russo na Cidade da Praia, Alexandre Karpouchine.
Algemados com as mãos atrás das costas, alguns em tronco nu, os quatro estónios, dois letões e dois russos desceram do contratorpedeiro russo Ladny no porto de Palmeiras, no Sal, tendo sido depois encaminhados para o aeroporto internacional Amílcar Cabral. Aí tinham um avião russo à espera.
Também por meio aéreo foram transportados 11 dos 15 tripulantes russos do navio com bandeira maltesa e carregado de madeira finlandesa destinada à Argélia. Quatro dos membros da tripulação mantêm-se no Arctic Sea para "assegurar a manutenção do navio", explicou o embaixador. "Está tudo pronto para a partida do avião", disse, citado pela AFP, um funcionário do aeroporto.
Algumas horas antes tinham chegado à ilha do Sal os tripulantes do navio cargueiro Arctic Sea.
Nos seus primeiros testemunhos, os tripulantes da embarcação confirmaram que os oito alegados piratas detidos "pediram um resgate e ameaçaram fazer explodir o barco caso as suas exigências não fossem cumpridas", indicou o Ministério da Defesa russo, precisando que os piratas "deitaram as armas borda fora quando viram aproximar-se o contratorpedeiro russo Ladny".
O Arctic Sea foi localizado, oficialmente, no domingo, a 300 milhas de Cabo Verde, mas a Autoridade Marítima de Malta admitiu na terça-feira à noite que há muito tempo era conhecido o paradeiro do navio - propriedade de um armador russo com sede na Finlândia: a Solchart Management.
"Os movimentos do Arctic Sea foram sempre conhecidos durante vários dias, mas não revelados para não pôr em perigo as pessoas a bordo ou a integridade do navio", disseram os malteses, citados pela agência Reuters.
Já na segunda-feira, em declarações à agência ITAR-TASS, o embaixador russo junto da NATO, Dmitri Rogozin, admitira que foram dadas informações falsas aos media para proteger "as acções dos militares russos" que estavam à procura do navio.
No dia 12, o próprio Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, ordenou que fossem enviados para o Atlântico três navios de guerra e dois submarinos nucleares. Segundo a Comissão Europeia, 20 países participaram nas buscas. Portugal recusa dizer se é o seu caso. Além disso, também a NATO ajudou os russos.
Uma aliança estranha, na opinião do director do boletim russo Sovfrakht, Mikhail Voitenko, o qual sugeriu que talvez a carga não fosse só madeira e que algo de grave envolvendo vários países tenha sido abafado.
DN
Joao Ruiz- Pontos : 32035
Seis dos oito piratas viviam na Estónia
Seis dos oito piratas viviam na Estónia
por P.V.
Hoje
Tripulantes e raptores foram levados para Moscovo em dois aviões 'Iliuchine 76'. Mas ontem ainda havia três 'Antonov' na ilha do Sal
Seis dos oito piratas suspeitos de terem desviado o Arctic Sea tinham residência na Estónia, disse ontem um porta-voz do Ministério Público estónio, Gerrit Maesalu, citado pela agência AFP.
"Cinco desses seis falam russo, dois são cidadãos russos e três não têm qualquer nacionalidade", precisou o responsável, acrescentando que o sexto é estónio.
Os alegados piratas têm idades entre os 29 e os 45 anos, tendo já um historial de roubo e envolvimento em tráfico de drogas, precisou, por sua vez, a polícia estónia.
Após a localização oficial do navio cargueiro de bandeira maltesa e tripulação russa, no domingo, ao largo de Cabo Verde, Moscovo indicara que quatro dos piratas eram estónios, dois eram russos e outros dois eram letões.
Os suspeitos foram transferidos de avião, na quarta-feira à noite, da ilha do Sal para Moscovo. Também de avião foram levados 11 dos 15 tripulantes do Arctic Sea, cuja carga oficial era madeira finlandesa destinada à Argélia. Os tripulantes e os piratas chegaram à capital russa em dois Iliuchine 76.
"Os outros quatro tripulantes, entre os quais o comandante, o contramestre e o mecânico, permanecem no navio", confirmou ontem o ministro da Defesa russo Anatoli Serdioukov, acrescentando que o barco foi levado para o porto russo de Novorossiisk.
Os tripulantes confirmaram que estiveram sob ameaça durante as duas semanas em que o navio cargueiro era dado como desaparecido. O embaixador russo junto da NATO, Dmitri Ragozin, disse ontem que o sistema de monitorização da NATO foi de grande ajuda.
Entretanto, indicou a Lusa, três aviões russos de carga Antonov estavam ontem no aeroporto da ilha do Sal, em Cabo Verde, sem que seja conhecida a razão. Nos últimos dias vários especialistas levantaram a suspeita de que o avião não levava só madeira.
DN
por P.V.
Hoje
Tripulantes e raptores foram levados para Moscovo em dois aviões 'Iliuchine 76'. Mas ontem ainda havia três 'Antonov' na ilha do Sal
Seis dos oito piratas suspeitos de terem desviado o Arctic Sea tinham residência na Estónia, disse ontem um porta-voz do Ministério Público estónio, Gerrit Maesalu, citado pela agência AFP.
"Cinco desses seis falam russo, dois são cidadãos russos e três não têm qualquer nacionalidade", precisou o responsável, acrescentando que o sexto é estónio.
Os alegados piratas têm idades entre os 29 e os 45 anos, tendo já um historial de roubo e envolvimento em tráfico de drogas, precisou, por sua vez, a polícia estónia.
Após a localização oficial do navio cargueiro de bandeira maltesa e tripulação russa, no domingo, ao largo de Cabo Verde, Moscovo indicara que quatro dos piratas eram estónios, dois eram russos e outros dois eram letões.
Os suspeitos foram transferidos de avião, na quarta-feira à noite, da ilha do Sal para Moscovo. Também de avião foram levados 11 dos 15 tripulantes do Arctic Sea, cuja carga oficial era madeira finlandesa destinada à Argélia. Os tripulantes e os piratas chegaram à capital russa em dois Iliuchine 76.
"Os outros quatro tripulantes, entre os quais o comandante, o contramestre e o mecânico, permanecem no navio", confirmou ontem o ministro da Defesa russo Anatoli Serdioukov, acrescentando que o barco foi levado para o porto russo de Novorossiisk.
Os tripulantes confirmaram que estiveram sob ameaça durante as duas semanas em que o navio cargueiro era dado como desaparecido. O embaixador russo junto da NATO, Dmitri Ragozin, disse ontem que o sistema de monitorização da NATO foi de grande ajuda.
Entretanto, indicou a Lusa, três aviões russos de carga Antonov estavam ontem no aeroporto da ilha do Sal, em Cabo Verde, sem que seja conhecida a razão. Nos últimos dias vários especialistas levantaram a suspeita de que o avião não levava só madeira.
DN
Joao Ruiz- Pontos : 32035
Arctic Sea: Um dos alegados piratas "faleceu" há 3 anos
Arctic Sea: Um dos alegados piratas "faleceu" há 3 anos
por Lusa
Hoje
Um dos oito alegados piratas que desviaram o cargueiro Arctic Sea morreu oficialmente há três anos, escreve o jornal electrónico russo newsru.com.
Trata-se de Andrei Lunev, cuja cidadania as autoridades judiciais russas não conseguiram determinar. Uma parente do alegado pirata viu-o na televisão e reconheceu nele o parente que tinha sido dado como morto há três anos.
Segundo Tatiana Altavil, parente do alegado pirata, Lunev era pescador e trabalhava numa traineira em Petropavlovsk-Kamtchatski, no extremo-oriente da Rússia. A 18 de Agosto de 2006, o barco afundou-se, tendo as autoridades afirmado que toda a tripulação faleceu.
Mais tarde, verificou-se que Lunev talvez não tivesse ido para o mar naquele dia, pois entrara em conflito com a chefia.
A imprensa russa estranha também a razão que levou um dos piratas a declarar perante as câmaras de televisão que faziam parte de um grupo de "ecologistas" e que entraram no Arctic Sea porque se tinham perdido no mar.
O facto de os "ecologistas" não terem instrução média e, nalguns casos, não terem diploma da escola, põe em dúvida a veracidade dessas declarações. Além disso, a polícia estónia reconheceu em alguns deles criminosos cadastrados. As tatuagens nos seus corpos são outra prova a favor do passado criminoso.
Oficialmente, o Arctic Sea, navio maltês com tripulação russa, transportava madeira da Finlândia para a Argélia. Desapareceu em finais de Julho e foi descoberto perto de Cabo Verde no passado dia 16 de Agosto por um navio de guerra russo.
DN
por Lusa
Hoje
Um dos oito alegados piratas que desviaram o cargueiro Arctic Sea morreu oficialmente há três anos, escreve o jornal electrónico russo newsru.com.
Trata-se de Andrei Lunev, cuja cidadania as autoridades judiciais russas não conseguiram determinar. Uma parente do alegado pirata viu-o na televisão e reconheceu nele o parente que tinha sido dado como morto há três anos.
Segundo Tatiana Altavil, parente do alegado pirata, Lunev era pescador e trabalhava numa traineira em Petropavlovsk-Kamtchatski, no extremo-oriente da Rússia. A 18 de Agosto de 2006, o barco afundou-se, tendo as autoridades afirmado que toda a tripulação faleceu.
Mais tarde, verificou-se que Lunev talvez não tivesse ido para o mar naquele dia, pois entrara em conflito com a chefia.
A imprensa russa estranha também a razão que levou um dos piratas a declarar perante as câmaras de televisão que faziam parte de um grupo de "ecologistas" e que entraram no Arctic Sea porque se tinham perdido no mar.
O facto de os "ecologistas" não terem instrução média e, nalguns casos, não terem diploma da escola, põe em dúvida a veracidade dessas declarações. Além disso, a polícia estónia reconheceu em alguns deles criminosos cadastrados. As tatuagens nos seus corpos são outra prova a favor do passado criminoso.
Oficialmente, o Arctic Sea, navio maltês com tripulação russa, transportava madeira da Finlândia para a Argélia. Desapareceu em finais de Julho e foi descoberto perto de Cabo Verde no passado dia 16 de Agosto por um navio de guerra russo.
DN
Joao Ruiz- Pontos : 32035
Cargueiro podia transportar mais do que madeira
Cargueiro podia transportar mais do que madeira
por LUSA
Hoje
A investigação russa admite que o navio desviado Arctic Sea não transportava apenas madeira e tenciona fazer uma revista ao cargueiro quando ele for rebocado para um porto, declarou Alexandre Bastrikin, presidente do Comité de Investigação da Procuradoria-Geral da Rússia.
Numa entrevista que será publicada terça-feira no diário Rossiskaia Gazeta, Bastrikin frisou: "Precisamente por isso é necessário, sem falta, revistar o navio, para que nesta história deixe de haver páginas por esclarecer. Não excluimos a possibilidade de no cargueiro haver não só madeira".
"Em parte, também por essa razão foram retidos os membros da tripulação, pois é preciso compreender que eles não estão envolvidos nesses acontecimentos. O navio alegadamente foi desviado duas vezes, mas não entrou em contacto", acrescentou Bastrikin.
Konstantin Boronovski, advogado de alguns dos alegados piratas, declarou que nos documentos da investigação que estudou não encontrou qualquer menção ao tráfico de armas.
O cargueiro Arctic Sea, com 15 tripulantes russos, pertencente a uma empresa finlandesa e matriculado em Malta, partiu da Finlândia em finais de Julho com uma carga de madeira para a Argélia, mas desapareceu misteriosamente até que militares russos o encontraram a 16 de Agosto, perto de Cabo Verde
DN
por LUSA
Hoje
A investigação russa admite que o navio desviado Arctic Sea não transportava apenas madeira e tenciona fazer uma revista ao cargueiro quando ele for rebocado para um porto, declarou Alexandre Bastrikin, presidente do Comité de Investigação da Procuradoria-Geral da Rússia.
Numa entrevista que será publicada terça-feira no diário Rossiskaia Gazeta, Bastrikin frisou: "Precisamente por isso é necessário, sem falta, revistar o navio, para que nesta história deixe de haver páginas por esclarecer. Não excluimos a possibilidade de no cargueiro haver não só madeira".
"Em parte, também por essa razão foram retidos os membros da tripulação, pois é preciso compreender que eles não estão envolvidos nesses acontecimentos. O navio alegadamente foi desviado duas vezes, mas não entrou em contacto", acrescentou Bastrikin.
Konstantin Boronovski, advogado de alguns dos alegados piratas, declarou que nos documentos da investigação que estudou não encontrou qualquer menção ao tráfico de armas.
O cargueiro Arctic Sea, com 15 tripulantes russos, pertencente a uma empresa finlandesa e matriculado em Malta, partiu da Finlândia em finais de Julho com uma carga de madeira para a Argélia, mas desapareceu misteriosamente até que militares russos o encontraram a 16 de Agosto, perto de Cabo Verde
DN
Joao Ruiz- Pontos : 32035
Cargueiro arrestado
.
Cargueiro arrestado
por LUSA
Hoje
O Arctic Sea, cargueiro desviado por piratas em fins de Julho, foi arrestado para que as autoridades possam determinar o tipo de carga que transportava, anunciou um porta-voz do Comité de Investigação da Procuradoria-Geral da Rússia.
"Os investigadores tencionam determinar a natureza da carga que se encontrava a bordo", afirmou Vladimir Markin, acrescentando que a equipa de investigação só poderá inspeccionar o navio depois do seu arresto.
O Arctic Sea, que foi encontrado em 16 de Agosto no oceano atlântico a 300 milhas náuticas de Cabo Verde, transportava um carregamento de madeira da Finlândia para a Argélia quando desapareceu em 28 de Julho.
Numa entrevista publicada no diário Rossiskaia gazeta, Alexandre Bastrikin, chefe do Comité de Investigação da Procuradoria-Geral da Rússia, admitiu que o Arctic Sea podia não transportar apenas madeira.
"Precisamente por isso é necessário, sem falta, revistar o navio para que nessa história deixe de haver páginas por esclarecer. Não excluimos a possibilidade de no cargueiro haver não só madeira", declarou.
Segundo as autoridades russas, o cargueiro está a ser rebocado para o porto de Novorrossisk, no Mar Negro, estando a ser escoltado pelo navio de guerra Ladnii, mas não revelam a data da chegada ao porto de destino.
DN
Cargueiro arrestado
por LUSA
Hoje
O Arctic Sea, cargueiro desviado por piratas em fins de Julho, foi arrestado para que as autoridades possam determinar o tipo de carga que transportava, anunciou um porta-voz do Comité de Investigação da Procuradoria-Geral da Rússia.
"Os investigadores tencionam determinar a natureza da carga que se encontrava a bordo", afirmou Vladimir Markin, acrescentando que a equipa de investigação só poderá inspeccionar o navio depois do seu arresto.
O Arctic Sea, que foi encontrado em 16 de Agosto no oceano atlântico a 300 milhas náuticas de Cabo Verde, transportava um carregamento de madeira da Finlândia para a Argélia quando desapareceu em 28 de Julho.
Numa entrevista publicada no diário Rossiskaia gazeta, Alexandre Bastrikin, chefe do Comité de Investigação da Procuradoria-Geral da Rússia, admitiu que o Arctic Sea podia não transportar apenas madeira.
"Precisamente por isso é necessário, sem falta, revistar o navio para que nessa história deixe de haver páginas por esclarecer. Não excluimos a possibilidade de no cargueiro haver não só madeira", declarou.
Segundo as autoridades russas, o cargueiro está a ser rebocado para o porto de Novorrossisk, no Mar Negro, estando a ser escoltado pelo navio de guerra Ladnii, mas não revelam a data da chegada ao porto de destino.
DN
Joao Ruiz- Pontos : 32035
Re: Cargueiro podia transportar mais do que madeira
João Ruiz escreveu:.
Cargueiro arrestado
por LUSA
Hoje
O Arctic Sea, cargueiro desviado por piratas em fins de Julho, foi arrestado para que as autoridades possam determinar o tipo de carga que transportava, anunciou um porta-voz do Comité de Investigação da Procuradoria-Geral da Rússia.
"Os investigadores tencionam determinar a natureza da carga que se encontrava a bordo", afirmou Vladimir Markin, acrescentando que a equipa de investigação só poderá inspeccionar o navio depois do seu arresto.
O Arctic Sea, que foi encontrado em 16 de Agosto no oceano atlântico a 300 milhas náuticas de Cabo Verde, transportava um carregamento de madeira da Finlândia para a Argélia quando desapareceu em 28 de Julho.
Numa entrevista publicada no diário Rossiskaia gazeta, Alexandre Bastrikin, chefe do Comité de Investigação da Procuradoria-Geral da Rússia, admitiu que o Arctic Sea podia não transportar apenas madeira.
"Precisamente por isso é necessário, sem falta, revistar o navio para que nessa história deixe de haver páginas por esclarecer. Não excluimos a possibilidade de no cargueiro haver não só madeira", declarou.
Segundo as autoridades russas, o cargueiro está a ser rebocado para o porto de Novorrossisk, no Mar Negro, estando a ser escoltado pelo navio de guerra Ladnii, mas não revelam a data da chegada ao porto de destino.
DN
Depois do pirata que estava "oficialmente morto há mais de três anos", esta história cheira cada vez pior.
LJSMN- Pontos : 1769
Re: Cargueiro podia transportar mais do que madeira
isto so pode ser tudo culpa do BUSH!
JOHN ROBERTS- Pontos : 1683
Re: Cargueiro podia transportar mais do que madeira
Sam escreveu:
Depois do pirata que estava "oficialmente morto há mais de três anos", esta história cheira cada vez pior.
cheira, mas olha k desconfio k muito dificilmente se vai saber o k realmente aconteceu....
ooooooooooooooolha keu jah nao digo nada!! sera k ele keria o barkinho pra brincar com ele no lago do rancho do texas?? ehheheheR escreveu:isto so pode ser tudo culpa do BUSH!
Terminator- Pontos : 2544
Alta patente da Armada russa admite que o "Arctic Sea" transportava mísseis para o Irão
Operação de grupo mafioso sem a cobertura do Kremlin
Alta patente da Armada russa admite que o "Arctic Sea" transportava mísseis para o Irão
29.08.2009 - 12h55 PÚBLICO
Um oficial general russo que acompanha de perto a investigação à misteriosa viagem do cargueiro finlandês “Arctic Sea” declarou hoje ao jornal “Konsomolsakia Pravda” suspeitar de que o navio de facto transportava uma carga secreta de armas ilegais, tal como têm vindo a sugerir alguns peritos em questões de segurança.
Aquele que o jornal apresenta como um oficial general da Armada russa, sem lhe citar o nome, declarou saber muito mais do que pode dizer abertamente deste navio que saiu de um porto da Finlândia para ir descarregar Madeira na Argélia e acabou por ser interceptado ao largo de Cabo Verde, por ordens do Presidente Dmitri Medvedev, que para o efeito mobilizou no Atlântico uma série de unidades.
O general (outras versões desta notícia chamam-lhe comandante da Armada) explicou que a teoria de que haveria drogas a bordo foi excluída desde o início, tendo-se a investigação centrado num possível carregamento de armas, em particular mísseis S-300 ou X-55 com destino ao Irão. O carregamento teria sido vendido por uma “máfia das armas” envolvendo altas individualidades russas, mas a funcionar à margem da lei.
“Penso que se a viagem tivesse tido êxito, a Rússia poderia ter ficado envolvida num enorme escândalo Internacional. Por este motivo é que foram dadas ordens do topo para desencadear uma enorme operação naval. Apanhámos o barco para ter a certeza de que não ficaríamos numa situação muito feia”, explicou o oficial anónimo.
Segundo explica em Londres o jornal “The Sun”, o general que falou à imprensa russa suspeita que o carregamento de mísseis foi feito no Mar Báltico, a meio da noite, depois de o cargueiro registado na Finlândia e com pavilhão de Malta ter partido de um porto finlandês com o seu carregamento oficial de madeira.
“A máfia comercializa armas nas costas do Governo”, disse.
Entretanto, outro jornal russo sugere que a carga ilegal poderá ter sido lançada à água ou ter sido secretamente desembarcada pelos marinheiros que interceptaram o “Arctic Sea” e o levaram para o porto da Palmeira, na ilha do Sal, de onde depois três grandes aparelhos da Força Aérea partiram para uma base na região de Moscovo, levando nomeadamente 11 dos tripulantes do cargueiro e os oito homens que estão a ser acusados de rapto e pirataria.
Assim já começa a ficar um pouco melhor explicado.
Alta patente da Armada russa admite que o "Arctic Sea" transportava mísseis para o Irão
29.08.2009 - 12h55 PÚBLICO
Um oficial general russo que acompanha de perto a investigação à misteriosa viagem do cargueiro finlandês “Arctic Sea” declarou hoje ao jornal “Konsomolsakia Pravda” suspeitar de que o navio de facto transportava uma carga secreta de armas ilegais, tal como têm vindo a sugerir alguns peritos em questões de segurança.
Aquele que o jornal apresenta como um oficial general da Armada russa, sem lhe citar o nome, declarou saber muito mais do que pode dizer abertamente deste navio que saiu de um porto da Finlândia para ir descarregar Madeira na Argélia e acabou por ser interceptado ao largo de Cabo Verde, por ordens do Presidente Dmitri Medvedev, que para o efeito mobilizou no Atlântico uma série de unidades.
O general (outras versões desta notícia chamam-lhe comandante da Armada) explicou que a teoria de que haveria drogas a bordo foi excluída desde o início, tendo-se a investigação centrado num possível carregamento de armas, em particular mísseis S-300 ou X-55 com destino ao Irão. O carregamento teria sido vendido por uma “máfia das armas” envolvendo altas individualidades russas, mas a funcionar à margem da lei.
“Penso que se a viagem tivesse tido êxito, a Rússia poderia ter ficado envolvida num enorme escândalo Internacional. Por este motivo é que foram dadas ordens do topo para desencadear uma enorme operação naval. Apanhámos o barco para ter a certeza de que não ficaríamos numa situação muito feia”, explicou o oficial anónimo.
Segundo explica em Londres o jornal “The Sun”, o general que falou à imprensa russa suspeita que o carregamento de mísseis foi feito no Mar Báltico, a meio da noite, depois de o cargueiro registado na Finlândia e com pavilhão de Malta ter partido de um porto finlandês com o seu carregamento oficial de madeira.
“A máfia comercializa armas nas costas do Governo”, disse.
Entretanto, outro jornal russo sugere que a carga ilegal poderá ter sido lançada à água ou ter sido secretamente desembarcada pelos marinheiros que interceptaram o “Arctic Sea” e o levaram para o porto da Palmeira, na ilha do Sal, de onde depois três grandes aparelhos da Força Aérea partiram para uma base na região de Moscovo, levando nomeadamente 11 dos tripulantes do cargueiro e os oito homens que estão a ser acusados de rapto e pirataria.
Assim já começa a ficar um pouco melhor explicado.
LJSMN- Pontos : 1769
Re: Cargueiro podia transportar mais do que madeira
Penso que se a viagem tivesse tido êxito, a Rússia poderia ter ficado envolvida num enorme escândalo Internacional. Por este motivo é que foram dadas ordens do topo para desencadear uma enorme operação naval. Apanhámos o barco para ter a certeza de que não ficaríamos numa situação muito feia”, explicou o oficial anónimo.
Vitor mango- Pontos : 118178
Re: Cargueiro podia transportar mais do que madeira
Sam escreveu:Assim já começa a ficar um pouco melhor explicado.
sim, um pouco, um poukinho. resta saber agora o k eh k os piratas keriam: foram eles k carregaram os misseis, ou k os queriam "descarregar" a meio caminho entre a finlandia e o irao??
NEM EH BOM PERGUNTAR p k eh k o IRAO ker misseis...HMMMMM xa-kah-ver......
- The S-300 is a series of Russian long range surface-to-air missile systems produced by the Almaz Scientific Industrial Corporation all based on the initial S-300P version. The S-300 system was developed to defend against aircraft and cruise missiles for the Soviet Air Defence Forces. Subsequent variations were developed to intercept ballistic missiles.
The S-300 system was first deployed by the USSR in 1979, designed for the air defense of large industrial and administrative facilities, military bases, and control of airspace against enemy strike aircraft.
The project-managing developer of the S-300 is Russian Almaz corporation (government owned, aka "KB-1") which is currently a part of "Almaz-Antei" Air Defense Concern. S-300 uses missiles developed by MKB "Fakel" design bureau (a separate government corporation, aka "OKB-2").
The S-300 is also capable of destroying ballistic missile targets, and is regarded as one of the most potent anti-aircraft missile systems currently fielded[2]. Its radars have the ability to simultaneously track up to 100 targets while engaging up to 12. S-300 deployment time is five minutes.[3][dead link] The S-300 missiles are sealed rounds and require no maintenance over their lifetime. An evolved version of the S-300 system is the S-400 (NATO reporting name SA-21), entering service in 2004.
S-300 MISSILE SYSTEM
Terminator- Pontos : 2544
Re: Cargueiro podia transportar mais do que madeira
S-300 представляет собой серию Русский долгое поверхности диапазоне до зенитных ракетных систем производства "Алмаз" Научно-производственная корпорация основаны на первоначальном С-300П версии. Система С-300 была разработана для защиты от самолетов и крылатых ракет для Военно-Воздушных Сил обороны. Последующее изменение было разработано для перехвата баллистических ракет.
Система С-300 была впервые развернута в СССР в 1979 году, предназначен для противовоздушной обороны крупных промышленных и административных объектов, военных баз, а также контроль воздушного пространства от самолетов противника забастовку.
Управление проектами разработчик С-300 Русский Алмаз корпорации (в государственной собственности, AKA "КБ-1"), которая в настоящее время является частью "Алмаз-Антей" Концерн ПВО. S-300 использует ракеты разработаны МКБ "Факел" Конструкторское бюро (отдельные корпорации правительством, AKA "ОКБ-2").
С-300 также способен уничтожить баллистические цели ракетой, и считается одним из самых мощных зенитных ракетных систем, в настоящее время направлена [2]. Ее радаров имеют возможность одновременно отслеживать до 100 целей, занимаясь до 12. S-300 Время развертывания составляет пять минут. [3] [Dead Link] ракет С-300 Are Sealed раундов и не требуют обслуживания в течение своей жизни. Evolved версия S-300 системы С-400 (НАТО отчетный названием SA-21) поступил на вооружение в
Система С-300 была впервые развернута в СССР в 1979 году, предназначен для противовоздушной обороны крупных промышленных и административных объектов, военных баз, а также контроль воздушного пространства от самолетов противника забастовку.
Управление проектами разработчик С-300 Русский Алмаз корпорации (в государственной собственности, AKA "КБ-1"), которая в настоящее время является частью "Алмаз-Антей" Концерн ПВО. S-300 использует ракеты разработаны МКБ "Факел" Конструкторское бюро (отдельные корпорации правительством, AKA "ОКБ-2").
С-300 также способен уничтожить баллистические цели ракетой, и считается одним из самых мощных зенитных ракетных систем, в настоящее время направлена [2]. Ее радаров имеют возможность одновременно отслеживать до 100 целей, занимаясь до 12. S-300 Время развертывания составляет пять минут. [3] [Dead Link] ракет С-300 Are Sealed раундов и не требуют обслуживания в течение своей жизни. Evolved версия S-300 системы С-400 (НАТО отчетный названием SA-21) поступил на вооружение в
Vitor mango- Pontos : 118178
Re: Cargueiro podia transportar mais do que madeira
POIZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
Russso puro
Russso puro
Vitor mango- Pontos : 118178
Re: Cargueiro podia transportar mais do que madeira
Terminator escreveu:
sim, um pouco, um poukinho. resta saber agora o k eh k os piratas keriam: foram eles k carregaram os misseis, ou k os queriam "descarregar" a meio caminho entre a finlandia e o irao??
NEM EH BOM PERGUNTAR p k eh k o IRAO ker misseis...HMMMMM xa-kah-ver......
Para que é que o Irão quer mísseis? Deve ser para lidar com os problemas de segurança criados pela oposição interna, ou então para enfrentar os mísseis do vizinho do lado que está mais perigoso do que nunca.
Infelizmente, este é o tipo de assunto que consegue unir uma grande parte da população iraniana, em torno de causas "nacionalistas". O programa nuclear iraniano é uma bandeira "nacional" que o regime usa muito bem. Mas acho que a melhor maneira de o dizer é que todos os regimes iranianos, desde o tempo do Xá usaram e abusaram destas bandeiras.
LJSMN- Pontos : 1769
Re: Cargueiro podia transportar mais do que madeira
Sam escreveu:[
Para que é que o Irão quer mísseis? Deve ser para lidar com os problemas de segurança criados pela oposição interna, ou então para enfrentar os mísseis do vizinho do lado que está mais perigoso do que nunca.
eh pah sam, nao me ajudaste nada! LOLOL o irao tem uma duzia de vizinhos do lado, e sao (kuase) todos perigosos. mas ok, eu nao estava a pensar no do lado, estava a pensar no outro, k nem devia estar no mapa!
Sam escreveu:[
Infelizmente, este é o tipo de assunto que consegue unir uma grande parte da população iraniana, em torno de causas "nacionalistas". O programa nuclear iraniano é uma bandeira "nacional" que o regime usa muito bem. Mas acho que a melhor maneira de o dizer é que todos os regimes iranianos, desde o tempo do Xá usaram e abusaram destas bandeiras.
bem, o regime usou muito bem essa bandeira, mas sera k a vai continuar a poder usar depois dos recentente acontecimentos? sera k as bandeiras nao mudam, mesmo internamente? nao sei, nao estou a afirmar, mas a oposiçao tambem sabe o que sao bandeiras, e pode virar uma bandeira contra a outra...
uma coisa eh certa: a russia vai passar tb a estar debaixo de olho da comunidade internacional, pk se ateh aki havia suspeitas, parece k agora com provas, as coisas mudarao de figura, no k toca ah vigilancia ao mercado negro de armas PARA O IRAO!!
olha sam, por acaso nao sabes o k eh k o mango esta para ali a tentar dizer, sabes?? LOLOL
Terminator- Pontos : 2544
Re: Cargueiro podia transportar mais do que madeira
olha sam, por acaso nao sabes o k eh k o mango esta para ali a tentar dizer, sabes?? LOLOL
eu disse tudo
Admin- Admin
- Pontos : 5709
Re: Cargueiro podia transportar mais do que madeira
Admin escreveu:
eu disse tudo
ah! bom!! agora sim, percebi tudo! nao ha kker duvida do k eh k pensas do artic see.
Terminator- Pontos : 2544
Re: Cargueiro podia transportar mais do que madeira
Eu ?Terminator escreveu:Admin escreveu:
eu disse tudo
ah! bom!! agora sim, percebi tudo! nao ha kker duvida do k eh k pensas do artic see.
Nada !
Ou melhor Navega !
Admin- Admin
- Pontos : 5709
Re: Cargueiro podia transportar mais do que madeira
Navio transportava mísseis terra-ar para o Irão
DN
O cargueiro Arctic Sea, desviado no final de Julho em águas suecas, transportava, além da carga oficial de madeira, mísseis terra-ar S-300 para o Irão expedidos por um grupo mafioso russo, noticiou hoje o diário austríaco Salzburger Nachrichten.
Citando "fontes israelitas bem informadas e com bons contactos com os serviços secretos ocidentais", o correspondente do jornal em Jerusalém afirma que os mísseis foram carregados no navio quando este estava parado para reparação no porto de Kalininegrado (Rússia), no início do Verão.
Segundo o jornalista, o Irão terá entrado em contacto com um grupo da máfia russa composto por militares russos que aceitam contratos duvidosos para aumentarem o seu rendimento. O objectivo era organizar a entrega daqueles mísseis, entre os mais modernos do mercado de armamento.
Esse contrato com o Irão terá sido comunicado aos serviços secretos russos FSB por "um serviço (de informações) ocidental", o que levou Moscovo a decidir interceptar o cargueiro.
"Isso explica por que razão a Rússia levou tanto tempo, depois de ele ter sido +desviado por piratas+, a interceptar o cargueiro ao largo de Cabo Verde, quando a posição da embarcação era conhecida, segundo a NATO", escreve o correspondente do Salzburger Nachrichten.
O jornalista acrescenta que esta versão dos factos explicaria também por que os serviços secretos ocidentais não intervieram, por que os "piratas" correram tantos riscos por um simples carregamento de madeira com um valor de apenas 1,5 milhões de euros e por que a Rússia enviou grandes aviões de carga para a retirada dos 14 membros da tripulação e 8 piratas.
O jornal afirma também que esta versão do caso do Arctic Sea explicaria também por que o presidente israelita, Shimon Peres, fez uma visita relâmpago à Rússia a 19 de Junho, na qual, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita, "entregou provas concretas de que o Irão e a Síria fornecem armas ao Hamas e ao Hezbollah".
Citando "fontes israelitas bem informadas e com bons contactos com os serviços secretos ocidentais", o correspondente do jornal em Jerusalém afirma que os mísseis foram carregados no navio quando este estava parado para reparação no porto de Kalininegrado (Rússia), no início do Verão.
Segundo o jornalista, o Irão terá entrado em contacto com um grupo da máfia russa composto por militares russos que aceitam contratos duvidosos para aumentarem o seu rendimento. O objectivo era organizar a entrega daqueles mísseis, entre os mais modernos do mercado de armamento.
Esse contrato com o Irão terá sido comunicado aos serviços secretos russos FSB por "um serviço (de informações) ocidental", o que levou Moscovo a decidir interceptar o cargueiro.
"Isso explica por que razão a Rússia levou tanto tempo, depois de ele ter sido +desviado por piratas+, a interceptar o cargueiro ao largo de Cabo Verde, quando a posição da embarcação era conhecida, segundo a NATO", escreve o correspondente do Salzburger Nachrichten.
O jornalista acrescenta que esta versão dos factos explicaria também por que os serviços secretos ocidentais não intervieram, por que os "piratas" correram tantos riscos por um simples carregamento de madeira com um valor de apenas 1,5 milhões de euros e por que a Rússia enviou grandes aviões de carga para a retirada dos 14 membros da tripulação e 8 piratas.
O jornal afirma também que esta versão do caso do Arctic Sea explicaria também por que o presidente israelita, Shimon Peres, fez uma visita relâmpago à Rússia a 19 de Junho, na qual, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita, "entregou provas concretas de que o Irão e a Síria fornecem armas ao Hamas e ao Hezbollah".
DN
BUFFA General Aladeen- Pontos : 4887
Navio transportava mísseis terra-ar para o Irão
Esta notícia está no Tópico que trata o tema HÀ MUITO TEMPO na SALA do RUiz ...
publiquei às 16,45 pm
https://vagueando.forumeiros.com/desabafe-desembruxe-f13/onde-para-o-artic-sea-t11468-45.htm
Tópas ?
então corta .... para não haver repetição de comentários sobre o mm assunto ....em fóruns diferentes.
publiquei às 16,45 pm
https://vagueando.forumeiros.com/desabafe-desembruxe-f13/onde-para-o-artic-sea-t11468-45.htm
Tópas ?
então corta .... para não haver repetição de comentários sobre o mm assunto ....em fóruns diferentes.
BUFFA General Aladeen- Pontos : 4887
Re: Cargueiro podia transportar mais do que madeira
BUFFA escreveu:Esta notícia está no Tópico que trata o tema HÀ MUITO TEMPO na SALA do RUiz ...
Tópas ?
então corta .... para não haver repetição de comentários sobre o mm assunto ....em fóruns diferentes.
xata
Vitor mango- Pontos : 118178
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