Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A GRANDE VITÓRIA DO PP

Ir para baixo

A GRANDE VITÓRIA DO PP Empty A GRANDE VITÓRIA DO PP

Mensagem por LJSMN Seg Set 28, 2009 1:04 am


Portugal vai decidir já no próximo domingo o nome daquele que durante quatro anos vai defenir o rumo do país. Mas e se lhe dissermos que antes disso o rumo das eleições poderá ser alterado por mais de 930 mil eleitores-fantasma, o que corresponde a 10% de abstenção técnica?

A hipótese foi colocada por um estudo actualizado com base nos cadernos eleitorais de 2007 avançado por dois politólogos. Para chegarem a estes números os autores explicam que "ao número de recenseados no Continente e nas Regiões Autónomas subtrairam a população adulta estimada pelo Instituto Nacional de Estatística no final de 2008, assim como, o número de imigrantes residentes com mais de 20 anos.

O estudo prevê ainda que dos cerca de 930 mil "eleitores-fantasma". No topo esteja a Madeira na casa dos 32%, Vila Real e Bragança na casa dos 30%.

No sentido inverso mais de 4.5% incide no circulo eleitoral de Setúbal, o mais baixo. Seguido por 6% em Évora e cerca de 6.2% no Porto.

Os autores adiantam ainda que a correcção dos cadernos eleitorais resultariam no favorecimento de alguns distritos em detrimento de outros em número de deputados.

Esta margem de erro aumenta ainda a taxa de abstenção para valores que pode ultrapassar os 10%. O que pela ordem lógica resultará num balanço errado da participação nacional no acto eleitoral.

Conclusão: Indivíduos falecidos e duplas inscrições serão potênciais "eleitores" nas próximas legislativas. A margem de erro fica guardada na "caixa de pandora" das urnas de voto. E a pergunta fica no ar. Será justo o vencedor do próximo domingo? E a solução passa pela mudança do sistema eleitoral?

TVNET



Realçados meus. Eis a "grande vitória" do PP - primeiro bloco.

A grande roubalheira ao PC - segundo bloco.

Os últimos deputados obtidos pelo CDS foram obtidos nos arredondamentos finais do método de Hondt. Aproveito para fazer mais uma previsão: ninguém vai ligar a isto, ninguém vai querer saber.

LJSMN

Pontos : 1769

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos