Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

No rescaldo das Legislativas 2009

Ir para baixo

No rescaldo das Legislativas 2009 Empty No rescaldo das Legislativas 2009

Mensagem por Joao Ruiz Seg Set 28, 2009 9:15 am

A falhada 'execução' de Sócrates

por João Marcelino
Hoje

No rescaldo das Legislativas 2009 Joao_marcelino

Em pouco mais de 15 dias, José Sócrates e o PS construíram uma vantagem absolutamente inesperada.

Passaram de uma ligeira vantagem nas sondagens para uma vitória expressiva nas urnas. Mérito pessoal, sem dúvida, de José Sócrates, mas igualmente muito demérito de Manuela Ferreira Leite. A presidente do PSD cometeu erros infantis. Chegou a comentar, num Fórum da TSF, que quando assumiu a presidência do PSD não contava ser candidata à chefia do Governo (!) e falhou na estratégia de execução de carácter a que sujeitou Sócrates. No final, o PSD ficou quase igual ao que era com Santana Lopes, há quatro anos - e isso configura uma derrota brutal, que terá rápidas consequências na liderança.

O resultado de Sócrates é fruto de resistência pessoal e qualidade política, mas provavelmente o programa do Governo do PS também ganhou ao pequeno texto mal alinhavado do PSD. O PS disse o que queria fazer; o PSD perdeu demasiado tempo a dizer o que não faria a um país que, apesar de algum pessimismo, também já está longe do Portugal dos pequeninos. Talvez por isso, e pela entrada em cena de um eleitorado mais jovem, falhou a atracção do voto útil sobre o eleitorado do PP.

Há um ano, quando o PS suspirava por uma nova maioria absoluta, este seria um mau resultado. Hoje, depois da crise financeira mundial, estes números são revigoradores para o partido. A teoria da "asfixia democrática" não foi o papão que MFL e os seus estrategas imaginaram (e viram crescer com a ajuda de Belém até quase ao final da campanha).

José Sócrates está agora em condições de negociar uma maioria mas provavelmente vai governar sozinho. O Governo quase só pode cair na sequência de uma concertação entre a esquerda à esquerda do PS e os partidos da direita parlamentar. Ou seja, há espaço, pelo menos nos primeiros anos da legislatura, para ir negociando pontualmente os dossiers mais complicados, a começar pelo Orçamento do Estado.

DN

No rescaldo das Legislativas 2009 13300
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos