PSD acusa governo de "desviar verbas" comunitárias de regiões pobres para Lisboa
4 participantes
Vagueando na Notícia :: Salas das mesas de grandes debates de noticias :: Noticias observadas DAS GALAXIAS SOBRE O PLANETA TERRA
Página 1 de 1
PSD acusa governo de "desviar verbas" comunitárias de regiões pobres para Lisboa
por Agência Lusa, Publicado em 15 de Outubro de 2009
por Agência Lusa, Publicado em 15 de Outubro de 2009
O PSD acusou hoje o Governo de ter criado um “regime de excepção” nas regras para a distribuição de fundos comunitários para “desviar verbas” das “regiões mais pobres” para a região de Lisboa e Vale do Tejo.
A acusação é formulada na primeira iniciativa parlamentar social-democrata na XI legislatura, que hoje arranca com a tomada de posse dos 230 deputados eleitos nas eleições legislativas de 27 de Setembro.
Numa pergunta dirigida ao presidente da Assembleia da República, o grupo parlamentar do PSD exige saber “qual o montante efectivo” de fundos comunitários destinados ao norte, centro e alentejo reaplicados na região de Lisboa, quais os projectos e promotores beneficiários da medida e se é intenção do executivo “compensar as zonas mais deprimidas do país”.
“O Governo vai persistir nesta política errada de desvio de verbas das zonas mais deprimidas do país para a zona de Lisboa e Vale do Tejo ?”, questionam os sociais-democratas.
No documento, o PSD defende que a “manobra de desvio de fundos” conheceu novos desenvolvimentos “em plena campanha eleitoral legislativa” quando a Comissão Ministerial de Coordenação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) integrou o regime de excepção “no próprio regulamento do FEDER e do Fundo de Coesão”.
“Este é um exemplo flagrante da actuação centralizadora deste Governo, que desta forma desvirtua por completo o espírito dos fundos comunitários, aplicando-os onde eles não são verdadeiramente necessários, nas zonas mais deprimidas do norte, centro e Alentejo, mas antes em Lisboa”, apontam
A acusação é formulada na primeira iniciativa parlamentar social-democrata na XI legislatura, que hoje arranca com a tomada de posse dos 230 deputados eleitos nas eleições legislativas de 27 de Setembro.
Numa pergunta dirigida ao presidente da Assembleia da República, o grupo parlamentar do PSD exige saber “qual o montante efectivo” de fundos comunitários destinados ao norte, centro e alentejo reaplicados na região de Lisboa, quais os projectos e promotores beneficiários da medida e se é intenção do executivo “compensar as zonas mais deprimidas do país”.
“O Governo vai persistir nesta política errada de desvio de verbas das zonas mais deprimidas do país para a zona de Lisboa e Vale do Tejo ?”, questionam os sociais-democratas.
No documento, o PSD defende que a “manobra de desvio de fundos” conheceu novos desenvolvimentos “em plena campanha eleitoral legislativa” quando a Comissão Ministerial de Coordenação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) integrou o regime de excepção “no próprio regulamento do FEDER e do Fundo de Coesão”.
“Este é um exemplo flagrante da actuação centralizadora deste Governo, que desta forma desvirtua por completo o espírito dos fundos comunitários, aplicando-os onde eles não são verdadeiramente necessários, nas zonas mais deprimidas do norte, centro e Alentejo, mas antes em Lisboa”, apontam
BUFFA General Aladeen- Pontos : 4887
Re: PSD acusa governo de "desviar verbas" comunitárias de regiões pobres para Lisboa
BUFFA escreveu:
isto anda tudo com um timing giro. se se conheceram estes desvios durante a campanha eleitoral, porque eh k nao se trouxe o assunto ah baila nessa altura, e porque eh k esta noticia nao explica de onde exactamente eh k eles foram desviados e onde exactamente eh k foram aplicados?
Terminator- Pontos : 2544
Re: PSD acusa governo de "desviar verbas" comunitárias de regiões pobres para Lisboa
Terminator escreveu:isto anda tudo com um timing giro. se se conheceram estes desvios durante a campanha eleitoral, porque eh k nao se trouxe o assunto ah baila nessa altura, e porque eh k esta noticia nao explica de onde exactamente eh k eles foram desviados e onde exactamente eh k foram aplicados?
O curioso é o PSD vir agora falar nisso. Essas excepcções, dentro da Região de Lisboa e Vale do Tejo, que diferem muito da média do índice de riqueza do resto da região e que constituem ilhas de pobreza, não são de agora. É que nesta região também há depressão e pobreza. Tenho conhecimento há pelo menos 4 anos e nunca foi escamoteado ou escondido á opinião pública. E estranho que o Buffa, também ligado á Administração Pública, desconheça.
Viriato- Pontos : 16657
Viriato escreveu:
........ E estranho que o Buffa, também ligado á Administração Pública, desconheça.
nao sei se o buffa conhece ou nao, viriato. eu nao conheço, e comecei o comentario precisamente pelo timing ...
A razão da minha referência ao Buffa deve-se a ter sido o autor do post. Mas tentando explicar melhor. As regiões em que Portugal se encontra dividida para efeitos de repartição dos fundos do QREN (e outros fundos), dependem do rendimento médio da região. Aquelas que ultrapassam determinados valores deixam de ter direito a apoios comunitários. Foi o que se passou, em parte, com a Madeira que originou os protestos conhecidos. Sucede que nessas regiões podem existir bolsas de pobreza e miséria. No caso da região de Lisboa e Vale do Tejo, que inclui no Ribatejo zonas do interior de pobreza assinalável e na Madeira (creio que no Curral das Freiras), criaram-se excepções. Mas de uma forma aberta e formalizada. A minha estranheza é só agora vir a público e denunciado o que existe há vários anos. Penso eu de que...
Viriato escreveu:
........ E estranho que o Buffa, também ligado á Administração Pública, desconheça.
não ... não estou actualmente ligado à AP. Já estive...
apenas falo com eles ...
Tanto quanto sei, e é o que sei, neste momento, é que a região do vale do tejo a partir de uma certa altura passou a ser penalizada, em termos de fundos comunitários, porque durante alguns anos foi muito beneficiada. Creio...
agora o que eu tb sei, não menosprezando a situação difícil do portugal profundo, é que esta região está a bater no fundo.....
afinal .... quase todas as regiões precisam de ajuda....
BUFFA General Aladeen- Pontos : 4887
a minha critica (ou simplesmente comentario...) tem dois aspectos fundamentais.
o primeiro: o timing (atrasado) do psd: sendo que o assunto jah era conhecido ha algum tempo, jah devia ter vindo a publico
o segundo: a nao especificaçao das "trocas". nao eh possivel avaliar com um minino de isençao e objectividade, se nao nos for indicado o que eh k foi trocado e porque.
eh indiferente se as regioes que necessitam de ajuda se situam no vale do tejo, ou nos confins do alentejo ou da beira alta. nao eh a localizaçao que eh importante, o que eh importante sao as carencias das populaçoes que lah vivem, e de certeza que ha indicadores...
criticar uma troca, soh pela troca, acho k ta mal..e irrita-me que nao se explique exctamente o que eh k esta aki a ser criticado..
o primeiro: o timing (atrasado) do psd: sendo que o assunto jah era conhecido ha algum tempo, jah devia ter vindo a publico
o segundo: a nao especificaçao das "trocas". nao eh possivel avaliar com um minino de isençao e objectividade, se nao nos for indicado o que eh k foi trocado e porque.
eh indiferente se as regioes que necessitam de ajuda se situam no vale do tejo, ou nos confins do alentejo ou da beira alta. nao eh a localizaçao que eh importante, o que eh importante sao as carencias das populaçoes que lah vivem, e de certeza que ha indicadores...
criticar uma troca, soh pela troca, acho k ta mal..e irrita-me que nao se explique exctamente o que eh k esta aki a ser criticado..
É isso mesmo que dizes. Haveria outra solução. Retirar da Região de Lisboa e Vale do Tejo essas zonas. Era a a solução fácil. Mas isso sim, seria batota. E não era uma solução defeenitiva. Seriam sempre zonas de fronteiras variáveis o que também não ajudava a reformas futuras de regionalização.
BUFFA escreveu:
...
Terminator escreveu:
...
BUFFA escreveu:
...
Viriato escreveu:
...
Terminator escreveu:
...
Viriato escreveu:É isso mesmo que dizes. Haveria outra solução. Retirar da Região de Lisboa e Vale do Tejo essas zonas. Era a a solução fácil. Mas isso sim, seria batota. E não era uma solução defeenitiva. Seriam sempre zonas de fronteiras variáveis o que também não ajudava a reformas futuras de regionalização.
Atão e se ue dissesse a vossa incelências que tão todos a bater em vento. A posição inicial do PSD é a mais risível de todas, porque foi o governo da tanga barrosista que criou o problema original. Mas talvez que eles até se tenham esquecido (!).
Quanto ao essencial, eu por acaso até sei e nem me apetece recordar muito o assunto, pelas consequências pessoais que teve. Mas a situação é simples: foi incompetência pura! Pelo menos inicialmente, nem sequer passou disso. Depois... tenho de confessar que não sei se, ou quando é que a situação poderia (se é que poderia) ter sido invertida. Estes assuntos produzem ondas de choque que se fazem sentir em situações que à partida seriam inesperadas.
Quanto ao último comentário. Viriato, se tiver oportunidade de passar por Dresden, pergunte a algum funcionário do Governo Estatal da Alta Saxónia como é que eles lidam com estes assuntos. Apenas, não lhes diga que é português. Eles ressuscitaram uma piada racista do século passado: um artista de cabaré chegava à boca do palco e dizia "Há este neurocirurgião polaco...". Depois fazia uma pausa, e o público desmanchava-se em gargalhadas.
Hoje em dia eles dizem: "Há este político português..."
Está a ser um sucesso enorme.
LJSMN- Pontos : 1769
LJSMN escreveu:Viriato escreveu:É isso mesmo que dizes. Haveria outra solução. Retirar da Região de Lisboa e Vale do Tejo essas zonas. Era a a solução fácil. Mas isso sim, seria batota. E não era uma solução defeenitiva. Seriam sempre zonas de fronteiras variáveis o que também não ajudava a reformas futuras de regionalização.
Atão e se ue dissesse a vossa incelências que tão todos a bater em vento. A posição inicial do PSD é a mais risível de todas, porque foi o governo da tanga barrosista que criou o problema original. Mas talvez que eles até se tenham esquecido (!).
Quanto ao essencial, eu por acaso até sei e nem me apetece recordar muito o assunto, pelas consequências pessoais que teve. Mas a situação é simples: foi incompetência pura! Pelo menos inicialmente, nem sequer passou disso. Depois... tenho de confessar que não sei se, ou quando é que a situação poderia (se é que poderia) ter sido invertida. Estes assuntos produzem ondas de choque que se fazem sentir em situações que à partida seriam inesperadas.
eu ia responder (ou melhor, perguntar uma coisa) ao viriato mas depois do L dizer k estamos a bater em vento (whatever that is, eh uma expressao gira k nunca tinha ouvido ) queria entao começar por perguntar ao L:
pelo k percebo quem criou as regioes foi o governo de barroso. pelo que percebo isso nao veio resolver nada, veio "criar um problema original". como nao me lembro de nada relevante relativamente a estas regioes, L, podes ser um bocado mais esclarecedor, please? que problema original? a ideia das regioes pobres k recebem ajudas extras eh um problema??
NB: L, como dizes que devido a consequencias pessoais nao te apetecia recordar o assunto, se for o caso, por favor esquece a minha pergunta, ta?
Terminator escreveu:LJSMN escreveu:Viriato escreveu:É isso mesmo que dizes. Haveria outra solução. Retirar da Região de Lisboa e Vale do Tejo essas zonas. Era a a solução fácil. Mas isso sim, seria batota. E não era uma solução defeenitiva. Seriam sempre zonas de fronteiras variáveis o que também não ajudava a reformas futuras de regionalização.
eu ia responder (ou melhor, perguntar uma coisa) ao viriato mas depois do L dizer k estamos a bater em vento (whatever that is, eh uma expressao gira k nunca tinha ouvido ) queria entao começar por perguntar ao L:
pelo k percebo quem criou as regioes foi o governo de barroso. pelo que percebo isso nao veio resolver nada, veio "criar um problema original". como nao me lembro de nada relevante relativamente a estas regioes, L, podes ser um bocado mais esclarecedor, please? que problema original? a ideia das regioes pobres k recebem ajudas extras eh um problema??
NB: L, como dizes que devido a consequencias pessoais nao te apetecia recordar o assunto, se for o caso, por favor esquece a minha pergunta, ta?
A "marosca" aconteceu ao nível dum dos organismos mais importantes da Europa Comunitária: o Eurostat. Para quem já não se lembrar, foi a única vez que um governo nacional contestou em alta os números do deficit do OGE.
Quem desmontou o assunto foi um amigo, que na altura estava a trabalhar e a residir na Alta Saxónia, mais exactamente em Dresden. O fulano é o maior apaixonado por Portugal que eu já conheci, mas... nunca papou grupos e muitas vezes, as críticas que ele nos faz custam a ouvir, até a mim que concordo com elas.
Como o fulano é um "arquivador furioso", vou ver se ele guardou o trabalho ou não. Se não o tiver feito, acho que sou capaz de reconstituir o essencial de memória.
LJSMN- Pontos : 1769
LJSMN escreveu:
Como o fulano é um "arquivador furioso", vou ver se ele guardou o trabalho ou não. Se não o tiver feito, acho que sou capaz de reconstituir o essencial de memória.
ok, thanks!
Conteúdo patrocinado