Mc Cain acusa Obama de usar a cartada racista
Vagueando na Notícia :: Salas das mesas de grandes debates de noticias :: Noticias observadas DAS GALAXIAS SOBRE O PLANETA TERRA
Página 1 de 1
Mc Cain acusa Obama de usar a cartada racista
Mc Cain acusa Obama de usar a cartada racista
HUGO COELHO
Estados Unidos. Aumenta crispação na corrida à Casa Branca
Republicano mudou de estratégia para inverter sondagens desfavoráveis
Era das poucas armas que ainda estavam guardadas. Mas os candidatos à presidência dos Estados Unidos não resistiram à tentação de usá-la: a raça foi ontem colocada no centro do debate eleitoral na corrida para a Casa Branca. A equipa do candidato republicano, John McCain, acusou o candidato democrata, Barack Obama, de ter usado a "cartada racial" na tentativa de caçar votos.
A crítica é mais um episódio negativo desta campanha eleitoral, que parece cada vez mais crispada. Na quarta-feira, a candidatura de John McCain difundiu um anúncio televisivo em que comparava Obama a Britney Spears e Paris Hilton. O candidato democrata contra-atacou num discurso no estado do Missuri, onde acusou os republicanos de não terem ideias e estarem a personalizar a discussão. "Como já ninguém realmente pensa que Bush e McCain têm uma resposta para os desafios que enfrentamos, os republicanos estão a tentar meter-vos medo de mim. Dizem que não sou suficiente patriótico; que tenho um nome do meio engraçado; que não fico tão bem nas notas de dólar como os outros pre- sidentes", ironizou o democrata, entre calorosos aplausos dos seus apoiantes.
Mas a referência à nota de dólar e a comparação com outros presidentes foram vistas pelos republicanos como tentativas de colocar o factor racial no centro do debate. "Obama usou a carta racial, e tirou-a bem do fundo do baralho", acusou o director da campanha republicana, Rick Davis. Horas mais tarde, John McCain acrescentou que a declaração de Obama "cria divisões, foi negativa, vergonhosa e errada".
A questão racial esteve nas entrelinhas das primárias democratas, com Obama a denunciar Bill Clinton, marido da sua adversária, de deixar implícitas críticas de teor racistas.
Mas com McCain a questão ainda não tinha sido levantada. O candidato republicano prometeu no início do ano que não centraria o debate na pessoa do seu adversário durante a campanha. No entanto, a troca de ataques pessoais intensificou-se após o regresso de Obama da sua viagem pelo Médio Oriente e pela Europa. Os jornais americanos dizem que McCain está a mudar de estratégia a um mês da convenção partidária que o consagrará como candidato. Com esta estratégia, sublinham alguns analistas, o republicano procura inverter a desvantagem nas sondagens.
Na mais recente sondagem, divulgada pela CNN, Obama liderava com sete pontos de avanço.
Admin- Admin
- Pontos : 5709
Re: Mc Cain acusa Obama de usar a cartada racista
ahhhDizem que não sou suficiente patriótico; que tenho um nome do meio engraçado; que não fico tão bem nas notas de dólar como os outros pre- sidentes", ironizou o democrata, entre calorosos aplausos dos seus apoiantes.
desta gostei
Admin- Admin
- Pontos : 5709
Vagueando na Notícia :: Salas das mesas de grandes debates de noticias :: Noticias observadas DAS GALAXIAS SOBRE O PLANETA TERRA
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos