Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Incidente naval entre coreias compromete diplomacia

2 participantes

Ir para baixo

Incidente naval entre coreias compromete diplomacia Empty Incidente naval entre coreias compromete diplomacia

Mensagem por ricardonunes Ter Nov 10, 2009 3:03 am

A Coreia do Norte exigiu um pedido de desculpas formal da Coreia do Sul pelo incidente naval hoje ocorrido numa zona fronteiriça marítima sensível, que classificou de «grave provocação armada», segundo a agência norte-coreana (KCNA)

«As autoridades militares sul-coreanas devem apresentar desculpas ao Norte por esta provocação armada e tomar as medidas que se impõem para que não volte a produzir-se uma provocação semelhante», lê-se num comunicado do Estado-Maior norte-coreano citado pela KCNA.

O confronto ocorreu depois de um navio patrulha norte-coreano ter entrado nas águas territoriais do Sul, no Mar Amarelo, ignorando disparos de aviso, segundo o exército sul-coreano.

Lusa / SOL
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Incidente naval entre coreias compromete diplomacia Empty Seul envia ajuda para a Coreia do Norte

Mensagem por Joao Ruiz Sex Jan 15, 2010 3:54 pm

Seul envia ajuda para a Coreia do Norte

por DN.pt
Hoje

Incidente naval entre coreias compromete diplomacia Ng1242758

É a primeira vez em dois anos que Pyongyang aceita ajuda humanitária do Governo sul-coreano

O regime comunista de Pyongyang aceitou a oferta de dez mil toneladas de ajuda alimentar feita pelo Governo de Seul.

A oferta fora feita em Outubro, mas só agora a Coreia do Norte emitiu uma resposta favorável.

Em finais de 2009, o Programa Alimentar Mundial (PAM) advertira para nova escassez crónica de alimentos na Coreia do Norte, após uma série de colheitas fracassadas. Um terço das mulheres e crianças sofrem de subnutrição crónica, segundo o PAM.

É a primeira vez em dois anos que o regime de Kim Jong-il aceita ajuda da Coreia do Sul. A atitude de Pyongyang surge num momento em que este regime volta a acenar com a possibilidade de negociações sobre o seu programa nuclear e para reduzir a escalada de tensões na península coreana.

Em Dezembro, Pyongyang divulgou uma nota em que sugeria disponibilidade para contactos directos com os Estados Unidos com vista a um acordo de paz. A guerra de 1950-53 terminou com um cessar-fogo entre os beligerantes ocidentais e a Coreia do Sul, por um lado, e a Coreia do Norte por outro.

Após a imposição de novas sanções internacionais devido a testes de mísseis em 2009 e ao retomar do seu programa nuclear, os analistas consideram que o regime de Pyongyang enfrenta uma séria crise e, com este gesto, procura sugerir uma atitude aberta a negociações.

Desde os anos 90 que a Coreia do Norte depende da ajuda alimentar internacional para suprir as necessidades básicas da sua população. A generalidade dos seus recursos são canalizados para os militares e para a elite do partido comunista, no poder.

In DN

Embarassed Rolling Eyes Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Incidente naval entre coreias compromete diplomacia Empty Pyongyang ameaça ONU com reacção militar

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jun 15, 2010 4:28 pm

Pyongyang ameaça ONU com reacção militar

por Lusa
Hoje

Incidente naval entre coreias compromete diplomacia Ng1305737

O embaixador da Coreia do Norte na ONU advertiu hoje que o seu país reagirá militarmente a qualquer condenação pelo Conselho de Segurança sobre o naufrágio da corveta sul-coreana Cheonan.

Na sequência de um inquérito, Seul acusou Pyongyang de ter torpedeado a corveta em Março, provocando a morte de dezenas de marinheiros.

"Não queremos que o Conselho de Segurança tome medidas de provocação dirigidas contra nós", declarou o embaixador Sin Son-ho em conferência de imprensa, advertindo que caso o Conselho de Segurança decida agir contra o seu país "as nossas forças militares desencadearão medidas de represália".

A Coreia do Norte continua a exigir uma autorização para inspecionar o local do naufrágio da corveta, pedido até agora negado por Seul.

Na segunda feira, o Conselho de Segurança apelou às duas partes para se absterem de qualquer acção que possa originar uma escalada da tensão na península coreana.

Após terem escutado em separado os representantes dos dois países, os 15 membros do Conselho de Segurança emitiram um "forte apelo às partes para que evitem qualquer ato que possa conduzir a uma escalada de tensões na região".

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Incidente naval entre coreias compromete diplomacia Empty Re: Incidente naval entre coreias compromete diplomacia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos