Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Morte de feto assusta grávidas

Ir para baixo

Morte de feto assusta grávidas Empty Morte de feto assusta grávidas

Mensagem por Joao Ruiz Ter Nov 17, 2009 10:10 am

Morte de feto assusta grávidas

por PATRÍCIA JESUS e LUÍS MANETA
Hoje

Morte de feto assusta grávidas Ng1218256

A notícia do falecimento do feto com oito meses, após a vacinação da mãe contra a gripe A, veio aumentar o medo das grávidas, que já estavam a aderir pouco à campanha. Mas os especialistas garantem que se tratou de uma coincidência. Primeiros resultados da autópsia são inconclusivos

A notícia da morte de um feto de 34 semanas após a futura mãe ter sido vacinada contra a gripe A, em Portalegre, está a assustar as grávidas. Se muitas já tinham dúvidas sobre a segurança da nova vacina, o caso de Portalegre veio piorar a situação. "Já estava reticente, por isso aconselhei-me com o meu médico que me disse para não tomar. Agora esta situação de Portalegre vem dar-me razão", contou Carla Duarte, grávida de oito meses ao DN, no centro de Saúde dos Olivais, em Lisboa. Também Maria Carvalho, grávida de três meses, ficou com mais dúvidas e não tenciona vacinar-se.

No entanto, os especialistas lembram que todos os anos morrem 300 fetos, depois das 28 semanas, e dizem que tudo indica que o caso de Portalegre tenha sido uma coincidência. Os primeiros resultados da autópsia revelam que a morte do feto ocorreu após alterações da circulação sanguínea que causaram uma anóxia (falta de oxigénio). Mas desconhece-se a causa destas alterações e sãoprecisos mais testes.

O director do serviço de Obstetrícia do São João, Nuno Montenegro, lembra que não se consegue determinar a causa da maior parte das mortes antes do nascimento. O obstetra Luís Graça diz ainda que a existir uma relação entre a vacina e morte do feto "seria a primeira do mundo". Visão partilhada por Nuno Montenegro, que não duvida que o risco de não tomar a vacina é muito superior ao de tomar. Francisco George garantiu ainda que a vacina usada em Portugal, com adjuvante, não representa "qualquer risco acrescido" em relação às outras. Entretanto, é preciso dizer às grávidas que a vacina é a única protecção contra uma doença em que estas têm 10 vezes mais risco de terem complicações, diz Jorge Branco, director da Alfredo da Costa.

Na casa de Carla e Orlando Romacho em Alegrete, Portalegre, estava tudo preparado para acolher a bebé, que devia nascer a 27 de Dezembro. E, conta o cunhado, João Romacho, "ninguém previa" que pudesse ocorrer alguma complicação com uma gravidez de 34 semanas. "A médica sempre disse que estava tudo a correr bem", assegura o familiar revelando que houve um episódio em que "foram detectados batimentos cardíacos extremamente elevados".

Carla foi vacinada na quarta-feira e segundo a família, as reacções à vacina começaram a manifestar-se logo, com "dores no corpo". No dia seguinte, a família assusta-se com a agitação da bebé, e sábado foram ao Centro de Saúde onde se terá verificado que o feto tinha um batimento cardíaco baixo. João Romacho admite que existam "outras causas, que não exclusivamente a vacina" para explicar o sucedido, colocando a possibilidade de ter resultado de uma reacção adversa devido aos medicamentos que Carla estava a tomar para a depressão.

DN

Rolling Eyes Idea

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos