Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Parlamento europeu aprovou mudança de operador de comunicações num dia

Ir para baixo

Parlamento europeu aprovou mudança de operador de comunicações num dia Empty Parlamento europeu aprovou mudança de operador de comunicações num dia

Mensagem por Vitor mango Ter Nov 24, 2009 11:38 am

Parlamento europeu aprovou mudança de operador de comunicações num dia
24.11.2009 - 12h28
Por Lusa, PÚBLICO
O Parlamento Europeu aprovou hoje um novo regulamento para o sector das telecomunicações, que inclui o direito de os utilizadores mudarem de operador de telefone fixo ou móvel no prazo de um dia, e que foi saudado pela Comissão Europeia.

O texto aprovado em Estrasburgo impede ainda a sanção, sem decisão judicial, dos descarregamentos ilegais (“downloads”) de ficheiros.

A reforma das regras europeias aplicáveis ao sector das telecomunicações foi aprovada no Parlamento Europeu por 510 votos a favor, 40 contra e 24 abstenções.

A nova legislação passa ainda a prever a harmonização da gestão do espectro radioeléctrico na UE, tendo especialmente em vista a mudança da televisão analógica para a digital até 2012 e uma melhor cooperação entre os reguladores de telecomunicações dos Estados-Membros.

Por outro lado, fica consagrada a “separação funcional”, isto é, regras que requerem que os operadores em posição dominante separem a rede de infra-estruturas dos serviços prestados, caso deixem de cumprir determinadas condições previstas.

A nova legislação prevê a criação de um Organismo de Reguladores Europeus das Comunicações Electrónicas (ORECE) e o reforço dos direitos dos consumidores.

A transposição da directiva para as legislações nacionais tem que ser feita pelos 27 até final de Maio de 2011.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos