Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pílula atrai mulheres para o homem errado

Ir para baixo

Pílula atrai mulheres para o homem errado Empty Pílula atrai mulheres para o homem errado

Mensagem por Vitor mango Qui Ago 14, 2008 12:47 pm

Pílula atrai mulheres para o homem errado

SUSANA SALVADOR
Estudo. Os seres humanos sentem-se atraídos por um parceiro cujo odor indica características genéticas diferentes das suas. Mas a pílula contraceptiva altera a capacidade de a mulher fazer a escolha certa, segundo um novo estudo britânico
As leis da atracção podem, em última análise, reduzir-se a algo tão simples como o olfacto. Tudo porque os seres humanos tendem a sentir-se atraídos por um parceiro cujo cheiro indica características genéticas diferentes das suas. Mas a verdade é que as mulheres podem estar a fazer a escolha errada. E a culpa é da pílula. Um estudo britânico revela que este contraceptivo altera a capacidade das mulheres "cheirarem" o seu par ideal.

"Quando os nossos olhos se cruzam numa sala cheia de gente, é o aspecto que determina quem é que achamos atraentes. Mas o olfacto é muito importante para nós. Afinal, somos animais. Os cheiros actuam na hora de manter uma relação - pode não afectar por quem nos sentimos atraídos num bar, mas pode determinar o que sentimos na manhã seguinte", disse Craig Roberts, o autor do estudo publicado na Proceedings of the Royal Society.

As mulheres costumam preferir o cheiro dos homens que têm um Complexo Major de Histocompatibilidade (MHC), um conjunto de 140 de genes responsável pela resposta imunológica do corpo, diferente do seu. Isto porque aumentam a probabilidade de terem filhos mais saudáveis e menos vulneráveis a infecções. Os casais com genes diferentes também têm menor probabilidade de enfrentar problemas de fertilidade ou de sofrer abortos espontâneos. O odor das feromonas resulta, em parte, da forma como o MHC interage com as bactérias da pele.

O estudo envolveu cem mulheres, entre os 18 e os 35 anos, a quem foram apresentadas seis T-shirts de 97 voluntários - três com um MHC parecido com o seu e outros três com um diferente. Os homens tinham dormido dois dias seguidos com as T-shirts. Antes de tomarem a pílula, as mulheres não se sentiam mais atraídas pelos homens com MHC diferente (como estudos no passado sugeriram), mas depois de a tomarem, a atracção dirigia-se principalmente para aqueles que tinham um MHC semelhante.

"Os resultados mostraram que as preferências das mulheres que começaram a usar as pílulas contraceptivas alterou-se para homens com odores geneticamente semelhantes", referiu Roberts. E a conclusão não é das melhores: "Em última análise, poderá resultar no fim das relações quando as mulheres deixam de tomar a pílula, porque a percepção do odor representa um papel significativo em manter a atracção entre parceiros." O cientista, da Universidade de Liverpool, espera desenvolver mais estudos para confirmar o impacto da pílula no aumento do número de divórcios.|
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117569

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos