Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"Constrangimentos" dificultam eventual força policial portuguesa no Haiti

Ir para baixo

"Constrangimentos" dificultam eventual força policial portuguesa no Haiti Empty "Constrangimentos" dificultam eventual força policial portuguesa no Haiti

Mensagem por Vitor mango Seg Jan 25, 2010 4:57 am

"Constrangimentos" dificultam eventual força policial portuguesa no Haiti

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, disse, hoje, em Bruxelas (Bélgica) que Portugal avaliará a possível participação numa força policial militarizada que a União Europeia decida enviar para o Haiti. Contudo, o ministro lembrou o "constrangimento" causado pelo envolvimento noutras operações


"Nós estamos já muito constrangidos com a presença de forças militares ou paramilitares em vários teatros. Teremos que avaliar em que condições é que o poderemos fazer", declarou Amado, à entrada para uma reunião dos chefes de diplomacia dos 27.

O ministro salientou que, apesar de ter conhecimento da discussão em curso sobre o possível envio de uma força europeia de polícias militarizados para reforçar a missão da ONU no Haiti, ainda não houve uma discussão formal entre os 27, o que acontecerá hoje "pela primeira vez", reservando por isso uma posição para quando houver uma decisão e conhecer os seus contornos.

"Vamos ver em que condições é que os responsáveis pela UE pretendem enviar essa força, se é que pretendem, e depois veremos se temos ou não temos possibilidades de participar", disse.

UE envia 220 a 240 polícias

Os 27 deverão tomar hoje uma decisão sobre o envio de uma força de pelo menos 220 a 240 agentes de países com corpos de polícia militarizada, sendo que Portugal é um dos Estados-membros que integram a Força de Gendarmerie da UE, através de elementos da GNR (Guarda Nacional Republicana).

De acordo com fontes diplomáticas, a França deverá avançar com cerca de uma centena de agentes, Itália e Holanda com 50 cada e a Espanha entre 20 e 40.

Além do envio desta força, os chefes de diplomacia da UE prosseguirão hoje a discussão iniciada há precisamente uma semana, no conselho extraordinário realizado na capital belga a nível dos responsáveis europeus do Desenvolvimento, sobre a resposta de emergência ao sismo que devastou o Haiti a 12 de Janeiro último.

Os ministros irão designadamente discutir as contribuições, civis e militares, já prestadas por diversos Estados-membros, entre os quais Portugal, em resposta aos apelos da ONU para assistência às vítimas do sismo.

Deverá ser criada uma célula de coordenação, cujo objectivo será facilitar a troca de informação entres os 27 e melhor coordenar os contributos de cada país.


Lusa
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118177

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos