Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

The End of the Party

Ir para baixo

The End of the Party Empty The End of the Party

Mensagem por Joao Ruiz Seg Fev 22, 2010 10:33 am

Ataques de fúria no número 10 de Downing Street

por PATRÍCIA VIEGAS
Hoje

The End of the Party Ng1258595
Livro conta como o primeiro-ministro Gordon Brown descarrega a frustração nos colaboradores. Ele nega as acusações

Escândalos sobre as despesas dos deputados trabalhistas, o impacto da crise financeira e económica, as tentativas de golpe para o tirarem do poder e da liderança do partido, a queda livre nas sondagens. A tudo isto o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, tem tentado resistir fazendo passar uma imagem incólume para o exterior. Mas isso só acontece porque em privado tem descarregado toda a sua raiva nos seus colaboradores mais próximos. A situação é de tal ordem que o próprio ministro da presidência do Conselho de Ministros, Gus O'Donnell, teve que chamar à atenção o actual inquilino do número 10 de Downing Street. É o que conta agora o jornalista Andrew Rawnsley, do semanário Observer, no livro The End of the Party, ou seja, O Fim da Festa (ou "do Partido").

A obra analisa o período em que o Labour esteve no poder no Reino Unido, a partir de 1997, precisando que desde que chegou à chefia do Governo, em 2007, Brown tornou-se paranóico. Em Novembro desse mesmo ano, quando foi informado sobre o extravio de discos com dados confidenciais de mais de 20 milhões de cidadãos britânicos, atravessou a sala e pegou Gavin Kelly, o seu chefe de gabinete adjunto, pelos colarinhos do casaco. Em seguida gritou na cara do mesmo: "Eles querem apanhar-me"!

Noutra ocasião, enquanto seguia no seu carro oficial e foi informado sobre más notícias, deu um tal murro na parte de trás do banco do pendura que o segurança que seguia sentado nele até se assustou com o impacto. O assistente que seguia ao seu lado acovardou-se porque achou que "o primeiro-ministro ia dar-lhe um murro na cara". Rawnsley conta que "o forro creme do assento em frente ao primeiro-ministro estava cheio de marcas pretas, pois ele costumava bater nele com o seu marcador preto". Stewart Wood, conselheiro sénior em política externa, ficou em choque com os insultos verbais proferidos pelo primeiro-ministro quando tentou aconselhá-lo a receber os embaixadores europeus em Downing Street. "Porque é que eu tenho de receber esses cabrões? Porque é que me queres obrigar a receber esses cabrões?". O livro do jornalista daquele semanário britânico refere ainda que o sucessor de Tony Blair chegou a descontar a sua fúria numa teclista de Downing Street, arrancando-lhe o teclado das mãos e escrevendo ele mesmo a mensagem pretendida.

A relação entre Alistair Darling, ministro das Finanças, e Brown, ele próprio ex-responsável por essa pasta, também não tem sido das melhores, explica Rawnsley. Na sequência de uma entrevista dada, em 2008, por Darling, na qual disse que a crise económica podia ser a pior em 60 anos, Brown ficou cego de raiva. Ligou-lhe, acusando-o de pessimismo e alarmismo, dizendo que "a crise não dura mais de seis meses". Já leva mais do dobro. Numa entrevista ao Channel 4, Brown desmente o conteúdo do livro. "Se me enfureço, é comigo mesmo. Atiro os jornais ao chão, coisas assim, mas bater nas pessoas, não", declarou o líder trabalhista, a pouco mais de três meses das legislativas no Reino Unido.

In DN

Rolling Eyes Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos