Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vinhais

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Vinhais Empty Vinhais

Mensagem por Joao Ruiz Dom maio 02, 2010 3:35 am

Tourada enche Moimenta

Vinhais 10253_jn

Casa cheia no regresso da Corrida Portuguesa ao cartaz da Feira Franca

A tourada regressou em força à aldeia da Moimenta, concelho de Vinhais. Numa praça com lotação esgotada, os cavaleiros João Paulo e Filipe Gonçalves lidaram 4 touros de uma ganadaria espanhola, deixando um quinto animal para o matador andaluz, Emílio Laserna.

A corrida estava marcada para as 15:30 e, ao início da tarde, não se adivinhava uma afluência capaz de encher os cerca de 2000 lugares da praça amovível que a organização trouxe à Moimenta.

Francisco Faia, responsável da empresa Bravo & Genial, Lda., fazia contas à vida, temendo que a venda de bilhetes não fosse suficiente para cobrir os custos da tourada, cerca de 30 mil euros. No entanto, à medida que a hora se aproximava, a corrida à bilheteira aumentou e os lugares ficaram quase todos preenchidos, até porque o preço do ingresso também incluía uma chega de touros de raça mirandesa.

“Temos custos muito grandes, porque trazer os cavalos, a praça e os touros a Trás-os-Montes acarreta muita mais despesa do que fazer uma tourada na zona de Santarém, por exemplo”, explicou Francisco Faia.
Na hora de avaliar a receita, espera-se que o evento se repita no próximo ano, dado que a adesão de portugueses e espanhóis correspondeu às expectativas.

O mesmo se pode dizer das restantes actividades organizadas pela Junta de Freguesia da Moimenta, que apostou na diversificação do programa da Feira Franca e teve um tarde de sol a seu favor. Exemplo disso foi o Concurso de Ovinos de Raça Churra Galega Bragançana, que a aldeia acolheu, pela primeira vez, em lugar da competição na Raça Bovina Mirandesa.

João Campos, Jornal Nordeste, 2010-05-02

Vinhais Nunu

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty Foral a 20 de Maio de 1253

Mensagem por Joao Ruiz Qui maio 20, 2010 5:38 am

Foral a 20 de Maio de 1253

Vinhais Feriado_vinhais

Vinhais comemora Feriado Municipal

A 20 de Maio de 1253, Vinhais recebia o 1.º Foral, pelas mãos do Rei D. Afonso III. De forma a assinalar esta data marcante para o concelho de Vinhais e para todos os vinhaenses, o município prepara um programa cultural, desportivo e recreativo, que este ano arrancou na passada sexta-feira, com teatro para as crianças dos Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo.

Após o XVII Passeio TT – Rota do Fumeiro, que teve lugar no passado sábado, assinala-se hoje, 18 de Maio, o 1.º Aniversário do Museu de Arte Sacra, no Dia Internacional dos Museus, com um concurso e exposição de crucifixos realizados pelos alunos do concelho.

Amanhã abre a Feira do Livro e, no dia seguinte, é inaugurada a Exposição “Tenente Horácio de Assis Gonçalves – Uma Figura do Estado Novo”, na casa que foi sua propriedade e que actualmente alberga o Centro Interpretativo do Parque Natural de Montesinho.

No dia 21 é apresentado o livro “Minas da Ervedosa”, de Celina Fernandes, seguindo-se a peça de teatro “Super Silva”, com com Tozé Martinho. No dia seguinte comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade, no Parque Biológico de Vinhais, e é lançado o livro “O Meu Povo Em Gente”, de Nuno Afonso.

A encerrar as comemorações do Feriado Municipal, destaque para a inauguração do Percurso Pedestre “Fragas do Pinheiro”, no Pinheiro Novo, que terá lugar no próximo domingo.

Jornal Nordeste, 2010-05-20

Vinhais 11504

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty Parque Biológico de Vinhais inaugura Estação de Biodiversidade

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 24, 2010 6:19 am

Composta por oito biospots

Vinhais Cartazbiodiversidade

Parque Biológico de Vinhais inaugura Estação de Biodiversidade

Foi inaugurada este fim-de-semana uma Estação de Biodiversidade no Parque Biológico de Vinhais.

Trata-se de um espaço que pretende alertar para o número e variedade de espécies que existem por habitat, neste caso, da região transmontana.

«É um percurso perfeitamente sinalizado onde podemos ficar a saber um pouco mais sobre as espécies que encontramos» explica a directora do Parque Biológico de Vinhais.

«Há espécies ameaçadas de extinção e por isso é importante alertar quem nos visita».

Esta estação é composta por oito biospots, cada um com informação específica. «Estão colocados ao longo do percurso e em zonas onde há determinadas espécies» refere Carla Alves. «Junto àquela massa de água encontramos as libelas, libelinhas e borboletas» exemplifica, acrescentando que «se formos para o alto da Cidadelha encontramos biospots que nos falam da vegetação que existem ao longo dos caminhos rurais».

Carla Alves destaca ainda um exemplo de como o Parque Biológico de Vinhais tenta preservar espécies características da região e que já se encontravam em perigo.

«Nós fomos o primeiro criador de cabra preta a nível nacional e isto demonstra a nossa preocupação pela manutenção de espécies» pois, actualmente «estamos a fazer reprodutores para entregar a produtores que queiram trabalhar com a raça em linha pura» adianta a responsável.

Aliada a estas iniciativas, está ainda a tentativa de sensibilizar todos aqueles que visitam este espaço natural para os diversos problemas que as espécies enfrentam nos dias de hoje.

Brigantia, 2010-05-24
In DTM

Vinhais 12060

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty Memórias das minas de Ervedosa

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jun 02, 2010 5:16 am

Memórias das minas de Ervedosa

Vinhais 10416_jn

Tese de mestrado de Celina Fernandes convertida em livro para imortalizar parte da história da região

Celina Fernandes prestou uma ho­menagem a todos aqueles que, directa ou indirectamente, trabalharam nas minhas de Ervedosa, no concelho de Vinhais, com a apresentação do li­vro alusivo às memórias do Couto Mineiro, entre 1906 e 1969.

A obra, apresentada no passado dia 21, resulta de uma conversão da tese de mestrado de Celina Fernandes, que resultou de um vasto trabalho de pesquisa documental e entrevistas a pessoas que viveram este período histórico.

“As Minas de Ervedosa (1906-1969) Efígie de Memória e Narrativa” é o título do livro de Celina Fernandes, que pretende reavivar a memória dos transmontanos, visto que, em tempos, as minas foram uma riqueza da região.
“Neste trabalho pretendeu-se (re)construir a narrativa do Couto Mineiro de Ervedosa, de 1906 a 1969”, realça a autora.

Para a realização da tese, Celina Fernandes reuniu fontes documentais impressas e manuscritas e recorreu a testemunhos orais, entrevistando os intervenientes directos, para recriar o espaço social vivido no quotidiano da mina.

“Foi possível recuperar o passado histórico-social de uma localidade específica, valorizando o património local, enquanto fundamento da memória colectiva e individual, factor contributivo para a construção da iden­ti­dade regional”, salienta a autora.
Este livro, para além de homenagear todos aqueles que trabalharam nas minas, também é um reconhecimento para as várias famílias com ligações ao Couto Mineiro.

Teresa Batista, Jornal Nordeste, 2010-06-02

Vinhais Smile21

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty Freguesias de Vinhais em convívio

Mensagem por Joao Ruiz Qui Jun 24, 2010 4:58 am

Freguesias de Vinhais em convívio

Vinhais 10476_jn

147 autarcas de todo o concelho juntaram-se na praia fluvial do Rabaçal, em Gestosa

As autarquias de Vinhais reuniram-se, no passado sábado, em mais um Encontro de Juntas de Freguesia, que juntou cerca de 147 pessoas dos diferentes pontos do município na praia fluvial do Rabaçal, em Gestosa, na freguesia de Vilar Seco.

Segundo José Henrique Silva, presidente da Junta de Freguesia de Vinhais e representante das freguesias, o objectivo desta iniciativa é proporcionar o convívio entre os autarcas, que têm oportunidade de se conhecerem melhor e de trocar experiências sobre gestão autárquica.

“É um concelho com 35 freguesias e 104 aldeias dispersas por 704 quilómetros quadrados. O nosso município é enorme, a desertificação das aldeias tem-se acentuado e é preciso criar movimento”, salientou o autarca.

O presidente da Junta de Freguesia de Vilar Seco, António Barreira, afirma que recebeu este encontro de braços abertos, tendo em conta a beleza da paisagem envolvente. “Considero que tenho na minha freguesia um local com condições e muita beleza natural para oferecer um grande dia aos autarcas do concelho”, realça o autarca.

Esta actividade realiza-se cada ano em sua freguesia, o que permite aos autarcas conhecerem melhor a realidade das outras aldeias.

Preocupado com a desertificação, José Henrique Silva afirma que a aposta deve ser no turismo. “Temos um concelho com uma beleza natural única e temos muita gente a contactar-nos para vir cá, principalmente aos fins-de-semana. Nesse sentido, devemos apostar nesta área para sermos visitados com mais frequência e para dinamizarmos a nossa economia”, afirma o autarca.

António Barreira salienta que a freguesia tem conseguido cativar mais gente através dos investimentos privados em Turismo de Habitação e dos percursos pedestres ao longo do Rabaçal, que, durante o ano passado, foram percorridos por 400 pessoas.

No final do almoço, os autarcas apostaram no lazer junto ao rio, tendo participado em diversos jogos tradicionais.

Teresa Batista, Jornal Nordeste, 2010-06-24

Vinhais 000203E4

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty Milhares no Encontro de Gerações

Mensagem por Joao Ruiz Qui Jul 08, 2010 6:19 am

Milhares no Encontro de Gerações


Vinhais 10526_jn

Vinhais promove convívio para pessoas de todas as idades

Mais de 3500 pessoas participaram no IV Encontro de Gerações de Vinhais, uma moldura humana que impressionou o próprio presidente da Câmara, Américo Pereira.

O evento teve lugar anteontem, no largo do Santo António, à entrada da vila, e juntou gente de todas as idades e de todas as aldeias do concelho, num almoço animado pela actuação do grupo de pauliteiros de Miranda do Douro e pelo artista Nel Monteiro. Do programa constou ainda uma missa campal, animação musical com as bandas filarmónicas de Rebordelo e Vinhais. A festa foi rija e a alegria era patente nos rostos dos mais velhos que assim tiveram oportunidade de rever pessoas que, em alguns casos, não viam há décadas e de reatar amizades antigas.

O Encontro de Gerações tem co­mo objectivo promover um encontro dos residentes no concelho para, pelo menos uma vez por ano, terem oportunidade de se conhecerem e conviverem.

“Vivemos num mundo cada vez mais egoísta, mas nos nossos concelhos predomina uma população mais idosa e as autarquias devem ter a preocupação de se associarem e fazerem estes convívios”, explicou o autarca.

Contributo das Juntas de Freguesia é decisivo para mobilizar população

A mega organização que contou com a ajuda dos presidentes de Junta das várias freguesias, um empenho realçado por Américo Pereira. “O objectivo é que as pessoas venham, se encontrem e convivam”, sublinhou.
O concelho de Vinhais tem um número elevado de população idosa e a solidão é um dos problemas que esta faixa etária enfrenta. “Não foi difícil juntar tanta gente, gostamos que toda a gente venha, é um trabalho feito pelas Juntas que nestas alturas esquecem as divisões políticas e ideológicas e associam-se todas a esta magnifica festa”, defendeu.

Américo Pereira não esconde que o concelho podia estar melhor servido de instituições de apoio aos idosos e reconhece que há carências. “Estamos a tentar inverter essa pirâmide. No final deste mandato estaremos razoavelmente bem servidos, mas ainda não estamos”, afirmou. Em fase de conclusão estão vários equipamentos, nomeadamente nas aldeias de Moimenta e Rebordelo

Glória Lopes, Jornal Nordeste, 2010-07-07
In DTM

Vinhais 00020454

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty Touros dão luta em Vinhais

Mensagem por Joao Ruiz Ter Ago 10, 2010 4:29 am

.
Touros dão luta em Vinhais

Vinhais Luta_touros_2010

Marcados por chegas de qualidade que proporcionaram grande espectáculo

Touros aguerridos, com vontade de lutar e de levar a melhor perante o adversário. Foi assim que decorreram os quartos de final dos animais com menos de cinco anos, do Campeonato Distrital de Chegas de Touros.

No passado sábado, o chegódromo de Vinhais acolheu os «amantes» dos animais desta raça, que se deslocam todos os fins-de-semana à vila para apreciarem a valentia dos animais.

Segundo o administrador da Empresa Municipal de Desenvolvimento Rural de Vinhais (PRORURIS), Carlos Silva, este ano, houve um aumento do número de criadores e também de animais participantes, tendo-se apresentado a concurso 32 touros, mais nove do que na edição anterior.

A competitividade do campeonato deve-se, segundo Carlos Silva, à modalidade adoptada para este ano, que não permite que permaneçam em prova touros que não têm vontade de lutar e que acabam por “furar” as chegas.
“É uma forma de cativar mais público, porque as pessoas gostam do espectáculo, e, ao mesmo tempo, leva os criadores a seleccionarem melhor os touros que trazem para o campeonato”, realça o responsável.

Em prova estão animais dos concelhos de Vinhais, Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vimioso, os quatro municípios que integram o solar da raça mirandesa.
No passado sábado, a praça de touros de Vinhais também recebeu um espectáculo inédito com touros e anões. “ São forcados colombianos, que demonstram a sua valentia e divertem o público, com manobras e malabarismos a pé”, salienta Carlos Silva.
Os anões enfrentaram a valentia de três novilhos bravos, uma tipologia de animal usada nas garraiadas.

Corrida de Touros com Ana Batista, Filipe Gonçalves e
Mateus Prieto no próximo dia 14

O espectáculo das chegas de touros continua no próximo sábado, com os quartos de final em animais com mais de cinco anos. Já no próximo dia 14 é a vez da grande corrida de touros, onde vão marcar presença figuras de renome da tauromaquia portuguesa. Ana Baptista, Filipe Gonçalves e Mateus Prieto vão dar espectáculo na praça de Vinhais.
A grande final do Campeonato de Chegas de Touros vai disputar-se no próximo dia 22, altura em que vão ser conhecidos os touros mais valentes que estiveram em prova.

Carlos Silva, realça, ainda, que a praça foi melhorada, estando as obras já na fase final.


Teresa Batista, Jornal Nordeste, 2010-08-09
In DTM

Vinhais 00020242

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty Cadáver encontrado em Santalha

Mensagem por Joao Ruiz Qua Ago 11, 2010 10:13 am

.
Cadáver encontrado em Santalha

Corpo encontrado junto a café do centro da aldeia, após discussão entre irmãos

É um mistério que ainda ninguém consegue explicar em Santalha, concelho de Vinhais. O corpo de Casimiro Ferreira foi encontrado junto as uns arbustos, em pleno centro da aldeia, pouco passava das 7 horas do passado dia 3 de Agosto, mas as causas da morte ainda estão por apurar.

José Maria de Carvalho, proprietário do Café Primavera, no centro da aldeia, foi uma das primeiras pessoas a ver Casimiro sem vida. “Eu vi-o morto mesmo aqui à beira do café. Na noite anterior ele esteve aqui com os irmãos e parece que discutiram. Nessa altura eu já não estava, estava a minha nora. Eles saíram já não era cedo. Isto costuma fechar às duas da manhã e eles ficaram para o fim”, recorda.

Alberto Gomes também se lembra da vítima. “Estava com a cabeça enterrada e sem camisa. Nós não mexemos em nada. Só quando a GNR o levantou é que nós vimos quem era. Ele andava por aqui quase todos os dias. Sempre à noite!”, explicou.

Apesar de ser de Penso, o indivíduo costumava frequentar os cafés de Santalha. Pertencente a uma família numerosa, com cerca de 7 irmãos, o homem, “com 30 e muitos anos”, esteve em Espanha durante um longo período de tempo e terá voltado recentemente.

Segundo os populares, o indivíduo terá cadastro e aquilo que se consta é que tinha saído da prisão e regressado a Penso, há 3 ou 4 meses. “Ele andava fugido... Tinha batido a uns aí de Vinhais. Tinha estado na prisão, saiu e veio para cá”, adiantou um habitante de Santalha.
Segundo a GNR de Bragança, não existem, por enquanto, quaisquer indícios de homicídio. “Suspeita-se de ataque cardíaco. Agora, a autópsia é que irá dizer”, afirmou o major Rui Pousa.

A opinião das autoridades, contudo, não é partilhada pelos populares, que relacionam a discussão entre irmãos com as causas da morte. A GNR confirma o conflito e revela, ainda, que Casimiro Ferreira era consumidor de álcool e drogas. “Parece que terá havido uma discussão entre irmãos. No café onde esteve essa noite, parece que terá bebido bastante. Ele consumia muito álcool e suspeita-se, também, de drogas”, acrescenta o major Rui Pousa.

O corpo foi transportado para o Centro Hospitalar do Nordeste, onde terá sido autopsiado na passada quinta-feira. Se houver confirmação de homicídio, o caso será encaminhado para a PJ.


Bruno Filiena, Jornal Nordeste, 2010-08-11
In DTM

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty Corridas de toiros são para continuar, assegura a organização

Mensagem por Joao Ruiz Qui Ago 19, 2010 7:24 am

.
Festa rija em Vinhais

Vinhais 10635_jn

Corridas de toiros são para continuar, assegura a organização

Casa cheia e festa rija. Foi assim na segunda Grande Corrida de Toiros de Vinhais, no passado sábado, onde o público acorreu em força, apesar de a tarde estar quente.

No Verão, o espectáculo atrai as gentes da terra, onde quem reina no resto do ano é o Bísaro, o porco de cujas carnes resulta os afamados enchidos e que fazem de Vinhais a capital do Bísaro e do fumeiro.

O cartaz tauromáquico era de qualidade assinável. Os cavaleiros foram Ana Batista, que faz este ano 10 anos de alternativa, Filipe Gonçalves, conhecido como o ‘Furacão do Algarve’, e o jovem Mateus Prieto, ainda cavaleiro praticante, que lidaram os imponentes toiros Santiago, todos com mais de 520 Kg, e com um curro médio de 260 Kg. “Touros muito poderosos, bem apresentados”, referiu Carlos Silva, da Proruris, a empREsa municipal que promoveu a corrida.

As pegas foram divididas entre os forcados amadores do Aposento da Chamusca e os forcados das Caldas da Rainha.

Carlos Silva assegurou que as corridas de toiros são para continuar em Vinhais, onde o cartel tem sido muito apelativo. “No ano passado teve sucesso e quem veio no ano passado este ano voltou e trouxe um amigo”, frisou.

No mesmo dia decorreram três corridas de touros no distrito de Bragança

O público aplaudiu. A festa brava aconteceu em Vinhais, mas Carlos Silva lamentou que no mesmo dia houvesse um calendário sobreposto de corridas no distrito. “É pena algumas pessoas não se preocuparem a saber se havia mais alguma, a nossa foi a primeira a ser agendada para este dia.

Era bom que fossem em dias diferentes para que o público pudesse ir a todas”, explicou. Um das corridas desse dia foi realizada no Urrós, a praça mais antiga da região e onde há décadas se fazem toiradas.

A praça de Vinhais está a funcionar desde o ano passo e, em termos funcionais está quase concluída, estando em falta apenas o edifício de apoio. “É um espaço que normalmente as praças de touro não incorporam, mas que a Câmara de Vinhais quis fazer porque o edifício tem vários equipamentos para dar apoio a este espaço que não vai servir só para as corridas, mas também para as achegas e outros espectáculos”, explicou ao autarca local, Américo Pereira.

Jornal Nordeste, 2010-08-19

Vinhais 00020242

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty Javalis arrasam vinha na Gestosa

Mensagem por Joao Ruiz Sex Set 24, 2010 6:09 am

.
[size=150]600 cepas
Vinhais [/size]


Javalis arrasam vinha na Gestosa

Um agricultor da aldeia de Gestosa, concelho de Vinhais, queixa-se que os javalis lhe destruíram, totalmente, a produção de uma vinha, com 600 cepas.
«Está tudo estragado. A vinha não tem uma uva sequer. Não se aproveita nada de nada. Foi uma razia completa», explicou Manuel dos Santos Vaz ao Jornal Nordeste.

O agricultor e a esposa depararam-se com os estragos há cerca de uma semana, quando se deslocaram à vinha para ver se a as uvas já estavam em condições de serem vindimadas. Mas, qual não foi o espanto do casal quando verificaram que não havia nada para vindimar. “Vimos que o javali fez um buraco por baixo da rede para entrar, porque o campo está todo vedado. Entrou na vinha, comeu umas uvas e outras só estragou. Não ficou um baguinho, não se pode aproveitar nada”, acrescentou.
Este ano, a produção vitivinícola de Manuel dos Santos Vaz terá uns litros de vinho a menos, pelo que o agricultor já se mentalizou que só vai poder contar com as uvas de outras vinhas.

Parque passa bola à Unidade de Gestão Florestal, que remete caso para a Zona de Caça Associativa

Uma vez que a localidade está inserida no Parque Natural de Montesinho, o agricultor deslocou-se à sede da área protegida, em Bragança, para dar conta da situação e tentar ser ressarcido dos prejuízos. “Lá [no Parque] disseram-me que ali não podiam fazer nada, que não era da responsabilidade deles e que tinha de ir queixar-me à Unidade de Gestão Florestal”, conta Manuel dos Santos Vaz. O proprietário assim fez, mas sem sucesso, mais uma vez. “Na Unidade disseram-se que tinha de apresentar o caso à Associativa de Caça da Zona da Gestosa. Já o fiz, mas também não tive bons resultados, porque me disseram que não pagavam nada, e que apenas me podiam passar uma credencial que me autorizava a fazer uma espera ao javali durante a noite”, lamenta.

No entanto, como não é caçador, nem dispõem da respectiva licença venatória para caçar, o agricultor também não poderá fazer a espera ao javali. “Não posso caçar o javali, mas mesmo que pudesse já não resolvia nada porque a vinha já está destruída”, referiu.
Naquela vinha, o agricultor produzia, em média, mais de 500 a 700 kg por ano. “O prejuízo ainda é considerável”, assegurou.

Até então nunca tinha tido problemas com os javalis, uma vez que a vinha está vedada. “Mas os vizinhos já tinham tido problemas destes. Agora nem sei o que fazer. Para dar seguimento ao processo tenho de gastar mais dinheiro, terei de ficar com o prejuízo. Mas pelo menos ainda vou escrever para a Direcção Geral de Caça e Pesca para dar conta do problema”, garantiu.

Jornal Nordeste, 2010-09-23
In DTM

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty Câmara recorda regicida

Mensagem por Joao Ruiz Qui Out 07, 2010 5:45 am

.
Câmara recorda regicida

Vinhais 10776_jn

Manuel Buiça, o homem que alvejou o rei D. Carlos, vai dar nome a um largo da vila

A Câmara Municipal de Vinhais decidiu assinalar o centenário da Implantação da República com a atribuição do nome de Manuel Buíça a um largo da vila.

O transmontano é uma das mais importantes figuras ligadas à República, bem como do golpe que ditou o fim da monarquia em Portugal.

Trata-se de um largo que já existia, próximo do pavilhão onde decorre a feira do fumeiro. “O largo não tinha nome. É um acto simbólico que pode ser condenado. Para muitos o regicida é um herói nacional, mas para outros é um assassino”, afirmou o vereador do pelouro sócio-cultural da Câmara de Vinhais, Roberto Afonso.

Manuel dos Reis da Silva Buíça nasceu em Bouçoais (Valpaços), a 30 de Dezembro de 1876 e faleceu em Lisboa, a 1 de Fevereiro de 1908. Era filho do reverendo Abílio da Silva Buíça, abade de Vinhais, e de Maria Barroso.
Os seus estudos primários realizaram-se no concelho que, agora, vai baptizar uma largo com o seu nome. “Decidimos fazer esta homenagem, tanto mais que é uma figura tão ligada à República e ao fim da monarquia e tendo ele ligações a Vinhais era uma forma de assinalar o centenário”, explicou o autarca.

Na base da escolha do largo está o facto de ser o mais próximo da casa do Abade de Vinhais, pai do regicida.
A própria figura do abade é curiosa, uma vez que o clero da altura estava mais associado à monarquia.
Aliás, “foi publicada na revista Ilustração Portuguesa uma fotografia em que aparece o abade ao lado de uma menina que segura a bandeira da República”, acrescentou o vereador.
Na altura, a revista dedicou uma reportagem alargada sobre Vinhais, concretamente de um período de incursão monárquica, um ano após a Implantação da República, em 1910. “Várias pessoas vieram da zona da Sanábria, onde tinham montado um acantonamento, e entraram em Portugal pela zona de Cova de Lua. Em Vinhais ocuparam a Câmara Municipal e hastearam a bandeira monárquica durante algumas horas, até que chegaram os reforços republicanos vindos de Chaves”, relata Roberto Afonso, que tem vindo a dedicar à investigação do papel de Vinhais no derrube da monarquia.

Monárquicos ainda chegaram a hastear bandeira em Vinhais, após o 5 de Outubro de 1910

“O abade de Buíça recebeu os republicanos que vinham de fora. É curioso porque a implantação monárquica liderada por Paiva Couceiro teve associada figuras ligadas à igreja e aqui havia um abade republicano ”, acrescentou o autarca.

No concelho ainda há descendência da geração Buíça, nomeadamente em Lagarelhos, onde existe uma família com este nome. “O Armando Fernandes, consultor gastronómico, será um dos descendentes”, revela Roberto Afonso, que não deixa de achar “estranho” que aqui em Vinhais o regicídio não tenha sido muito falado. “Até há muita gente que nem sabe quem foi Manuel Buíça. É muito provável que tenha sido uma forma de apagar essa imagem”, frisou o responsável autárquico.

Jornal Nordeste, 2010-10-07

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty «Rural Castanea» decorre de 22 a 24 de Outubro,com o maior magusto do mundo

Mensagem por Joao Ruiz Seg Out 11, 2010 4:04 am

.
Castanhas grátis em Vinhais

Vinhais RuralCastanea_2010

«Rural Castanea» decorre de 22 a 24 de Outubro,com o maior magusto do mundo

Antecipando o São Martinho, Vinhais vai ser palco do maior magusto do mundo, com o Maior Assador de Castanhas do Mundo – Recorde Guinness, já nos próximos dias 22, 23 e 24 de Outubro, durante a 5.ª edição da «RuralCastanea», em que todos os visitantes poderão degustar gratuitamente os tradicionais «bilhós».

Numa festa que promove a Castanha de Vinhais e em que são premiados os melhores produtores e a melhor doçaria à base de castanha, um grandioso Mercado das Colheitas de Outono dá um colorido especial ao Pavilhão Multiusos de Vinhais, local onde acontece o certame.
Várias empresas do sector estarão presentes nesta festa com mostra e venda de compotas, licores, mel, queijos, azeites, vinhos, pão, cuscus, fumeiro e demais produtos regionais e a animação musical ficará a cargo de bandas filarmónicas, grupos tradicionais de gaiteiros, caretos e concertos de fados.

Destaque para a mostra e venda de maquinaria e equipamentos agrícolas relacionados com a cultura da castanha, que é o motor da agricultura transmontana.

O programa da «RuralCastanea» é complementado com uma grandiosa Luta de Touros e com o 7.º passeio BTT – Tour da Castanha, ao passo que o destaque em termos musicais é a Noite de Fados com D. Manuel da Câmara.

A organização do evento é da responsabilidade da Câmara Municipal de Vinhais, através da Turimontesinho, E.E.M., com a colaboração da Arborea.

São três dias de magusto permanente e muita animação em que a gastronomia tradicional é um importante cartaz de visita desta vila do nordeste transmontano, com a semana gastronómica da castanha a decorrer em diversos restaurantes de Vinhais sendo dois localizados no pavilhão da «RuralCastanea».

Jornal Nordeste, 2010-10-10
In DTM

Vinhais Smilie32

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty Degradação assalta Seminário de Vinhais

Mensagem por Joao Ruiz Qui Out 14, 2010 7:31 am

.
Futuro do seminário em análise

Vinhais Seminario_vhs

Degradação assalta Seminário de Vinhais

Futuro do seminário é assunto em análise na diocese, mas para já não há projectos
O bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. António Montes Moreira, nega que o edifício do Seminário de Nossa Senhora da Encarnação, em Vinhais, esteja em risco de ruir.

O imóvel está encerrado há vários anos, desde que deixou de ser usado como seminário menor e, no exterior, é visível que o edifício já viveu dias mais auspiciosos. Se a fachada apenas parece precisar de uma pintura, as traseiras apresentam indícios mais evidentes de mau estado de conservação.

Para já a diocese não tem projectos definidos para o futuro do antigo seminário. No entanto, D. António Montes Moreira revelou que o assunto não está esquecido e que o destino a dar ao antigo seminário está a ser avaliado. “De momento nada está decidido, mas o edifício não corre o risco de ruir, e até já tem servido para realizar encontros vocacionais”, afirmou.

O bispo de Bragança explicou que as instalações do seminário são um “espaço nobre e de grande dimensão, cujo futuro está a ser objecto de estudo para que se possa encontrar a melhor solução”.

Presidente da Câmara Municipal de Vinhais lamenta mau estado de conservação do edifício

O presidente da Câmara de Vinhais, Américo Pereira, antigo aluno do seminário, disse ao Jornal Nordeste que é com muita tristeza que vê “um edifício com tanta dignidade a um passo de um destino que o leve à ruína”. “Aliás, parte já ruiu nas traseiras”, lamenta o edil.
O autarca ressalva o esforço do padre Luís, pároco da vila, “que não se tem poupado a esforços para fazer obras de conservação no edifício, mas temo que não sejam suficientes, visto que é necessário uma grande intervenção”.

Américo Pereira receia pelo futuro do imóvel e fez um repto à diocese: “Uma vez que não vejo grande possibilidade de o seminário voltar a ser um local de ensino católico como já foi, lanço um apelo à diocese para que tente recuperar o espaço para outros fins ou, na impossibilidade de o fazer, que encare a entrega a outra instituição, desde que existam interessados”, explicou o edil.

Américo Pereira afirma que a vila continua a ser muito carente em alojamento turístico, principalmente de gama alta, pelo que não via com maus olhos a transformação do antigo seminário numa unidade hoteleira de classe A. “Se houvesse interessados seria uma hipótese”, justificou. Quanto à possibilidade de o município apoiar a diocese na recuperação do imóvel, o autarca referiu que “a Câmara só ajuda projectos concretos e colabora com instituições que têm propostas concretas”. “Desde que nos sejam apresentadas, nós avaliamos”, realçou.

Glória Lopes, Jornal Nordeste, 2010-10-13
In DTM

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty Autarquia exemplar na Educação

Mensagem por Joao Ruiz Dom Out 17, 2010 4:16 am

.
Autarquia exemplar na Educação

Sentido de uma maior igualdade de oportunidades

A Câmara Municipal de Vinhais foi considerada uma das autarquias do País que mais investe na educação.
Segundo um estudo do Jornal “I” aquele município está entre os primeiros do ranking dos que mais investem a educar as crianças e jovens, ao facultar a todos os alunos do 1º Ciclo e dos jardins – de – infância, alimentação (pequeno-almoço, almoço e lanche) e transportes gratuitos, também para os alunos do 2º Ciclo e do Secundário.

A edilidade distribuiu ainda gratuitamente manuais escolares a todos os alunos do 1º Ciclo e este ano, pela primeira vez, serão atribuídas bolsas de mérito aos melhores alunos, bem como aos mais carenciados. Os alunos terão ainda direito a uma semana de férias numa colónia do litoral do País.

Aquele jornal diário sublinhou que, atendendo à diversidade de ofertas na educação “isto não significa que quem vive no interior tenha menos apoios que os habitantes das grandes cidades. Bem pelo contrário e Vinhais é exemplo disso”.

A autarquia referiu, numa nota de imprensa, que “existe uma grande intervenção nas escolas do concelho de Vinhais de forma a criar condições físicas e ambientais, assegurando todos os transportes escolares aos alunos”.
O presidente da Câmara considera que “esta é uma área de intervenção prioritária, algo que se sente como um bem social, no sentido de uma maior igualdade de oportunidades, de forma a proporcionar as melhores condições de ensino”.

, 2010-10-17
In DTM

Vinhais Reader

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty Excelente gestão financeira económica e patrimonial

Mensagem por Joao Ruiz Ter Out 19, 2010 4:27 am

.
Câmara com liquidez

Excelente gestão financeira económica e patrimonial

No conjunto das 308 Câmaras Municipais do País, a autarquia de Vinhais aparece em 31.º lugar na lista dos municípios com menos dívidas, e figura no grupo dos 35 que menos deve a fornecedores.

Esta posição foi anunciada pela própria Câmara, que se baseou nos dados do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses referentes às contas consolidadas de 2008. Trata-se de um trabalho patrocinado pelo Tribunal de Contas, Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, Universidade do Minho e do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Entre os pequenos municípios, Vinhais aparece colocado no 15.º lugar da melhor situação financeira, “sendo ainda de realçar que das 308 Câmaras analisadas, Vinhais é o único município do distrito de Bragança que incorpora este grupo de 35”, divulga uma nota de imprensa da autarquia.

O mesmo estudo adianta que as duas empresas municipais, nomeadamente a Proruris - EM Desenvolvimento Rural de Vinhais, bem como a Turimontesinho - EM de Promoção Turística, não apresentam endividamento liquido. “Estes resultados reflectem a excelente gestão financeira económica e patrimonial do município”, acrescenta o mesmo comunicado.

Jornal Nordeste, 2010-10-18
In DTM

Vinhais Smilie34

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty Poucas castanhas na Rural Castanea

Mensagem por Joao Ruiz Sex Out 29, 2010 7:52 am

.
Edição mais concorrida de sempre

Vinhais Castanha300804

Poucas castanhas na Rural Castanea

A edição mais concorrida de sempre. É este o balanço da Rural Castanea, a feira da castanha de Vinhais. Para os produtores, esta é uma montra importante para fazer grande parte do negócio ao longo do ano.

José Afonso foi um dos premiados, pela quarta vez. Mostrava-se satisfeito com o prémio e considera esta feira importante para os produtores de castanha.

“Trato a castanha como o petróleo do Nordeste. Temos é muito que fazer pelo produto da nossa região. E este evento é uma mais-valia para mim enquanto produtor.”

Este ano, São Pedro não deu uma ajuda e a produção de castanha está atrasada.

Eduardo Roxo, presidente da ARBOREA, Associação Florestal da Terra Fria Transmontana, diz, por isso, que ainda é cedo para prever se este é um bom ou mau ano de castanha.

“Podemos dizer que da longal temos boas perspectivas, vamos ver se se concretizam. Quanto à primeira, a aveleira, teve pouca mas boa castanha.”

A quinta edição da Rural Castanea de Vinhais foi a mais concorrida de sempre.

Brigantia, 2010-10-25
In DTM

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty Adega do Rabaçal lança Reserva

Mensagem por Joao Ruiz Qua Dez 15, 2010 9:25 am

.
Adega do Rabaçal lança Reserva

Vinhais 10948_jn

Encostas do Trogão 2009 é o primeiro néctar a merecer estatuto de qualidade excepcional

A Adega Cooperativa do Rabaçal (ACR), sedeada em Rebordelo, acaba de colocar no mercado o seu primeiro reserva, sob o rótulo Encostas do Trogão DOC – Tinto 2009.

O lançamento deste lote seleccionado é, apenas, uma das faces mais visíveis da dinâmica que a ACR tem conhecido ao longo da última década, especialmente após a implementação de um programa de modernização que mudou a vida desta estrutura cooperativa.

Se há 5 anos atrás a adega só vendia vinho a granel e em garrafão, sob a marca «Muradal», a aquisição de uma linha de engarrafamento e rotulagem, associada a uma sonda para medir o grau, mudou toda a lógica de mercado. Hoje, os garrafões quase fazem parte do passado, pois perderam terreno para o vinho «Poulinho» embalado em «bag in box», um sistema que conserva o néctar durante várias semanas.

Criada em 1979, a ACR dos dias de hoje comercializa garrafas de Encostas do Trogão e não é à toa que o branco mereceu medalha de prata no último Concurso de Vinhos de Trás-os-Montes, a par de uma Menção Honrosa no concurso nacional, que decorreu em Santarém.

Este é um dos rótulos que tem feito sucesso em muitas das provas onde está presente, nomeadamente na Feira da Castanha de Vinhais, onde os membros do painel de provadores, inclusive do grão-mestre da Confraria dos Gastrónomos e Enófilos de Trás-os-Montes e Alto douro, António Monteiro, mostraram-se surpreendidos com os argumentos deste branco.

Encostas do Trogão Branco mereceu medalha de prata no último Concurso de Vinhos de Trás-os-Montes

Após a compra de um avançado sistema de refrigeração, foi possível entrar em força no mercado dos brancos. “Estão a ter muita aceitação, pelo que queremos expandir os nossos canais de distribuição e levar os nossos vinhos aos mercados dos grandes centros”, salienta Alcides Santos, técnico oficial de contas da ACR.

Com cerca de 800 associados, oriundos dos concelhos de Vinhais, Valpaços, Mirandela e Macedo de Cavaleiros, a ACR recebe 1,5 milhões de quilos de uvas de uma zona de transição entre a Terra Quente e a Terra Fria, que garante um grau surpreendente em todos os néctares que ali são vinificados.

A reconversão da vinha que está em curso e a aposta nas castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Trincadeira e Tinta Roriz já está a dar os seus frutos ao nível da qualidade do produto final “Temos que apostar na selecção das castas e das uvas, porque se o nosso vinho não tiver qualidade, o consumidor não voltará a comprá-lo”, reconhece o responsável.

Ao nível da promoção, a adega que labora em Rebordelo vive um período de evolução, bem patente na criação de uma imagem institucional que simboliza o vinho e os quatro concelhos produtores. “O sector do vinho é altamente competitivo e se não tivermos algum marketing, não conseguimos impor o nosso produto”, sustenta Alcides Santos.

Jornal Nordeste, 2010-12-15
In DTM

Vinhais Verres-15

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty 19 anos de prisão para homicida de taxista

Mensagem por Joao Ruiz Sex Dez 17, 2010 10:40 am

.
De Vilarinho das Toucas

Vinhais Homicida_taxista

19 anos de prisão para homicida de taxista

Foi condenado a 19 anos e meio de prisão efectiva o homicida de um taxista em Vilarinho das Toucas, no concelho de Vinhais.

O tribunal deu como provados os crimes de homicídio qualificado e detenção de arma proibida.

Apesar de não ter conseguido apurar os motivos do crime, o tribunal deu como provado que no dia 27 de Novembro do ano passado, Fernando Pires, de 55 anos, esperou por João Gonçalves, de 63 anos, na estrada que liga Vilarinho das Toucas a Landedo para o matar a tiros de caçadeira.

Ao longo do julgamento, o arguido nunca assumiu a autoria dos factos, tendo apenas dirigido um pedido de desculpas à viúva e aos próprios familiares.

Um facto que acabou por causar alguma estranheza ao juiz, que considerou que “só se pede desculpa quando se pratica um acto maldoso”.

O arguido manteve-se em pé, impávido, ao longo de toda a leitura da sentença, segurando apenas um lenço com a mão direita.

Foi assim que ouviu o juiz condená-lo a 19 anos de prisão pelo homicídio e a um ano e meio pela posse de arma proibida.

O que em cúmulo jurídico resultou em 19 anos e seis meses de prisão, para além do pagamento de uma indemnização à família da vítima.

Na leitura da sentença, o juiz comparou o homicida a um “caçador que faz uma espera a um coelho ou um javali”.

Avisou que a pena foi de 19 anos pela ausência de arrependimento e pelos sinais de premeditação do crime.

O tribunal considera que Fernando Pires conhecia os trajectos da vítima, escolheu um local afastado para, já de noite, o esperar.

Abalroou-o com o tractor e disparou dois tiros de caçadeira à queima-roupa, que atingiram o taxista na cara e num pulso.

Segundo o acórdão, procurou ainda desfazer-se do carro, tentando empurrá-lo por uma ribanceira.

Só o facto de o tractor ter ficado danificado impediu que fosse bem sucedido a encobrir as pistas.

O juiz considerou que houve “preparação ao pormenor, antes e depois do crime”.


A sala de audiências do tribunal de Vinhais encheu-se de gente, curiosa para ouvir a leitura da sentença.

No final, era voz corrente que a pena tinha sido leve.

“Não merecia cadeia, merecia uma coisa mais brava” considera José António Lousada. Já António Machado diz que “a justiça é assim mesmo. Acho que devia ter sido a pena máxima porque um crime destes foi premeditado”. A mesma opinião tem António Diegues para quem “a pena é um bocado curta, devia ser maior”.

Um sobrinho da vítima, confessa que esperava mais, mas não ficou surpreendido.

“Não fiquei surpreendido, acho que se fez justiça embora estivesse a contar com uma pena mais pesada” afirma Alfredo Pereira, saliento que “o que acho mais grave no meio disto tudo é que a minha tia (viúva) depende de terceiros e está numa situação um bocado caótica”.


O advogado de defesa, Miranda Carvalho, escusou-se a gravar declarações, mas admitiu poder vir a recorrer da sentença.

Já o advogado da família da vítima, considera que foi uma pena justa.

“A pena está dentro daquilo que prevíamos, ligeiramente abaixo daquilo que tínhamos pedido, mas parece-nos justa e aceitável” afirma Francisco Sacramento, acrescentando que “relativamente ao pedido da indemnização foi-nos concedido a totalidade daquilo que pedíamos que eram 105 mil euros, por isso não estamos a pensar recorrer”.
Nem a viúva nem os filhos da vítima assistiram à leitura da sentença.

Brigantia, 2010-12-17
In DTM

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty «Desencravar o coração»

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Dez 25, 2010 3:26 am

.
«Desencravar o coração»

Estrada entre Bragança e Vinhais já tem estudo de impacto ambiental e vai custar 50 milhões de euros

Mais de um ano depois de prometida pelo Governo, uma nova estrada entre Bragança e Vinhais poderá avançar no próximo ano. Américo Pereira, presidente da Câmara de Vinhais, assume que o estudo de impacto ambiental já está concluído.

«Neste momento, está feito o estudo de impacto ambiental e estamos no processo de escolha entre os três corredores. Ainda não tenho conhecimento do plano de investimento da Estradas de Portugal mas espero que esta estrada seja contemplada. Faz falta e tem de ser feita.»

Américo Pereira revela que já está agendada uma reunião com a autarquia de Vinhais para definir qual dos três traçados propostos será o escolhido.

«Foi marcada uma reunião com a câmara para, conjuntamente com o Instituto de Conservação da Natureza e com o ministério das Obras Públicas definirmos o traçado. Sei que no conjunto vai custar cerca de 50 milhões de euros. Os traçados são todos equilibrados. Tem troços separados da estrada actual e outros que se confundem», adianta o presidente da câmara de Vinhais.

O assunto foi levantado pelo deputado do PSD, Adão Silva, que endereçou duas perguntas ao ministro das Obras Públicas.

«Sabemos que o secretário de Estado das Obras Públicas prometeu, há um ano, que iria ser feito o estudo prévio e depois a nova estrada. É uma promessa oportuna, porque Vinhais fica longe dos grandes eixos rodoviários do distrito e não nos parece que deva ser marginalizada. Por isso, queremos saber se a promessa se cumpre e qual o calendário das obras.»

O deputado laranja considera que esta via é fundamental para desencravar o coração do distrito de Bragança.

«É muito importante que se realize porque não podemos quantificar os investimentos com haver muita ou pouca gente. A população do concelho de Vinhais são cerca de 11 ou 12 mil pessoas mas o importante é que não haja injustiça. Os de Vinhais são tão importantes quanto os de Macedo ou Mirandela.»

A obra deverá custar cerca de 50 milhões de euros.

Brigantia, 2010-12-23
In DTM

Vinhais Smilie34

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty Feira do Fumeiro de Vinhais vai ser a maior de sempre

Mensagem por Joao Ruiz Qui Fev 03, 2011 8:23 am

.
10 a 13 de Fevereiro

Vinhais Xxxi-feira-do-fumeiro-2011

Feira do Fumeiro de Vinhais vai ser a maior de sempre

Foi ontem apresentado o programa de mais uma edição da Feira do Fumeiro de Vinhais.

A 31ª de um certame que decorre de 10 a 13 de Fevereiro e que ano após ano reúne grande numero de expositores de fumeiro e de outros produtos, que vão estar à venda para os milhares de visitantes que se deslocam à Capital do Fumeiro.

Este ano a organização voltou à cidade do Porto para apresentar a Feira do Fumeiro de Vinhais.

Uma cerimónia que reuniu diversos convidados e alguma imprensa e onde foram dadas a conhecer as linhas principais do programa deste ano.

“A expectativa é superar” avança Carla Pereira da organização. “Este ano o aumento é já considerável ao nível de expositores: serão 250. Ao nível de espaço para exposição aumentámos para cinco mil metros quadrados de área coberta” adianta. Mudanças que levam a responsável a assumir que “esta é a maior edição da feira e por isso também esperamos o mesmo reflexo da parte do público ultrapassando os 50 mil”.

Por outro lado, Carla Alves garante que “os preços não alteraram, o IVA não subiu, conseguimos manter uma tabela de preços semelhantes aos anos anteriores”.

A apresentação decorreu no Restaurante Foz Velha, onde o chefe Marco Gomes, um transmontano conhecido pela presença em programas de culinária na televisão, confeccionou pratos cujo ingrediente principal era o fumeiro de Vinhais.

Segundo ele trata-se de um produto com grandes potencialidades na alta cozinha.

“O que nós fazemos aqui é demonstra que os enchidos têm a particularidade de estar em qualquer tipo de restauração” afirma, acrescentando que “neste tipo de eventos nós pegamos no produto e transformamo-lo e apresentamo-lo de uma maneira diferente. Para nos é sempre um desafio”.

Tal como em anos anteriores, vai haver muito fumeiro, exposições, tasquinhas, corridas e lutas de touros.

Nos espectáculos musicais destaca-se o Festival de Musica Portuguesa no dia 11 e actuação dos Musica Brasil no dia 12, sábado.

Brigantia, 2011-02-02
In DTM

Vinhais Cheer

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty Associação de defesa dos animais contra tourada em Vinhais

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Fev 12, 2011 10:36 am

.
No âmbito da Feira do Fumeiro

Vinhais 2-fumeiro-vinhais

Associação de defesa dos animais contra tourada em Vinhais

Está a gerar polémica a Corrida de Touros prevista para amanhã, em Vinhais, no âmbito da Feira do Fumeiro local. A celeuma foi lançada pela Associação dos Amigos dos Animais de Chaves, que lamenta que uma prática «cruel« que nunca teve «tradição» em Trás-os-Montes e que está a ser «abolida» em todo o mundo esteja a ser promovida na região. A organização do evento defende que se trata de uma questão de «opinião» e lembra que «só vai quem quer».

A Associação dos Amigos dos Animais de Chaves (AAAC) está a apelar à condenação da corrida de touros que consta do programa da Feira de Vinhais e que deverá realizar-se amanhã às 14h00, na Praça de Touros construída pela autarquia local.

O pedido de adesão à causa está a ser feito por correio electrónico e nas redes sociais. “Podemos não conseguir evitar que se realize esta tourada, mas tentaremos que não se volte a repetir. A união faz a força!”, lê-se no mail de correio electrónico que a AAAC está a fazer circular e que pede para ser reenviado para os endereços electrónicos do presidente da Câmara de Vinhais e do vice-presidente e dos respectivos vereadores. No mail em causa é feita uma descrição pormenorizadas dos tormentos a que os animais das touradas são sujeitos, como o “corte dos chifres a sangue frio” e o cravar das bandarilhas, que “podem ter comprimentos entre os 8 e os 30 centímetros e têm arpões na ponta para se prenderem à carne e aos músculos do touro, rasgando-lhe os tecidos”.

“Tanto nas touradas à portuguesa, sejam corridas de touros ou garraiadas, como nas largadas, (…) os touros e os cavalos são as vítimas de um espectáculo com características extraordinariamente cruéis, que envergonha Portugal por ser um país em que cerca de 3.000 touros e 100 cavalos por ano sofrem indefesos o mal que é a tourada. Se lhes fosse possível, todos fugiriam da arena.”, pode ler-se no mail.

Confrontada com a posição da Associação, a responsável pela organização da Feira, Carla Alves, referiu que este tipo de manifestações são “normais” e remeteu-as para o campo das “opi- niões”. “Quem quiser ir vai, quem não quiser ir não vai”, defende Carla Alves.

De acordo com a mesma responsável, a Praça de Touros foi contribuída essencialmente para a realização de chegas de bois, uma tradição no concelho, que entende que pode contribuir para a preservação da raça mirandesa. Quanto ao espectáculo da corrida de touros, diz que a sua realização se prende com a curiosidade que tem despertado na região sempre que um ou outro concelho, recorrendo a praças amovíveis, têm apostado nesse tipo de iniciativas.

A primeira tourada em Vinhais aconteceu em 2008 e repetiu-se em 2009. A autarquia parece ver no espectáculo mais um motivo de atracção para o concelho. Em 2009, o presidente da Câmara, Américo Pereira, disse, ao Jornal de Notícias, querer fazer de Vinhais “uma terra de touros, de lutas de bois e de touradas


Margarida Luzio, Semanario Transmontano, 2011-02-11

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty Produtores satisfeitos com negócio na Feira do Fumeiro de Vinhais

Mensagem por Joao Ruiz Seg Fev 14, 2011 11:07 am

.
A maior feira de sempre

Vinhais Premio_fumeiro

Produtores satisfeitos com negócio na Feira do Fumeiro de Vinhais

O prémio do melhor salpicão da Feira do Fumeiro de Vinhais, foi este ano para Salgueiros.

Neste certame, a organização decidiu restringir a participação apenas aos produtores de Vinhais e a vencedora foi Deolinda Rodrigues.

Já tinha ganho mais prémios em anos anteriores, mas desta vez arrecadou o primeiro lugar.

“Fiquei contente mas também acho que o mereço não desfazendo de ninguém” refere, acrescentando que “fazemos tudo para que ele fique bom, fazemo-lo como se fosse para mim”. “Aprendi com a minha mãe e continuo com a mesma tradição e todos os produtos que uso são sempre melhor” salienta Deolinda Rodrigues.

Os produtores fizeram um balanço positivo deste certame.

Alguns venderam tudo logo no primeiro dia e ontem já não tinham nem para a amostra.

“Eu vendi tudo no primeiro dia porque o produto era bom e agora só estou a vender a alheira que foi o que sobrou” refere Filomena Chorense de Edrosa. Já Ermelinda Martins, de Penso, diz que “está a correr muito bem porque matei onze porcos e já vendi tudo”.

A mesma opinião tem Adelaide Borges, também de Penso. “Vendi muito bem todos os dias, mas sábado foi o melhor porque veio muita gente”. Ilda Anes de Vinhais também considera que este ano houve mais gente. “Embora comprem menos quantidade mas há sempre pessoas a passar e sempre isto cheio”.

O presidente da câmara acredita que este foi o ano em que houve mais gente em Vinhais com reflexos no turismo local.

“É um fenómeno muito bom que agora está a acontecer que é a visitação em Vinhais através de excursões pois as próprias agências de viagens organizam-nas para vir à feira” refere Américo Pereira.

A 31ª Feira do Fumeiro de Vinhais que segundo a autarquia foi a maior de sempre.

Brigantia, 2011-02-14
In DTM

Vinhais Cheer

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty Aldeia de Paçó

Mensagem por Joao Ruiz Qui Mar 10, 2011 7:19 am

.
Aldeia de Paçó

Vinhais Paco_vhs

Terra fértil quebrada em sonhos

Paçó era aldeia da agricultura e do fumeiro, cresceu em arquitectura mas perdeu em «povo cheio».

No concelho de Vinhais, distrito de Bragança, respira a aldeia de Paçó. Enquanto freguesia, situada em pleno Parque Natural de Montesinho, abrange uma área de 40 quilómetros quadrados, distribuída pelos lugares de Paçó e Quintela.

Com um vasto património cultural e edificado, destaca-se a Igreja Paroquial de S. Julião, a Capela de S. Lourenço, o Cruzeiro, fontes românicas, a fraga da Moura, o castro, vários moinhos e o Santuário de Nossa Senhora da Ponte.

Outro dos locais de grande interesse turístico é a zona de caça, que elege como alvos preferenciais a lebre, o coelho e o javali.
Numa terra em que se “colhe de tudo”, a agricultura exerce, agora, um plano secundário, dado o escasso número de pessoas que lhe dedicam o seu tempo.

Os entrevistados, nascidos na povoação, muitos já correram o mundo, e partilham da triste visão que, um dia, aldeias como Paçó morrerão, ao cair no esquecimento de uma geração de jovens cujo futuro não passa, nem pode passar pela agricultura. Devido, em grande parte, ao pouco rendimento que se lhe retira em termos financeiros. “Daqui a 20 ou 30 anos, aldeias como Paçó acabam. Ninguém quer aprender, nem sabem. E o governo também não ajuda. Quando os do meu batalhão acabarem... Mas os jovens também não podem, que isto não dá dinheiro”, admite João Oliveira.

A freguesia é conhecida, também, por Paço de Vinhais para se distinguir de outras povoações com nomes semelhantes

O fumeiro, esse, não foi esquecido e mantém-se, ainda, numa posição privilegiada no Entrudo Transmontano. Em cultura, Paçó destaca-se no artesanato com o calçado, as rendas e os bordados. Imersa num conteúdo histórico milenar, Paçó foi vila por foral de D. Dinis em 1310. Dois séculos passados e, em 1512, D. Manuel I concedeu novo foral à povoação, nomeando-a sede de concelho, extinto, depois, no ano de 1836. Com pouco mais de uma centena de habitantes, Paçó é uma aldeia cujas actividades económicas se baseiam tão somente na agricultura, na pecuária e no pequeno comércio.

A Festa de S. Julião acontece a 7 de Janeiro. No centro da aldeia, frente ao pelourinho, fica a igreja matriz com o mesmo nome. No interior, é de sublinhar o seu acervo patrimonia: a talha barroca no altar-mor, nos laterais e nos retábulos, para além das pinturas do século XVIII nos tectos. Já no Santuário de Nossa Senhora da Ponte.

Ermida, de construção recente, reúne-se uma vasta audiência durante o segundo fim-de-semana de Julho. Em Agosto, acontecem as Festas e Romarias de Santa Bárbara, S. Lourenço e Santa Marinha, povoadas de emigrantes que, por altura do Verão, regressam às origens mergulhados na saudade.

Bruno Filena, Jornal Nordeste, 2011-03-10

Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty Piscina Biológica no Parque

Mensagem por Joao Ruiz Ter Abr 12, 2011 5:26 am

.
Piscina Biológica no Parque

Vinhais 11890_jn

Vai ser dotado de novos equipamentos para fazer face ao número «crescente» de visitantes.

Parque Biológico de Vinhais vai ser dotado de novos equipamentos para fazer face ao número «crescente» de visitantes.

A construção de uma piscina biológica e de um Centro Interpretativo das Raças Autóctones são as principais apostas do Parque Biológico de Vinhais (PBV) para dar resposta ao crescente número de visitantes.

Este novo conceito de piscina, orçada em 55 mil euros, será instalada junto aos novos “bungolows” e não utiliza aditivos químicos no tratamento da água. “Todo este trabalho é feito com recursos a plantas naturais que se encarregam de oxigenar a água, deixando-a límpida”, explicou a directora do PBV, Carla Alves.

Outra das novidades será a criação de um Centro Interpretativo das Raças Autóctones, espaço que vai permitir conhecer as espécies que nidificam na área, já que o PBV é considerado uma montra natural da biodiversidade do Parque Natural de Montesinho.

“Há uma grande variedade de raças autóctones e neste espaço os visitantes ficarão a conhecer um conjunto de animais que contribui para a riqueza da região, devido a qualidade da sua carne”, salientou a responsável.
O novo Centro Interpretativo vai custar cerca de 200 mil euros, aos quais se juntará o Centro Micológico de Vinhais, orçado em 145 mil euros.

Construção de cinco novos “bungolows” aumenta capacidade de alojamento do Parque

Já arrancaram as obras de construção de mais cinco “bungolows”, que vão contribuir para aumentar a capacidade de alojamento no PBV.

Aberto ao público há pouco mais de dois anos, o equipamento já recebeu a visita de mais de 30 mil pessoas, sendo que o número de visitantes tem vindo a aumentar à medida que o tempo passa.

“Dispomos de cinco casas para turismo rural e verificamos que são insuficiente para a procura que temos vindo a registar nos últimos tempos. Os fins-de-semana estão sempre ocupados, principalmente com tempo de Verão, em que temos uma ocupação que ronda os 100 por cento”, disse a responsável.

De momento estão a ser construídos mais alojamentos de diversas tipologias, destinados a cada tipo de família ou grupos de pessoas. O investimento neste projecto ronda os 200 mil euros, com vista a duplicar o número de camas disponíveis no Parque Biológico.

Francisco Pinto, Jornal Nordeste, 2011-04-12

Vinhais 000203E1

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty Grupo francês compra fábrica da castanha de Vinhais

Mensagem por Joao Ruiz Ter Abr 12, 2011 5:31 am

.
«Excelente negócio»

Vinhais Americo_pereira2

Grupo francês compra fábrica da castanha de Vinhais

A câmara de Vinhais decidiu vender as suas participações sociais nas empresas privadas Cacovin e Ecolignum.A alienação da quota que detinha nas fábricas das castanhas e da madeira está a ser feita através de concurso público, estando já a decorrer o prazo para a apresentação de propostas.

O presidente da câmara explica que esta venda surge por duas razões.“As câmaras municipais são fundamentais para incentivar e fomentar a instalação de determinados negócios e potenciar o desenvolvimento económico das regiões, mas depois devem retirar-se de forma que sejam os privados a gerir essas empresas” refere Américo Pereira, acrescentando que por outro lado, “as contas das empresas onde os municípios têm participações, caso tenham dívidas, elas reflectem-se nas contas das câmaras municipais e eu não posso correr o risco de estar em empresas que não estejam de muita boa saúde por isso traz reflexos negativos na gestão da autarquia”.

Mas não é só a câmara que está a vender.A participação dos sócios privados na Cacovin, que constituiu a maioria do capital social, também já está a ser negociada com um grupo francês que vai instalar-se no concelho.“Apareceram potenciais compradores com o intuito de investir na área da castanha em Vinhais e a partir daí desenvolveu-se uma série de contactos para concretizar esse investimento” refere o presidente da Cooperativa dos Agricultores de Vinhais.

“Neste momento, as negociações estão concluídas. Já se desenrolavam desde Novembro e o contrato de promessa compra e venda concretizou-se em Fevereiro” adianta. Falta agora a escritura e quanto a valores, os responsáveis preferem, para já, não revelar.

Carlos Silva salienta que este negócio vai contribuir para a melhoria da qualidade do produto e valorização da castanha na região.“Com a entrada deste grupo na região temos a certeza absoluta que a castanha sairá ainda mais valorizada” afirma. “Com a experiencia de comercialização e de transformação primária que este grupo tem, poderá acrescentar mais-valia à castanha e trazer benefícios para os agricultores” salienta.

O projecto deverá criar 40 postos de trabalho.O presidente da câmara diz, por isso, que este é um excelente negócio para o concelho.“Numa altura em que as empresas estão constantemente a fechar e a reduzir pessoal, investir três ou quatro milhões de euros num concelho como é Vinhais para criar dezenas de postos de trabalho na área da castanha, é algo verdadeiramente positivo” salienta Américo Pereira.

A câmara de Vinhais detém ainda uma participação na empresa Matadouro de Vinhais, mas que para já não tenciona vender.

Brigantia, 2011-04-12
In DTM

Vinhais Rolleye

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty Feira Franca decorre a 30 de Abril e 1 de Maio e as atenções já estão voltadas para a «fiesta»

Mensagem por Joao Ruiz Ter Abr 26, 2011 6:12 am

.
Moimenta repete tourada

Feira Franca decorre a 30 de Abril e 1 de Maio e as atenções já estão voltadas para a «fiesta»

A Corrida de Touros regressa à Moimenta já no próximo dia 1 de Maio, altura em que esta aldeia do concelho de Vinhais recebe mais a 19ª Feira Franca.

O espectáculo está marcado para as 16:30 horas, com um cartel composto pelos cavaleiros Gilberto Filipe, Sánchez de Vega (cavaleiro espanhol que se estreia em Portugal) e Sofia Almeida.

A tourada será um dos pontos altos do certame, que arranca no dia 30 de Abril, com a abertura da exposição de máquinas agrícolas, venda de artesanato, produtos da terra e tasquinhas onde a gastronomia regional está em destaque.

Segue-se o Concurso de Cães de Raça Podengo, passeios turísticos pela igreja matriz, moinhos de água e forja, actividades que abrem o apetite para o primeiro encontro gastronómico da tarde, na zona das tasquinhas.
À noite, o destaque vai para os Fados e para o ritmo do grupo Sons do Tua.

Na manhã do dia 1 de Maio, tem lugar o Passeio BTT “Rota do Contrabando Ibérico”, seguindo-se o Concurso de Cão de Gado Transmontano e o II Concurso Concelhio de Ovinos da Raça Churra Galega Bragançana. Para os adeptos dos passeios a pé, também haverá o percurso pedestre “Na Rota do Contrabando”. À tarde, actua a Escola de Concertinas de Lamego e decorre a já referida Corrida de Touros.

A Feira Franca é organizada pela Junta de Freguesia e Associação Cultural e Recreativa da Moimenta, com o apoio da Câmara Municipal de Vinhais, Parque Natural de Montesinho, Clube Português de Canicultura, Caixa Geral de Depósitos, TecVinhais, Associação de Criadores de Ovinos da Raça Churra Bragançana, TuriMontesinho e ProRuris.

Jornal Nordeste, 2011-04-26
In DTM

Vinhais 00020242

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty 1 milhão para o Centro Cultural de Vinhais

Mensagem por Joao Ruiz Qui maio 05, 2011 5:13 am

.
Palácio dos antigos Condes

Vinhais 12079_jn

1 milhão para o Centro Cultural de Vinhais

Classificado como Imóvel de Interesse Público, o Palácio dos antigos Condes de Vinhais vai ser transformado no Centro Cultural da vila. O contrato de financiamento da obra foi assinado, na passada sexta-feira, entre a Câmara Municipal de Vinhais (CMV) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDR-N).

A adaptação deste edifício emblemático representa um investimento de cerca de 1 milhão de euros, comparticipado em 85 por cento por fundos comunitários, sendo os restantes 15 por cento suportados pelo município vinhaense. A obra deverá ser concluída no prazo de cerca de um ano e meio.

O presidente da CMV, Américo Pereira, realça que a autarquia já investiu cerca de 300 mil euros na recuperação do telhado e das fachadas deste palácio, que remonta ao século XVIII. “É um edifício bonito, de grande dignidade, que está bem situado, e vai albergar o Centro Cultural e a biblioteca às expensas da Câmara”, salienta o edil.

Entre as valências que fazem parte do Centro Cultural destaque para as salas de exposições permanentes e temporárias e para o auditório com 250 lugares, com boas condições de acústica, que vai permitir a realização de espectáculos, mas também pode albergar eventos sociais ou empresariais.

Biblioteca vai ser instalada pela autarquia nas antigas cavalariças do Palácio dos Condes de Vinhais
Obter financiamento para este equipamento não foi tarefa fácil e só à quarta tentativa é que a Câmara conseguiu a aprovação do projecto. “Foi extremamente difícil obter financiamento, porque Lisboa tem alguma dificuldade em perceber quais são as dinâmicas de desenvolvimento regional e também tem alguma dificuldade em perceber que a cultura também não é um exclusivo do litoral”, justifica Américo Pereira.

Por sua vez, o presidente da CCDR-N, Carlos Duarte, enaltece que o investimento feito para revitalizar este património classificado assenta na matriz de desenvolvimento sustentado para o futuro. “É claramente uma intervenção que consideramos de mérito e deveria ser uma prioridade na afectação de fundos nacionais e comunitários”, acrescenta o responsável.

Este edifício, adquirido há duas décadas pela CMV, também vai albergar uma biblioteca. Para a requalificação deste espaço, que vai nascer nas antigas cavalariças, a autarquia não conseguiu financiamento, visto que se tratava de um investimento pequeno para ser apoiado pelo Ministério da Cultura. “Qualquer espaço com quatro ou cinco salas é suficiente para acolher comunidades na ordem dos 10 mil habitantes e é isso que nós vamos fazer.

Depois para a instalação da biblioteca iremos precisar do apoio do Ministério da Cultura ao nível da aquisição de livros e de equipamentos”, conclui Américo Pereira.

Teresa Batista, Jornal Nordeste, 2011-05-04

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty Vinhais reúne tradições em Parque Verde

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 23, 2011 8:18 am

.
Recordar vivências rurais

Vinhais Tecer_la

Vinhais reúne tradições em Parque Verde

Vinhais já tem um Parque Verde de Artes e Ofícios. Um espaço que recorda vivências rurais deste concelho.Em variados stands podemos encontrar a exposição de artefactos, tais como, o lagar do azeite, o lagar do vinho, a eira, o forno e a cozinha tradicional, o cabanal, o tear, o pisão e a forja.

Tudo isto em stands que vão permitir a quem visite este parque conhecer ou recordar tempos que já lá vão. O presidente do município de Vinhais, explica que este novo espaço cultural reúne “a forja, o moleiro, o pão, o vinho e o azeite, tudo aquilo que caracteriza o mundo rural sobre como as pessoas trabalhavam no dia-a-dia”.

“Isto foi feito fases e no seu conjunto custou 600 mil euros. Começámos com os arranjos dos acessos, desmatação e obras de execução da zona verde” adianta Américo Pereira, acrescentando que “foram as pessoas que nos cederam que está aqui. São peças interessantes que recuperámos das aldeias”.

Nesta inauguração foi possível ver in loco como se faziam algumas actividades do mundo rural, como por exemplo, o arranjo da lã ou a apanha da azeitona.“Eu ainda andei nestes trabalhos do campo, era tudo feito à mão, cansativo, mas alegre pois cantávamos e dançávamos” refere uma habitante de Vinhais, explicando que “andávamos à torna-jeira uns para aos outros”.

Outra participante nesta inauguração estava a “escarramiçar a lã para fazer meias, ou camisolas ou cobertores. Juntávamo-nos aos serões ou aos domingos à tarde” explica. O parque verde de artes e ofícios de Vinhais que vai a partir de agora estar aberto a quem quiser ver, aprender ou recordar vivências de tempos que já lá vão.

Brigantia, 2011-05-23
In DTM

Vinhais 00020420

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty O «Parque Temático» de Vinhais

Mensagem por Joao Ruiz Sex maio 27, 2011 6:57 am

.
O «Parque Temático» de Vinhais

Vinhais 12202_jn

Parque Verde de Artes e Ofícios recria toda a actividade agrícola do concelho

Chama-se Parque Verde de Artes e Ofícios e, no dia da abertura, parecia um verdadeiro parque temático do quotidiano rural do concelho de Vinhais, com várias recriações de tarefas agrícolas, danças e cantares, jogos tradicionais e, até, uma merenda à moda antiga.

O equipamento foi inaugurado na passada sexta-feira, durante as comemorações do Feriado Municipal de Vinhais, e promete transformar-se num local de passagem obrigatória para quem queira conhecer a ruralidade do concelho ou, simplesmente, matar saudades dos duros, mas bons velhos tempos.

O espaço é composto por oito casas em madeira, que albergam objectos ligados aos ciclos produtivos mais representativos da actividade agrícola de outrora. É o caso do lagar de azeite, do lagar do vinho, da eira com uma malhadeira recuperada em permanência, do forno e cozinha tradicional, do cabanal, do tear, do pisão e da forja.

Grande parte do espólio foi doado por cidadãos e associações do concelho, estando acompanhado por painéis explicativos sobre cada temática, que também disponibilizam fotografias, quadras populares, provérbios e rezas, bem como dados históricos e geográficos.
No local também existe um bar e um espaço específico para jogos tradicionais, tais como fito, paus, relha, ferro, pau ensebado, calhau e chino.

Feira Etnográfica é uma das iniciativas a ponderar para o Parque Verde

O Parque Verde de Artes e Ofícios faz parte integrante do Ecomuseu de Vinhais “e enquadra-se na estratégia de promoção turística do concelho”, conforme referiu o vereador da Cultura e Turismo da autarquia local, Roberto Afonso. “Em vez de estarmos a colocar estes objectos num espaço fechado, decidimos expô-lo num espaço aberto, com relva, árvores e água”, explicou o autarca.

Durante a tarde, foram várias as actuações de grupos de danças e cantares, nomeadamente a Associação Cultural e Recreativa Santa Eulália, em Santalha, que recriou a “Dança da Murinheira”, típica da zona raiana. Roberto Afonso não afasta a hipótese de avançar com mais acções semelhantes ao longo do ano. “Podemos partir para a organização de uma Feira Etnográfica, onde as pessoas venham vender os seus produtos e promover os usos e costumes locais”, revela o vereador.

O presidente da CMV, Américo Pereira, deixa o convite para uma visita ao Parque Verde, que vai estar aberto todos os dias. “Venham para aqui jogar à bola, venham jogar aos paus ou ao fito e recebam o que de mais genuíno existe no concelho de Vinhais a nível etnográfico, porque estes stands têm a vivência do nosso povo e mostram o quanto era duro o dia-a-dia dos nossos pais e dos nossos avós”, destacou o edil.

No mesmo dia, a autarquia também inaugurou a Zona de Descanso para Auto-Caravanas, situada junto às piscinas municipais.

João Campos, Jornal Nordeste, 2011-05-26

Vinhais 10792

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty Campeonato de Chegas de Touros já mexe

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jun 15, 2011 5:15 am

.
Promover o mundo rural
Vinhais


Campeonato de Chegas de Touros já mexe

Já é conhecido o resultado do sorteio do Campeonato de chegas de touros de raça Mirandesa que se realizou na Sexta-feira, nas instalações da PRORURIS, EEM, em Vinhais.

O campeonato é organizado pela PRORURIS, com a colaboração da Raça Mirandesa e Câmara Municipal de Vinhais e pretende “promover o mundo rural, o meio agrícola e ajudar os próprios agricultores para que se possa desencravar o país da fase que atravessa.”, refere Pedro Miranda, chefe do Gabinete da Câmara Municipal de Vinhais.

Tratando-se de um campeonato Nacional, eram possíveis inscrições de todas as zonas do país. No entanto, vigoram as zonas de Bragança, Vimioso, Vinhais e Macedo de Cavaleiros num total de 35 animais em competição. “Este ano há mais quatro animais do que no ano anterior e temos cerca de cinco criadores que vêm pela primeira vez ao campeonato.

É sinal de vitalidade e de que a agricultura está viva”, salienta Carlos Silva, administrador executivo da PRORURIS.
O Campeonato terá início no dia 17 de Julho e terminará no dia 21 de Agosto.

Jornal Nordeste, 2011-06-14

Vinhais 00020242

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vinhais Empty Re: Vinhais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos