Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EUA: Homenagens a Aristides de Sousa Mendes mais "difíceis" do que em 2005

Ir para baixo

EUA: Homenagens a Aristides de Sousa Mendes mais "difíceis" do que em 2005 Empty EUA: Homenagens a Aristides de Sousa Mendes mais "difíceis" do que em 2005

Mensagem por Kllüx Dom Jun 20, 2010 9:20 pm

EUA: Homenagens a Aristides de Sousa Mendes mais "difíceis" do que em 2005 – Organização



Newark, Estados Unidos, 20 jun (Lusa)

A comunidade portuguesa de Newark, Estados Unidos, homenageou hoje Aristides de Sousa Mendes e Sousa Dantas, que, como cônsules de Portugal e Brasil, salvaram milhares de judeus dos campos de concentração durante a II guerra mundial.

Mas, enquanto há cinco anos mais de duas dezenas de países celebraram o “Dia da Consciência”, a 17 de junho, que marca o início da atribuição de vistos que permitiram aos judeus fugir da perseguição nazi, este ano foram apenas oito, para “grande surpresa” de João Crisóstomo, vice-presidente da associação responsável pela organização.

“Há cinco anos foi mais fácil organizar esta lembrança, este reconhecimento, apesar de ter sido de âmbito muito maior, foi celebrada em 22 países”, disse à Lusa.

Na Catedral do Sagrado Coração, em Newark, cidade onde reside uma grande comunidade portuguesa e também brasileira foi modesta a adesão à missa celebrada por D. Edgar Moreira da Cunha, bispo auxiliar da cidade do Estado de New Jersey.

Para João Crisóstomo, a adesão foi prejudicada pelo facto de hoje se comemorar o Dia do Pai nos Estados Unidos e de a catedral ser afastada do centro da cidade.

Atendendo “ao caráter profundamente católico de Aristides de Sousa Mendes”, várias missas foram celebradas noutros pontos do mundo, incluindo Lisboa, Vaticano e Brasil.

Também uma homenagem ao diplomata brasileiro Luís Martins Sousa Dantas, que na mesma altura teve um papel semelhante ao de Sousa Mendes a partir do seu consulado em Vichy, a cerimónia contou com a presença dos cônsules do Brasil e de Portugal, Maria Amélia Paiva.

“É importante celebrar a ação de dois lusófonos pelos Direitos Humanos, que foi da maior importância na libertação de milhares de cidadãos judeus que estavam em fuga da Europa”, afirmou à Lusa a cônsul geral de Portugal em Newark.

“A ação delas honra-nos muito, dignifica-nos, e é uma ação que nós, diplomatas portugueses e brasileiros, não podemos deixar de relembrar”, disse a cônsul, que representou o Governo português na celebração.

Outra cerimónia em memória de Sousa Mendes terá lugar ainda hoje na igreja de Saint Sebastian, no bairro nova-iorquino de Queens.

Em São Francisco, haverá uma celebração religiosa na capela privada do arcebispo George Niederauer.

No dia 17, o Dia da Consciência em que o cônsul começou a assinar os vistos que permitiram aos judeus alvo de perseguição nazi fugir para Portugal e daí para os Estados Unidos e outros países, o Consulado de Portugal em São Francisco realizou uma receção e uma exposição de artes plásticas.

As cerimónias contaram com a presença de elementos da família de Aristides de Sousa Mendes residentes nos Estados Unidos.

Paralelamente, decorrem esforços para que volte a ser exposto em Nova Iorque, no Museu da Herança Judaica, o livro de registos de Aristides Sousa Mendes, por empréstimo do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A exposição poderá ter lugar apenas a 19 de julho, quando se celebra o 125º aniversário de Sousa Mendes.
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11230

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos