Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Miúdos ignorantes ainda vá. Agora chumbarem é que não pode ser

4 participantes

Ir para baixo

Miúdos ignorantes ainda vá. Agora chumbarem é que não pode ser  Empty Miúdos ignorantes ainda vá. Agora chumbarem é que não pode ser

Mensagem por Vagueante Ter Ago 03, 2010 9:14 am

Miúdos ignorantes ainda vá. Agora chumbarem é que não pode ser A Ministra Isabel Alçada quer acabar gradualmente com os chumbos nas Escolas. Se ninguém chumbar acaba-se com o insucesso escolar, mesmo que os miúdos sejam burros como portas. Tiago Mesquita (www.expresso.pt) 9:01 Terça feira, 3 de Agosto de 2010

31 comentários

Link permanente: x

Partilhe


Se hoje em dia há quem frequente Universidades deste país sem saber ler e escrever correctamente, ao acabarem com os chumbos nas escolas os novos licenciados não irão provavelmente sequer conhecer o abecedário ou conseguir consultar o saldo do multibanco por incapacidade de decifrarem algarismos. E a avaliar pelos últimos resultados nas provas de português e matemática estamos no "bom" caminho. Depois do "Novas Oportunidades" - que em teoria consegue em apenas 6 meses pôr um analfabeto a dar aulas de Filosofia. Ou ainda transformar um amola-tesouras em astronauta com aulas em regime pós laboral - prepara-se agora o Governo para proibir o chumbo nas escolas. Ou seja, premiar a imbecilidade disfarçando-a de incentivo ao aluno. Se não houver chumbos não há insucesso escolar. 0% Insucesso com um só tiro. Brilhante cara Ministra. Genial. Esta geração, a geração que tem a infelicidade de estudar no Ensino Público arquitectado durante o reinado do Engenheiro Sócrates será provavelmente a mais inculta, ignorante e mal preparada que os estabelecimentos de Ensino alguma vez tiveram oportunidade de formar/educar. No entanto terá certamente os melhores níveis de desempenho. Seremos um Canadá ou Inglaterra, mas sem o trabalho de termos de os educar. Números em vez de cérebros.Se por um lado os mais petizes nada terão de fazer para passar de ano, nem sequer assistir às aulas em alguns casos, os graúdos que nunca entraram numa sala de aula ou que não pisam uma desde os anos 60 podem agora ser "doutores" num estalar de dedos. Não me admirava muito se os livros do Crepúsculo viessem substituir alguns manuais escolares e começassem a estudar os guiões da novela Morangos com Açúcar em vez dos autos de Gil Vicente. Pitágoras para muitos miúdos deve ser um personagem do Lua Vermelha. Entende-se o desespero de professores, alunos e pais que se dedicam e levam o Ensino Publico a sério. Se é difícil motivar alunos desinteressados por natureza, alguns mal-educados, existindo regras elementares de disciplina e de penalização pelo desinteresse manifestado ou fraco desempenho, imaginem a partir do momento em que estes alunos souberem que têm os objectivos garantidos sem nada terem de fazer. E se for preciso ainda mandam umas galhetas no mauzão do professor porque lhes tirou o ipod com o CD do Angélico.Mas nunca esquecendo que vivemos num país em que o Primeiro-Ministro se licenciou "enviando o ponto para casa do professor a um Domingo" como tão bem retratou o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa. Com este nível de exigência por parte de quem governa, que mais podíamos pedir? Ou o que podem eles exigir aos outros?

Palavras-chave Crepúsculo Gil Vicente Marcelo Rebelo Sousa Educação Isabel Alçada PS desempenho escolar retenção professores alunos chumbo Primeiro-Ministro José sócrates Angélico Morangos com Açucar



Vagueante

Pontos : 1698

Ir para o topo Ir para baixo

Miúdos ignorantes ainda vá. Agora chumbarem é que não pode ser  Empty Re: Miúdos ignorantes ainda vá. Agora chumbarem é que não pode ser

Mensagem por Joao Ruiz Ter Ago 03, 2010 9:48 am

Olhe Vagueante, quando vejo nóveis pseudo escritores, com livros cheios de erros de ortografia, sintaxe e pontuação, incensados na mídia, como se de grandes figuras da nossa literatura se tratasse, juro que já nada me espanta.

E esta do acabar com os chumbos, espantar-me-ia, por quê? Não estamos fartos de ouvir e ver autênticas azêmolas, a perorarem do alto da sua proa e ignorância, como se se dirigissem a uma cáfila ou a um bando de acéfalos?!

Por que não, passagens administrativas, à imagem e semelhança do que aconteceu na China?!?


No No No


Última edição por João Ruiz em Ter Ago 03, 2010 9:58 am, editado 1 vez(es)

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Miúdos ignorantes ainda vá. Agora chumbarem é que não pode ser  Empty Re: Miúdos ignorantes ainda vá. Agora chumbarem é que não pode ser

Mensagem por Viriato Ter Ago 03, 2010 9:55 am

Curiosamente devo ter lido ou ouvido propostas diferentes. Nunca notei que se discutissem passagens admnistraticas. Só vi uma proposta de discussão pública sobre métodos de acompanhamento de alunos em dificuldade. Porque estarei quivocado, gostaria que mos mostrassem....
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Miúdos ignorantes ainda vá. Agora chumbarem é que não pode ser  Empty Re: Miúdos ignorantes ainda vá. Agora chumbarem é que não pode ser

Mensagem por Joao Ruiz Ter Ago 03, 2010 10:12 am

Viriato escreveu:Curiosamente devo ter lido ou ouvido propostas diferentes. Nunca notei que se discutissem passagens admnistraticas. Só vi uma proposta de discussão pública sobre métodos de acompanhamento de alunos em dificuldade. Porque estarei quivocado, gostaria que mos mostrassem....

A pergunta é irónica, Viriato, mas não andaremos muito longe disso, a continuar na senda do facilitismo.

Não sei se o tem feito, mas ouça a opinião pública, onde o assunto é discutido e veja pais e encarregados de educação, a esfregarem as mãos de contentes com a ideia de acabar com os chumbos!

Os alunos em dificuldade, na sua maioria indisciplinados, querem lá saber do acompanhamento! Querem, é livrar-se o mais rapidamente da tutela escolar e, nessas circunstâncias, que melhor lhes poderá acontecer, que passar à la carte?

De uma vez por todas, nesta como noutras áreas, não podemos simplesmente importar modelos, que podem ser eficientes na origem, mas que não resultam no nosso país, atentos o atraso, a mentalidade, a capacidade e a falta de auto-responsabilização portugueses (para citar apenas algumas das muitas deficiências lusas).

Shocked

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Miúdos ignorantes ainda vá. Agora chumbarem é que não pode ser  Empty Re: Miúdos ignorantes ainda vá. Agora chumbarem é que não pode ser

Mensagem por Viriato Ter Ago 03, 2010 11:13 am

Também vejo, visito e acompanho países onde a reprovação não funciona como castigo. Mas sim como alerta para apoio suplementar. Porque mesmo com aprovações e boas notas, a ignorância impera. Há dias, em jeito de brincadeira, em vésperas do 5 de Outubro, perguntei a uma engenheira agrónoma, de quase 40 anos de idade e lincenciada com 17, se sabia o que significava e feriado do dia seguinta. E efectivamente sabia. Só que quando perguntei o ano respondeu-me 1143. Quero com isso dizer que o ensino é mau mas a sua correcção não passa necessariamente só pela reprovação. É que a senhora referida deu aulas num liceu durante 7 anos. Não de história, mas foi professora.

As reprovações, no nosso tempo, funcionavam como castigo e estímulo para melhorar. Hoje, penso, são pretexto, dos próprios e dos pais, para irem para o mercado do trabalho. Foi essa proposta que a ministra propos discutir, questionar. E a discussão não me ofende. Até admito estar errado. Penso eu de que....
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Miúdos ignorantes ainda vá. Agora chumbarem é que não pode ser  Empty Re: Miúdos ignorantes ainda vá. Agora chumbarem é que não pode ser

Mensagem por Vitor mango Ter Ago 03, 2010 12:31 pm

manos sou um chato
Fui professor e quero largar aqui o que penso about

nao sao os alunos que sao maus mas sim os professores que nao sao maus ...a maioria é pessima

Calma eu explico
Sempre detestei Historia e quimica e filosofia nem dada pelo peixeco pereira
Depois mais tarde tive alguem que me ensinou a ver historia sem datas sem herois nem politica caseira e adorei ...devorei e devoro historia

na quimica gosto do Hidrogenio pah
O H é a puta da quimica vai para a cama com algum simbolo que lhe passe perto e
reparem no
E

a big bang começa com o H
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117569

Ir para o topo Ir para baixo

Miúdos ignorantes ainda vá. Agora chumbarem é que não pode ser  Empty Re: Miúdos ignorantes ainda vá. Agora chumbarem é que não pode ser

Mensagem por Viriato Ter Ago 03, 2010 1:01 pm

Estamos sempre a comparar o nosso ensino com o actual. E o grau de exigência de então e o de agora. Mas reconheço que o mundo estudantil mudou. No nosso tempo (tirando o primário) o ensino era um acto voluntário nosso e dos nossos pais. Havia o reconhecimento de que o estudo nos dignificava e projectava-nos num futuro. E o chumbo era tido como um castigo, uma vergonha o que nos estimulava. Eutambém cumbei. A fisico-química, no 7º ano do liceu. Disciplina básica que me impedia de entrar na faculdade. Senti-me mal. Os meus pais, de uma forma inteligente, animaram-me. O meu Pai, embora não fosse professor, era um óptimo pedagogo. Acompanhou-me durante o ano. E ao fim da repetição tive um 18 o que me permitiu ficar dispensado dos exames de admissão á faculdade (IST). Hoje o contexto é diferente. Muitos alunos, de extractos sociais baixos, consideram o ensino obrigatório como uma violência. E até, em muitos casos, os próprios pais. Um chumbo é mais do que pretexto para o abandono escolar. Essses foram os pressupostos postos pela ministra. Discutir o panorama, aliás já praticado em muita parte do mundo. Não tenho opinião formada. Faço parte de uma geração que beneficiou de um ensino excelente. Que tiveram pais preocupados. Hoje não sei. Mas propor o debate não me incomoda.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Miúdos ignorantes ainda vá. Agora chumbarem é que não pode ser  Empty Re: Miúdos ignorantes ainda vá. Agora chumbarem é que não pode ser

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos