Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chile

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Chile Empty Chile

Mensagem por Joao Ruiz Qui Ago 26, 2010 11:59 am

.
Sismos sentidos perto de onde estão 33 mineiros presos

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Chile Ng1334693

Abalos não afectaram a mina. Trabalhadores já perderam dez quilos desde 5 de Agosto

As autoridades chilenas registaram ontem dois pequenos sismos (de intensidade 4,1 e 5,1 graus na escala de Richter), que foram sentidos junto à mina de São José. Os abalos não desencadearam qualquer alerta no local, onde continua a preparação para o início da perfuração do túnel vertical que permitirá a libertação dos 33 mineiros presos há 21 dias.

Os mineiros, que já terão perdido dez quilos, alimentam-se agora com latas de uma preparação com sabor a chocolate e framboesa. As latas têm 40 centilitros, tendo os médicos pedido para serem bebidas lentamente, 10 centilitros a cada seis horas, segundo o jornal La Tercera. Alimentos sólidos só dentro de três ou quatro dias.

Entretanto, está a ser preparada uma dieta específica para cada um dos mineiros, de acordo com as respostas que deram ao questionário médico. Estes devem consumir 1500 calorias diárias durante os cerca de quatro meses que se calcula que ainda devem permanecer na mina, a quase 700 metros da superfície.

Toda a alimentação, assim como medicamentos, água ou cartas das famílias, é enviada através da sonda "paloma" (pombo). Os mineiros não estão contudo parados à espera do que lhes chega da superfície, trabalhando por turnos.

Foi-lhes pedido que desenhem um mapa do local onde estão, assinalando a área de descanso, de trabalho e para detritos. Além disso, devem enviar amostras da água que estão a consumir, e que escorre das paredes, para garantir que é potável ou pode ser tratada com cloro. Na mina a temperatura situa-se entre os 32 e os 36 graus. Está ainda a ser construído um canal por onde deverá depois ser injectado oxigénio, para melhorar a qualidade do ar no interior.

"Senhor Presidente, precisamos que sejam fortes, que nos socorram o mais rapidamente possível e que não nos abandonem", disse o líder do grupo de mineiros, Luis Urzula, numa conversa telefónica com Sebastián Piñera, na terça- -feira à noite. O Presidente chileno respondeu dizendo que está a de-senvolver todos os esforços necessários para os tirar de lá. "Vamos bater a todas as portas, procurar por todo o tipo de tecnologia e equipamento, todos os peritos, para vos tirar daí com vida", disse Piñera, não explicando que tal operação poderá levar quatro meses. Além disso, o Presidente também tranquilizou os mineiros explicando-lhes que está a cuidar das famílias à superfície.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Mineiros soterrados enviam vídeo para a superfície

Mensagem por Joao Ruiz Sex Ago 27, 2010 2:54 pm

.
Mineiros soterrados enviam vídeo para a superfície

por Lusa
Hoje

Chile Ng1335135

Os 33 mineiros bloqueados há três semanas dentro de uma mina chilena enviaram para a superfície um vídeo que os mostra a 700 metros abaixo da superfície, descontraídos, mas a pedirem que os libertem "depressa, por favor".

A televisão chilena divulgou, na quinta feira à noite, as primeiras imagens do grupo de mineiros, cuja gigantesca operação de resgate deverá demorar três a quatro meses.

O vídeo, com uma duração total de 45 minutos, foi mostrado primeiro aos familiares dos mineiros que estão acampados em redor da mina de S. José, no norte do Chile, segundo a AFP.

Nos extractos divulgados pela cadeia pública chilena TVN viam-se cerca de vinte mineiros, que fizeram uma 'visita guiada' ao espaço onde estão confinados desde o desmoronamento de 5 de Agosto.

"Temos tudo bem organizado", explica um homem, que não se identifica, mostrando uma farmácia de bolso equipada com álcool, medicamentos, desodorizantes e dentífricos enviados pelas equipas de socorro.

"Daqui retiramos água para lavar os dentes, o rosto", acrescentou o homem, apontando um bidão, e depois um "pequeno copo para lavar os dentes. Faz-se uma toillet básica".

"Aqui é onde nos divertimos, onde fazemos uma reunião todos os dias, onde planificamos", disse ainda o mineiro.

Quatro peritos da NASA, a agência espacial norte-americana, são esperados o domingo ou na segunda feira, no Chile, para transmitir aos socorristas os seus conhecimentos de sobrevivência em espaços fechados.

Até lá, vai ter início a escavação de um túnel com 66 centímetros de largura em direcção aos mineiros soterrados.

Após 21 dias debaixo da terra, os mineiros estão num estado de saúde "razoável", apesar da perda de peso e da desidratação, estimou na terça feira o ministro da Saúde chileno, Jaime Manalich, após um exame médico efectuado à distância.

VEJA O VÍDEO:



In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Após a euforia, objectivo é evitar depressão no "inferno"

Mensagem por Joao Ruiz Sex Ago 27, 2010 3:56 pm

.
Após a euforia, objectivo é evitar depressão no "inferno"

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Chile Ng1335051

Os 33 mineiros já sabem que o resgate levará meses e estão a ser preparados para isso

A sonda Paloma não leva apenas comida, água ou cartas aos 33 mineiros presos há 22 dias a quase 700 metros de profundidade. Nas últimas descidas ao fundo da mina de São José, no Chile, foram enviados também antidepressivos, jogos e roupa lavada. Tudo para evitar a depressão ou a quebra psicológica que podem vir a sofrer depois de terem sido informados que o resgate do "inferno", como apelidaram, levará meses.

"Seria ingénuo acreditar que vão ser capazes de manter este ânimo incrível que nos mostram há tanto tempo", disse o ministro da Saúde, Jaime Manalich. Isto apesar de, por enquanto, não parecer haver qualquer alteração. Os mineiros já sabem que não conseguirão sair da mina antes do Dia Nacional, a 18 de Setembro (quando se assinala o Bicentenário), mas que deverão passar o Natal com as famílias. Pormenores serão dados a seu tempo.

Os médicos e os psicólogos no local contam com a ajuda preciosa da agência espacial norte-americana e de membros da tripulação de submarinos chilenos. Estes podem dar importantes informações sobre como se sobreviver em condições extremas, confinados a um espaço pequeno. A NASA deverá ainda disponibilizar alimentação igual à que oferece aos seus astronautas no espaço.

Uma dessas dicas é a importância de estabelecer uma rotina diária, indicando momentos precisos para trabalhar - ajudar a construir latrinas ou manter limpo o local -, comer, descansar ou simplesmente divertirem-se. Segundo o ministro, está a ser programada uma agenda de entretenimento que inclua canções, jogos de movimento ou simplesmente jogar cartas. "Queremos que gravem músicas, façam vídeos, criem peças de teatro para a família", afirmou.

Um segundo buraco de 12 centímetros já foi entretanto furado para melhorar a comunicação, tendo sido enviada uma câmara de alta resolução que permitirá, por exemplo, filmar os olhos dos mineiros - que se queixam por causa do pó. Um outro está a ser escavado para permitir a injecção de mais oxigénio.

À superfície, a vida começa a voltar ao normal, com muitas famílias a optarem por abandonar as tendas do acampamento Esperança e regressar a casa. Foram contudo estabelecidos turnos para garantir que haverá sempre familiares no local.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Chile estuda alternativas para adiantar resgate

Mensagem por Joao Ruiz Dom Ago 29, 2010 11:21 am

.
Chile estuda alternativas para adiantar resgate

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Chile Ng1335733

Túnel por onde os mineiros deverão sair começa a ser escavado ainda hoje. Governo nega notícias de que estará concluído em 60 dias.

O resgate dos 33 mineiros presos a cerca de 700 metros de profundidade no Chile vai levar três a quatro meses. Este foi o prazo indicado oficialmente desde que eles foram encontrados com vida. Contudo, segundo o jornal La Tercera, o Governo chileno foi informado de que a operação pode levar apenas dois meses. O ministro das Minas, Laurence Golborne, negou este dado, mas responsáveis admitem que estão a estudar alternativas para antecipar o resgate.

Segundo uma fonte do comité técnico que supervisiona os trabalhos de salvamento, os engenheiros teriam 60 dias, a contar do início da perfuração do túnel vertical de saída, para o concluir. Isso implicava começar a retirar os mineiros do interior da mina em fins de Outubro, revela o La Tercera, já que a máquina Strata 950 deve entrar hoje em funcionamento.

"A informação técnica é clara: o prazo estabelecido em detalhe com os técnicos é de três ou quatro meses", afirmou Golborne à rádio Cooperativa. "Até ao momento não há uma alternativa, como diz a informação da imprensa, que permita retirá-los em 30 dias", acrescentou o ministro. Os trabalhadores estão presos há 24 dias (o acidente foi a 5 de Agosto).

O responsável das perfurações de resgate, André Sougarret, indicou contudo que estão a ser avaliadas alternativas para reduzir o prazo do resgate. Uma delas passa por pedir aos mineiros que subam até perto do local onde ocorreu o desabamento, encurtando para metade o tamanho do túnel vertical que seria preciso perfurar e, portanto, o tempo necessário para os retirar.

Está ainda a ser pensada a construção de uma segunda via de saída, recorrendo a outra máquina. Seria uma escavadora modelo Schramm T-130, com capacidade para construir um túnel com 75 centímetros de diâmetro, ao ritmo de 20 metros por dia. O seu transporte para a mina de São José levaria três dias.

Por enquanto, os técnicos estão satisfeitos por terem conseguido criar um terceiro furo para uma nova sonda paloma. Este termina directamente na oficina que tem sido o centro de operações dos mineiros, que ontem receberam imagens vídeo dos seus familiares, em resposta àquele que fizeram na véspera. Uma das principais preocupações dos que estão à superfície é a saúde psíquica dos mineiros, sendo que pelo menos cinco apresentaram sinais de depressão - insónias, falta de apetite e vontade de isolamento.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Chile procura antecipar resgate de mineiros

Mensagem por Joao Ruiz Ter Ago 31, 2010 12:21 pm

.
Chile procura antecipar resgate de mineiros

por ABEL COELHO DE MORAIS
Hoje

Chile Ng1336344

Escavadora abre um poço de 75 centímetros de diâmetro e avança 20 metros por dia.

Começou ontem a ser perfurado o poço que permitirá trazer de volta à superfície os 33 mineiros chilenos retidos desde 5 de Agosto, a mais de 700 metros de profundidade na mina de São José. Embora se estime em, pelo menos, 90 dias o tempo necessário para a realização dos trabalhos, o Governo chileno procura alternativas para acelerar o resgate, querendo concluir a operação até meados de Outubro. O Presidente Sebastián Piñera pediu mesmo a conclusão das operações a tempo dos mineiros celebrarem em liberdade o bicentenário da independência do Chile, a 18 de Setembro. Este prazo é considerado inexequível pelos técnicos, citados ontem no diário La Tercera.

Uma opção mais realista poderá ser a expansão de um dos três poços feito até ao interior da mina, por onde está a ser feito o envio de alimentos e equipamentos, referiu o responsável pelas operações, André Sougarret. Cada um destes poços tem um diâmetro de 12 centímetros, que seria ampliado até aos 30 centímetros. Seria então avaliada a possibilidade da expansão deste diâmetro para permitir a passagem de um adulto.

A máquina que começou ontem a trabalhar permite escavar um poço de 75 centímetros de diâmetro, e pode avançar até 20 metros por dia. Este poço irá ser perfurado em linha recta em direcção ao ponto onde se encontram os mineiros. Para permitir a passagem de um homem de constituição média basta uma conduta de 66 centímetros de diâmetro.

Os trabalhos em curso reservam papel importante aos mineiros retidos em São José. Estes terão de remover muito da terra e rochas que se desmoronaram a 5 de Agosto, e outras que irão cair com a perfuração do poço de resgate.

Estes detritos não podem ficar acumulados, o que, a partir de certo ponto, inviabilizaria a perfuração e o resgate, explicou Sougarret às agências.

O ambiente no fundo da mina de São José melhorou bastante com o envio regular de alimentos, água, vitaminas e oxigénio.

Domingo, cada mineiro teve oportunidade de comunicar directamente com um familiar. Apenas durante um minuto, mas foi importante, porque "permitiu a todos perceberem que eles [os mineiros] estão bem" e também "reforçou o ânimo" dos 33 homens.

Um deles, Esteban Rojas, casado há 25 anos pelo regime civil com Jessica Yáñez , expressou, no telefonema, o desejo de casar pela Igreja. Uma intenção que já manifestara numa carta. Jessica ficou de tal modo emocionada que não queria largar o telefone. "Tiveram de tirar-mo à força", contou depois entre lágrimas e sorrisos.

Noutros casos, ouvir a voz dos mineiros foi "um enorme alívio" para as famílias, como referiu a mulher de um deles. Ou "uma profunda emoção", disse à AFP o pai de Carlos Barrios, de 27 anos.

Os mineiros vão proceder a uma mudança do local onde se encontram devido à forte humidade, que está a provocar problemas cutâneos e outro tipo de infecções. A mudança deve suceder nos próximos dias.

Além deste problema, o ministro do Interior, Jaime Manalich, admitiu a existência de cinco casos de depressão entre os mineiros e alguma ansiedade entre os consumidores habituais de álcool e tabaco. Que não estão autorizados no fundo da mina.

Em termos de saúde, "detectaram-se ainda infecções urinárias e dermatológicas, além de um quadro depressivo inicial de certa importância", disse o ministro.

Além do apoio psicológico normal em acidentes desta natureza, as autoridades estão a recorrer à ajuda de entidades com experiência em longos períodos de isolamento em espaços confinados. Chegou ontem a Santiago uma equipa da NASA para fornecer assistência na matéria.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Sismo abala mina no dia em que sonda começa a escavar

Mensagem por Joao Ruiz Qua Set 01, 2010 1:04 pm

.
Sismo abala mina no dia em que sonda começa a escavar

por S.S.
Hoje

Chile Ng1336826

Mineiros dividiram-se em três grupos para trabalhar por turnos e evitar problemas de convivência. Já chegaram peritos da NASA.

A terra voltou a tremer na região da Mina de São José, com os sismógrafos a registarem um abalo de 4,7 graus de magnitude na escala de Richter. Nada que tivesse interrompido os trabalhos de salvamento dos 33 mineiros presos a quase 700 metros desde 5 de Agosto. A escavadora Strata 950 começou a perfurar já era madrugada em Portugal (noite de segunda-feira no Chile). Na semana passada, outros dois sismos de fraca intensidade atingiram a zona.

No interior da mina, os trabalhadores estão agora divididos em três grupos. Assim, podem trabalhar por turnos, garantindo que há sempre alguns acordados - na segunda fase de perfuração terão de ser eles a retirar os escombros - mas também que não se criam problemas de convivência. Segundo a irmã de um dos mineiros, cada grupo tem um líder: Mario Sepúlveda (o "jornalista" que mostrou o espaço em que vivem no vídeo de 45 minutos divulgado no fim-de-semana), Mario Gómez (o mais velho e também apontado como o líder espiritual) e Luis Urzúa (que estava a liderar o turno quando se deu o acidente).

À superfície, as autoridades chilenas contam já com a ajuda dos especialistas da agência espacial norte-americana. A NASA enviou dois médicos (incluindo o subchefe do departamento médico James Duncan), um engenheiro e um psicólogo para ajudar.

No Congresso, um dos donos da mina de São José pediu desculpas pelo acidente. "A dor que causou esta situação indesejada e imprevista para nós, merece um pedido de desculpas pela angústia que se viveu nestes dias. Foi uma situação terrível e esperamos que tenha um final feliz dentro de pouco tempo", afirmou Alejandro Bohn. Recorde-se que a mina foi reaberta após um acidente em 2008, sem que fossem tomadas as medidas de segurança exigidas.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Peritos da NASA vão ajudar a simular dia e noite na mina

Mensagem por Joao Ruiz Qui Set 02, 2010 11:25 am

.
Peritos da NASA vão ajudar a simular dia e noite na mina

Hoje

Chile Ng1337216

Agência espacial não quer que se fale de prazos aos 33 mineiros que, ao 27.º dia de clausura, receberam a primeira refeição quente.

Os quatro peritos da agência espacial norte-americana chegaram ontem à mina de São José onde, até sábado, vão ajudar os chilenos a melhorar as condições de vida dos 33 mineiros presos a quase 700 metros de profundidade. Uma das apostas será na utilização da iluminação artificial para simular adequadamente o dia e a noite, um aspecto muito importante do ponto de vista psicológico.

A equipa do Centro Espacial Johnson da NASA é formada pelo subchefe médico James Michael Duncan; pelo psicólogo e perito em distúrbios de comportamento Albert Holland; pelo chefe do departamento de Medicina Espacial, James Davis Polk; e pelo engenheiro Clint Cragg. À chegada a Santiago do Chile, depois de uma reunião com o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, explicou que os mineiros não devem saber datas precisas para a libertação.

"Não podemos criar-lhes falsas expectativas. Temos de ter em conta que os mineiros vivem deste trabalho, ou seja, sabem muito bem quanto tempo vai demorar a perfuração", explicou. "O recomendável é não dar datas", acrescentou. Os mineiros - que já bateram o recorde de sobrevivência sob a terra (pertencia a três mineiros chineses que estiveram presos 25 dias e os chilenos hoje entram no seu 28.º dia) - sabem que o resgate vai levar três a quatro meses.

A vida no interior da mina começa a melhorar. Os mineiros tiveram ontem direito à primeira refeição quente, tendo para escolha entre arroz com frango ou hambúr- guer. Até então tinham comido sandes de fiambre e abacate ou marmelada e iogurte com cereais. No último vídeo, vê-se que têm T--shirts novas. Estão mais sorridentes e alguns surgem barbeados. Ao fundo, ouve-se música ambiente, como a canção Ojala que llueva café (Espero que chova café), do dominicano Juan Luis Guerra.

In DN

Chile Amigos

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Mineiros chilenos já receberam comida quente e peritos da NASA chegaram ao local

Mensagem por Joao Ruiz Qui Set 02, 2010 11:31 am

.

Mineiros chilenos já receberam comida quente e peritos da NASA chegaram ao local



Chile 14578


_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Falhas geológicas atrasam resgate de mineiros

Mensagem por Joao Ruiz Sab Set 04, 2010 4:31 pm

.
Falhas geológicas atrasam resgate de mineiros

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Chile Ng1338055

Escavações avançaram só 45 metros desde segunda-feira. Grupo está a 700 metros.

Em condições perfeitas, a Strata 950 tem capacidade para perfurar 20 metros de solo por dia. Mas as falhas geológicas detectadas na Mina de São José, no Chile, obrigaram ontem a interromper os trabalhos durante dez horas, para permitir o reforço do túnel vertical. Desde que começou a escavação, na segunda-feira, os peritos avançaram só 45 metros. Os 33 mineiros estão presos há quase um mês a 700 metros de profundidade.

O engenheiro que está a coordenar os trabalhos, Andrés Sougarret, lembrou que estas interrupções periódicas eram "previsíveis", especialmente até atingir os primeiros cem metros de profundidade. O objectivo é cimentar as paredes do túnel - de momento com 33 centímetros de diâmetro - de forma a "evitar que a água se infiltre pelas fissuras".

As autoridades chilenas aprovaram entretanto a utilização de uma terceira escavadora, pertencente à Empresa Nacional de Petróleo. Além da Strata 950 chegou ontem ao local uma Schramm T-130 , que nos próximos dias deverá começar a alargar uma das sondas que permite o contacto com os mineiros (o plano B). A terceira escavadora não supõe uma redução do prazo para o resgate - previsto para Dezembro. Amanhã, cumpre-se um mês desde o acidente que encurralou os 33 mineiros (32 chilenos e um boliviano).

"Este é o mês do bicentenário, o mês em que celebramos as festas da independência, mas o país está triste, o destino atingiu-nos forte", disse a irmã de um dos trabalhadores. O país assinala a 18 de Setembro os 200 anos da independência de Espanha. "Primeiro foi o terramoto, o tsunami [em Fevereiro] depois as chuvas e a neve a sul, e agora os nossos amigos enterrados nesta mina. O Chile não está para festas", indicou um habitante local.

O cardeal chileno Francisco Javier Errázuriz, arcebispo de Santiago, visitou a Mina de São José, celebrando uma missa a céu aberto com as famílias dos mineiros. Consigo levava uma prenda: 33 rosários benzidos pelo Papa Bento XVI, que foram descidos na sonda "paloma" e entregues aos trabalhadores. O arcebispo deu graças pelo "presente divino" que foi encontrar com vida os mineiros 17 dias após o acidente de 5 de Agosto.

O psicólogo Alberto Iturra Benavides, que está a acompanhar os trabalhos, disse ontem numa entrevista ao El País que o pior, mentalmente, ainda está para vir. "Neste momento vivemos uma espécie de lua-de-mel. Todos estão felizes. Em Outubro chegará a etapa mais difícil", afirmou.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Depressão é agora a grande ameaça para mineiros chilenos

Mensagem por Joao Ruiz Dom Set 05, 2010 2:34 pm

.
Depressão é agora a grande ameaça para mineiros chilenos

por CATARINA CRISTÃO,
Hoje

Chile Ng1338343

O maior desafio que os mineiros presos em San José enfrentam é manterem-se psicologicamente saudáveis, dizem médicos portugueses, que acreditam na sobrevivência dos 33 desde que se mantenham as condições de envio de alimentos e água. A comunicação com o exterior, as mensagens da família e as rotinas são fundamentais para evitar a ansiedade e o descontrolo.

Conseguirão todos os 33 mineiros sobreviver debaixo de terra durante os dois meses agora calculados para o seu resgate? Esta é a grande dúvida que paira sobre a história que tem comovido a comunidade internacional nas últimas duas semanas. As famílias das vítimas e as equipas de socorro mostram-se preocupadas, mas os médicos portugueses são peremptórios: a sobrevivência é possível desde que se conservem as condições actuais e nenhum venha a sofrer de alguma doença grave. O grande desafio das equipas no terreno, dizem, é evitar que aqueles homens entrem em depressão ou em estados de ansiedade extrema, assim como assegurar o bem-estar físico (ver texto ao lado) dos 32 chilenos e do boliviano que estão isolados desde 5 de Agosto, a 700 metros de profundidade, nas minas de San José, no Chile.

"Os mineiros podem chegar à superfície mais magros, mais deprimidos, mas é da natureza do ser humano lutar pela sobrevivência desde que tenha as condições básicas: alimentação e água", acredita Nelson Pereira, ex-director dos Serviços Médicos do INEM.

João Varandas Fernandes, ex- -director da Urgência e Trauma do Hospital de São José, em Lisboa, e director-clínico do Hospital de Cascais, também não tem "dúvidas de que os 33 chegarão à superfície", mas adverte que "podem trazer problemas psicológicos insanáveis, com a necessidade de acompanhamento durante anos".

Os grandes factores que podem potenciar problemas psíquicos aos mineiros são o isolamento, a falta de luz natural - que desregula o relógio biológico -, o espaço reduzido e a longa espera que têm pela frente. Como resultado, poderão até surgir actos de violência. "Em situações de extremo risco, funcionamos, em termos mentais, 'quase' por instinto. Por isso podem surgir comportamentos de competição, de disputa por mantimentos ou pela posição de líder", diz o psicoterapeuta Nuno Cristiano de Sousa. A psicóloga do INEM Joana Faria concorda: "Surgirão períodos de descontrolo emocional, mas acredito que serão ultrapassados. O importante é evitar o contágio emocional para não espoletar uma crise de grupo."

Segundo a psicóloga, embora estejam presos num meio familiar e isso possa assegurar um sentimento de controlo, "é fundamental que se definam estratégias" para aumentar a capacidade de resistência psíquica. "Em primeiro, deve-se passar informação de forma simples e clara sobre os progressos que estão a ser feitos para os socorrer", indica Joana Faria, acrescentando: "No entanto, as notícias têm de ser geridas com muito cuidado e com segurança para não criar falsas expectativas ou desequilíbrios emocionais. Por isso, devem passar primeiro pelo crivo de um psicólogo."

É fundamental que os mineiros mantenham a comunicação com a família e os amigos. Poderem escolher os objectos que lhes são enviados para o interior da mina "também lhes dá a ideia de algum controlo", diz. Por fim, há que criar rotinas, definir tarefas e repar- tir o dia em momentos: "Deve haver tempos certos para comer, para a higiene, para as actividades lúdicas, para dormir e acordar", conclui a psicóloga do INEM.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Resgate de mineiros deverá durar pelo menos um mês

Mensagem por Joao Ruiz Sab Set 25, 2010 3:21 pm

.
Resgate de mineiros deverá durar pelo menos um mês

por Lusa
Hoje

Chile Ng1346323

A libertação dos 33 mineiros chilenos retidos há sete semanas, a 700 metros de profundidade, na mina de São José deverá durar um mês ou mais, segundo o plano estabelecido pelos socorristas.

O plano de socorro obedece a uma ordem: primeiro saem os mais ágeis, seguindo-se os mais fracos e por fim os mais fortes.

A ordem não é arbitrária nem uma regra da mina, obedecendo antes a técnica universal de socorro, explicou à agência France Press Jorge Diaz, membro da equipa médica que acompanha a situação dos mineiros a partir da superfície a propósito dos preparativos para a operação de salvamento dos mineiros retidos há mais de sete semanas na mina de São José (norte).

«É um modelo teórico utilizado em todos os sistemas de salvamento, uma maneira de resolver o problema», acrescentou Diaz, reconhecendo, porém, que aquele é um caso particular.

Também engenheiros, médicos e psicólogos «trabalham sobre protocolos muito restritos» para determinar o estado físico, psicológico e as capacidades dos 33 mineiros de São José (norte), precisou à France Presse Alberto Iturra, responsável da equipa de psicólogos.

Em simultâneo os 33 mineiros são submetidos a ginástica quotidiana no interior da galeria -- um pouco de caminhada e de resistência muscular - sob as ordens de um especialista de medicina desportiva.

Em breve, irão realizar exercícios inspirados no treino de pilotos de caça para trabalhar a circulação de sangue.

Porque para os 33 trata de um exercício desportivo a realizar no interior de uma gaiola metálica numa gaiola metálica com 2,50 metros de comprimento e 55 cm de diâmetro, puxados por um guindaste até à superfície.

Os mineiros disporão ainda de reservas de ar, água e de alimentos assim como de comunicação permanente e de autopilotagem caso seja necessário.

Cada levantamento da gaiola poderá demorar uma hora a hora e meia.

Os «ágeis», explicam os socorristas, são os mineiros que podem reagir melhor a qualquer tipo de problema, os «fracos» são à partida os de mais idade, que no caso dos mineiros terão entre 19 e 64 anos e que poderão ter problemas de saúde enquanto os mais fortes são os que estão aptos a enfrentar as últimas horas ou mesmo dias de espera no fundo da mina.

Mas a ordem não está estabelecida e não demorará mais do que dia. Porque a avaliação é permanente e porque «todos nós temos dias bons e outros menos bons», explicou o dr. Iturra.

Muitos factores entram em linha de conta e muito dependerá do que se passar no dia-a-dia de cada pessoa.

Apenas há uma certeza: o último a partir é sempre o capitão, sublinhou Jorge Diaz.

Já os psicólogos sublinham haver também um grande trabalho a realizar a partir da superfície, nomeadamente gerir a ansiedade das famílias, dos socorristas e dos próprios psicólogos, havendo que unir esforços em torno do objectivo central que é içar os mineiros.

Duas das três máquinas de perfuração do solo, que avançam a um ritmo de vinte a trinta metros diários, vão alargar o canal de passagem para que possa passar uma cápsula de resgate.

In DN

Chile 00020669

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Aberta escola para filhos e netos de 33 mineiros presos

Mensagem por Joao Ruiz Qua Set 29, 2010 10:51 am

.
Aberta escola para filhos e netos de 33 mineiros presos

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Chile Ng1347690

Entre oito e dez crianças, com idade para frequentar a primária, vão ter aulas diárias enquanto durar a operação de resgate.

Podem estar presos a mais de 700 metros de profundidade, mas os mineiros de San José não estão apenas preocupados com o seu resgate. Jorge Galleguillos expressou numa carta a sua preocupação pela educação do seu filho, que está na universidade. O Governo chileno foi mais longe e pensou nas crianças com idade para frequentar a escola primária que se encontram no acampamento Esperança e resolveu pôr à disposição delas uma sala de aula.

São oito a dez crianças, filhas e netas dos mineiros presos desde 5 de Agosto, que a partir de agora terão aulas de segunda a sexta-feira com uma professora da cidade vizinha de Copiapó. "Temos de fazer um diagnóstico para ver que tipo de conhecimento têm as crianças, para ver em que nível estão, e daí partir para os conteúdos que têm de aprender", disse a professora Margarita Guzmán à AFP.

A sala "San José", também apelidada de "pequena escola esperança", vai funcionar até terminar o resgate dos mineiros - previsto para inícios de Novembro. "Inicialmente queríamos que as crianças reintegrassem as suas próprias escolas, mas as circunstâncias familiares não o permitiram", indicou o ministro da Educação, Joaquin Lavin, depois de inaugurar o espaço.

A escola vai funcionar num contentor de três por seis metros, devendo as crianças ter aulas das 09.00 às 17.00, como acontece noutros estabelecimentos de ensino. "Estamos muito contentes por saber que as crianças já estão a estudar", disse a mulher de um dos mineiros, Cristina Nuñez, à AFP. Arlenne, a sua filha de oito anos, é uma das alunas da nova escola.

Entretanto, continuam os trabalhos de escavação dos túneis verticais por onde deverão sair os 33 mineiros - 32 chilenos e um boliviano. O Plano A é o que está mais atrasado, com a perfuração a cargo da Strata 950 a atingir os 486 metros de profundidade. O problema é que ainda é o furo do poço piloto, de 30 cm de diâmetro. A escavação no chamado Plano B (já de 70 cm de largura) está nos 226 metros, depois de ter sido suspensa durante mais de 15 horas por problema numa das escavadoras. Finalmente os trabalhos no Plano C (com a RIC-421 que já foi baptizada de "petroleira", por ser usada na exploração do outro negro) atingem os 94 metros, já com a largura suficiente para retirar os mineiros.

In DN

Chile 10806

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Um dos poços de salvamento chegou aos mineiros

Mensagem por Joao Ruiz Sab Out 09, 2010 3:22 pm

.
Um dos poços de salvamento chegou aos mineiros

por Lusa
Hoje

Chile Ng1351487

Um dos poços que estão a ser escavados para retirar os 33 mineiros retidos há dois meses numa mina no Chile conseguiu atingir o local onde eles se encontram.

O momento foi assinalado no local por uma sirene que provocou o entusiasmo das centenas de pessoas, entre equipas de socorro, autoridades e familiares.

Um senador, Baldo Prokurica, tinha informado pouco antes que às 07:00 locais (12:00 em Lisboa), o poço estava "apenas a dois, três, quatro metros" do local onde estão os mineiros.

Nesta "última fase, os trabalhos têm de ser feitos muito lentamente para evitar derrocadas", pelo que deverá levar "duas a três horas".

"Estamos em comunicação permanente com os mineiros para que se coloquem longe do ponto de junção e possam ajudar", disse Prokurica.

O seu salvamento pode iniciar-se dois ou três dias depois de conseguida a ligação, ou seja, possivelmente na terça-feira, segundo as autoridades.

Uma das três escavadoras que estão a perfurar no exterior da mina, no deserto do Atacama (norte) iniciou sexta-feira à noite a perfuração dos últimos 40 metros do poço, que tem uma largura de cerca de 66 centímetros.

Este poço chegou sexta-feira aos 584 metros de profundidade e estava apenas, nessa altura, "a uns 40 metros" dos homens -- 32 chilenos e um boliviano -, segundo o ministro das Minas, Laurence Golborne.

"Os trabalhos de perfuração foram retomados cerca das 20:30 (de sexta-feira) e progridem dois a dois metros e meio por hora", indicou também na altura o representante do Ministério do Interior, Cristian Barra.

A retirada dos mineiros só poderá ser iniciada entre três e oito dias depois de feita a ligação, porque as paredes do poço de salvamento têm de ser reforçadas com aço.

In DN

http://ecodanoticia.net/phpBB3/images/smilies/smilie34.gif[img]

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Túnel de saída chega aos mineiros

Mensagem por Joao Ruiz Dom Out 10, 2010 11:30 am

.
Túnel de saída chega aos mineiros

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Chile Ng1351685

Poço vertical está em bom estado e deve apenas necessitar de revestimento nos primeiros 70 metros.

Uma explosão de alegria percorreu o acampamento Esperança, na mina de São José, quando às 08.05 locais (13.05 em Lisboa) soaram as sirenes para assinalar o fim dos trabalhos da T-130. A perfuração do chamado Plano B chegou aos 622 metros de profundidade, rompendo o tecto de uma oficina à qual têm acesso os 33 mineiros, presos há mais de dois meses.

"Tivemos 33 dias de perfuração para resgatar os 33 mineiros. Terminou um novo passo, um objectivo importante no resgate", disse o ministro das Minas chileno, Laurence Golborne, depois de confirmar a novidade. "O que começou a 5 de Agosto como uma possível tragédia, com a ajuda de Deus, está a terminar como uma verdadeira bênção", afirmou por seu lado o Presidente Sebastián Piñera, que espera poder assistir na terça-feira ao resgate dos mineiros.

"Depois de tanto esperar e tanta tensão acumulada, tudo é alegria", disse a "alcaldesa" do acampamento, María Segovia, irmã do mineiro Victor Segovia. Os familiares correram para o local onde 33 bandeiras lembram as 33 vidas no interior da mina. "As bandeiras têm de ficar aqui, para que o mundo saiba o que aconteceu. Foi um milagre", acrescentou María.

"Viemos aqui com um objectivo e atingimo-lo hoje", explicou ontem à televisão pública TVN Jeff Hart, o engenheiro norte-americano que estava aos comandos da T-130 quando esta chegou aos mineiros. "Este foi sem dúvida o mais importante trabalho que alguma vez fiz", acrescentou, no final de 12 horas de trabalho contínuas.

Antes da entrada em cena das cápsulas Fénix, será contudo necessário garantir que estas não vão ficar presas na rocha. Por isso, os engenheiros estudam revestir pelo menos os primeiros 70 metros do túnel com aço. Uma análise mais rigorosa está a ser feita com uma câmara de vídeo para provar que o resto do poço é seguro e não existe risco de desmoronamento. Os primeiros resultados são encorajadores e, caso os prazos se confirmem, os mineiros podem começar a sair na terça.

Além disso, deverá ser necessário alargar o final do túnel, para permitir manobrar melhor as cápsulas, devendo os mineiros usar dinamite para esse fim. Pelo menos dois deles possuem certificado para manusear os explosivos. No interior da mina, o avanço dos trabalhos está a ser recebido com calma.

A ordem de saída dos mineiros ainda não foi estabelecida, mas sabe-se já que os primeiros a voltar à superfície serão os que têm mais conhecimentos técnicos e estão em melhor estado físico. O objectivo é que consigam encontrar soluções, caso enfrentem problemas. Depois, seguem-se os mais fracos e doentes. Finalmente, os mais fortes do ponto de vista psicológico, que podem esperar mais tempo pelo resgate. Recorde--se que a operação levará cerca de uma hora para cada um, o que significa que todos serão resgatados no espaço máximo de dois dias.

Quando os engenheiros derem a luz verde aos socorristas, pelo menos dois especialistas vão descer até ao fundo da mina. Serão eles que vão preparar os mineiros para a subida. Estes vão sair vestidos com um fato especial anti- -transpirante e com uns óculos especiais que filtram 100% dos raios ultravioletas. Depois de receberem os primeiros cuidados médicos à superfície e de se reencontrarem com as famílias, os mineiros serão levados de helicóptero para o hospital - onde vão ficar internados durante dois dias.

Em redor do acampamento Esperança, uma verdadeira multidão aguarda a saída dos mineiros. As autoridades acreditam que cerca de mil jornalistas - incluindo equipas que estão a gravar documentários - se tenham deslocado até à mina de São José para assistir à última fase do resgate - o que já está a cansar alguns familiares.

In DN

Chile Digahole

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Mineiros mais hábeis serão os primeiros a sair

Mensagem por Joao Ruiz Seg Out 11, 2010 10:24 am

.
Mineiros mais hábeis serão os primeiros a sair


por SUSANA SALVADOR
Hoje

Ordem de resgate baseia-se em modelo sugerido pela NASA.

Chile Ng1352036

Engenheiros vão revestir a aço os primeiros 96 metros do túnel.

Os mineiros mais hábeis, capazes de fazer face a qualquer problema, serão os primeiros a sair da mina de São José, na quarta-feira, anunciaram as autoridades chilenas. Seguem-se depois os mais fracos, quer mental quer fisicamente, e finalmente os mais fortes. Segundo o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, apesar de estarem há mais de dois meses a quase 700 metros de profundidade, muitos ofereceram-se para ser os últimos a sair.

"Os primeiros que vão sair são quatro ou seis. Depois, vem um grupo, que neste momento é de dez pessoas, em condições mais débil, e por último o grupo dos mais fortes", disse Mañalich, sem revelar nomes. Os mais fracos são aqueles que têm problemas crónicos de saúde, seja hipertensão, diabetes ou problemas pulmonares, ou estão mais debilitados psicologicamente. "Alguns estão com infecções dentárias e da pele bastante importantes."

A ordem de resgate baseia-se num modelo teórico usado noutras situações, que foi recomendado pelos especialistas da agência espacial norte-americana (NASA). E apesar de existir já uma lista provável, a decisão final caberá aos socorristas que devem descer até ao fundo do poço para avaliar no local o estado dos mineiros. Segundo revelou ao El Pais um psicólogo que os acompanha, Alberto Iturra, o primeiro a sair poderia ser o "jornalista" Mario Sepulveda. E o último, o "líder", Luis Urzúa.

De acordo com as informações avançadas pelos media chilenos, os mineiros já tinham estabelecido uma possível ordem de saída. Contudo, esta foi recusada pelas autoridades, já que não cumpre os requisitos estabelecidos. "Veremos se podemos fazer coincidir as duas listas", disse o médico responsável, Jean Romagnoli.

O mesmo responsável indicou que nenhum dos 33 mineiros tomará tranquilizantes para a longa subida até ao exterior (que pode durar até 30 minutos). Isto para estarem plenamente conscientes durante todo o processo, para evitar problemas. Além disso, antes de iniciarem a subida, os mineiros devem jejuar durante algumas horas, para evitar eventuais enjoos.

Depois da perfuradora T-130 ter chegado aos mineiros, no sábado, os engenheiros começaram ontem a reforçar com um tubo de aço os primeiros 96 metros do túnel - que têm "maior probabilidade de desprendimento". O resto do poço tem condições suficientes para aguentar as viagens das Fénix, as cápsulas de salvamento. Os trabalhos devem estar terminados hoje à tarde. Depois, é preciso 48 horas para colocar em posição as gruas que vão içar as cápsulas.

Os mineiros já usaram entretanto dinamite para alargar a saída do túnel e permitir manobrar melhor as Fénix.




In DN

Chile Tango02

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Mineiros tiveram muito medo da morte e até de canibalismo

Mensagem por Joao Ruiz Sab Out 16, 2010 2:30 pm

.
Mineiros tiveram muito medo da morte e até de canibalismo

por LUMENA RAPOSO
Hoje

Chile Ng1354172

Luis Urzúa, que liderou os colegas, afirma que manteve a calma na mina dizendo a verdade e fazendo ali valer a vontade da maioria.

"Apenas têm de dizer a verdade e acreditar na democracia", afirmou Luis Urzúa. O líder dos mineiros chilenos procurava assim explicar como conseguiu manter o grupo unido e concentrado na sobrevivência durante os mais de dois meses que passaram soterrados na mina de São José. Há, porém, quem refira que o medo da morte e de canibalismo teve um peso significativo na unidade do grupo, quebrada em alguns momentos por cenas de pugilato.

Richard Godoy Villaroel, o 20.º mineiro a chegar à superfície, deu ao Guardian uma versão bem mais dura da realidade dentro da mina. "Estávamos à espera da morte. O nosso corpo consumia-se a si próprio - estávamos tão magros." Este mecânico adiantou ao diário britânico que, após a derrocada, o ambiente dentro da mina oscilava entre o desespero e a divisão à euforia e unidade.

Villaroel, de 23 anos, conta que os primeiros 17 dias, em que nenhum som chegava do exterior, foram os piores: os mineiros preparavam-se para uma lenta e solitária morte pela fome. "Tinha medo de não chegar a conhecer o meu filho, que vai nascer."

"Falámos sobre isso [racionamento de comida] na primeira reunião que tivemos quando ficámos soterrados. Todos concordámos em partilhar a comida que havia. Tínhamos de racioná-la. Comíamos uma pequena porção de atum, nada mais", conta ainda Villaroel, que perdeu 12 quilos enquanto esteve soterrado.

Inquirido sobre se os mineiros receavam situações de canibalismo, Villaroel faz um momento de silêncio como quem ganha coragem. Depois, explicou: "Ninguém falava no assunto. Mas tornou-se o tópico de todas as piadas logo que chegou o sinal de ajuda, mas só quando nos encontraram. Até então, não havia qualquer conversa sobre canibalismo."

Urzúa, de 54 anos, era o chefe de turno quando, à hora de almoço de 5 de Agosto, se deu o aluimento na mina. Ordenou aos homens que fossem ver o que se passava e se havia saída. Perante as respostas que obteve percebeu que tinha de organizar a equipa para sobreviver enquanto aguardassem por socorro. Uma espera que poderia ser longa ou sem fim.

Racionar a comida - uma colher de atum ou salmão por dia - e a água "que sabia imenso a óleo mas tinha de ser bebida", diz Urzúa, foram medidas tomadas pelo último mineiro a ser resgatado. Houve também que dividir os homens em grupo e atribuir-lhe tarefas para os manter ocupados. E não era fácil tomar decisões, conta Urzúa, a 700 metros de profundidade e quando a esperança parecia perdida; o desespero apoderou-se de alguns homens que se recusavam a sair da cama. Mas o chefe não aceitou tal desistência: "Tudo foi votado. Éramos 33, logo 16 mais um era a maioria." E havia que cumprir.

Diariamente Urzúa, que aprendeu a rezar para se sentir perto de Deus, "instava os homens a serem fortes", conta Villaroel, e "aos poucos a força foi voltando até ao dia em que nos encontraram".

Outras vozes dão conta de momentos especialmente difíceis, em que a violência aconteceu. Mas a verdade pode nunca saber-se. "O que aconteceu na mina fica na mina", diz Dario, de 48 anos.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Piñera: "Chile está mais unido"

Mensagem por Joao Ruiz Dom Out 17, 2010 4:36 pm

.
Piñera: "Chile está mais unido"

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Chile Ng1354489

Numa breve passagem por Lisboa, Presidente chileno falou do resgate dos mineiros e prometeu melhores leis.

"O Chile não é o mesmo, antes e depois do acidente. É um país mais unido, mais forte, com maior confiança em si mesmo e é um país mais respeitado e valorizado no mundo inteiro", disse ontem, em Lisboa, o Presidente chileno. Numa conferência de imprensa, Sebastián Piñera lembrou o resgate dos 33 mineiros da mina de São José e aproveitou para dar o seu apoio aos portugueses "nestes tempos duros e difíceis que está a viver a economia europeia".

Na primeira visita ao estrangeiro após a mediática libertação dos "33 heróis", Piñera fez escala técnica de duas horas em Lisboa antes de seguir para Londres. É o primeiro destino do périplo que o levará também a França e Alemanha. No aeroporto da Portela foi recebido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado.

Sem poder escapar ao tema dos mineiros, o Presidente reconheceu que esta foi uma experiência "que tocou no coração, não só dos chilenos, mas de todo o mundo". E prometeu uma reforma profunda das leis laborais, para evitar a repetição deste tipo de acidentes. "Ninguém pode assegurar que nunca mais vai ocorrer um acidente, mas eu posso assegurar que nunca mais uma mina vai trabalhar em condições tão pouco seguras como na mina San José."

Sem deixar de agradecer a países como os EUA, o Canadá ou a Austrália, pela ajuda, o Presidente lembrou contudo que a cápsula Fénix, que permitiu o resgate, "foi desenhada por engenheiros chilenos, construída por chilenos e operada por chilenos". Por tudo isso, lembra o "exemplo" que o Chile deu ao mundo, transformando "o que parecia uma tragédia numa verdadeira bênção".

Numa entrevista ao jornal britânico The Times, Piñera disse que agora "Chile será recordado e reconhecido não por Pinochet [o ditador, entre 1973 e 1990], mas como um exemplo de unidade, liderança e coragem, fé e êxito".

Em dia de apresentação do Orçamento de Estado, Piñera começou por referir-se à crise económica europeia, desejando depois "muita força e coragem" a Portugal. "Conhecendo o carácter e o espírito dos portugueses, de empreendimento, de descobrimento, estou seguro de que saberão navegar igual ou melhor que os navegadores nestes tempos de dificuldades", disse o Presidente, que tinha atrás imagens dos vice-reis e governadores da Índia.

José Henríquez, o líder espiritual dos 22 mineiros, foi ontem o primeiro a regressar à mina de São José. Foi com a mulher e os dois filhos conhecer o acampamento Esperança, onde a família viveu durante os 69 dias que José passou debaixo de 700 metros de rocha. "Ele quis estar aqui para sentir mais de perto o que vivemos aqui e para estar em paz, para agradecer a Deus", disse o irmão Gastón à Rádio Cooperativa.

"Quero regressar à vida normal", afirmou por seu lado José. "Quero descansar alguns meses e depois regressar, porque o meu chefe disse-me que ainda tinha trabalho para mim. O meu pai foi mineiro mais de 40 anos e nós vamos continuar a fazer a mesma coisa. Acho que devo continuar lá em baixo, não sei é até quando."

No hospital de Copiapó, para onde foram levados os mineiros depois do resgate, encontra-se apenas um dos 33 "heróis". Um traumatismo ao nível dos dentes obrigou-o a ficar mais uns dias que o previsto. Todos os outros já foram para casa, tendo regressado apenas para fazer exames de controlo. A pressão mediática levou contudo a que muitos deixassem o hospital de forma anónima.

Juan Illanes, o porta-voz do grupo, pediu aos jornalistas que respeitem a privacidade dos mineiros, qualificando de "escandalosa" a dimensão dos acontecimentos que os rodeiam. Numa conferência de imprensa, pediu "espaço" para que todos possam aprender a lidar com os media, lembrando que o objectivo é criar uma fundação para a defesa dos trabalhadores do sector.

Por enquanto, todos os mineiros preferem manter o silêncio em relação aos 69 dias que passaram presos. "O bom de estar cá fora é que se temos pesadelos, acordamos e reparamos que estamos livres, mas lá dentro, tínhamos sonhos e acordávamos num pesadelo", disse ao La Tercera Víctor Segovia, que escreveu um diário dos acontecimentos na mina.

In DN

Chile Digahole

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Imagens de polícia atacado à facada chocam chilenos

Mensagem por Joao Ruiz Sex Dez 03, 2010 4:07 pm

.
Imagens de polícia atacado à facada chocam chilenos

por dn.pt
Hoje

Chile Ng1393919

O sargento de 38 anos está internado no hospital em estado grave. As imagens mostram o momento em que levou uma facada no pescoço

Luis Alfredo Rebolledo, 38 anos, sargento da polícia chilena, está internado em estado grave depois de ter sido apunhalado no pescoço por um delinquente numa estação de comboios. As imagens do ataque foram captadas por uma câmara e estão a chocar o povo chileno.

O agressor, que tem um longo cadastro, foi entretanto detido pela polícia. Luis Alfredo tinha sido mandado ao local na sequência da denúncia de alguns taxistas, que comunicaram a existência de desacatos na estação de comboios.

VEJA AQUI O VÍDEO:



In DN

Chile 000204E0

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Incêndio em prisão do Chile faz pelo menos 83 mortos

Mensagem por Joao Ruiz Qua Dez 08, 2010 4:48 pm

.
Incêndio em prisão do Chile faz pelo menos 83 mortos

por DN.pt
Hoje

Chile Ng1397985

(COM VÍDEOS e FOTOGALERIA) Pelo menos 83 pessoas morreram esta madrugada num incêndio numa prisão em Santiago do Chile, que começou na sequência de confrontos entre os prisioneiros.

"Até ao momento, contabilizamos 83 mortos", disse aos jornalistas no local o Presidente do Chile, Sebastián Piñera. Há ainda registo de 21 feridos, 14 dos quais em estado grave. A maioria das vítimas morreu por asfixia e inalação de fumo. Alguns presos foram evacuados para outros edifícios do estabelecimento prisional de San Miguel, localizado num bairro da zona centro da capital chilena.

Segundo o jornal chileno "La Nación", às 12h locais (15h em Lisboa) apenas tinham sido identificados 15 corpos. A situação fora do estabelecimento prisional é dramática, com dezenas de familiares de presos a tentar saber notícias.

O incêndio deflagrou às 05h (08h em Lisboa), numa ala da prisão onde estão perto de 1900 detidos - segundo o correspondente da BBC, a prisão tem apenas capacidade para 700. As autoridades dizem que gangues rivais terão entrado em confronto e incendiado colchões, o que deu origem "a uma enorme desgraça", nas palavras do ministro da Saúde chileno, Jaime Mañalich, citado pela edição online do "La Tercera".

Esta manhã, o Presidente do país cancelou imediatamente a sua agenda e foi para o local. Em declarações aos jornalistas, disse que se trata de "uma tragédia enorme e dolorosa, uma tragédia da qual devemos reter lições. Não podemos continuar com um sistema de cárcere desumano", salientou Piñera.

Entretanto, e segundo as imagens divulgadas pelas estações de televisão chilenas, foi destacado para o local um contingente policial.

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1730187&seccao=EUA e Am%E9ricas

Vídeos das televisões chilenas mostram incêndio:







In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Mineiros chilenos convidados a passar férias na Disney

Mensagem por Joao Ruiz Ter Dez 28, 2010 1:50 pm

.
Mineiros chilenos convidados a passar férias na Disney

por Lusa
Hoje

Chile Ng1414056

Os 33 chilenos que ficaram mais de dois meses soterrados numa mina vão passar uma semana de férias no parque de diversões Disney World, nos Estados Unidos, a convite da empresa Walt Disney Company.

Segundo o site da CNN, os mineiros e as suas famílias foram convidados a desfrutar do parque temático de 27 de Janeiro a 02 de Fevereiro. "A incrível história destes mineiros captou a atenção do mundo, ao demonstrar o verdadeiro poder e a resistência do espírito humano. Estamos orgulhosos em receber estes homens corajosos e as suas famílias", disse o presidente da Disney, Bob Iger.

Durante a semana de estadia, cada família terá um cartão com 500 dólares (cerca de 400 euros) para gastar. Os 33 mineiros estiveram soterrados durante 69 dias, a mais de 680 metros de profundidade numa mina no Chile.

Com a sua história a ser divulgada em todo o mundo, bem como o sucesso da operação de salvamento, os mineiros começaram a receber convites para vários tipos de eventos públicos. No início deste mês, Luís Urzúa, considerado o líder do grupo dos 33 homens, esteve em Portugal a participar numa conferência sobre motivação a convite de uma empresa de bebidas.

In DN

Chile Smilie31

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Chile preocupado com o sector eléctrico

Mensagem por Joao Ruiz Qua Fev 09, 2011 5:41 pm

.
Chile preocupado com o sector eléctrico

Hoje

O jornal chileno La Tercera dedica o editorial à política energética da última década, que deixou o Chile mal preparado para a seca que atinge o país.

"A principal ameaça ao crescimento económico está ligada à escassez da oferta eléctrica", escreve o jornal La Tercera. As políticas aplicadas no sector "não vão à mesma velocidade que o aumento da procura que, nos últimos meses, está a crescer a nível recorde devido ao dinamismo que exibe a economia [chilena]".

O jornal estima que "os investimentos na produção eléctrica serão mais baixos do que em igual período de 2010, devido aos atrasos nos processos de qualificação ambiental de alguns projectos e dificuldades com empresas contratadas e grupos ambientalistas". Mais à frente, o La Tercera defende "uma reflexão séria para eliminar de uma vez os obstáculos injustificados ao investimento num sector chave para o desenvolvimento do país".

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Chile tremeu com dois sismos durante a noite

Mensagem por Joao Ruiz Sab Fev 12, 2011 11:29 pm

.
Chile tremeu com dois sismos durante a noite

por Lusa
Ontem

Primeiro, foi um forte abalo com a magnitude de sete graus na escala de Richter. Depois, foi um de 6,3.

O primeiro sismo, de sete graus, ocorreu às 17.05 [20.05 de sexta-feira em Lisboa] e foi seguido de uma dezena de fortes réplicas. Teve o seu epicentro a 69 quilómetros a noroeste de Concepción, com o hipocentro a 33 quilómetros de profundidade.

Apesar dos fortes abalos, não foi accionado nenhum aviso de tsunami. Mesmo assim, receosas de um maremoto, muitas pessoas saíram de casa e de locais de trabalho, deslocando-se para pontos altos.

Não há registo de vítimas.

Este último foi o sismo mais forte sentido no Chile desde que há um ano ocorreu um outro que atingiu os 8,8 graus na escala de Richter e provocou 524 mortos, 31 desaparecidos e perdas materiais estimadas em 30 mil milhões de dólares (22 mil milhões de euros).

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Registado sismo de 6,2 graus no norte do Chile

Mensagem por Joao Ruiz Dom Mar 06, 2011 5:39 pm

.
Registado sismo de 6,2 graus no norte do Chile

por Lusa
Hoje

O tremor de terra ocorreu às 9.31, hora local, e não há até ao momento qualquer registo de vítimas ou danos materiais.

O epicentro do abalo foi localizado a mais de 80 quilómetros de profundidade e foi sentido também no Peru.

Há um ano, a 27 de Fevereiro de 2010, um forte sismo, seguido de tsunami, abalou a região centro-sul do Chile, causando 524 mortos e desalojaram mais de 220 mil famílias.

O Chile é um dos países com maior actividade sísmica e tem nos seus registos o segundo maior tremor de terra mais intenso, de 9,5 graus de magnitude, em 1960, que causou 5.700 mortos.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Restos mortais de Salvador Allende exumados 38 anos

Mensagem por Joao Ruiz Sab Maio 21, 2011 5:07 pm

.
Restos mortais de Salvador Allende exumados 38 anos

por Lusa
Hoje

Os restos mortais do antigo Presidente do Chile Salvador Allende vão ser exumados segunda-feira para determinar a causa da morte, durante o golpe de Estado de 11 de setembro de 1973, que instalou a ditadura de Augusto Pinochet.

A exumação foi ordenada pelo juiz Mário Carroza, na sequência de um pedido feito em representação dos familiares pela senadora Isabel Allende, filha do antigo Presidente chileno, para determinar com "certeza jurídica as causas da sua morte".

O juiz tomou a decisão depois de receber um relatório do Serviço Médico-Legal (SML) do Chile sobre o processo da autópsia do antigo Presidente, após a sua morte, que alguns peritos daquele organismo forense dizem ter anomalias e incongruências.

A exumação terá lugar no Cemitério Geral de Santiago, onde Salvador Allende está sepultado desde 1990, depois de ser transferido de Viña del Mar, e será executada pelo Serviço Médico-Legal do Chile, na presença de peritos internacionais, entre eles o espanhol Fernando Etcheverría.

"Tudo será do conhecimento público, como deve acontecer nestes casos", sublinhou o juiz Mário Carroza, ao anunciar que a exumação teria lugar na segunda-feira.

A exumação faz parte de uma investigação ordenada em janeiro último pelo Supremo Tribunal do Chile a denúncias de casos de alegada violação dos direitos humanos que nunca foram tratados pela Justiça chilena, entre elas centenas de mortes, incluindo a de Salvador Allende, ocorridas entre 1973 e 1990, durante a ditadura de Augusto Pinochet.

Segundo a imprensa chilena, ascende a 3.000 o número de pessoas falecidas ou desaparecidas durante a ditadura de Augusto Pinochet e a 28 mil os casos de cidadãos que foram torturados.

Salvador Allende Gossens (26 de junho de 1908 -- 11 de setembro de 1973), médico e político socialista-marxista, foi Presidente do Chile entre 04 de novembro de 1970 e 11 de setembro de 1973, durante um ataque ao Palácio presidencial de La Moneda, onde resistia ao assalto dos golpistas.

Allende é considerado "um mártir do socialismo pacífico" e a autópsia realizada no Hospital Militar horas depois da sua morte determinou que morreu na sequência de um tiro "de curta distância" que "poderia ter sido disparado pela própria pessoa".

A versão oficial é que o tiro foi disparado de uma arma que lhe foi oferecida pelo ex-Presidente de Cuba, Fidel Castro, com a inscrição "ao meu companheiro de arma", mas nem a arma nem as balas foram encontradas.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Sete detidos em manifestação de ciclistas nus

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jun 12, 2011 10:59 pm

.
Sete detidos em manifestação de ciclistas nus

por Lusa
Hoje

Chile Ng1551184

Cerca de 200 pessoas participaram no sábado na primeira manifestação de ciclistas nus organizada no Chile para apelar a um maior respeito pelos ciclistas, de que resultaram sete detenções.

Segundo um jornalista da agência France Press em Santiago do Chile, os manifestantes percorreram as ruas da capital chilena antes de removerem parcial ou totalmente as suas roupas.

A polícia chilena deteve sete pessoas por comportamento indecente por se terem despido em público.

Os manifestantes pretendiam apelar para os perigos a que estão sujeitos os ciclistas na rua.

Santiago do Chile é uma das cidades mais poluídas da América Latina, a par de São Paulo, no Brasil, e Cidade do México.

Também no sábado foi organizada uma manifestação semelhante no México contra os transportes motorizados urbanos, em que participaram 500 ciclistas nus, a sexta iniciativa do género naquele país.

Este movimento internacional foi lançado há 11 anos em Espanha.

http://www.dn.pt/galerias/fotos/?content_id=1876543&seccao=Globo

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Heróis obrigados a voltar às minas para sobreviver

Mensagem por Joao Ruiz Sex Ago 05, 2011 3:58 pm

.
Heróis obrigados a voltar às minas para sobreviver

Hoje

Chile Ng1599761

Nem todos os mineiros aproveitaram os 15 minutos de fama garantidos pelo salvamento mediático. Quase metade está desempregada e pelo menos quatro regressaram às minas.

Quando a euforia acabou e os 7800 euros oferecidos pelo milionário Leonardo Farkas se esgotaram, José Ojeda só teve uma solução. Voltar às minas. Mas o medo foi mais forte. Nas primeiras duas horas, tudo parecia correr bem, mas quando uma falha silenciou as máquinas, o pesadelo regressou. Teve de sair. Na segunda tentativa, em Maio, nem conseguiu entrar. Sem alternativa e não podendo esperar pela concretização das promessas de sucesso, o mineiro está a pensar voltar a tentar.

Há um ano, um desmoronamento de terras deixou 33 homens presos a 700 metros de profundidade na mina de San José, no Chile. Ojeda era um deles. E tal como quase metade dos companheiros, não conseguiu ainda encontrar um emprego estável. Não foi um dos poucos que soube aproveitar os 15 minutos de fama que o salvamento mediático garantiu e aguarda agora pela resolução dos processos jurídicos para ter direito a uma indemnização - quer seja por parte dos donos da mina ou do Estado, processado por ter ignorado as questões de segurança.

In DN

Chile Notsure

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty 874 detidos nos protestos estudantis no Chile

Mensagem por Joao Ruiz Sex Ago 05, 2011 10:07 pm

.
874 detidos nos protestos estudantis no Chile

por Lusa
Hoje

Chile Ng1600636

O Governo chileno referiu hoje que foram detidas 874 pessoas durante os protestos estudantis de quinta-feira, e contabilizou 90 agentes da polícia feridos nos confrontos que se prolongaram por todo o dia.

Do total de detenções, 410 foram efectuadas na região da capital, Santiago, enquanto sete polícias permaneciam hospitalizados na sequência dos incidentes, precisou o secretário de Estado adjunto do Interior, Rodrigo Ubilla. O mesmo responsável não se referiu a civis feridos durante ascções de protesto, apesar de diversas informações emitidas por rádios locais referirem que pelo menos uma dezena de jovens recebeu assistência nas urgências hospitalares.

Os estudantes do ensino secundário e universitário, com o apoio do Colégio de Professores, desfiaram na quinta-feira uma proibição governamental e manifestaram-se no centro de Santiago do Chile, num ato integrado num protesto que se prolonga há mais de dois meses.

Estudantes e professores exigem mais financiamento do Estado para um sistema educativo definido como "injusto e desequilibrado", e que deverá "ter mais qualidade a ser tendencialmente gratuito".

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Pelo menos 300 detidos e 39 feridos em novo protesto

Mensagem por Joao Ruiz Qua Ago 10, 2011 12:29 pm

.
Pelo menos 300 detidos e 39 feridos em novo protesto

por Lusa
Hoje

Chile Ng1604676

Milhares de estudantes voltaram a sair na terça-feira às ruas do Chile para reclamar uma educação de qualidade e gratuita, protesto que causou, pelo menos, 39 feridos e a detenção de cerca de 300 pessoas.

Segundo o subsecretário do Interior chileno, Rodrigo Ubilla, o protesto contou com a participação de 70 a 80 mil pessoas, mas a organização aponta para cerca de 150 mil manifestantes.

Jovens encapuçados incendiaram veículos e saquearam lojas e registaram-se confrontos com a polícia, que recorreu a gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar os manifestantes.

Os protestos, que se prolongam há mais de dois meses, têm levado muitos estudantes do ensino secundário e universitário a recusarem-se a ir às aulas, encerrando as escolas e saindo às ruas para exigir uma melhor educação.

In DN

Twisted Evil [center]

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty 30 feridos e 300 detidos no primeiro dia de greve geral

Mensagem por Joao Ruiz Qui Ago 25, 2011 5:34 pm

.
30 feridos e 300 detidos no primeiro dia de greve geral

por Lusa
Hoje

Chile Ng1621014

Um total de 36 pessoas ficaram feridas e 348 foram detidas no Chile na quarta-feira, naquele que foi o primeiro dia de uma greve geral de 48 horas que pretende reivindicar a melhoria das condições de vida e trabalho.

Entre os feridos encontram-se 19 agentes da polícia e 17 civis, disse aos jornalistas o porta-voz do Governo, Andres Chadwick, que afirmou que a greve "injustificada não paralisou o país, que era o seu objectivo".

Dezenas de sindicatos convocaram uma greve de 48 horas para reclamar uma série de medidas que pretendem uma melhor distribuição dos frutos do forte crescimento que o Peru regista e apontaram uma adesão de 80 por cento no primeiro dia.

Os principais confrontos entre grevistas e forças de segurança ocorreram na capital, Santiago, onde a polícia recorreu a canhões de água e gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes.

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1961875&seccao=EUA e Am%E9ricas

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Greve geral resulta em mais de 200 detenções e 27 feridos

Mensagem por Joao Ruiz Sex Ago 26, 2011 4:18 pm

.
Greve geral resulta em mais de 200 detenções e 27 feridos

por Lusa
Hoje

Chile Ng1622361

Uma greve geral de 48 horas no Chile resultou em duas noites de violência, que causaram 27 feridos e 210 detenções, e protestos em que participaram mais de 170 mil pessoas, deixando o Executivo de Sebastian Pinera à defesa.

No total, 27 pessoas ficaram feridas e 210 foram detidas por todo o país, mas a pior onda de violência foi registada na noite anterior, quando 42 polícias ficaram feridos, seis dos quais por disparos de tiros, na sequência de confrontos entre manifestantes e as autoridades na periferia da capital, Santiago, segundo indicou o vice-ministro do Interior, Rodrigo Ubilla.

De acordo com a polícia, cerca de 175 mil pessoas participaram nos protestos em dezenas de cidades do Chile, dos quais mais de 50 mil na capital, paralisando o centro, num clima festivo, apesar dos confrontos com as autoridades.

Já segundo indicou, esta quinta-feira, a CUT, a principal central sindical do Chile foram cerca de 600 mil as pessoas que, em todo o país, se aliaram às manifestações em defesa da melhoria das condições de vida e trabalho.

Até ao amanhecer os manifestantes e grupos de jovens "encapuçados" envolveram-se em confrontos com a polícia com recurso nomeadamente a pedras, paus e até armas de fogo.

Segundo indicou a empresa Chilectra, aproximadamente 50 mil habitantes de Santiago foram afectados por cortes de electricidade ligados aos incidentes e a actos de vandalismo.

O porta-voz do Governo, Andres Chadwick, considerou, no entanto, que os protestos de quinta-feira se desenrolaram "sem problemas de maior", apesar de ter salientando que a violência registada nas duas noites é a imagem que ficará da greve geral.

O ministério do Trabalho fala numa adesão de nove por cento por parte dos funcionários públicos, enquanto que um dos sindicatos em "mais de 80 por cento".

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1962634&seccao=EUA

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Chile Empty Re: Chile

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos