O materialismo da Igreja catolica
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O materialismo da Igreja catolica
O meu vizinho é a xanta madre Igreja catolica apostólica e Romana
Pois uma quinta imensa
Esta quinta pertencia ao pai do Mouzinho de Albuquerque que foi o reformador do Mosteiro da batalha
Quano no Brasil a puta da rainha ( e isto é nao ofender as profissionais ) estava no quentinho fugido do napoleao rebenta uma guerra entre liberais e absolotistas
O que quer dizer que Os Miguelistas estavam com eles agarrados á Igreja mae de todos os vicios e abastados de propriedades enquanto o POVO gemia com os castigos divinos
Paga as bulas senao o ku vai assar no inferno
So que o Povo ja nem Ku tinha tal a fome e a igreja os padres e padrecas abasteciam a pança
veio o D. Pedro do Brasil e gritou
- Vais ***** ( calma nao foi o grito de Ipiranga isso foi numa moita quando despejava a latrina )
O PEDRO ganhou e
Decretou sacar todas as propriedades á Igreja ressalvando as freiras que podia permanecer nos mosteiros ate atarem a bota
Foi assim que o Mouzinho se propos comprara a Quinta da Var.zea ao estado
Por quanto nao sei nem me interessava ja que o meu vovo comprou esta em Escudos contados a suar
Veio o Filho Mouzinho e por causas que so ele sabe mandou um balazio na tola
E ...como o negocio de fatima se contava em escudos a Igreja acabou por comprar de novo esta quinta que tem a virtude de estar completamente ao abandono
Isto quer dizer que a igreja tambem guarda inimigos fidigais e o Unico governante que os percebia era e é o
Dr Mario Soares
Que dava um excelente Papa
Este paleio vem descrito no livro do Travassos San.Tos com todos os pormenores
Pois uma quinta imensa
Esta quinta pertencia ao pai do Mouzinho de Albuquerque que foi o reformador do Mosteiro da batalha
Quano no Brasil a puta da rainha ( e isto é nao ofender as profissionais ) estava no quentinho fugido do napoleao rebenta uma guerra entre liberais e absolotistas
O que quer dizer que Os Miguelistas estavam com eles agarrados á Igreja mae de todos os vicios e abastados de propriedades enquanto o POVO gemia com os castigos divinos
Paga as bulas senao o ku vai assar no inferno
So que o Povo ja nem Ku tinha tal a fome e a igreja os padres e padrecas abasteciam a pança
veio o D. Pedro do Brasil e gritou
- Vais ***** ( calma nao foi o grito de Ipiranga isso foi numa moita quando despejava a latrina )
O PEDRO ganhou e
Decretou sacar todas as propriedades á Igreja ressalvando as freiras que podia permanecer nos mosteiros ate atarem a bota
Foi assim que o Mouzinho se propos comprara a Quinta da Var.zea ao estado
Por quanto nao sei nem me interessava ja que o meu vovo comprou esta em Escudos contados a suar
Veio o Filho Mouzinho e por causas que so ele sabe mandou um balazio na tola
E ...como o negocio de fatima se contava em escudos a Igreja acabou por comprar de novo esta quinta que tem a virtude de estar completamente ao abandono
Isto quer dizer que a igreja tambem guarda inimigos fidigais e o Unico governante que os percebia era e é o
Dr Mario Soares
Que dava um excelente Papa
Este paleio vem descrito no livro do Travassos San.Tos com todos os pormenores
Vitor mango- Pontos : 118178
Re: O materialismo da Igreja catolica
Quinta da Várzea
Não sabemos, ao certo, em que momento se constituiu a Quinta da Várzea, situada a poucos quilómetros para noroeste do Mosteiro, como um outro território da comunidade dominicana da Batalha. O autor de O Couseiro ou Memórias do Bispado de Leiria, que escreve na segunda metade do século XVII, afirma que a mesma constava de moinhos de pão, terras e um lagar de azeite e, ainda, que ali iam os religiosos da Batalha “ter férias e aliviações, às semanas ou dias ordenados pelo prelado”, acrescentando, mais adiante, que na quinta “assiste ordinariamente um religioso, do mesmo hábito, e é frade leigo ou converso, que tem cuidado dos moinhos e terras, e de mandar pôr tudo em boa ordem e cobrança”. Nas suas funções, tanto produtivas como recreativas, a Quinta da Várzea era, afinal, uma extensão da própria cerca conventual.
Desde o início do séc. XVI, encontram-se referências documentais a uma várzea na Maceira, a moinhos dos frades na ribeira da Maceira, ou simplesmente na Várzea, que podem corresponder à propriedade que hoje conhecemos pelo nome de Quinta da Várzea, já então na posse da comunidade dominicana da Batalha. De facto, esta quinta tem como limite, a poente, a ribeira que nasce perto de Maceira para desaguar no rio Lena. No final dos anos sessenta do século passado, ainda conservava a Quinta da Várzea vestígios de dois moinhos.
Em 1535, celebra-se um contrato de aforamento, entre o convento da Batalha e um cavaleiro da casa real, relativo a um moinho com suas terras, na Várzea, ficando este com a obrigação de fazer casas, uma azenha de azeite e um moinho de pão para onde o Mosteiro devia mandar todo o grão a moer fora. Encontra-se aqui provavelmente o primeiro sinal de desenvolvimento de um conjunto de infra-estruturas que seriam, mais tarde, aglutinadas pelas dependências dos próprios frades.
Diz ainda O Couseiro que, para albergar os frades, a quinta “tem celas e outras casas; e é lugar muito aprazível no verão porque tem muita água, e tem dentro na quinta uma ermida, da invocação de S. Gonçalo”. Não subsistem vestígios dos moinhos, sendo porém ainda reconhecível o edifício em que se situavam as “celas e outras casas”, bem como a Capela de S. Gonçalo, separada daquele. O momento exacto e o motivo por que terão os frades da Batalha decidido reservar para seu uso exclusivo a Quinta da Várzea não é conhecido.
Dos edifícios que se conservam, ainda que muito arruinados, distinguem-se as dependências domésticas da Capela, separadas entre si alguns metros. As primeiras compreendiam, no piso térreo, uma lagariça, a adega e armazéns, e, no piso superior, os aposentos. Uma análise ainda incipiente faz supor que o bloco construtivo fronteiro, abobadado no piso térreo e dotado de escadaria exterior e alpendre, fosse o núcleo mais antigo, provavelmente mandado construir por Nicolau Salgado, o fidalgo que tomou de renda a propriedade em 1535. Transversalmente a este bloco dispõe-se um outro, sobrado, que apresenta um pequeno dormitório com celas separadas por um corredor, desembocando no núcleo mais antigo através de um arco de cantaria. As características desta peça permitem datar o dormitório do século XVII. Uma grande ampliação para as traseiras parece ter tido lugar no tempo em que a Quinta da Várzea pertenceu à família Mouzinho de Albuquerque, após a extinção da comunidade conventual da Batalha, em 1834.
Dessa época é também a galilé da Capela de S. Gonçalo. No interior deste pequeno santuário, actualmente profanado, vê-se ainda o altar, desprovido, no entanto, do magnífico revestimento que possuía, cautelosamente recolhido ao Museu da Diocese de Leiria-Fátima, em 1992, quando sucessivos actos de roubo e vandalismo começavam a ameaçar o património da Quinta da Várzea. Trata-se de um frontal de altar e dois painéis laterais em azulejo policromo do século XVII. O frontal imita uma peça têxtil de manufactura oriental com a mesma função, constituída por uma sanefa franjada e sebastos de grotesco que enquadram uma composição de plantas e animais Ao centro, num medalhão, lê-se a inscrição “.S./GONCALO/DAVARZIA”. Os painéis laterais mostram arranjos florais em grandes vasos, ladeados por pequenos papagaios.
A Quinta da Várzea foi arrematada em hasta pública, em 1837, por Luís da Silva Mouzinho de Albuquerque, primeiro responsável pelo restauro do Mosteiro da Batalha, voltando à posse da Igreja, quando foi adquirida pelo Seminário Diocesano de Leiria, em 1969.
Vitor mango- Pontos : 118178
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