Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Centenas de jovens do Mali e do Níger chamados por Kadhafi

Ir para baixo

Centenas de jovens do Mali e do Níger chamados por Kadhafi Empty Centenas de jovens do Mali e do Níger chamados por Kadhafi

Mensagem por Vitor mango Qua Mar 02, 2011 12:55 am

Centenas de jovens do Mali e do Níger chamados por Kadhafi
01 | 03 | 2011 19.54H

Centenas de jovens tuaregues do Mali e do Níger, incluindo ex-rebeldes, foram recrutados por Muammar Kadhafi para ajudarem na repressão da revolta popular que já controla grande parte da Líbia, afirmaram hoje responsáveis regionais do Mali.
Destak/Lusa | destak@destak.pt

"Estamos mais do que preocupados", disse à agência de notícias AFP Abdu Salam Ag Assalat, presidente da assembleia regional de Kidal, no nordeste do Mali, explicando que esses jovens "estão a subir em massa" para a Líbia.

Quer Muammar Kadhafi "resista ou caia", o responsável regional teme consequências para toda a região, resultantes do envolvimento dos mercenários do Mali e do Níger.

"É muito perigoso para nós (…), isso acabará por ter um impacto para a nossa região", afirmou Abdou Salam Ag Assalat, uma opinião também partilhada pelo autarca de Kidal, Arbacane Ag Bazayak, que, citado pela AFP, disse temer que esses jovens venham a ser "um perigo para toda a sub-região".

Abdu Salam Ag Assalat explicou que as autoridades regionais "estão a tentar dissuadi-los" em deixarem o Mali rumo a Líbia, sobretudo os antigos rebeldes, uma tarefa "nada fácil" porque "para eles há dólares e armas".

"Tudo isso assusta-me, verdadeiramente, porque um dia [os jovens] vão voltar com as mesmas armas para desestabilizar a região do Sahel", afirmou o responsável.

Abdu Salam Ag Assalat garantiu que na Líbia já estará "um ex-líder dos rebeldes tuaregues do Mali" e que há toda uma rede organizada que trata da viagem destes jovens: "Kadhafi (…) sabe quem chamar, eles fazem viagens em grupos. É no Chade que parece haver uma ponte aérea".

Os tuaregues são um povo nómada de cerca de 1,5 milhões que está dividido entre o Níger, Mali, Argélia, Líbia e o Burkina Faso.

O líder líbio, Muammar Kadhafi, é acusado de ter contratado mercenários africanos para reprimir a revolta popular, iniciada a 15 de fevereiro, e espalhar o terror no país, mas esta informação ainda não pode ser confirmada.

Há no entanto, vários relatos de testemunhas – incluindo de antigos membros do regime de Kadhafi – que dão conta do envolvimento de mercenários africanos na repressão da oposição líbia.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Centenas de jovens do Mali e do Níger chamados por Kadhafi Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos