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Governo português defende quarta-feira em Espanha a suspensão da linha Lisboa-Madrid

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Mensagem por Vitor mango Qua Ago 17, 2011 12:33 am

Governo português defende quarta-feira em Espanha a suspensão da linha Lisboa-Madrid (act)
16 Agosto 2011 | 19:33
Lusa

O ministro das Obras Públicas português encontra-se na quarta-feira, em Madrid, com o seu homólogo espanhol para defender a suspensão da ligação de alta velocidade ferroviária e propor "outras alternativas" ao transporte ferroviário entre os países.
Segundo fontes oficiais consultadas pela agência Efe, o ministro Santos Pereira explicará ao homólogo espanhol, José Blanco, que "a falta de dinheiro" resultante da crise que afecta Portugal impossibilita a concretização da linha de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, projecto com abertura prevista para 2013 e impulsionado pelo anterior Governo.

As mesmas fontes, citadas pela Efe, assinalaram que os dois ministros deverão abordar no encontro "alternativas mais rentáveis em tempos de crise", entre as quais figura a promoção do transporte ferroviário de mercadorias com a Europa para impulsionar as exportações.

"Mais importante do que ter um comboio de alta velocidade são as exportações (...). Temos que convencer Espanha que é do interesse de todos", afirmou, a 02 de Agosto, o ministro português, durante uma audição na Comissão de Economia e Obras Públicas.

Santos Pereira defende a suspensão desta ligação, afirmando ser uma medida conjuntural de poupança para travar a crise económica que Portugal atravessa e fazer frente aos compromissos do plano de ajuda internacional.

A proposta de suspensão deste projecto já constava do Programa do Governo, que admitia que o mesmo poderia ser alvo de "uma reavaliação". Esta reavaliação incluiria, segundo o documento, o conteúdo e o calendário, "numa óptica de optimização de custos, à luz de novos condicionalismos, e que deverá ter em conta o estatuto jurídico dos contratos já firmados".

A linha Lisboa-Madrid é composta por dois troços: Lisboa-Poceirão e Poceirão-Caia.

O troço Poceirão-Caia foi adjudicado ao consórcio liderado pela Soares da Costa e pela Brisa.

O presidente executivo da Soares da Costa disse, em Abril, que o consórcio já tinha investido cerca de 150 milhões de euros no troço, mas escusou-se a revelar valores de uma eventual indemnização caso o projecto seja cancelado.

Já o troço Lisboa-Poceirão, que inclui a Terceira Travessia sobre o Tejo, nunca chegou a sair do papel: o concurso foi lançado, mas acabou por ser anulado em Setembro, devido à "significativa e progressiva degradação da conjuntura económica e financeira" do país.

Três consórcios concorreram ao concurso, tendo dois - o Altavia e Tave Tejo - já anunciado que vão pedir indemnizações ao Estado.

A Tave Tejo reclama 10,6 milhões de euros por gastos no concurso público.

Da parte do consórcio Altavia, o presidente do conselho de administração da Mota-Engil, António Mota, anunciou em abril que o agrupamento iria pedir uma indemnizações, mas não referiu o valor.

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Mensagem por Vitor mango Qua Ago 17, 2011 12:34 am


O presidente executivo da Soares da Costa disse, em Abril, que o consórcio já tinha investido cerca de 150 milhões de euros no troço, mas escusou-se a revelar valores de uma eventual indemnização caso o projecto seja cancelado.

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Mensagem por Joao Ruiz Qua Ago 17, 2011 3:40 am

Vitor mango escreveu:

O presidente executivo da Soares da Costa disse, em Abril, que o consórcio já tinha investido cerca de 150 milhões de euros no troço, mas escusou-se a revelar valores de uma eventual indemnização caso o projecto seja cancelado.

Mas parece que não há cancelamento e sim suspensão, o que significa retomada do processo mais adiante. E se a Soares da Costa está caladinha desde Abril, é porque talvez não haja razão para haver lugar a um avanço indemnizatório...

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