Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O verdadeiro obstáculo à igualdade no casamento em Israel

Ir para baixo

O verdadeiro obstáculo à igualdade no casamento em Israel Empty O verdadeiro obstáculo à igualdade no casamento em Israel

Mensagem por Vitor mango Qui Set 19, 2013 1:20 am

O verdadeiro obstáculo à igualdade no casamento em Israel
Vendo o meu primeiro casamento israelense confirmou o quanto a luta pela igualdade religiosa aqui está enraizada na política.
Pelo rabino Dan Dorsch / Mundial Judaico blogger | 18 de setembro, 2013 | 16:09 | 1


O meu melhor amigo desde a infância fez aliá após alta scool e , finalmente , encontrou uma mulher israelense maravilhoso para se casar. Não importa o fato de que sou um rabino púlpito e ele me chamou para me dizer que a data do casamento estava sendo preparado para a semana que antecedeu o Rosh Hashanah . Meses atrás , mesmo com toda a ansiedade em torno das férias, eu decidi que não havia nenhuma maneira que eu ia perder essa simcha especial.

No entanto , poucos dias antes do casamento que eu recebi um e-mail que , de certa forma criou mais ansiedade do que o meu avanço Rosh Hashaná preparação. O e-mail era do meu amigo me pedindo para homenageá-lo , assinando seu ketubá . Nos Estados Unidos, eu teria ficado entusiasmado com a oportunidade . Mas, como um Somer shabbat Conservador rabino vindo para Israel , onde o rabinato tem controle exclusivo de assuntos religiosos , tornei-me imediatamente apreensivo sobre como a minha assinatura a ketubá iria jogar fora . Se eu assinei o meu título "Rabi ", no ketubá , seria o olhar rabinato chefe em minha formação e invalidar a cerimônia?

O noivo e sua família eram de apoio e disse que eu deveria absolutamente assinar com o meu título . No entanto, logo decidiu que, como o mitzvah final de um casamento judaico era misameyach hechatan ve hakalah ( regozijar-se com a noiva eo noivo ) , e não para causar-lhes stress, que eu iria assinar o ketubá sem o título.

Dito isso, quando cheguei na cerimônia, a partir de um ponto de vista profissional, fiquei agradavelmente surpreendido . O casamento ea recepção foram tão alegre como eu esperava que fossem. Mas foi o rabino que fez a diferença como um convidado na cerimônia. Quando cheguei, o pai do noivo me apresentou ao rabino oficiante , que parecia entender imediatamente a situação. E ao contrário do que eu tinha assumido , ele não parecia nada preocupado que eu estava assinando a ketubá , sem falar que eu estaria listando minha profissão como " rabino " no documento. Ele me convidou até a chupá pelo meu título ", HaRav Dorsch , " para testemunhar a cerimônia . Tivemos um bom tempo depois de notas de negociação depois. Sua me tratando com o respeito colegial máximo fez o casamento ainda mais especial para mim, como um convidado.

Por todas as contas , o meu colega israelense fez um trabalho fantástico. No entanto , eu não podia ajudar, mas acho que se eu tivesse sido autorizado a oficializar legalmente no casamento do meu amigo , que, como rabino conservador , eu não estou autorizado a fazendo Israel , eu poderia ter trazido muito simcha para o casal feliz . Nossas cerimônias não tinha diferença perceptível , e isso incluía o costume contemporâneo de ambos a noiva eo noivo trocam anéis de casamento , o que eu tenho observado é um ponto de discórdia legal judaico por muitos rabinos ortodoxos americanos, mas , aparentemente, não está em Israel (neste cerimônia , assim como em minhas cerimônias , a noiva deu o anel como um presente ao noivo ) .

Vendo o meu primeiro casamento israelense dirigida por um membro do rabinato confirmado para mim o quanto da luta pela igualdade religiosa em Israel está enraizada na política ao invés de assuntos reais da doutrina religiosa . Agora eu entendo que o rabinato , que em um ponto pode ter sido uma instituição estatal projetado para atender às necessidades religiosas israelenses , foi transferida para uma união com o monopólio dedicado para o bem-estar financeiro de seus usuários.

Não há nada de errado em pertencer a um sindicato. Nos Estados Unidos , eu também pertencem a um sindicato convocou a Assembléia Rabínica . Mas se alguém opta por não utilizar os meus serviços para religiosos, ideológicos , ou não diferenças , eles têm muitas outras opções.

Infelizmente , os israelenses não são dadas a esse luxo por causa do monopólio . Os dados ainda sugerem que cerimônias de casamento estão cada vez mais não como uma instituição por causa do desejo do rabinato para se comportar como uma união ao invés de uma instituição adaptável. Em 2011, 10 por cento dos israelenses escolheu se casar no exterior, com um grande número de fazê-lo porque a inflexibilidade do rabinato tornou impossível para eles para se casar em casa.

Como resposta a esta preocupação , seria de esperar que o Estado iria se esforçar para eliminar todas as barreiras para atender as diversas necessidades dos israelenses que desejam se casar. O rabino ortodoxo fez um trabalho maravilhoso na cerimônia do meu amigo e trouxe muita alegria para o casal feliz na véspera do Ano Novo judaico . Mas na escolha de funcionar como um sindicato , em vez de uma instituição, o rabinato como um todo não serve israelenses bem geral.

O rabinato deve perder o seu monopólio , e se ela continua a atuar como um sindicato , em vez de uma instituição adaptável, deve mudar a sua sede da Grande Sinagoga para o escritório da federação trabalhista Histadrut pela rua.

Rabino Daniel Dorsch é o rabino Assistente de Temple Beth Shalom em Livingston , Nova Jersey.
O verdadeiro obstáculo à igualdade no casamento em Israel 390367320

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O verdadeiro obstáculo à igualdade no casamento em Israel Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos